O que ver e fazer em Cusco em 3 dias
Visitar Cuzco durante três dias é uma experiência turística emocionante e intensa, onde se pode ver belas paisagens, aprender sobre a cultura inca e saborear uma rica gastronomia.
Em Cuzco, durante três dias, poderá viver aventuras incríveis, cheias de história, enquanto conhece uma grande parte da cultura Inca. Durante este tempo, poderá visitar lugares emblemáticos como a Plaza de Armas no centro da cidade, Sacsayhuaman e Machu Picchu.
Mas também terá a oportunidade de visitar o Vale Sagrado dos Incas e a aldeia de Ollantaytambo, que o deixará com uma agradável impressão das belas paisagens. A viagem também lhe dará uma visão da vida quotidiana do povo peruano, enquanto experimenta a arte, a música e a gastronomia peruanas, o que o levará a algumas das melhores coisas para ver e fazer em Cuzco.
Dia 1: Mercado de San Pedro, Praça de Armas e Fortaleza de Sacsayhuaman
No primeiro dia de um itinerário de três dias em Cuzco, você visitará o Mercado de San Pedro para o café da manhã e logo depois visitará a Plaza de Armas, uma praça principal em Cuzco, onde você verá algumas das arquiteturas coloniais e históricas da cidade. Em seguida, almoçaremos com pratos modernos baseados em sabores tradicionais peruanos e, depois de terminar o almoço, podemos ir explorar Sacsayhuaman, uma fortaleza inca com impressionantes muralhas de pedra e belas vistas de Cuzco.
Visita ao Mercado de San Pedro
Para começar o seu primeiro dia em Cuzco, terá de sair do seu hotel por volta das 8:00 para ir diretamente ao Mercado de San Pedro, que é uma excelente opção para tomar um pequeno-almoço tradicional e conhecer o local, que é também bastante icónico na localidade.
O mercado oferece uma grande variedade de opções gastronómicas, incluindo frutas frescas, sumos, empanadas e pratos tradicionais peruanos. Esse passeio pelo mercado com certeza vai deixá-lo com vontade de participar de algumas das melhores aulas de culinária peruana em Cuzco.
Como o mercado está aberto de segunda a domingo, entre 6:00 e 18:00, você pode ficar por pouco mais de uma hora e meia a duas horas, enquanto saboreia o café da manhã e passeia pelas barracas. Se há uma coisa que vai adorar neste mercado, é a atmosfera vibrante e colorida, com vendedores locais a oferecer os seus produtos e turistas a explorar o local.
Visite a Plaza de Armas e a Catedral de Cuzco.
Saindo do Mercado de San Pedro, você irá direto para a Plaza de Armas, que está localizada no centro histórico da cidade e possui uma impressionante arquitetura colonial, mas também é um lugar que se destaca por sua grande importância histórica. Para explorar completamente a Plaza de Armas e os seus arredores, recomendo que dedique pelo menos duas horas, de modo a terminar o passeio pela praça por volta das 12:00.
No final do seu passeio pela praça, será o momento ideal para entrar na Catedral de Cuzco, também conhecida como a Catedral Basílica da Virgem da Assunção, que está localizada dentro da Plaza de Armas. É uma das atracções turísticas mais populares da cidade. Pode comprar bilhetes para visitar a Catedral por volta das 12:00 horas, e pode mesmo fazer uma visita guiada ao seu interior, que durará pouco menos de uma hora.
Durante a sua visita, verá uma mistura de arte colonial e renascentista, incluindo pinturas da Escola de Cuzco, bem como uma impressionante coleção de trabalhos em ouro e prata e relíquias religiosas. Além disso, o seu guia irá contar-lhe detalhes sobre a impressionante arquitetura do local, a sua biblioteca e o seu museu interno, que abriga objectos de arte religiosa e outros tesouros históricos.
Almoço no Chicha by Gaston Acurio
Ao sair da Catedral de Cuzco por volta das 13:00, com certeza você vai querer procurar um lugar para almoçar, e o lugar que eu recomendo que você visite é o Chicha by Gaston Acurio. Este é um restaurante famoso na localidade por oferecer interpretações modernas de pratos tradicionais peruanos.
Pode pedir especialmente pratos tradicionais peruanos, como ceviches ou até lomo saltado. Toda a comida pode ser acompanhada por uma bebida que é popular na região. Logo após a refeição, pode ir e apreciar os outros pontos turísticos de Cuzco.
Explorando a Fortaleza de Sacsayhuaman
Depois do almoço, pode-se continuar a explorar parte da cidade peruana e, para isso, é preciso visitar uma das atrações mais interessantes da cidade, que não é outra senão a Fortaleza Inca de Sacsayhuaman. É uma estrutura impressionante que tem enormes paredes de pedra e oferece vistas deslumbrantes da cidade.
A fortaleza está localizada a cerca de 2 quilómetros a norte de Cuzco, por isso pode escolher se quer chegar lá de carro ou a pé da cidade até à fortaleza. A fortaleza de Sacsayhuaman fecha todos os dias por volta das 17:00, e como entrará na fortaleza pouco depois das 14:00, deverá sair por volta das 16:00, permitindo cerca de duas horas para explorar.
Durante a visita, poderá admirar as impressionantes muralhas de pedra e explorar vários locais, como o altar cerimonial e o Templo do Relâmpago. Também poderá desfrutar de belas vistas de Cuzco a partir do topo da fortaleza, por isso deve considerar ir ao Parque Arqueológico de Sacsayhuaman para desfrutar da cultura e história Inca.
Passeio pelo Barrio San Blas e jantar em Pachapapa
De volta a Cuzco, você definitivamente vai querer jantar, então há um lugar que eu recomendo que você verifique e que é o restaurante Pachapapa. É um lugar conhecido por servir comida andina num ambiente acolhedor e agradável. Está localizado na rua Plazoleta, no bairro de San Blas, por isso talvez antes de comer queiras dar um passeio pelo bairro. Aí pode experimentar diferentes pratos tradicionais, desde carnes e guisados a batatas recheadas e chicha morada.
O restaurante está aberto até às 21:00, pelo que pode entrar por volta das 19:00 para desfrutar do seu jantar antes de ir descansar para o seu hotel ou local de alojamento. Se quiser experimentar um menu mais aventureiro, também recomendo comer o ceviche de truta ou o patê de porquinho-da-índia.
Dia 2: Excursão a Machu Picchu
Durante o seu segundo dia em Cuzco fará várias actividades interessantes, mas principalmente caminhará até Machu Picchu. Este dia começará cedo, pois terá de partir para Machu Picchu. Esta é uma das atracções mais emblemáticas de Cuzco, e é por isso que recomendo que dediquem o dia inteiro a visitá-la.
Quando voltarem à cidade, recomendo que jantem e recarreguem as baterias num famoso restaurante de Cuzco, chamado Cicciolina. Para além de saborear uma excelente comida peruana, será o início de uma divertida experiência nocturna em Cuzco.
Excursão a Machu Picchu
A viagem começará de manhã cedo, quando embarcará numa caminhada para Machu Picchu a partir de Cuzco. Esta viagem pode ser feita de duas maneiras, uma das quais é a bordo do comboio, de onde se pode apreciar as incríveis vistas das paisagens andinas à medida que se aproxima desta maravilha do mundo. Em algumas destas excursões, terá a oportunidade de tomar o pequeno-almoço a bordo do comboio.
Outra forma de chegar a Machu Picchu é através de um carro ou autocarro privado que o levará a esta maravilha do mundo. Quando chegar a Machu Picchu, pode explorar a cidadela sozinho ou com a ajuda de um guia especializado que lhe dará todas as informações sobre a história e a cultura do local. Também poderá ver a Porta do Sol, o Templo do Sol, o Templo das Três Janelas, entre outros lugares emblemáticos da cidadela.
O melhor de fazer este tipo de visitas guiadas é que em algumas delas terá acesso a certas áreas restritas, como a icónica Huayna Picchu ou a Montanha Machu Picchu, de onde poderá desfrutar e tirar fotografias de vistas deslumbrantes da cidadela e das paisagens andinas circundantes. Esta experiência dura normalmente pouco mais de cinco horas.
Passe a tarde e a noite explorando o centro de Cuzco
No regresso a Cuzco, há muitas outras coisas que pode fazer na cidade para explorar mais. Recomendo que se inscreva numa excursão por Cuzco, onde poderá passear durante o resto da tarde, e até aproveitar o pôr do sol para apreciar a cidade de um ponto de vista diferente. Se quiser algo mais relaxante, recomendo que visite alguns dos spas e centros de bem-estar que são bastante populares na cidade.
Jantar no centro de Cuzco
Para jantar, recomendo que visite o Cicciolina, que é um restaurante popular em Cuzco graças à sua deliciosa comida peruana e ambiente acolhedor. O melhor deste lugar é que se pode ir com toda a família, ou com amigos, tendo em conta que oferece tanto opções de pratos para partilhar como pratos individuais.
Para desfrutar deste lugar terá de ir entre as 12:30 e as 15:30, embora se quiser jantar terá a oportunidade de ir entre as 18:00 e as 22:30. É preciso saber que terá que pagar cerca de 20 dólares por pessoa para desfrutar de um prato principal e uma bebida.
Dia 3: Maras e Moray, Vale Sagrado dos Incas e Ollantaytambo
No seu terceiro e último dia em Cuzco, passará algum tempo visitando lugares como Maras e Moray, a cidade de Ollantaytambo e o Vale Sagrado dos Incas. Em Maras e Moray, verá os impressionantes terraços agrícolas incas e aprenderá sobre a importância da agricultura na cultura andina.
Em Ollantaytambo, verá edifícios e fortalezas bem preservados. E, claro, ao longo do dia, terá a oportunidade de saborear deliciosos pratos tradicionais peruanos com influência de outras cozinhas, para completar um excelente último dia nesta cidade. Mas para desfrutar de todo o itinerário, terá de sair do seu hotel o mais tardar às 8:00.
Visita a Maras e Moray
Como sabem, começarão o dia visitando Maras e Moray, dois sítios incas localizados no Vale Sagrado, muito perto da cidade, que têm uma enorme importância histórica e arqueológica para a cultura de Cuzco. Maras é conhecida por seus impressionantes terraços agrícolas incas, enquanto Moray oferece uma visão única da agricultura inca e da mineração de sal.
Para viajar entre Cuzco e Maras e Moray, recomendo que se inscreva numa excursão organizada ou num táxi privado. Durante a viagem, terá a oportunidade de visitar estes dois locais, juntamente com outras atracções turísticas no Vale Sagrado dos Incas.
Recomendo que, para visitar Maras e Moray, gaste pelo menos um par de horas ou um pouco mais. Na verdade, se quiser fazer uma visita guiada, teria que gastar um pouco mais de meio dia, mas como é um roteiro curto, poderia levar pouco mais de duas horas para conhecer o lugar.
Vale Sagrado dos Incas
Junto com a excursão a Maras e Moray, recomendo uma visita guiada ao Vale Sagrado dos Incas, onde é possível explorar as ruínas e sítios arqueológicos da região. Entre os sítios imperdíveis está Pisac, que mostra as suas ruínas e o vibrante mercado dentro da cidade com o mesmo nome.
Para visitar o Vale Sagrado dos Incas, recomendo que passe também cerca de duas horas a visitar a cidade de Pisac e as suas famosas ruínas incas, bem como a explorar o mercado local, para comprar artesanato e produtos locais e guardá-los como recordação. Ainda durante este passeio, terá a oportunidade de visitar Urubamba, que é um bom lugar para provar a gastronomia local, ou pode parar em Chinchero para aprender mais sobre a cultura têxtil andina.
Como se trata de uma zona muito turística, recomendo que façam um passeio de quadriciclo por Cuzco e arredores, que vos levará a ver lugares interessantes como estes. Sem dúvida, esta é uma experiência que não pode faltar no seu passeio pela cidade.
Ollantaytambo
Durante o mesmo passeio, e se fizer uma excursão guiada, terá a oportunidade de continuar o seu caminho para Ollantaytambo, uma aldeia pitoresca localizada a cerca de 30 quilómetros de Pisac. Aqui, poderá explorar a impressionante fortaleza e templo Inca, dois sítios arqueológicos bem preservados e repletos de história.
Uma vez em Ollantaytambo, precisará de aproximadamente 2 a 3 horas para explorar os principais sítios arqueológicos e desfrutar das vistas e cultura deste lugar. Isto significa que entrará na cidade por volta das 15:00, para ficar até um pouco depois das 17:00.
Nessa altura, será altura de regressar à cidade de Cuzco, para aproveitar o resto da tarde, jantar e descansar no seu hotel ou alojamento.
Jantar em Kion
Quando você chegar em Cuzco, seu relógio certamente estará marcando pouco depois das 18:00, então é hora de encontrar um lugar para jantar. É por isso que eu recomendo que você visite Kion, onde você pode desfrutar da fusão da cozinha asiática com ingredientes peruanos em um ambiente acolhedor. É um local conhecido onde se pode desfrutar de pratos deliciosos e de uma programação variada que se adapta a diferentes necessidades.
Quanto ao horário de funcionamento do Kion, deve saber que pode visitá-lo até às 22:00, tendo em conta que a sua hora de encerramento é por volta das 23:00 todos os dias da semana.
Depois de ter desfrutado de um bom jantar neste lugar, ou em qualquer outro lugar que escolher se quiser experimentar um tipo diferente de cozinha, é hora de ir para o seu hotel ou local de alojamento, para descansar e dormir para um início precoce de regresso a casa. Também tem a opção de ir ver um pouco mais da vida nocturna da cidade peruana, mas isso será uma decisão sua.
Com esta última atividade à sua escolha, o itinerário de três dias pela cidade de Cuzco no Peru termina, pelo que pode regressar a casa com a certeza de que desfrutou e conheceu muitos dos locais mais interessantes da cidade; mas, ao mesmo tempo, terá muito mais vontade de voltar.