10 coisas para fazer em Cracóvia em novembro
Tem medo que novembro seja demasiado frio em Cracóvia? Não se preocupe, há muitos eventos culturais e musicais para o aquecer durante este mês.
Está a planear uma viagem a Cracóvia em novembro? Tenho muito boas notícias, embora o tempo nem sempre seja bom, este é um mês em que, para além das coisas para fazer em qualquer viagem a Cracóvia, há muitos eventos culturais, como festivais de música e de cinema, mas também muitas outras celebrações tradicionais. No penúltimo mês do ano, a cidade polaca ganha vida- descubra-a!
1. Esquiar nas pistas de Zakopane
Quer combinar a parte mais turística de Cracóvia com uma parte mais desportiva? Em novembro, as pistas de esqui começam a abrir, e as pistas de esqui de Zakopane ficam a cerca de duas horas da cidade. Além disso, não precisa de viajar com todo o seu equipamento de esqui e os preços são baixos em comparação com outras cidades, por isso, por cerca de 40 euros, pode ter acesso às pistas e às roupas de esqui.
Se é mais um snowboarder do que um esquiador, as pistas de Zakopane também o receberão. Em geral, é uma área mais do que adequada para desportos de inverno, mas recomendo particularmente a estância de esqui Białka tatrzańsk, que está aberta até quase às 22h. Perfeito para uma última corrida noturna espetacular!
E se gostas de montanhas e natureza, mas não de desportos de neve, recomendo uma viagem de um dia a Zakopane a partir de Cracóvia. Descobrirá esta bela cidade, a capital do turismo de inverno na Polónia, desfrutará de incríveis paisagens nevadas e fará um passeio de teleférico até ao Monte Gubalowka para admirar a cordilheira de Tatra. A cereja no topo do bolo? Uma visita aos banhos termais de Bukowina para relaxar e tirar o frio de novembro - ótimo!
2. Visitar um cemitério no Dia de Todos os Santos
O Dia de Todos os Santos (1 de novembro) é um dia muito importante e tradicional para os polacos, que aproveitam este dia para visitar cemitérios e enchê-los de velas e flores. É uma celebração um pouco triste mas bonita, por isso não se esqueça disso se visitar um cemitério para ver este feriado.
Flores, velas e tradições no Dia de Todos os Santos
A Polónia é um país com tradições cristãs profundamente enraizadas, pelo que é comum as pessoas serem enterradas debaixo da terra e com lápides. É por isso que, no Dia de Todos os Santos, os cemitérios estão mais cheios e decorados do que nunca, com milhares de velas "znicze". De facto, as famílias dão-se ao trabalho de criar velas e decorações florais originais.
Visitas nocturnas ao cemitério
Como pode imaginar, os milhares de velas acesas criam um belo cenário ao cair da noite - nunca um cemitério foi tão assustador!
Se lhe apetecer e estiver preparado para o frio (as noites de novembro em Cracóvia podem chegar perto do congelamento), pode fazer uma visita nocturna a um dos cemitérios da cidade, como o Cemitério Rakowicki, que é um dos mais conhecidos por albergar as campas de grandes figuras da cultura polaca.
É também um bom dia para conhecer os mistérios da cidade em primeira mão , reservando uma visita guiada aos fantasmas de Cracóvia, um passeio a pé pela cidade onde aprenderá sobre os mistérios e lendas escondidos nas suas ruas.
3. Abrigue-se do frio e da chuva numa visita às Minas de Cracóvia
Se for a Cracóvia em novembro, saiba que é provável que chova e faça frio em alguns dos dias da sua viagem. Nessas alturas, o meu conselho é fazer uma viagem de um dia inteiro às minas de Wieliczka que, por serem subterrâneas, estão protegidas das intempéries.
As minas estão cheias de passagens, galerias, monumentos e segredos que não compreenderá totalmente a menos que alguém especializado esteja lá para lhos explicar. Além disso, o transporte de e para a cidade também está incluído, o que é muito mais cómodo.
Descer a estas minas é entrar num mundo escondido, mas muito valioso, uma vez que o sal foi extraído delas durante anos e também contêm importantes obras de arte sob a forma de capelas e decorações litúrgicas (muitas delas feitas com sal).
4. Celebrar o Dia da Independência Nacional da Polónia
O que sabe sobre a história da Polónia? Talvez esteja familiarizado com o facto de, em 11 de novembro de 1918, a Polónia ter conquistado a sua independência após centenas de anos em que o seu território foi dividido e o seu povo castigado pela sua cultura ou língua. Se a sua viagem a Cracóvia coincidir com esta celebração, leve algo vermelho e branco na mala e junte-se a uma das marchas organizadas nesse dia.
Aproveitando o facto de o dia 11 de novembro ser um dia para fazer sobressair o espírito polaco, recomendo que vá a um restaurante típico de Cracóvia, onde o prato do dia será provavelmente ganso com maçãs e ervas, muito tradicional nesta data, e para sobremesa um croissant recheado com amêndoas, sultanas, nozes e laranjas.
Outro plano mais do que apropriado para a data pode ser fazer uma visita guiada a Cracóvia, onde aprenderá sobre os principais monumentos e a rica história de uma das cidades mais importantes da Polónia com um guia especializado.
5. Adivinhe o seu futuro no dia de Santo André
Na noite de 29 para 30 de novembro, a magia (e um pouco de bruxaria) enche as ruas de Cracóvia. Porquê? Porque é o dia de Santo André, quando os polacos realizam um ritual com cera e água para fazer presságios e augúrios. A cultura polaca tem muitas tradições deste tipo, pois confia no poder das previsões.
Embora o Dia de Santo André seja a 30 de novembro, é na noite anterior, a 29, que se fazem os presságios. Há diferentes formas de tentar prever o futuro, mas a mais comum é deitar cera quente pelo buraco da fechadura num recipiente com água fria para criar uma figura de cera.
Este é outro grande dia para fazer uma visita guiada aos fantasmas de Cracóvia e conhecer todas as histórias e lendas que esta cidade mágica tem para oferecer.
6. Passear por Cracóvia ao ritmo do Festival de Jazz de outono
Cracóvia é uma cidade de jazz, por isso, duas vezes por ano, uma em novembro, realiza-se um festival de jazz em Cracóvia. Esta é uma óptima oportunidade para apreciar a arte da improvisação que torna esta música tão única.
Ainda no outono, o Festival de Jazz de outono, em novembro, reúne músicos de todo o mundo, pois tem um carácter internacional, e realiza-se sobretudo em Kazimierz, o bairro judeu de Cracóvia.
Se tem um entusiasmo pela música a correr-lhe nas veias, não perca um concerto de Chopin em Cracóvia. Realizam-se na Galeria Chopin no Palácio Bonerowski e incluem os noturnos, mazurcas e polonaises mais conhecidos do famoso músico polaco.
7. Comece o Natal com a abertura do mercado de Natal de Cracóvia
Eu sei, eu também começo a entrar no espírito natalício em novembro. A boa notícia é que o grande mercado de Natal de Cracóvia abre as suas portas na última semana de novembro, pelo que terá muito por onde escolher quando estiver um pouco menos cheio e poderá fazer as primeiras compras.
Cracóvia é uma bela cidade e quando o Natal começa a chegar, torna-se ainda mais mágica, algo de que gostará especialmente se estiver em Cracóvia com crianças. Sentirá isso assim que o mercado de Natal abrir, com muitas bancas a vender decorações e presentes feitos à mão, comida tradicional e bebidas para o aquecer.
O mercado está localizado na Praça do Mercado central de Cracóvia, por isso será difícil resistir a uma paragem. O meu conselho é que aproveite ao máximo; a Cracóvia na altura do Natal tende a encher-se de turistas, especialmente em dezembro, por isso novembro é a altura ideal para começar a época festiva sem as multidões.
8. Aqueça-se com uma boa cerveja quente ou um vodka
Não se preocupe, mas há uma bebida que é muito típica do inverno em Cracóvia: a cerveja quente. Pode parecer algo que não queira experimentar à primeira vista, mas quando estiver a passar uma noite fria de novembro em Cracóvia, ficará contente por ter entrado num bar para beber um copo de cerveja quente.
Se for a Cracóvia em novembro, vai reparar que, com os primeiros dias de frio na cidade, os bares começam a servir cerveja quente. Não pense que é apenas micro-ondas, porque a Grzane Piwo, como é chamada em polaco, também contém gengibre, canela, cravinho e outras especiarias. Em suma, um cocktail delicioso que o aquecerá rapidamente. Tenha cuidado, beba-o devagar para o saborear e para que não lhe suba à cabeça demasiado depressa.
A vodka é também uma excelente opção para o aquecer (mas sempre com moderação) e não consigo pensar num plano melhor do que reservar uma excursão de vodka pelo bairro judeu de Kazimierz, onde irá provar quatro variedades desta bebida espirituosa e aprender sobre a história do bairro. Dois em um!
9. Descubra a Polónia alternativa no Festival de Arte Áudio
Cracóvia pode parecer um pouco tradicional quando se chega, com as suas casas baixas e ruas empedradas, mas também tem um lado muito alternativo e vanguardista. Se não acredita em mim, tem de ir ao Festival de Arte Audio, que enche a cidade de arte pós-modernista, experimental e multidisciplinar todos os anos em novembro.
Todos os anos, em novembro, o Festival de Arte Áudio de Cracóvia recebe artistas de todo o mundo que querem expor as suas criações, que muitas vezes misturam arte visual com sons. O que se pode esperar? Instalações, concertos e espectáculos onde os artistas criam som no local graças à tecnologia, tornando-se compositores e intérpretes ao mesmo tempo.
A maioria dos eventos tem lugar em salas de concertos e cinemas da cidade, e a entrada em alguns deles é gratuita, por isso aproveite esta oportunidade para conhecer o lado hipster de Cracóvia.
10. Descubra um tipo diferente de cinema no Festival Internacional de Cinema Etiuda&Anima.
Gostas de arte? Então está com sorte se for a Cracóvia em novembro, pois o festival de cinema Etiuda&Anima realiza-se nos últimos dias do mês, dando visibilidade às criações cinematográficas de estudantes, produtores independentes e artistas de todo o mundo.
Os dois nomes do festival, Etiuda e Anima, referem-se a dois prémios. Etiuda é uma competição para estudantes que apresentam longas-metragens e documentários, enquanto Anima é uma competição dedicada a filmes de animação.
Este é o festival de cinema mais antigo da Polónia. Durante o festival, a Cracóvia enche-se de filmes de arte e de cinema de autor, especialmente de filmes de animação que não estão muito disponíveis, por isso, se é fã deste tipo de arte, vai querer fazer uma visita ao festival. Os bilhetes são bastante acessíveis (cerca de 15 euros para a admissão geral e 5 euros para os passes de cinema), pelo que vale bem a pena uma visita.
Como são as temperaturas em Cracóvia em novembro?
Só uma coisa: prepare-se para o frio. Em novembro, as temperaturas baixas atingem Cracóvia, pelo que terá de levar roupa quente para suportar mínimas de quase 0°C. Por outro lado, a precipitação é bastante frequente (chove cerca de metade dos dias do mês), por isso lembre-se de levar um bom casaco impermeável e várias camadas - vai precisar delas!
Conhecendo a previsão meteorológica para novembro, pode estar a perguntar-se se esta é realmente a melhor altura para ir a Cracóvia, mas posso garantir-lhe que, se estiver preparado, conseguirá aguentar o frio. As noites são ainda mais frias, por isso aproveite as horas de luz do dia (cerca de 8 ou 9 horas) para visitar a cidade e, quando o sol se puser, entre num bar e beba um chocolate quente.
Ah, e se o frio for mais intenso do que gostaria, não hesite e entre no autocarro turístico de Cracóvia para continuar a explorar a cidade, mas de uma forma super confortável e abrigada do frio.
O que levar na minha mala para Cracóvia em novembro?
As temperaturas médias em Cracóvia em novembro rondam os 5°C (41°F). Um dos meus conselhos para viajar para Cracóvia é fazer as malas de forma sensata e lógica, levando roupa que lhe permita usar várias camadas durante a viagem (por exemplo, t-shirts térmicas, camisolas e casacos de lã ou corta-vento).
Claro que não se esqueça do seu casaco mais pesado em casa; se for impermeável, tanto melhor, pois costuma chover a meio do mês. Não recomendo um guarda-chuva, porque é desconfortável (especialmente se fores entrar em sítios ou se estiver vento) e se precisares de um, podes comprar um lá. O que precisa de levar na mala são luvas, um chapéu e sapatos bons e quentes que lhe permitam andar confortavelmente.
Está tudo pronto para ir a Cracóvia em novembro? Não te esqueças de me dizer o que achaste de todos os planos que te sugeri.