As melhores praias de Cancún
Banhadas pelas águas cristalinas e quentes das Caraíbas, algumas das melhores praias do México encontram-se em Cancún. Aqui estão as que não pode perder durante a sua estadia na cidade.
Cancun é um dos destinos mais visitados do estado de Quintana Roo e de todo o México, e isso deve-se em grande parte à beleza e versatilidade das suas praias. Além disso, ao contrário das praias da Riviera Maya, as praias de Cancún são maioritariamente públicas, pelo que o acesso a elas é totalmente gratuito.
Algumas das praias da cidade são famosas a nível internacional e outras são um segredo dos habitantes locais ou dos visitantes habituais, mas em qualquer caso, seja qual for a que visitar, percorrer as diferentes praias é uma das actividades obrigatórias entre as coisas para ver e fazer em Cancún.
1. Praia Langosta
Esta é possivelmente a praia mais famosa de Cancun para o visitante comum. Situada muito perto do centro da cidade e da zona hoteleira, capta todas as imagens por ter uma das placas coloridas com o nome da cidade e pela sua proximidade com a praça onde se encontra a Bandeira Monumental do México.
O melhor de Langosta é o extenso espaço de areia branca que possui e a pouca profundidade do seu fundo marinho, o que transforma esta praia num ambiente seguro para visitar Cancun com crianças.
Também tem parques infantis, estacionamento com segurança privada, casas de banho, serviços de aluguer de guarda-sóis e é uma das praias inclusivas da cidade, com rampas e acessos para pessoas com mobilidade reduzida.
A partir do pequeno cais situado no início da praia, existe um serviço de ferry que efectua excursões para Isla Mujeres.
2. Praia El Niño
A sua estética e clima são o oposto das principais praias do centro de Cancun. El Niño caracteriza-se por ser o segredo dos habitantes locais e ocupa uma légua de areia à beira da estrada que conduz a Puerto Juárez.
É uma praia adequada para toda a família, daí o seu nome, porque tem ondas muito calmas e águas pouco profundas.
Esta praia é ideal para a prática de desportos e para viver o ambiente local, longe da azáfama das cadeias hoteleiras e dos turistas que esperam no cais para fazer um dos passeios de barco por Cancún.
El Niño tende a estar cheio aos fins-de-semana, especialmente aos domingos, e tem todas as comodidades, incluindo casas de banho abertas ao público e estacionamento gratuito.
El Niño também tem alguns restaurantes de marisco onde pode provar peixe delicioso. Se planeia visitar esta praia, recomendo que traga o seu próprio guarda-sol, uma vez que os alugados se esgotam rapidamente, bem como dinheiro para poder comer nas bancas de praia.
3. Praia das Tortugas
Esta praia tem ondas calmas e águas pouco profundas, mas quebra a monotonia da tranquilidade das praias do centro de Cancun com uma variedade de desportos aquáticos e festas nocturnas.
Em Tortugas é possível praticar jet ski, snorkelling e bungee jumping, uma atividade que consiste em uma pessoa saltar para o vazio a partir de uma plataforma elevada com uma corda elástica amarrada ao tronco. Nesta praia, a plataforma está localizada a uma altura de 25 metros.
Tortugas tem também uma beleza natural muito particular, pois as águas calmas são complementadas por um ambiente montanhoso e rochoso que só realça o azul do mar das Caraíbas. É uma praia muito frequentada por grupos de amigos e casais, e durante a noite há festas com música caribenha patrocinadas pelas barracas ao redor.
A praia de Tortugas é também o ponto de partida de algumas das excursões de ferry para Isla Mujeres e é o ponto de encontro para passeios de catamarã ao longo da costa de Cancun.
4. Praia dos Golfinhos
Esta praia oferece uma experiência diferente de todas as outras. Como o seu nome indica, aqui é possível ver golfinhos em qualquer altura do ano, por vezes mesmo a partir da areia, mas tem muito mais atracções.
Entre outras coisas, é a praia mais extensa de Cancun, com mais de 30 quilómetros de costa. Tem também um miradouro para contemplar o mar e um grande número de palapas que podem ser utilizadas gratuitamente.
É importante ter em conta que Delfines, que fica longe do centro de Cancun, está orientada para o mar aberto, pelo que a ondulação é mais intensa e requer mais precauções, não sendo uma praia recomendada para visitar com crianças.
Em Delfines também se encontra a mais famosa das placas coloridas que indicam o nome da cidade.
Um pormenor a ter em conta é que esta praia está longe dos circuitos comerciais, pelo que se quiser passar o dia em Delfines terá de levar tudo o que precisa.
No entanto, também se situa na zona próxima de San Miguelito, um sítio arqueológico ideal para passear, já que não costuma estar incluído nos passeios e excursões de Cancun.
Se visitar Cancun em maio, a praia estará fechada para a desova das tartarugas, que pode durar até setembro, impedindo os visitantes de entrar na água.
5. Praia da Gaivota Azul
Esta é uma das praias mais famosas da zona hoteleira e o ponto de partida do circuito de Cancun para os surfistas. Embora não tenha ondas fortes, tem uma maré constante que favorece a prática de desportos náuticos.
Os habitantes locais também lhe chamam El Playa Forum, devido à sua proximidade com a praça comercial com o mesmo nome, e é a cabeça de um passeio composto por numerosos bares e restaurantes.
Se procura diversão, a praia de Gaviota Azul proporcionar-lha-á, sem dúvida, ao largo de um dos locais mais bonitos da cidade. No seu mar de areia branca e cristalina, pode experimentar alguns dos melhores mergulhos com snorkel, mergulho e kitesurf de Cancún.
Gaviota Azul é a escolha ideal para os amantes de desportos aquáticos e para aqueles que vêm a Cancun à procura de mais movimento. Se viaja com amigos ou procura vida nocturna, esta praia é o local perfeito.
6. Praia do Marlin
Esta é uma opção mais privada, menos concorrida, mas com ondas muito fortes. A água é cristalina e a areia é branca, e tem um sector de restaurantes onde se pode almoçar com vista aberta para o mar das Caraíbas.
Também ocupa uma zona turística muito importante de Cancun, perto das tradicionais praças Kukulkan e La Isla.
Se visitar Cancún em outubro, poderá participar na libertação das tartarugas, que consiste em devolver estes animais ao mar após a desova, que se realiza previamente entre os meses de maio e setembro.
A Playa Marlín dispõe de outros serviços, como estacionamento gratuito, casas de banho e aluguer de guarda-sóis, cadeiras e espreguiçadeiras.
Marlín, por estar situada perto de Gaviota Azul, também tem uma grande afluência de surfistas, embora não se destaque pelos desportos náuticos como a sua vizinha do norte, mas sim pelo voleibol e pelo futebol de praia.
7. Praia de San Miguelito
É uma das praias consideradas secretas de Cancún, já que para entrar nela é preciso caminhar por uma rua estreita chamada San Miguelito até chegar a ela.
É o local ideal para quem procura experiências com mais movimento, como o parapente ou o jet ski, actividades que podem ser realizadas na praia. É também uma praia perfeita para a prática de surf quando o tempo o permite.
Situada na Zona Hoteleira de Cancun, entre os hotéis Oasis e Ritz Carlton, fica muito perto do Museu Maia e da Zona Arqueológica de San Miguelito, que contém alguns dos vestígios maias mais importantes da zona.
A beleza da praia também reside na cor turquesa da água e na posição aberta da praia, que é praticamente sem sombra durante as horas de sol.
San Miguelito está escondida atrás de uma área de vegetação muito importante, pelo que é aconselhável usar sempre repelente de insectos e ter cuidado com as correntes marítimas, uma vez que não existem nadadores-salvadores permanentes na praia.
8. Praia de Punta Cancun
Sem espaço para eufemismos, esta praia está localizada na ponta de Cancun, bem na esquina da zona hoteleira, no último ponto terrestre da cidade.
Para lá chegar, terá de caminhar desde as praias vizinhas e passar pelo hotel Hyatt Ziva, mas uma vez lá dentro encontrará o farol, um quebra-mar, uma zona rochosa e um mar azul-turquesa infinito que lhe dará o cenário para as melhores fotografias.
A poucos quilómetros da costa também se encontram os recifes de Chitales e, em dias claros, é possível ver Isla Mujeres.
Por outro lado, a Playa Punta Cancun é também o epicentro da vida nocturna da cidade, com discotecas e bares da moda frequentemente frequentados por músicos internacionais.
A Playa Punta Cancun também fica muito perto do Cancun Underwater Museum, um museu de esculturas subaquáticas que pode ser visitado num barco com fundo de vidro, com snorkel ou mergulho, que recomendo que visite.
9. Praia de Chac Mool
Esta praia é uma das mais visitadas de Cancun e é uma das preferidas dos turistas que gostam de fazer surf ou nadar para ganhar adrenalina. Também faz fronteira com a Zona Hoteleira de Cancun e é ideal para a prática de jet ski.
Mas também se destaca pela sua proximidade com Frog's e Coco Bongo, duas das lendárias discotecas de Cancun. Em suma, Chac Mool parece ter tudo.
As águas azul-turquesa e a areia branca fazem da praia um paraíso e também oferece muitas opções gastronómicas, especialmente restaurantes de marisco e cevicherias, embora a zona também tenha outras alternativas de comida internacional.
Esta praia é uma das preferidas dos habitantes locais porque, ao contrário das outras, conserva o seu nome maia.
Se visitar Cancún em novembro, poderá ver o regresso das tartarugas ao mar após a desova, que ocorre entre maio e setembro.
10. Praia de Nizuc
Se procura paz e sossego e está longe das zonas turísticas cheias de gente, esta praia oferece-lhe a solução.
Situada no sul da Zona Hoteleira de Cancún, é pouco conhecida e, por conseguinte, pouco visitada, mas não menos bela do que as suas vizinhas. É uma praia com ondas calmas e águas cristalinas, o que a torna ideal para visitar com a família e as crianças.
É também uma das poucas praias da cidade onde são permitidos animais de estimação, por isso, se viajar com um companheiro, ninguém lhe dará problemas em Nizuc.
Esta praia tem um miradouro, estacionamento gratuito e uma zona de palapa gratuita onde se pode almoçar ou lanchar. Existem lojas comerciais à entrada da praia.
Punta Nizuc, tal como a praia de San Miguelito, fica perto da Zona Antropológica e do Museu Maia, onde se podem visitar obras da cultura Maia resgatadas de sítios arqueológicos como Comalcalco e Chichen Itza.
11. Praia de Caracol
É uma das praias públicas mais bonitas de Cancun, com entrada em frente à Plaza Caracol, um lugar muito popular para os turistas, pois é onde estão localizados os escritórios do Xcaret.
Esta é uma praia de ondas calmas, com bancos de areia que realçam as águas pouco profundas e uma das mais amplas vistas abertas do Mar das Caraíbas em toda a cidade.
A Playa Caracol é, sem dúvida, uma das jóias da cidade, embora a sua boa reputação também signifique que é muitas vezes demasiado concorrida, especialmente se estiver a visitar Cancún em dezembro ou se tiver decidido viajar para Cancún no Natal.
Esta praia é muito conveniente para os visitantes porque está localizada muito perto de supermercados, cafés, restaurantes e parques de estacionamento privados.
A Playa Caracol é outra das praias inclusivas da cidade, com rampas e acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
12. Praia Mujeres
Longe da Zona Hoteleira e do centro de Cancun, Playa Mujeres oferece um mar calmo e águas cristalinas numa grande extensão de areia, ideal para desportos de grupo como o voleibol e o futebol de praia.
O acesso é difícil, pelo que nunca está demasiado cheio, mesmo nos meses mais movimentados da cidade, pelo que se procura paz e sossego esta é outra opção interessante.
A densa vegetação que rodeia a praia também a protege da vista da estrada e da azáfama dos carros. Pode também fazer mergulho ou snorkeling, aproveitando a proximidade de um recife de coral. Também há passeios todo-o-terreno na zona.
Se decidir visitar esta praia, deve ter em conta que a oferta gastronómica da zona não é muito ampla e que não há muitas lojas ou estabelecimentos comerciais, o que contribui para a tranquilidade do local, mas também o obrigará a organizar a sua visita para não perder nada.