Mais sobre: O que fazer em Cancun
Gostaria de saber tudo o que há para fazer em Cancun durante as suas férias? Praias de sonho para se perder, pores-do-sol únicos para partilhar com alguém especial, águas quentes para nadar com peixes tropicais e recantos mágicos para descobrir nesta bela terra mexicana... Não perca esta lista que preparei para que possa começar a explorar a cidade.
1. Nadar num antigo cenote Maia
Escondidos na selva e envoltos em misticismo, os cenotes da Península de Yucatán são belas piscinas naturais de água doce que tinham um profundo significado religioso para os antigos maias, pois eram considerados a morada dos deuses da chuva e dos espíritos dos antepassados.
Hoje em dia, os cenotes perderam essa conotação sagrada e são excelentes piscinas naturais subterrâneas onde se pode nadar e relaxar contemplando a bela natureza que os rodeia ou até mesmo onde se podem realizar actividades como mergulho, caiaque, rappel ou tirolesa.
Se quiser viver a experiência de nadar num deles, então recomendo que reserve uma excursão ao cenote Saamal que inclua uma visita a Chichen Itza e Valladolid a partir de Cancun. A não perder!
2. Maravilhe-se com a magia de Chichén Itzá
Percorrer a jazida arqueológica de Chichén Itzá é como fazer uma viagem no tempo a uma das maiores e mais poderosas cidades pré-hispânicas da enigmática civilização maia, onde ainda hoje podemos contemplar a sua magnífica arquitetura e imaginar como era a vida no ano 600 d.C., o seu período de máximo esplendor.
Chichén Itzá está situada no norte da península de Yucatán e é considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Trata-se de um enorme sítio arqueológico cujas construções mais importantes estão bem conservadas apesar da passagem do tempo:
- O Templo dos Guerreiros.
- O jogo de bola.
- O castelo.
- A famosa pirâmide escalonada de Kukulkan.
Agora, se quiser conhecer a sua história em pormenor, percorrer centímetro a centímetro o recinto em que se encontra e descobrir as causas do colapso da civilização maia que provocou o desaparecimento da cidade, recomendo-lhe que participe numa excursão a Chichen Itza a partir de Cancun, porque acompanhado por um guia, nenhum mistério desta antiga cidade lhe resistirá e ser-lhe-ão contadas algumas anedotas muito interessantes.
3. As melhores praias e arqueologia em Tulum
Se gosta de história e sempre teve um espírito aventureiro, outro dos sítios arqueológicos da Península de Yucatán que não pode deixar de visitar é Tulum, uma antiga cidade maia amuralhada considerada uma das mais belas pela sua localização privilegiada junto ao mar das Caraíbas e que apresenta um formidável estado de conservação.
Tulum é simplesmente de cortar a respiração. É por isso que uma das actividades que recomendo vivamente é uma excursão a Tulum a partir de Cancun: contemplando as suas ruínas no meio de belas palmeiras sentir-se-á como um verdadeiro Indiana Jones!
Construções como o Templo do Deus Descendente, o Castelo, o Templo dos Frescos e a sua muralha são algumas das mais importantes, mas também a paisagem que rodeia Tulum é uma costa de sonho de águas turquesa em frente da qual se encontra o segundo recife de coral mais importante do planeta. A não perder!
4. O sonho das Caraíbas na Isla Mujeres
Outro dos lugares mais impressionantes para ver em Cancun, a apenas 12 quilómetros de distância, é a Isla Mujeres. Apesar do seu pequeno tamanho, tem tudo o que é necessário para relaxar e divertir-se com a família, amigos ou companheiro: bons restaurantes, lojas de artesanato bonitas, ruínas maias e um ambiente natural espetacular para fazer actividades ao ar livre, como caminhar pelas suas belas praias sob o sol das Caraíbas ou mergulhar, fazer caminhadas, andar de caiaque, entre outros desportos.
Há muitas maneiras de explorar a beleza de Isla Mujeres, mas fazê-lo a bordo de um catamarã é único. Quando se faz uma viagem para Isla Mujeres a partir de Cancun, navega-se nas águas quentes do México e também se pode fazer snorkeling.
Se estás à procura das vistas mais fantásticas de Isla Mujeres, tens de ir ao Parque Garrafon, famoso pelas suas belas falésias e recifes. É também o local perfeito para praticar desportos de aventura, saltar de uma tirolesa sobre o mar, dar um passeio tranquilo ou simplesmente relaxar numa rede a ver o mágico pôr do sol das Caraíbas.
5. Nadar ao lado de tubarões-baleia em Cancun
Cancún é também um destino de sonho para os amantes do desporto e da aventura. Graças ao seu ótimo clima e às suas praias de sonho, uma das coisas para fazer em Cancun que mais vai gostar de fazer é uma excursão subaquática para descobrir a enorme biodiversidade que habita as águas desta zona do Mar das Caraíbas.
Sabia que este é o segundo maior recife do planeta depois da Barreira de Coral Australiana? É conhecido como o recife mesoamericano e é um lugar absolutamente fascinante de se ver. Se se inscrever num cruzeiro de snorkelling, poderá contemplar o fundo do mar como um peixinho e nadar entre tartarugas, golfinhos e outras criaturas.
Se alguma vez imaginou como seria nadar ao lado de enormes animais marinhos como os tubarões-baleia, então reservar uma excursão de snorkelling onde pode nadar ao lado destes e de outros animais como raias e quimeras é o plano perfeito para si.
6. Desfrutar das praias de Cancún
Quantas vezes já se imaginou nas Caraíbas, deitado numa rede, com uma piña colada na mão, sem fazer nada? Provavelmente milhares! Essas praias paradisíacas de areia branca banhadas por águas azul-turquesa e adornadas por palmeiras sem fim são uma atração maravilhosa a que poucos conseguem resistir.
Por esta razão, outro dos lugares indispensáveis para ver em Cancun, e sobretudo para desfrutar, são os seus quase 22 quilómetros de costa que parecem inspirados no próprio Éden:
- Playa Langosta: no coração da zona hoteleira, nesta praia movimentada poderá nadar, praticar desporto ou dar um passeio ao longo do cais sob o sol. É uma praia muito familiar e na sua entrada existe uma zona de recreio para crianças.
- Praia da Tortuga: as águas desta praia são calmas e pouco profundas, pelo que é ideal para as famílias. Situa-se na zona hoteleira de Cancún e é um ótimo local para praticar snorkelling, jet ski ou bungee jumping.
- Playa Delfines (Praia dos Golfinhos): Fica longe da zona hoteleira de Cancún e é um sítio mais calmo para apreciar o som das ondas. Aqui está o famoso letreiro colorido de Cancun para selfies e é possível avistar golfinhos em estado selvagem a partir da costa.
- Punta Cancun: com areia fina e ondas suaves, é perfeita para toda a família. Nas proximidades, existem outras atracções turísticas, como o farol de Punta Cancun ou o sítio arqueológico de Yamil Lu'um.
Se procura mais paz e tranquilidade, uma viagem a Holbox a partir de Cancun é o plano perfeito, porque vai escapar às multidões e desfrutar de praias espectaculares. O que mais se pode pedir?
7. Passear pelas ruas da cidade de Cancun
Uma das coisas a ver em Cancún que eu recomendo é a própria cidade, por isso não hesite e apanhe um autocarro para explorar as ruas de cima a baixo, há muitos lugares para explorar fora das zonas turísticas!
- Parque de las Palapas, no centro da cidade.
- O Museu da Tequila, onde se pode conhecer a sua história, a sua produção, as suas variedades e até fazer uma prova.
- O Mercado 28, com as suas bancas de artesanato muito recomendadas.
- A zona hoteleira, onde se concentram restaurantes internacionais, grandes hotéis, discotecas e outros locais de entretenimento.
- A Torre Cénica, à qual se pode subir para contemplar Cancún a nada menos que 80 metros de altura.
No entanto, tenha em mente que em algum momento você vai ficar com fome e, devido à deliciosa e variada gastronomia mexicana, minha recomendação é reservar um tour gastronômico em Cancun, onde você vai provar tacos de carnitas, churrasco, comida yucateca, até mesmo sorvetes e picolés tradicionais e muito mais. Delicioso!
8. Desfrute de um dia de aventura num parque de diversões
Cancun tem planos para todos os gostos e idades, já que estamos a falar de uma cidade pensada exclusivamente para o turismo. É por isso que, ao longo dos anos, foi criada uma infraestrutura que combina diversão com a bela natureza da região. Estamos a falar dos parques temáticos. São muitos em toda a região, capazes de fazer as delícias dos mais aventureiros.
Por exemplo, uma visita ao XPlor Multi-Adventure Park é uma experiência única no meio da natureza onde se pode:
- Tomar banho em rios subterrâneos
- Remar numa jangada por grutas de estalactites numa visita guiada.
- Descer em tirolesas de cortar a respiração com mais de 30 metros de altura.
- Refrescar-senum autênticocenote.
- Conduzir um veículo anfíbio num percurso de 5 quilómetros até à água.
E quando terminar, pode relaxar numa rede entre as árvores e desfrutar de um excelente almoço buffet com bebidas ilimitadas- ótimo!
Escolha a data certa para a sua viagem a Cancun
É verdade que por ter um clima tropical e estar numa zona propensa a furacões, a chuva em Cancun pode estragar os seus planos. Por isso, recomendo que escolha bem a data da sua viagem e descubra qual é a melhor altura para visitar Cancún, evitando assim problemas maiores quando chegar ao seu destino.
Como sugestão, deixo-lhe uma lista com as actividades mais recomendadas mês a mês:
- 10 coisas para ver e fazer em Cancun em janeiro
- 10 coisas para ver e fazer em Cancún em fevereiro
- 10 coisas para ver e fazer em Cancún em março
- 10 coisas para ver e fazer em Cancun em abril
- 10 coisas para ver e fazer em Cancun em maio
- 10 coisas para ver e fazer em Cancun em junho
- 10 coisas para ver e fazer em Cancun em julho
- 10 coisas para ver e fazer em Cancun em agosto
- 10 coisas para ver e fazer em Cancun em setembro
- 10 coisas para ver e fazer em Cancun em outubro
- 10 coisas para ver e fazer em Cancun em novembro
- 10 coisas para ver e fazer em Cancun em dezembro
- 10 coisas para ver e fazer em Cancún na época do Natal
Ou talvez também lhe interessem estes itinerários que preparámos para si em função da duração da sua viagem:
- O que ver e fazer em Cancún em 3 dias
- O que ver e fazer em Cancún em 5 dias
- O que ver e fazer em Cancún em 7 dias
Outra dica é planear os seus transferes do aeroporto para evitar perder tempo quando chegar e passar o máximo de tempo possível a desfrutar deste paraíso nas Caraíbas mexicanas.