Mais sobre: As 4 melhores excursões a Chichén Itzá desde Cancún
Entre as muitas actividades para ver e fazer em Cancún, uma das mais interessantes é descobrir Chichén Itzá, o principal sítio arqueológico da Península de Yucatán e um dos espaços sagrados mais importantes da cultura maia, com mais de 1500 anos de história.
Chichén Itzá, que durante o apogeu da civilização maia foi uma cidade ou centro cerimonial, alberga El Castillo, que é o mais famoso templo maia, o Grande Pátio da Bola, o Templo dos Guerreiros e o Cenote Sagrado, que tem 60 metros de diâmetro e paredes verticais de mais de quinze metros.
1. Excursão de um dia a Chichen Itza, ao Cenote Sagrado e a Valladolid

Chichen Itza não é apenas o sítio arqueológico da civilização Maia mais conhecido do mundo, mas também um lugar sagrado e uma das excursões mais interessantes para fazer a partir de Cancun.
Nestas excursões, pode descobrir os monumentos antigos que estão de pé há mais de 1500 anos e que surpreenderam os conquistadores espanhóis quando colonizaram a cidade no século XVI, incluindo a Pirâmide de Kukulcan, também conhecida como El Castillo.
Esta excursão a Chichen Itza a partir de Cancun inclui também um mergulho nas águas do Cenote Saamal, ou Cenote Sagrado, que se situa perto de Chichen Itza, e uma visita à majestosa cidade de Valladolid, caraterística pelos seus templos e passado guerreiro.
Atualmente, é uma das cidades coloniais mais famosas de Yucatán e a mais antiga de Quintana Roo.
Nestas excursões, que normalmente incluem a recolha no hotel, terá também tempo para comprar presentes nas lojas de recordações e um almoço buffet está incluído. O transporte é feito em autocarro e a duração da excursão, incluindo o regresso a Cancún, é de cerca de doze horas.
Detalhes de interesse
- Preço da excursão... A partir de 69 euros por pessoa, incluindo transporte de ida e volta, entradas nas atracções, guia local especializado e almoço.
- Duração da excursão... Cerca de 12 horas.
- Vantagens desta excursão... Numa excursão de um dia, conhecerá a fundo Chichen Itza e o cenote mais famoso.
2. Excursão a Chichen Itza, Xcaret, Xel-Ha e Xplor desde Cancun

Nestas excursões de dia inteiro, poderá visitar o sítio arqueológico de Chichen Itza e um dos parques de diversões mais espectaculares do México.
Além de visitar a cidade maia mais famosa, considerada uma das sete novas maravilhas do mundo moderno, poderá visitar Xcaret, um parque com mais de quarenta actividades aquáticas, atracções naturais, espectáculos culturais e um impressionante recife de coral que o deixará sem palavras.
Se preferir fazer uma viagem a Xcaret a partir de Cancun noutro dia, pode trocar esta visita pela entrada em Xel-Ha ou Xplor.
O Xel-Ha é considerado o maior aquário natural do mundo, com centenas de espécies de peixes tropicais e mais de noventa espécies marinhas.
O Xplor, que também pode ser alcançado através de excursões a partir de Cancún, é um parque de aventuras onde se pode fazer tirolesa e nadar nas águas dos cenotes ou atirar-se das pontes suspensas.
Em qualquer caso, neste tipo de excursão pode visitar-se Chichen Itza e a Pirâmide de Kukulkan: e, no momento da reserva, escolher um dos três parques propostos.
Estas excursões incluem normalmente almoço buffet com refrigerantes ilimitados, transporte de ida e volta a partir de Cancún com recolha no hotel e taxas de entrada nas atracções.
O melhor desta excursão é que pode optar por fazê-las em dias diferentes, desde que não passe mais de quinze dias entre as duas excursões.
Detalhes de interesse
- Preço da excursão... A partir de 120 euros por pessoa, incluindo transferes de ida e volta, entradas em Chichen Itza e num dos parques e almoço com refrigerantes ilimitados.
- Duração da excursão... Cerca de 12 horas se decidir fazer as duas excursões no mesmo dia.
- Vantagens desta excursão... Esta é uma opção interessante se quiser visitar Chichen Itza e um dos parques, porque pode poupar dinheiro ao reservar as duas excursões em conjunto.
3. Excursão a Chichen Itza e Ruínas de Tulum saindo de Cancun

Este tipo de excursão oferece a opção mais completa para visitar dois dos sítios arqueológicos mais impressionantes da cultura Maia.
Numa excursão de dois dias, poderá visitar a cidade e o centro cerimonial de Chichen Itza, com todos os seus templos e monumentos antigos, e as Ruínas de Tulum, a cidade amuralhada da cultura maia situada em Quintana Roo e banhada pelo Mar das Caraíbas.
Embora seja possível reservar separadamente a excursão a Chichen Itza e a excursão às Ruínas de Tulum a partir de Cancún, o melhor de combinar ambas as atracções é que poupará tempo e dinheiro.
A excursão é feita num autocarro que o irá buscar e deixar no seu hotel em Cancún. O preço da excursão inclui o almoço no primeiro dia.
Visitar Chichen Itza e as Ruínas de Tulum é uma das formas mais eficazes de tirar o máximo partido da sua visita ao México. Desta forma, aperceber-se-á de que Quintana Roo tem muito mais para oferecer do que as melhores praias de Cancun.
Detalhes interessantes
- Preço da excursão... A partir de 136 euros por pessoa, incluindo transferes de ida e volta, entradas nas ruínas de Chichen Itza e Tulum e almoço no primeiro dia.
- Duração da excursão... A excursão é de dois dias, com doze horas de visita turística em cada dia.
- Vantagens desta excursão... É a maneira mais completa de visitar os dois sítios arqueológicos mais famosos da civilização Maia.
4. Excursão privada de um dia a Chichen Itza e Valladolid saindo de Cancun

Se viajar em grupo, a opção ideal para viajar para Chichen Itza a partir de Cancun é numa excursão privada de carrinha.
Aí poderá ver o sítio arqueológico mais importante da civilização Maia, El Castillo, os templos e o campo de baile.
As excursões privadas normalmente incluem também almoço com refrigerantes e taxas de entrada para as excursões.
Este tipo de excursão também inclui habitualmente uma visita ao Cenote Sagrado, com tempo livre para nadar nas águas cristalinas, e uma visita a Valladolid, a cidade mais antiga de Quintana Roo e a segunda cidade mais importante de Mérida.
Esta cidade é conhecida pelos seus extensos templos e pelas suas reminiscências indígenas, uma vez que Valladolid foi uma cidade guerreira e, por isso, presta homenagem às revoltas indígenas.
Esta excursão inclui o serviço de recolha no hotel em Cancún e tem uma duração aproximada de oito horas. Não inclui um guia local especializado, mas é possível contratar uma visita guiada à entrada de Chichen Itza.
Detalhes de interesse
- Preço da excursão... A partir de 180 euros por pessoa, calculando uma carrinha privada com motorista para quatro pessoas, incluindo as entradas nas atracções e a recolha no hotel.
- Duração da excursão... Cerca de 8 horas.
- Vantagens desta excursão... Se viajar em grupo, é a forma mais cómoda de viajar e de poupar tempo.
Como reservar uma excursão a Chichén Itzá saindo de Cancun?

Pode reservar uma excursão a Chichén Itzá a partir de Cancún online ou pode também comprá-la num fornecedor local de serviços turísticos assim que chegar à cidade.
Note que esta última opção não é a mais aconselhável, uma vez que a reserva online oferece garantias de cancelamento e fornece-lhe informações importantes sobre o prestador de serviços.
Tenha em atenção que, no México, existem muitos prestadores de serviços independentes que podem prometer determinadas condições para o convencer a contratá-los e depois não as cumprirem, como por exemplo, que as entradas em Chichen Itza ou no Cenote Sagrado estão incluídas no preço, quando tal pode não ser o caso.
Lembre-se também que Cancún é muito movimentada durante todo o ano, mas especialmente em certos meses. Se viajar para Cancún em janeiro, é melhor reservar a sua excursão com antecedência, pois as visitas a Chichen Itza e às Ruínas de Tulum tendem a esgotar-se rapidamente.
Quanto tempo dura uma viagem a Chichén Itzá a partir de Cancún?

A resposta dependerá do tipo de excursão que você escolher, mas em média elas duram entre oito e doze horas.
As excursões que duram dois dias, como as excursões às Ruínas de Chichen Itza e Tulum, incluem um regresso ao hotel durante a noite no primeiro dia e um levantamento de manhã cedo no dia seguinte.
Depende também dos sítios incluídos na excursão, para além de Chichen Itza. De autocarro de Cancún até ao sítio arqueológico, a viagem demora cerca de duas horas e, normalmente, três horas para a visita aos templos e às pirâmides.
A isso há que acrescentar duas horas no Cenote Sagrado, no caso das excursões que o incluem, e a visita a Valladolid.
O que é que vou ver neste tipo de excursão?

Em qualquer uma destas excursões visitará Chichen Itza, que é o sítio arqueológico mais famoso das civilizações maias e também junto com outras atracções como Machu Picchu e o Coliseu Romano, uma das novas sete maravilhas do mundo.
Depois, dependendo da excursão, poderá viver outras experiências, como visitar os cenotes da zona. A seguir, conto-vos o que podem encontrar em cada um deles:
- Chichen Itza: É a principal atração da excursão, o sítio arqueológico mais famoso da cultura Maia e também a sede de monumentos históricos como El Castillo, o campo de baile, os templos e espaços mágicos como o Cenote Sagrado. A cidade está bem preservada e tem mais de 1500 anos.
- Cenote Sagrado: Também chamado Cenote Saamal, situa-se muito perto de Chichen Itza e é um cenote de águas cristalinas com 60 metros de diâmetro e paredes de quinze metros de altura. É uma das experiências naturais mais recomendadas no México e contribui para a fama de Chichen Itza como cidade de feiticeiros.
- Ruínas de Tulúm: É outro famoso sítio arqueológico da civilização Maia e o mais visitado do mundo, apenas atrás de Chichén Itzá. Esta cidade amuralhada é posterior à pirâmide de Kukulkan e, por isso, apresenta construções arquitectónicas mais complexas. A sua localização no topo de uma falésia com vista para o Mar das Caraíbas confere à cidade uma das paisagens mais espectaculares de Quintana Roo.
- Valladolid: É a cidade mais antiga de Quintana Roo e a segunda mais importante de Mérida. As suas construções coloniais, as suas capelas e os seus monumentos que prestam homenagem às revoltas indígenas fazem dela uma cidade muito peculiar. Em Valladolid há também uma gastronomia requintada.
- Xcaret: É o parque de diversões mais famoso do México e tem mais de quarenta atracções aquáticas e um recife de coral que o deixará maravilhado. Nas excursões que o incluem, também se pode optar por visitar os parques Xel-Ha e Xplor.
Dicas para uma excursão a Chichén Itzá

Chichen Itza é uma das atracções mais interessantes de Quintana Roo e de todo o México, e faz parte da história da cultura maia original.
Estando localizado num espaço de grandes dimensões e sendo um passeio que pode ser cansativo, é ideal que use calçado confortável e traga água para se hidratar, especialmente se visitar Cancun em junho, que é o mês mais quente.
Também recomendo que, se estiver a viajar para Cancún na época alta, reserve a sua excursão a Chichen Itza com antecedência, pois é uma das excursões mais populares entre os turistas. Se reservar online, poderá garantir um seguro de cancelamento e conhecer pormenores sobre o prestador de serviços.
Quanto custa uma viagem a Chichén Itzá a partir de Cancún?

A resposta depende do tipo de excursão que reservar, mas as mais baratas, que são as excursões a Chichen Itza a partir de Cancun em autocarro, começam nos 69 euros. Estas excursões incluem uma visita ao Cenote Sagrado.
As mais caras são as que incluem, para além da entrada em Chichen Itza, a entrada em Xcaret ou em qualquer um dos outros dois parques, e as que são feitas numa carrinha privada, embora isso dependa do tamanho do grupo com que se viaja.
Uma opção muito económica é a excursão que inclui, para além de Chichen Itza, o sítio arqueológico das Ruínas de Tulum. Esta é também uma das melhores coisas para fazer a partir de Cancun.
Porque é que é aconselhável fazer uma excursão a Chichen Itza a partir de Cancun?

Porque é um sítio histórico, reverenciado mundialmente como a sede mais reconhecida da civilização Maia e uma das novas sete maravilhas do mundo moderno.
Se está a visitar Cancun não vai querer perder um local milenar que é também esteticamente muito bonito e muito interessante. É por isso que recomendo que não percas as Ruínas de Tulum, se tiveres oportunidade.
Outra razão para visitar Chichen Itza é que, dependendo da excursão que escolher, poderá visitar os cenotes, que são uma das maravilhas naturais mais interessantes do México, e a cidade de Valladolid.
Quais são as vantagens de fazer uma excursão em vez de visitar Chichen Itza por conta própria?

Se reservar uma visita guiada a Chichén It zá, poderá, dependendo da excursão, ser assistido por um guia local especializado.
Uma visita guiada é a melhor forma de aproveitar ao máximo a sua visita ao sítio arqueológico mais famoso da civilização Maia, caso contrário perderá as suas melhores histórias e não o conhecerá na sua totalidade devido à sua extensão.
Uma visita guiada é também uma boa desculpa para visitar outros locais próximos, como o Cenote Sagrado e Valladolid, ou para incluir uma atividade divertida como uma visita a Xcaret na sua visita a Chichén Itzá.