Mais sobre: Tours de quad em Cuzco
Cuzco é uma cidade nos Andes peruanos e a antiga capital do império Inca. Aqui, encontrará importantes sítios arqueológicos e incríveis espaços naturais, que poderá descobrir e desfrutar ao máximo durante a sua estadia.
Neste sentido, os passeios de quadriciclo são uma das melhores coisas para fazer em Cusco. É uma forma diferente de explorar a cidade e os seus arredores, podendo viver uma aventura todo-o-terreno em lugares como Maras, Moray e Salineras, a morada dos Deuses, as cascatas de Perolniyoc, o santuário de Inkilltambo, entre outros.
1. Faça parte de um passeio de quadriciclo em Cuzco pelas trilhas acidentadas de Moray e Maras
Durante sua estadia de 3 dias ou mais em Cuzco, você pode participar de um dos passeios de quadriciclo na cidade. Você seguirá os passos dos Incas pelas trilhas acidentadas de Moray e Maras, descobrindo paisagens, locais e muito mais.
Você sairá de van da porta do seu hotel ou de um local previamente combinado no centro da cidade. Em ambos os casos, o motorista o levará a Cruz Pata, uma comunidade localizada a cerca de uma hora de distância.
Lá, você treinará com seu quadriciclo por cerca de 30 minutos e, em seguida, começará esta atividade, considerada entre os melhores passeios de quadriciclo em Cusco, dirigindo por conta própria para Moray, a cerca de 90 minutos de distância. Neste sítio arqueológico, verá os terraços utilizados e construídos pelos Incas para a adaptação das culturas.
Depois, regressará à carrinha para viajar para as minas de sal de Maras, onde verá os terraços de produção de sal por evaporação. Todos eles estão emoldurados pela cordilheira de Urubamba, as montanhas Chicón e Verónica. Depois, regressaremos a Cuzco de carrinha por um caminho diferente.
Detalhes interessantes
- Preço: o custo médio desta atividade guiada de quadriciclo é de 35 euros por pessoa.
- Duração: a duração da atividade é de aproximadamente 6 horas.
- Meios de transporte: carrinha e quadriciclo.
- Vantagens desta opção: seguirá os passos dos Incas numa aventura de quadriciclo pelas aldeias de Moray e Maras.
- Desvantagens desta opção: a atividade não inclui comida e bebida.
2. Visite a Morada dos Deuses em Cuzco a bordo de um quadriciclo
Aprecie uma série de esculturas de pedra modernas e vá até elas em um quadriciclo todo-o-terreno. Este é outro dos melhores passeios de quadriciclo em Cuzco. Você vai visitar a Morada dos Deuses e ver as impressionantes esculturas aqui.
Esta atividade geralmente começa com um pick-up do centro da cidade para uma área chamada Tica Tica, a cerca de 25 minutos de carro. Aí, o seu guia explicar-lhe-á como utilizar o quadriciclo e terá algum tempo livre para praticar um pouco antes de se fazer à estrada.
Uma vez a bordo do seu quadriciclo, embarcará num percurso de aproximadamente 20 minutos até à Morada dos Deuses. À chegada, ficarás surpreendido com a qualidade artística de cada uma das obras: um puma gigante, uma série de imagens representativas de rostos incas, esculturas em honra da Pachamama, entre outras.
Poderás aproximar-te de cada uma das esculturas e tirar fotografias fantásticas para as tuas redes sociais e como recordação da tua viagem. Além disso, desfrutará de uma conexão única com o ambiente natural. Depois de explorar o sítio, regressará ao ponto de partida.
Detalhes interessantes
- Preço: O preço da excursão à Morada dos Deuses começa em cerca de 27 euros por pessoa.
- Duração: A excursão dura normalmente de 3 a 4 horas.
- Meios de transporte: minibus e quadriciclo.
- Vantagens desta opção: A experiência de uma emocionante aventura em moto-quatro, as belas paisagens naturais e as impressionantes gravuras rupestres.
- Desvantagens desta opção: normalmente, a atividade não inclui o bilhete de entrada na Morada dos Deuses, pelo que terá de o comprar por sua conta.
3. Conheça a Montanha Arco-Íris numa experiência de quadriciclo em Cuzco.
Se você planeja passar de 2 a 5 dias em Cusco ou mais, você deve incorporar uma visita à Montanha Arco-Íris em seu itinerário , pois é um lugar único no mundo. E que melhor maneira de fazer isso, se não através de uma experiência de quadriciclo em Cusco.
Com este passeio de quadriciclo poupará tempo, antecipando-se às típicas multidões de turistas. Poderá comprar os bilhetes para a Montanha Arco-Íris e desfrutar do lugar sem nenhum inconveniente.
Viajará do centro de Cusco em um microônibus para a cidade de Japura, a cerca de 2 horas e 40 minutos de distância. De lá, partirá a bordo do seu quadriciclo para Qosqopata, um percurso de cerca de uma hora. Descerá do seu quadriciclo e caminhará durante cerca de 35 minutos, o que corresponde a aproximadamente 1,5 quilómetros. Chegará à montanha das sete cores.
Poderá admirar esta obra natural espantosa e tirar fotografias. Depois, voltará ao local onde deixou o quadriciclo e seguirá para Japura para almoçar e regressar à cidade a tempo de realizar outras actividades do seu itinerário.
Detalhes de interesse
- Preço: O preço da excursão à Montanha do Arco-Íris é normalmente de 87 euros por pessoa.
- Duração: esta experiência de quadriciclo dura de 10 a 12 horas (aprox.).
- Meios de transporte: minibus e quadriciclo.
- Vantagens desta opção: conhecerá um lugar único no mundo com um cenário natural espantoso.
- Desvantagens desta opção: a atividade pode não incluir a entrada para a Montanha Arco-Íris, pelo que terá de a comprar por sua conta.
4. Faça um passeio de quadriciclo em Cuzco até o sítio arqueológico de Inkilltambo
O sítio arqueológico de Inkilltambo é outro destino obrigatório durante a sua estadia na cidade. E, se você gosta de aventuras off-road, pode combinar essa visita com uma atividade guiada de quadriciclo em Cuzco.
O ponto de partida desse passeio costuma ser o setor Killawata, onde você chegará de carro particular, graças ao serviço de pick-up habitual oferecido nessas experiências. Aí, o guia ensinar-lhe-á as noções básicas de condução do ATV e depois partirá para Inkilltambo.
Ao chegar a esta zona cerimonial pertencente ao Parque Arqueológico de Sacsayhuaman, em Cusco, ficará surpreendido com todos os pormenores desta enorme construção erguida sobre uma rocha. Veremos uma série de canais pré-históricos, passagens estreitas, recintos rectangulares, uma urna, plataformas, etc.
Depois, continuaremos a desfrutar de um passeio de 20 minutos por Yuncaypata. Isto enquanto observa o ambiente natural e respira o ar fresco da região, para depois voltar à base das quadriciclos e finalmente entrar no carro para iniciar o caminho de volta a Cuzco.
Detalhes de interesse
- Preço: esta aventura de quadriciclo em Cuzco custa aproximadamente 88 euros por pessoa.
- Duração: a duração deste passeio ao sítio arqueológico de Inkilltambo é geralmente de cerca de 5 horas.
- Meio de transporte: carro de turismo e quadriciclo.
- Vantagens desta opção: conhecerá um sítio arqueológico por vezes esquecido pelos turistas, mas de grande importância histórica e cultural.
- Desvantagens desta opção: será necessário levar uma garrafa de água e um lanche, uma vez que a atividade não costuma incluir estes benefícios adicionais.
5. Descubra a cachoeira de Perolniyoc numa aventura de quadriciclo em Cuzco
Uma das melhores atividades em Cusco é a visita guiada de quadriciclo à cachoeira Perolniyoc. Poderá descobrir esta cascata de aproximadamente 100 metros de altura através de um percurso todo-o-terreno, onde estará rodeado por uma variedade de espécies florais e plantas.
Esta importante reserva natural está localizada a cerca de 90 minutos de carro do centro de Cusco, sendo esta a rota habitual para este tipo de passeios. Ao chegar ao Vale Sagrado, embarcará no quadriciclo, mas antes disso, o guia dar-lhe-á algumas instruções de condução.
Conduzirá o seu quadriciclo seguindo o caminho marcado pelo guia, entrando no terreno da selva dos Andes peruanos. Chegará à imponente cascata de Perolniyoc e terá tempo para apreciar a paisagem, tirar fotografias e explorar.
Depois, caminhará até ao topo da cascata. Aí, a cerca de 3560m acima do nível do mar, encontra-se o sítio arqueológico de Raqaypata, com uma série de ruínas bem preservadas. Na descida, irá de quadriciclo até à Cervejaria do Vale Sagrado para tomar umas bebidas locais e depois regressará a Cuzco.
Detalhes de interesse
- Preço: o preço da excursão é de cerca de 129 euros por pessoa.
- Duração: a atividade da cascata de Perolniyoc dura aproximadamente 6 horas.
- Meios de transporte: minibus e quadriciclo.
- Vantagens desta opção: irá explorar uma importante reserva natural com uma impressionante queda de água e alguns sítios arqueológicos.
- Desvantagens desta opção: geralmente, esta excursão não inclui alimentos e bebidas.
6. Participe de um passeio de quadriciclo em Cuzco e surpreenda-se com tudo o que o Vale Sagrado tem a oferecer
Qualquer hora é a melhor hora para ir a Cusco e participar de um passeio de quadriciclo no Vale Sagrado. Ficará maravilhado com o ambiente de montanha e com os tesouros naturais escondidos na aldeia de Mara.
Como é habitual neste tipo de experiência, pode escolher entre um pick-up à porta do seu hotel ou num local combinado em Cusco. A partir daí, partirá num percurso de aproximadamente 50 minutos de carrinha até Cruz Pata, situada em pleno coração do Vale Sagrado.
Nesta comunidade, o guia ensiná-lo-á a conduzir a moto-quatro e dar-lhe-á o equipamento de segurança necessário. Depois de cerca de 20 minutos de prática, dirigir-se-á livremente para a Lagoa Huaypo. Trata-se de um espaço natural com cerca de 1,5 quilómetros, onde coexistem várias espécies de aves e peixes.
Depois, a aventura continua a bordo da carrinha até às salinas de Maras. Aí, verá os terraços de sal a partir de um miradouro, enquanto o guia lhe conta a história do local. Poderá também comprar alguns produtos locais feitos com sal.
Detalhes interessantes
- Preço: o preço desta experiência começa em cerca de 36 euros por pessoa.
- Duração: o passeio dura pelo menos 6 horas.
- Meios de transporte: carrinha e quadriciclo.
- Vantagens desta opção: Verá um dos tesouros mais bem conservados do Mara e desfrutará da paisagem montanhosa que o rodeia.
- Desvantagens desta opção: este tipo de excursão não inclui normalmente a entrada nas atracções visitadas.
Dicas para passeios de quadriciclo em Cuzco
Antes de embarcar em um passeio de quadriciclo em Cuzco é importante que você leve em consideração algumas dicas básicas. Desta forma, você poderá evitar alguns inconvenientes e, assim, melhorar a sua experiência off-road.
- Leve consigo uma garrafa de água e protetor solar. Isto mantê-lo-á hidratado e reduzirá o impacto da radiação na sua pele.
- Use sapatos fechados com um elevado nível de tração. Isto manterá os seus pés protegidos quando conduzir e caminhar em terrenos irregulares.
- Se viajar com crianças, lembre-se que as crianças com menos de 16 anos não estão autorizadas a conduzir nestas excursões, pelo que poderão participar, mas como seus companheiros no mesmo ATV.
- Não usea sua melhor roupa, pois após alguns minutos de condução começará a sujar-se com pó, areia, lama e água, dependendo do terreno.
O que eu vou ver neste tipo de passeio de quadriciclo em Cuzco?
Uma das maiores atrações da cidade são os passeios de um dia para Machu Picchu a partir de Cusco; afinal, é uma das sete maravilhas do mundo. No entanto, existem outros espaços naturais de grande importância cultural, que podem ser explorados de uma forma diferente através de passeios de quadriciclo em Cusco.
Neste tipo de aventura você verá lugares incríveis como a Montanha do Arco-Íris ou Vinincunca, cuja particularidade é que ela combina sete cores diferentes, oferecendo um verdadeiro espetáculo visual. Além disso, o Santuário de Inkilltambo, que é um sítio arqueológico construído sobre uma grande rocha.
Através dos passeios de quadriciclo em Cuzco, você também terá acesso à Morada dos Deuses; com esculturas representativas da civilização Inca, as Minas de Sal de Maras; onde uma série de terraços de produção de sal e uma paisagem privilegiada liderada pela Cordilheira de Urubamba, as Montanhas Chicon e Veronica, entre outras.
Duração dos passeios de quadriciclo em Cuzco
Os passeios de quadriciclo em Cuzco geralmente duram entre 3 e 12 horas. Naturalmente, a duração dependerá dos destinos que você quer visitar na mesma atividade e da distância que eles estão da cidade.
Por exemplo, se você planeja ir à Morada dos Deuses, você precisará de cerca de 1 hora e 30 minutos (ida e volta de quadriciclo) e pelo menos um par de horas para explorar o lugar a pé. No total, seriam 3 horas. Mas se quiser visitar Moray e Maras, precisará de cerca de 6 horas. Isto inclui o transfer, o passeio de quadriciclo e algumas caminhadas.
Por outro lado, existem as excursões à Montanha Arco-Íris, que normalmente demoram 10 a 12 horas, uma vez que o local é remoto. Em ambos os casos, quando regressar, terá tempo suficiente para continuar com outras actividades do seu itinerário ou fazer a ligação com o serviço de transporte para o aeroporto de Cusco, assumindo que é o seu último dia na cidade.