O que ver e fazer em Cusco em 5 dias

Cusco é uma das cidades mais importantes do Peru. Aqui conto-vos tudo o que podem fazer neste destino para o descobrir numa viagem de 5 dias.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 8 minutos

O que ver e fazer em Cusco em 5 dias

Cuzco, Perú |© Diego Solorzano

Se está a planear visitar o Peru e quer passar 5 dias em Cusco, a melhor alternativa para tirar o máximo partido da sua viagem é organizar um itinerário detalhado para cada um dos dias, uma vez que este destino é um dos maiores do país e tem muitas atracções para oferecer. Com um roteiro intenso e programado que proponho, você poderá ver e fazer algumas das melhores atividades de Cusco.

Dia 1: Visita aos pontos essenciais do centro histórico de Cusco

Praça de Armas de Cusco|©onas mer
Praça de Armas de Cusco|©onas mer

Para o primeiro dia do seu passeio em Cusco, sugiro que visite os principais locais do centro histórico, como a Plaza de Armas, a Catedral, o Mercado Central e o Museu de Arte Pré-Colombiana, que ficam na área próxima à parte antiga da cidade.

Visitar a Praça de Armas de Cusco

A Plaza de Armas é um dos lugares mais emblemáticos de Cusco e está localizada no coração do centro histórico. É também conhecida como a Plaza Mayor e está rodeada por edifícios coloniais e pela majestosa Catedral de Cusco, que pode visitar no seu interior reservando bilhetes na Hellotickets.

No centro da praça há uma fonte de água, que é um lugar popular para tirar fotografias e o ponto de encontro para os melhores passeios de Cusco.

Além da Catedral de Cusco, a praça também tem outros pontos de interesse nas proximidades, como o Templo da Companhia de Jesus e a Igreja de La Merced, tornando-a um lugar que combina beleza arquitetónica com a vida local.

Reservar bilhetes para a Catedral de Cusco

Ver a Pedra dos 12 Ângulos

A Pedra dos 12 Âng ulos é uma das estruturas mais impressionantes de Cusco. Localizada no bairro de San Blas, é uma pedra de granito esculpida encontrada na parede de uma casa colonial e é famosa por ter 12 ângulos perfeitamente esculpidos.

A precisão na construção da pedra é impressionante e acredita-se que tenha sido esculpida pelos Incas no século XV. Esta pedra demonstra a habilidade e a precisão dos Incas na construção de estruturas arquitectónicas.

Almoço no Mercado Central de San Pedro

O Mercado Central de San Pedro é um dos melhores lugares para se ter uma experiência local em Cusco. Aqui se aprende sobre a cultura andina e, por estar localizado no coração da cidade, chega-se lá em apenas alguns minutos de caminhada.

Aqui se encontra uma grande variedade de produtos, desde frutas e verduras frescas até artesanatos e tecidos tradicionais, o que o torna um lugar ideal para comprar lembranças autênticas e de boa qualidade. O ambiente do mercado é vibrante e colorido, com vendedores simpáticos e habitantes locais que vêm fazer as suas compras diárias.

Também é possível provar especialidades típicas, como a tradicional bebida de milho roxo e comida típica, como ceviche e chicharrón. Em geral, este mercado é um lugar ideal para fazer uma pausa entre excursões, para almoçar e para fazer alguns dos melhores passeios gastronómicos e aulas de culinária em Cusco.

Conhecer o Museu de Arte Pré-Colombiana

O Museu de Arte Pré-Colombiana é um dos melhores museus de Cusco e também um dos mais importantes do seu género na América Latina, com uma coleção muito importante de arte pré-hispânica e artefactos arqueológicos das culturas andinas.

Está instalado numa mansão colonial restaurada no centro histórico, mesmo ao lado da Plaza de Armas. E a coleção do museu inclui mais de 4500 peças que datam de 2000 a.C. até à chegada dos espanhóis ao Peru no século XVI.

O Museu de Arte Pré-Colombiana oferece uma visão da rica história e cultura dos povos andinos pré-colombianos. Aqui poderá ver uma variedade de artefactos, incluindo têxteis, cerâmicas, jóias, esculturas e ferramentas. Os destaques incluem a famosa coleção de ouro e prata da cultura Moche e a coleção de cerâmica da cultura Nazca.

Reservar bilhetes para a Catedral de Cusco

Dia 2: Visita a Ollantaytambo e Machu Picchu

Ollantaytambo|©Jorge Chávez Mendoza
Ollantaytambo|©Jorge Chávez Mendoza

Machu Picchu é possivelmente a principal atração de Cusco, por isso no segundo dia, depois do dia de aclimatação à altitude, proponho-lhe visitar este local sagrado da cultura Inca incluindo uma visita a Ollantaytambo, que é uma das cidades mais próximas do sítio arqueológico.

Conhecer o Vale Sagrado de Ollantaytambo

O Vale Sagrado de Ollantaytambo é um destino turístico popular no Peru devido à sua rica história e beleza natural. Este local está situado a 60 quilómetros a norte da cidade de Cusco e estende-se de Pisac a Ollantaytambo.

É conhecido pelas suas ruínas incas, que incluem o complexo arqueológico de Ollantaytambo, mas também pela fortaleza que foi construída durante o domínio de Pachacutec e que foi utilizada tanto para fins militares como religiosos.

O Vale Sagrado é também conhecido pelas suas deslumbrantes paisagens naturais, que incluem montanhas, rios e vales. O rio Urubamba atravessa o vale e há muitas cidades e aldeias para visitar na área. Além disso, pode desfrutar de actividades ao ar livre, tais como caminhadas, ciclismo de montanha e rafting, bem como usar a aldeia como base para visitar Machu Picchu.

Visita a Machu Picchu

Machu Picchu é um dos sítios arqueológicos mais impressionantes e famosos do mundo. Situado no alto de uma montanha nos Andes peruanos, este complexo de ruínas incas tem fascinado os visitantes desde a sua descoberta em 1911. Visitar Machu Picchu é uma experiência única que o transportará de volta no tempo.

O caminho para Machu Picchu começa na cidade de Cusco. A partir daí, pode apanhar um autocarro para Ollantaytambo e depois um comboio panorâmico para a aldeia de Aguas Calientes, que se situa no sopé da montanha. A partir de Aguas Calientes, há duas opções: apanhar um autocarro ou subir a pé o famoso Trilho Inca.

Pode reservar bilhetes para Machu Picchu e percorrê-lo sozinho ou juntar-se a uma visita guiada para saber mais sobre a história das ruínas. Os destaques incluem a praça principal, o Templo do Sol, o Intihuatana e a Casa do In ca. Há também trilhas para caminhadas pelas montanhas para uma vista panorâmica do local.

Reservar bilhetes para Machu Picchu

Dia 3: Explore o sítio arqueológico de Moray e descubra as minas de sal de Maras

Minas de sal de Maras|©Doug Craig Travel Photography
Minas de sal de Maras|©Doug Craig Travel Photography

Para este dia, proponho um passeio que também se aprofunda na cultura Inca, especialmente para que você possa conhecer o Moray e as minas de sal de Maras, dois lugares muito importantes para entender a engenharia e a tecnologia da civilização Inca.

Explore o sítio arqueológico de Moray

Moray é um sítio arqueológico fascinante formado por um conjunto de terraços circulares construídos na encosta de uma montanha que provavelmente foram usados como laboratório agrícola pelos antigos incas. Cada terraço tem um nível de altura diferente e a temperatura no centro de cada um é vários graus mais elevada do que nas extremidades, o que permitiu aos Incas cultivar diferentes tipos de plantas num só local.

O local oferece vistas panorâmicas dos Andes peruanos circundantes, o que o torna um local obrigatório para os amantes da história e da natureza. É possível chegar a Moray numa excursão de dia inteiro a partir de Cusco ou reservando uma excursão de aventura em quadriciclo a Moray.

Além disso, o sítio arqueológico de Moray está rodeado por terras agrícolas e pequenas aldeias de habitantes locais, oferecendo uma oportunidade única de conhecer a cultura andina em primeira mão. Também se pode caminhar pelos trilhos que levam aos campos e encontrar camponeses a trabalhar nas suas terras.

Reservar um passeio de quadriciclo em Moray

Descobrir as minas de sal de Maras

As minas de sal de Maras são um dos locais mais singulares de Cusco, que também servem para demonstrar o conhecimento tecnológico dos Incas.

Este sítio está localizado nos arredores da cidade e é uma coleção de mais de 3000 poços de sal em socalcos que remontam aos tempos pré-incas, que pode visitar reservando um passeio de moto-quatro.

Para além da bela vista panorâmica das salinas, pode também aprender sobre o processo de produção e como as salinas são enchidas com água salgada de uma nascente próxima e depois deixadas a evaporar ao sol para concentrar o sal.

Reserve um passeio de quadriciclo pelas Salinas de Maras

Dia 4: Caminhada na Montanha das Sete Cores (Montanha do Arco-Íris)

Vinicunca|©Dayne Farley
Vinicunca|©Dayne Farley

A Montanha das Sete Cores é um dos destinos turísticos mais importantes do Peru. É uma montanha de cor única com riscas vermelhas, verdes, amarelas e roxas. Uma das melhores maneiras de explorar a montanha é reservar uma excursão de dia inteiro à Montanha das Sete Cores a partir de Cusco

A excursão à Montanha das Sete Cores começa na cidade de Cusco, de onde se viaja de autocarro durante aproximadamente 3 horas até ao ponto de partida da caminhada. Ao longo do caminho, desfrutará das vistas dos Andes peruanos e das pequenas aldeias que rodeiam a montanha.

À chegada, terá de caminhar durante cerca de 2 horas até ao topo da montanha. Além disso, estas excursões normalmente incluem uma visita à aldeia de Chinchero, onde se pode encontrar artesanato local e arquitetura tradicional. Também pode fazer esta excursão se decidir descobrir Cusco em 3 dias.

Reservar uma excursão à Montanha Arco-Íris

Dia 5: Visita a Saqsaywaman e degustação da cozinha peruana

saqsaywaman|©arcibald
saqsaywaman|©arcibald

Sugiro que encerre seu passeio pela cidade visitando Saqsaywaman, um espaço sagrado nos arredores de Cuzco, e desfrute da gastronomia peruana, que é uma das mais completas e saborosas do mundo.

Visitar Saqsaywaman

Saqsaywaman é um dos sítios arqueológicos mais importantes de Cusco, que se destaca pela sua grande dimensão e desenho arquitetónico. Localizado no topo de uma colina nos arredores da cidade, este complexo foi construído durante o período Inca e acredita-se que tenha tido propósitos religiosos e cerimoniais.

Entre as suas principais atracções está a fortaleza principal, que é uma imponente muralha de pedra que se estende por várias centenas de metros. No interior da fortaleza, também é possível ver vários edifícios e estruturas de pedra, como aquedutos, praças, templos e habitações. É possível chegar lá no autocarro turístico hop on hop off de Cusco, que pode ser reservado no sítio Web da Hellotickets.

A visita a Saqsaywaman, especialmente a caminhada até ao topo da colina, oferece vistas panorâmicas espectaculares da cidade e dos seus arredores. Uma vez no complexo, será possível apreciar de perto a habilidade dos Incas na construção de estruturas de pedra.

Reservar bilhetes para o autocarro turístico de Cusco

Desfrutar da cozinha típica peruana

A gastronomia peruana é conhecida mundialmente pela sua riqueza de sabores e variedade de ingredientes e Cusco não é exceção à regra, por isso não há melhor maneira de dizer adeus à cidade do que com um jantar de produtos típicos.

Um dos pratos mais populares da cidade é o cuy al horno (porquinho-da-índia assado). Este pequeno roedor é cozinhado lentamente num forno a lenha e servido com batatas e milho. Outro prato imperdível é o lomo saltado, um prato peruano-chinês que consiste em pedaços de carne misturados com cebola, tomate, batatas fritas e arroz.

Também se pode optar pelo aji de gallina (um guisado feito com frango desfiado, batatas, nozes e aji amarillo), o popular ceviche, a causa peruana e a papa a la huancaína. Todos são uma opção deliciosa e abundante que está disponível sempre que se viaja para Cusco.

  • Dia 1
  • Praça principal
  • Pedra dos 12 ângulos
  • Catedral de Cusco
  • Mercado Central de San Pedro
  • Dia 2
  • Ollantaytambo
  • Aguas Calientes
  • Machu Picchu
  • Templo do Sol
  • Dia 3
  • Moray
  • Mina de sal de Maras
  • Passeio de aventura em quadriciclo
  • Excursão de dia inteiro
  • Dia 4
  • Montanha das Sete Cores
  • Topo da montanha
  • Visita panorâmica
  • Chinchero
  • Dia 5
  • Saqsaywaman
  • Excursão gastronómica
  • Visita a bancas de comida local
  • Passeio pela cidade