Mais sobre: O que ver e fazer em Sintra
Uma das melhores excursões a partir da capital portuguesa é, sem dúvida, a que o leva à vila de Sintra. Embora haja muito para ver e fazer em Lisboa, se conseguir arranjar tempo para visitar esta cidade, garanto-lhe que não se vai arrepender. Para o convencer, preparei uma pequena lista das suas principais atracções.
Sintra, a apenas 25 quilómetros de Lisboa, faz parte da lista de Cidades Património Mundial da Unesco. Embora o seu monumento mais famoso seja o espetacular Palácio da Pena, também encontrará outros edifícios impressionantes, praias próximas e vistas fabulosas sobre o Oceano Atlântico.
1. Visite o Palácio da Pena, uma das maravilhas de Portugal.
O ponto de referência mais famoso de Sintra é o Palácio da Pena. De facto, o complexo de que faz parte foi declarado por Portugal como uma das suas Sete Maravilhas.
Este palácio nasceu no século XV como um simples mosteiro, mas foi destruído por várias catástrofes naturais. Depois disso, no século XIX, o rei D. Fernando II comprou o terreno e mandou construir o palácio, que hoje pode ser visitado para passar os verões com a família.
O Palácio da Pena está situado no topo de uma colina com vista para a cidade. Foi construído numa mistura de diferentes estilos arquitectónicos, desde o renascentista ao mourisco, e o seu exterior foi pintado com cores vivas.
Informações práticas
- Como lá chegar: a forma mais conveniente é reservar uma excursão a partir de Lisboa que inclua uma visita ao palácio, se estiver na capital. Se viajar de comboio, quando chegar à estação de Sintra, deve apanhar o autocarro 434. Também pode fazer este percurso a pé, mas é uma subida de 3 quilómetros.
- Bilhetes: Se estiver sozinho, recomendo que reserve com antecedência a sua visita ao Palácio da Pena, que custa cerca de 23 euros.
- Horário de abertura: O palácio abre às 09:30 e fecha às 18:30, embora a entrada só seja permitida até às 18:00. O parque pode ser visitado entre as 09:00 e as 19:00.
- Se quiser saber mais... Ler o artigo Como visitar o Palácio da Pena
2. Mergulhe no mistério da Quinta da Regaleira
Embora menos conhecida do que o Palácio da Pena, se estiver em Sintra não pode perder uma visita à Quinta da Regaleira. Todo o complexo transpira magia e mistério, com passagens secretas, cascatas escondidas, grutas e múltiplas referências aos Templários e à Maçonaria.
Durante o seu passeio poderá observar:
- Várias espécies exóticas.
- O chamado Poço Iniciático, um grande poço de pedra com uma escada em espiral e uma cruz da Ordem do Templo numa das suas paredes.
- A Capela da Santíssima Trindade.
- O Palácio da Regaleira, que alberga um laboratório alquímico situado numa torre octogonal (típica da Ordem do Templo), a Sala de Caça e a biblioteca.
Informações práticas
- Taxa de entrada: ao reservar uma excursão a Sintra a partir de Lisboa, a entrada na Quinta pode estar incluída. Para quem faz uma visita auto-guiada ou uma visita sem taxa de entrada, custa entre 10 e 15 euros e a visita pode ser guiada ou auto-guiada. Há preços especiais para crianças, jovens e idosos.
- Horário de visita: todos os dias das 9:30 às 20:00 horas de abril a setembro, no resto dos meses das 10:00 às 18:30 horas.
3. Descubra os belos azulejos do Palácio Nacional de Sintra
Outro grande edifício a não perder se visitar Sintra é o Palácio Nacional, um verdadeiro símbolo da cidade. As suas duas torres, na verdade grandes chaminés cónicas que se erguem da cozinha, fazem parte da paisagem inconfundível da vila e são visíveis de muitas das suas ruas.
O palácio foi inicialmente construído em estilo mourisco, mas no século XV foi completamente renovado em estilo manuelino. Pelos seus méritos arquitectónicos e históricos, o edifício foi nomeado Património Mundial da UNESCO.
Embora o exterior seja sempre digno de ser visto, a melhor parte da visita tem lugar no interior do palácio. Para além dos seus pátios e da capela decorada com mosaicos, não perca as salas repletas de belos azulejos geométricos.
Informações práticas
- Entrada: o bilhete normal de adulto custa cerca de 10 euros, com pequenos descontos para crianças e pessoas com mais de 65 anos. Também é possível comprar um bilhete familiar (2 adultos e 2 crianças) por cerca de 33 euros.
- Horário de funcionamento: das 09:30 às 18:30.
- As suas salas mais bonitas são: Sala Moura, Sala dos Cisnes, Sala dos Archeiros e Sala das Pregas.
4. Subir aos vestígios do Castelo dos Mouros
Numa colina sobranceira à vila, junto à entrada do Palácio da Pena, ergue-se o Castelo dos Mouros, uma fortaleza construída pelos árabes no século IX no meio de uma floresta. Embora tenha de enfrentar uma subida para lá chegar, recomendo que reserve bilhetes para o Castelo dos Mouros para o ver:
- A Torre Real: tem um acesso que conduz ao terraço. Não hesite em subir para ter uma óptima vista de toda a cidade e do Atlântico.
- A porta mourisca com um arco em ferradura que sobreviveu à passagem do tempo.
- A antiga capela românica:
- A grande cisterna construída pelos árabes.
Informações práticas
- Como chegar: a partir do Palácio da Pena é necessário seguir uma estrada que conduz às muralhas. O caminho a percorrer, a Rampa da Pena, é bastante sinuoso, mas o esforço não é demasiado árduo.
- Bilhetes: cerca de 12 euros para adultos, com um pequeno desconto para jovens e pessoas com mais de 65 anos.
- Horário de funcionamento: das 9:00 às 18:30
5. Ponha-se no lugar dos monges do Convento dos Capuchos
Se gosta de histórias menos conhecidas, vai adorar uma visita ao Convento dos Capuchos. Para começar, o local está situado num cenário mágico, no meio de uma floresta a cerca de 7 quilómetros do centro de Sintra.
Este antigo mosteiro franciscano foi construído em 1560. Ainda se podem ver as celas esculpidas em pedra onde os monges viviam para manter o voto de pobreza que caracterizava a ordem. Se entrar, aconselho-o a ter cuidado, pois todas as portas e tectos são muito baixos.
Para além destas celas, existem ainda outras divisões, como a cozinha, a igreja, a capela do Senhor Morto e a capela do Senhor dos Passos. Esta última conserva ainda interessantes vestígios de azulejos com cenas religiosas.
Informações práticas
- Como chegar lá: se não tiver carro, a melhor opção é apanhar o autocarro turístico local, que lhe permitirá visitar alguns dos recantos mais afastados da cidade ao seu próprio ritmo. Outra opção é apanhar um táxi ou ir a pé até à zona.
- Bilhetes: a entrada para adultos custa cerca de 7 euros, enquanto as crianças e os maiores de 65 anos pagam menos 1,50 euros.
- Horário de funcionamento: no inverno, abre às 09:00 e encerra às 18:00, enquanto o horário de encerramento no verão é prolongado até às 20:00.
6. Passeio pela cidade velha de Sintra
Tal como no bairro de Alfama, em Lisboa, e outros semelhantes, o encanto de Sintra vai para além dos seus monumentos. Por esta razão, recomendo que se dirija ao bairro antigo da cidade e que simplesmente passeie pelas suas ruas para apreciar os maravilhosos edifícios que o compõem. A não perder:
- A Câmara Municipal da cidade, com a sua fachada de estilo neo-manuelino. É uma pequena joia arquitetónica.
- O Museu de História Natural e o Museu Anjos Texeira.
- As lojas de recordações, caso lhe apeteça comprar alguma coisa.
É também a casa de alguns dos melhores restaurantes de Sintra, mas se não tiver tempo para parar, há outras delícias gastronómicas para experimentar, como as queijadas e os traveseiros. Definitivamente, o melhor sítio para as provar (ou comprar algumas para mais tarde) é a pastelaria Casa Piriquita.
7. Visite o Palácio de Monserrate e os seus maravilhosos jardins
A poucos quilómetros do centro de Sintra encontra-se o Palácio de Monserrate, uma mansão construída no século XIX pelo milionário britânico Sir Francis Cook. É um dos melhores exemplos do estilo mourisco em Portugal, embora também sejam evidentes as influências indianas, mudéjares e góticas.
O meu conselho é que aproveite a sua visita para passear no parque que rodeia o edifício, onde se encontram plantas exóticas trazidas pelo nobre britânico.
Informações práticas
- Como chegar lá: fica a cerca de 4 quilómetros do centro de Sintra. Se não lhe apetecer andar tanto e não tiver carro, a melhor maneira de lá chegar é utilizar o autocarro Scotturb 435.
- Bilhetes: O bilhete de adulto custa cerca de 8 euros e é válido tanto para o palácio como para o parque. As crianças e os maiores de 65 anos beneficiam de um desconto de 1,5 euros.
- Horário de funcionamento: O parque está aberto das 09:00 às 19:00, enquanto o palácio pode ser visitado entre as 09:30 e as 18:30.
8. Visitar o chalé da Condessa
Embora não seja uma visita obrigatória, se tiver tempo suficiente, pode visitar o chalet e os jardins da Condessa d'Edla sem medo de ficar desapontado. A casa foi construída num estilo alpino muito diferente do resto dos edifícios de Sintra.
Foi o rei D. Fernando II que a mandou construir pelo motivo romântico de ter um local para viver a sua história de amor com Elise Hensler, a Condessa d'Edla e sua futura esposa.
A parte mais interessante da visita são os jardins que rodeiam a casa, com um grande número de plantas exóticas trazidas de lugares tão distantes como a Nova Zelândia e a Austrália.
Informações práticas
- Entrada: incluída no preço de entrada do Palácio da Pena.
- Horário de funcionamento: das 09:00 às 19:00 para ver os jardins e das 09:00 às 18:00 para entrar na casa.
9. Ver as espectaculares praias perto de Sintra
A maior parte das vezes, quando se organizam excursões a Sintra a partir de Lisboa, pensa-se em ver os monumentos e a natureza que os rodeia. No entanto, muitos lisboetas fazem a viagem para ir a algumas das melhores praias do país no verão ou na primavera.
As praias mais conhecidas são as do Guincho, da Ursa e das Maçãs. Para lá chegar, pode utilizar o elétrico histórico de Sintra.
A Ursa, em particular, é possivelmente uma das praias mais espectaculares de todo o país. O seu areal é rodeado por altas arribas e afloramentos rochosos recortados que lhe conferem uma beleza única.
10. Não perca as vistas do Cabo da Roca
Apesar de estar um pouco afastado de Sintra (a cerca de 20 quilómetros a oeste da vila), o Cabo da Roca é um local de visita obrigatória se tiver oportunidade. De facto, está incluído em quase todas as excursões organizadas com partida de Lisboa.
É o ponto mais ocidental da Europa continental. A partir das suas falésias de 140 metros de altura (coroadas por um farol), pode desfrutar de vistas deslumbrantes do Atlântico e das ondas a bater nas rochas.
Informações práticas
- Como chegar: contratar uma excursão para o Cabo da Roca a partir de Lisboa é uma boa opção, seguida da opção de carro. Os que preferem os transportes públicos também podem visitar o cabo com a empresa de autocarros Scotturb.
Como chegar a Sintra a partir de Lisboa
Se quiser informações mais detalhadas, pode encontrá-las no meu artigo Como chegar de Lisboa a Sintra. Aqui está um resumo das formas de viajar entre as duas cidades:
- Excursão organizada: a forma mais cómoda de conhecer Sintra a partir de Lisboa é contratando uma excursão organizada. Existem vários tipos, desde as que incluem entradas nos principais monumentos até às que o levam também ao Cabo da Pena.
- Comboio: a partir da estação do Rossio, há vários comboios diários que o levam a Sintra. Outra opção é apanhar a linha de comboio da estação do Oriente, mas verifique antes se precisa de mudar de comboio.
- Carro: embora haja grandes vantagens em conduzir, há uma grande probabilidade de encontrar sérios problemas de estacionamento em Sintra, especialmente na época alta e aos fins-de-semana.