Mais sobre: Bilhetes e visitas às Minas de Sal a partir de Cracóvia
Durante sete séculos, o sal foi extraído nestas minas situadas a 12 km de Cracóvia. Atualmente, encontrará uma galeria de túneis subterrâneos com um clima terapêutico e uma exposição de impressionantes figuras de sal. Esta é uma das excursões mais populares a partir de Cracóvia e há várias formas de a fazer.
Tipos de excursões para visitar as Minas de Sal de Wieliczka a partir de Cracóvia
Declaradas Património Mundial pela UNESCO, as Minas de Sal de Wieliczka recebem centenas de visitantes todos os dias. A visita é normalmente organizada no âmbito de uma excursão organizada a partir de Cracóvia e existem várias opções, consoante esteja interessado apenas no transporte, no transporte e nas taxas de entrada ou numa visita guiada com um guia especializado.
Também é possível reservar uma excursão que o leve a Auschwitz e às Minas de Sal de Wieliczka num só dia. Uma opção ideal se só tiver dois ou três dias para explorar a cidade de Cracóvia.
Transfer de Cracóvia para Wieliczka com visita guiada
Túneis, capelas, passagens, câmaras esculpidas nas rochas, estátuas de sal... Tudo isto é o que vai encontrar nas minas de sal de Wieliczka, mas primeiro tem de lá chegar. Esta opção de transfer de Cracóvia para Wieliczka com visita guiada inclui o transfer num veículo privado, com WIFI, ar condicionado e água engarrafada, a partir do seu hotel no centro de Cracóvia ou de um ponto de encontro à sua escolha entre oito possibilidades.
Para além do transporte, o preço de 63 € inclui os serviços de um guia profissional contratado pelo museu e auscultadores que pode utilizar para ouvir claramente as explicações do guia durante a visita.
Pode reservar esta visita em linha, sabendo que, se os seus planos mudarem ou se acontecer algum imprevisto, pode cancelar com 24 horas de antecedência. Assim que a sua reserva for confirmada, receberá um e-mail que servirá de voucher com todas as informações necessárias para desfrutar da sua visita.
Bilhetes de entrada para as Minas de Sal de Wieliczka com visita guiada
Também pode comprar os seus bilhetes para as minas de sal de Wieliczka sem reservar transporte a partir de Cracóvia (pode viajar de carro alugado ou de transportes públicos). Os bilhetes para as Minas de Wieliczka incluem uma visita guiada disponível em inglês, alemão, italiano, francês, espanhol ou alemão.
Os bilhetes para as Minas de Wieliczka ser-lhe-ão enviados por correio eletrónico após a reserva online. Pode escolher o dia e a hora da sua visita de entre uma série de opções e, tendo reservado com antecedência, não terá de esperar na fila da bilheteira à chegada. Durante a visita às minas, receberá auscultadores para poder ouvir claramente as explicações do guia.
A visita completa às minas dura cerca de 3 horas e é essencial fazê-la com um guia, tanto para as explicações sobre a importância das minas e do seu sistema de funcionamento, como para o guia orientar o grupo no interior do museu. Lembre-se de usar sapatos confortáveis para a visita e tente estar à porta cerca de 15 minutos antes da hora marcada.
Transfer de Cracóvia para Wieliczka com entrada nas minas de sal e visita guiada
Esta visita guiada às minas de sal de Wieliczka a partir de Cracóvia foi concebida para um máximo de 40 viajantes e o preço inclui: transporte, visita guiada e entradas nas minas. O transporte será efectuado no dia e à hora escolhidos no momento da reserva online, a partir de um ponto de encontro central em Cracóvia; será informado do ponto de encontro exato por e-mail.
Pode escolher entre várias horas para fazer uma visita nocturna às minas. Em todos os casos, o transporte será efectuado numa confortável minivan com ar condicionado, partilhada com outros viajantes. O transporte para as minas demora cerca de meia hora e, uma vez lá, a visita dura cerca de duas horas e meia; pode fazê-la em espanhol, inglês, alemão, francês ou italiano.
Entre todas as opções disponíveis, esta é a que oferece a melhor relação qualidade/preço, uma vez que só tem de se preocupar em chegar ao ponto de encontro em Cracóvia e, uma vez lá, o transporte, as taxas de entrada, a visita e o regresso estão incluídos no preço.
Excursão com tudo incluído às Minas de Sal de Wieliczka a partir de Cracóvia
Se quiser visitar as Minas de Sal de Wieliczka numa excursão privada, também tem a oportunidade de o fazer reservando esta opção online. O preço será mais elevado do que o das visitas em grupo, mas em troca desfrutará de um transfer privado e de um motorista especializado que o irá buscar ao seu hotel e que estará à sua disposição exclusiva.
O preço desta excursão inclui a visita guiada às minas, a entrada nas minas e o transporte privado a partir de Cracóvia. Quanto ao horário da visita, pode escolher o que melhor se adapta às suas necessidades; note que a visita ao interior das minas demora cerca de duas horas e meia e a viagem de Cracóvia demora meia hora para chegar e meia hora para regressar.
A visita guiada pode ser feita em inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão e durante a visita ser-lhe-á mostrada toda a rede de câmaras e túneis subterrâneos, uma capela feita inteiramente de sal, as ferramentas utilizadas para extrair o sal durante a Idade Média ou a exposição de figuras míticas também esculpidas em sal.
Há também um pacote que inclui uma excursão a Auschwitz e às minas de sal de Wieliczka a partir de Cracóvia. Nesta excursão de 11 horas, que inclui transporte do hotel, poderá ver um dos campos de concentração mais importantes da era nazi e visitar o complexo subterrâneo das minas de sal, dois lugares essenciais na sua visita a Cracóvia.
O que ver nas Minas de Sal de Wieliczka
Uma viagem às minas de sal de Wieliczka, situadas a meia hora de carro de Cracóvia, é uma das mais populares entre os viajantes que visitam a cidade polaca. As minas são Património Mundial desde a década de 1970 e são famosas pela beleza das suas salas de sal e pela rede de túneis que se estende por cerca de 300 km.
O processo de fabrico do sal
Durante esta visita, ficará a conhecer o processo de extração de sal que tem sido utilizado nas minas, agora um museu, desde a Idade Média e também como as condições meteorológicas a uma profundidade de 325 metros criaram um microclima subterrâneo único que é ideal para pessoas que sofrem, por exemplo, de asma.
A visita guiada
Durante a visita, descerá às minas através de uma escadaria e subirá num elevador semelhante ao utilizado pelos mineiros. No interior, encontrará um lago iluminado, câmaras decoradas exclusivamente com sal, figuras de pessoas famosas feitas de sal e até uma capela que o deixará sem palavras. Descobrirá também, graças às explicações do guia que o acompanhará durante a sua visita, o modo de vida e as condições de trabalho dos operários que trabalharam nestas minas durante séculos.
Dica de viagem da Ana
A visita às minas inclui um total de 800 degraus, pelo que não é recomendada a visitantes com problemas de mobilidade.
Dicas práticas para a sua visita a Wieliczka
Como chegar a Wieliczka
A forma mais comum de chegar às minas de sal de Wieliczka a partir de Cracóvia é através de transporte privado oferecido por excursões organizadas. No entanto, também é possível chegar a Wieliczka por conta própria, utilizando um carro alugado com GPS (demorará cerca de meia hora). Também pode chegar lá de táxi (não deve pagar mais de 15 euros em cada sentido), de comboio a partir da Estação Central de Cracóvia (há pelo menos dois comboios por hora para Wieliczka) ou de autocarro 304 a partir da paragem Wieliczka Kosciól.
Horários
Os horários de abertura podem variar consoante a época do ano, mas normalmente o horário de abertura é das 7h30 às 19h30 no verão e das 8h às 17h no inverno. O mais importante é prestar atenção aos horários de abertura das visitas guiadas na sua própria língua, uma vez que há várias visitas em diferentes línguas ao longo do dia. Por conseguinte, recomenda-se vivamente que reserve os seus bilhetes para as Minas de Wieliczka com bastante antecedência.
Línguas
Para além do polaco, a visita guiada às minas está disponível em inglês, alemão, francês, italiano, russo, espanhol e francês. Todas as visitas têm auscultadores para ouvir o guia e são organizadas em grupos de cerca de 35 pessoas.
O que levar
Independentemente da temperatura exterior, nas minas faz bastante frio devido à humidade. Não se esqueça de trazer algo quente para vestir durante a visita. Recomenda-se também o uso de calçado confortável e não escorregadio.
É possível tirar fotografias?
Para tirar fotografias do interior das minas, terá de pagar um suplemento de cerca de dois euros e meio à entrada. Caso contrário, poderá ser notado durante a visita.
A visita
A descida completa até às minas é composta por cerca de 800 degraus. A maior parte da subida é feita num elevador como o utilizado pelos mineiros, o que pode não ser adequado para os claustrofóbicos. Em termos gerais, a visita não é muito difícil, mas não é recomendada para pessoas com mobilidade reduzida.
É possível comer e beber dentro das minas?
Embora uma das salas das minas possa ser alugada para eventos e casamentos, não é permitido comer e beber no interior das minas e não existe um local para o fazer.
Se estiver interessado numa visita às minas de sal de Wieliczka, também terá interesse em
A excursão às minas de sal de Wieliczka é uma das duas excursões mais populares em Cracóvia. A outra, ainda mais popular, é de natureza muito diferente: a excursão aos campos de concentração de Auschwitz.
Embora, à primeira vista, possa achar esta excursão mórbida ou desagradável, posso assegurar-lhe que é uma verdadeira lição de história dada com o maior respeito pela memória das vítimas. Pode encontrar muitas opções diferentes para esta excursão a partir de Cracóvia; recomendo que faça alguma pesquisa antes de decidir tirar o máximo partido desta experiência. Aqui está um link para o meu artigo sobre Excursões a Auschwitz a partir de Cracóvia para que possa organizar a sua visita.
Se preferir saber que outras opções oferece Cracóvia, também escrevi um artigo sobre Os 10 melhores tours e excursões a partir de Cracóvia para que possa escolher a que melhor se adapta à sua viagem.