Mais sobre: Excursões a Auschwitz a partir de Cracóvia
Infelizmente, um lugar como este não precisa de apresentações.
O que há décadas era um campo de tortura é hoje um museu histórico que procura explicar às novas gerações os erros do passado, evitando que a memória das vítimas se perca. Quando falamos de Auschwitz, referimo-nos não a um, mas a três campos diferentes: um centro administrativo (Auschwitz I), um campo de extermínio (Auschwitz-Birkenau) e um campo de trabalho (Auschwitz III). Ficam acerca de uma hora e um quarto de Cracóvia e há várias excursões para os visitar a partir de Cracóvia.
- Excursão a Auschwitz desde Cracóvia
- A partir de 41 €
- 7 a 8 horas
- Inclui a entrada sem fila no campo de concentração de Auschwitz.
- Transporte em autocarro com ar condicionado
- Guia especializado
- Reservar agora
- Excursão a Auschwitz e às Minas de Sal de Wieliczka a partir de Cracóvia
- A partir de 97 €
- 11h
- Inclui entrada no Campo de Concentração de Auschwitz e na Mina de Sal de Wieliczka
- Minibus com ar condicionado e WiFi
- Guia especializado
- Reservar agora
Quanto custa visitar Auschwitz: taxas de entrada e visitas guiadas
Se você está se perguntando quanto custa visitar Auschwitz, você deve saber que os preços podem variar dependendo da opção que você escolher: um bilhete padrão sem guia e guia de áudio custa 10 euros por adulto na bilheteria, enquanto se você participar de uma excursão organizada com guia e transporte de Cracóvia, você pagará 25 euros em Hellotickets.
Para mim, esta é a opção mais conveniente, uma vez que, pela pequena diferença de preço, pode chegar ao portão do campo de concentração em autocarro privado e, após a visita, será deixado no centro de Cracóvia, sem se preocupar com tempos de espera e, mais importante, acompanhado por um guia especializado. Aqui está um artigo com todas as informações sobre os bilhetes para Auschwitz.
Comprar um bilhete combinado ou uma excursão a Auschwitz e às Minas de Sal
As excursões às Minas de Sal a partir de Cracóvia são, juntamente com a excursão a Auschwitz, as atracções mais populares do país. Se sabe que não quer sair de Cracóvia sem visitar ambas, existe uma opção muito conveniente, que é comprar a excursão a Auschwitz e às Minas de Sal em conjunto.
Com esta opção, poupará dinheiro e tempo, uma vez que não terá de fazer fila em nenhum dos locais, e será sempre acompanhado por um guia que lhe explicará tudo o que vir, tanto no campo de concentração como nas minas de sal.
Como chegar a Auschwitz
É mais conveniente chegar ao campo de concentração de Auschwitz numa visita guiada a partir de Cracóvia, para que não tenha de se preocupar em encontrar o seu próprio meio de transporte.
Normalmente, as excursões utilizam um autocarro privado ou uma minivan para o levar de e para Auschwitz-Birkenau a partir do centro de Cracóvia, mas se preferir, também pode ir decomboio, autocarro ou mesmo de carro, se tiver decidido alugar um carro durante a sua viagem. Mais detalhes sobre cada opção podem ser encontrados aqui: como chegar a Auschwitz a partir de Cracóvia.
Horário de funcionamento de Auschwitz
O campo de concentração de Auschwitz-Birkenau está aberto todos os dias da semana, todos os dias do ano (exceto no Natal, no Dia de Ano Novo e no Domingo de Páscoa).
De um modo geral, o horário de abertura de Auschwitz varia consoante a estação do ano, do inverno ao verão, mas normalmente abre entre as 8h00 e as 15h00 no inverno e até às 17h00 ou 18h00 no verão.
Duração das excursões e visitas a Auschwitz
Dependendo da opção que escolher (se fizer uma visita guiada ou se for por conta própria), precisará de mais ou menos tempo, mas deve esperar precisar de entre meio dia e um dia inteiro para organizar a viagem de regresso de Cracóvia e a visita ao interior do complexo. Por exemplo, a visita a Auschwitz a partir de Cracóvia oferecida pelaHellotickets demora cerca de 7 horas e pode optar por ir de manhã cedo ou sair no final da tarde, sendo esta última opção ao meio-dia.
Se optar pela visita combinada a Auschtwitz e às minas de sal, a duração da excursão será inevitavelmente mais longa, mas permitir-lhe-á fazer as duas visitas num só dia.
Consulte o meu artigo sobre a duração da excursão a Auschwitz e as excursões a Auschwitz para o ajudar a organizar o seu dia.
O que ver em Auschwitz
Durante a sua visita a Auschwitz verá:
- Portão de ferro de Auschwitz I: Neste portão pode ler-se em alemão a frase macabra "O trabalho libertar-vos-á".
- Auschwitz I: A visita começa neste campo de concentração construído em 1940 pelo regime nazi para albergar entre 15.000 e 20.000 prisioneiros.
- AuschwitzII: Auschwitz II Birkenause foi construído mais tarde, elevando o número de prisioneiros para 90.000. Neste último local, situavam-se as câmaras de gás, que foram destruídas no final da guerra pelos oficiais nazis, numa tentativa de esconder os seus crimes.
- Torres de vigilância de Auschwitz Birkenau.
- Documentário: com duração de 15 minutos, é exibido no centro de visitantes e oferece uma orientação contextual sobre a história associada ao local.
- Muro de fuzilamento.
- Edifício principal que dá acesso às câmaras de gás.
- Chaminés.
- Cercas de arame farpado.
Se quiser saber mais sobre o que esperar da sua visita, aqui está o meu artigo sobre o que ver em Auschwitz.
Dicas práticas para a sua visita a Auschwitz
Em qualquer outra excursão, as recomendações que podem ser dadas antes de partir são normalmente mais práticas: o que levar na mochila, que tipo de calçado é necessário, onde comer, onde tirar as melhores fotografias... Neste caso, no entanto, penso que a primeira recomendação deve ser de natureza emocional. Deixo-vos aqui um passo à frente, mas também podem consultar este artigo com 10 dicas para visitar Auschwitz a partir de Cracóvia.
A parte emocional
Muitas pessoas consideram mórbida uma visita aos campos de Auschwitz. No entanto, se for feita com o devido respeito, é uma valiosa lição de história para preservar a memória e a lembrança das vítimas.
Com isto, quero que tenham em mente que Auschwitz não é um parque de diversões ou um local para tirar fotografias; tentem sempre comportar-se com o máximo respeito.
Além disso, a visita a Auschwitz pode ser difícil para os mais sensíveis e não é recomendada para crianças.
Guia impresso
O guia impresso, que pode ser comprado à entrada em várias línguas por menos de 3 euros, é essencial para se orientar durante a sua visita. Quanto à forma de lá chegar, se não tiver um transfer privado, pode apanhar um comboio na estação ferroviária principal de Cracóvia, que demora cerca de duas horas e meia.