10 coisas para fazer em Lisboa no verão
Nunca é má altura para ir a Lisboa, mas o verão é uma altura em que a luz chega a todos os cantos. Quer descobri-la?
Vais para Lisboa no verão e eu tenho tanta inveja! É uma estação muito agradável em que as pessoas saem à rua para celebrar o bom tempo e a cultura da cidade.
Embora o calor do verão possa atingir temperaturas elevadas, há sempre uma forma de o combater, aproveitando tudo o que há para ver e fazer em Lisboa. Compilei as minhas coisas preferidas para que também as possas aproveitar.
1. Assistir ao pôr do sol num cruzeiro pelo rio Tejo
Naquelas tardes soalheiras de verão em Lisboa, prometo que não há melhor plano do que um cruzeiro pelo Tejo. Quando entrar a bordo e começar a navegar ao longo do rio, vendo o brilho do pôr do sol a pintar as margens, vai perceber porque digo isto. As vistas são muito melhores quando há luz, e é por isso que esta experiência é muito mais agradável nos meses de verão. Além disso, a brisa suave no convés é apreciada nos dias mais quentes.
O barco leva-o num passeio para que possa ver o Cristo Rei, o Mosteiro dos Jerónimos ou a Torre de Belém, uma das mais famosas atracções do bairro de Belém. Para tornar este passeio ainda mais refrescante, normalmente inclui uma bebida a bordo, por isso aproveite para beber um copo de vinho português!
Tenha cuidado, pois o sol pode ser perigoso no verão, por isso não se esqueça de levar protetor solar e até uma pala. Se reservar um passeio ao pôr do sol, verifique as temperaturas e traga um casaco leve, para o caso de ser necessário.
2. Desfrutar da cultura nas Festas dos Santos Populares
Quem é que não gosta de carnaval durante todo o ano? O bom é que se viajar para Lisboa no verão, pode festejá-lo durante praticamente todo o mês de junho. O bom tempo, a música, as cores... A cidade transforma-se numa grande festa durante o dia de São Pedro, São João e Santo António. As comemorações destes três santos padroeiros reúnem-se nas chamadas Festas dos Santos Populares, que não vai querer perder!
O dia mais importante, ou melhor, a noite, é 12 de junho. É nessa altura que se realiza o grande desfile pela Avenida da Liberdade, uma das maiores e mais centrais avenidas de Lisboa. Prepare-se para aguentar danças, fogueiras, bailes ao ar livre e churrascos até altas horas da madrugada.
Passeie por Lisboa e descubra a sua cor
Os diferentes bairros de Lisboa são decorados para tentar ganhar o concurso anual, por isso não perca a oportunidade de passear por todos eles e escolher o seu preferido. Cada zona tem também os seus próprios grupos de música e coreografia, que também podem ganhar um cobiçado prémio.
Tradições das Festas
Se há um prato que não pode deixar de provar no verão lisboeta é a sardinha assada, que, segundo a lenda, Santo António usava para alimentar uma aldeia italiana. Este santo padroeiro não é apenas o padroeiro da cidade, mas também o padroeiro dos casais recém-casados, razão pela qual se vêem muitos nas ruas no dia 12 de junho, pois é um dia em que se celebram muitos casamentos ao mesmo tempo.
Se quiser conhecer melhor a cultura portuguesa e o significado de todas estas celebrações, esta época é uma das melhores para fazer uma visita guiada à capital. Se compreender melhor o que o rodeia, poderá desfrutar muito mais das festividades.
3. Admire o circo de rua durante o festival BaixAnima
O verão de Lisboa é vivido nas ruas, não há dúvida, e é por isso que durante os três meses que dura o festival BaixAnima é realizado. Acrobacia, circo, desporto, dança, música, teatro... Em suma, muita arte enche os bairros da cidade graças a este festival. O melhor de tudo é que todos estes espectáculos, organizados aos fins-de-semana de julho a setembro, são gratuitos.
O centro da capital portuguesa, especialmente o bairro da Baixa, perto da Rua Augusta, é onde se realiza o Festival de Rua BaixAnima. Embora se possam encontrar espectáculos de todos os tipos, os meus preferidos são os de circo.
4. Refrescar-se nas praias de Cascais
Não sei quanto a si, mas para mim o verão cheira a praia, por isso se está em Lisboa tem de fugir para Cascais. É fácil fazê-lo com uma excursão organizada a partir de Lisboa, que eu recomendo vivamente para que se possa concentrar numa visita relaxante às praias atlânticas da vila. A apenas 40 minutos da capital, Cascais faz parte da famosa Riviera Portuguesa, onde as praias de areia branca e azul-turquesa são o cenário ideal para o verão.
Há alguns anos, esta vila era apenas para os ricos e o glamour misturava-se com as ondas do Atlântico. Atualmente, é um destino aberto a todos e com preços acessíveis. No entanto, se vai passar a noite, reserve um hotel com antecedência, pois no verão ficam lotados.
Para além de dar um mergulho quando o calor se faz sentir na cidade, é também muito comum ver surfistas ou simplesmente pessoas a passear no passeio marítimo. O meu conselho é que passe pelo menos um dia por lá e descubra uma das minhas (e de muitos portugueses) praias preferidas: a Praia da Rainha. Fica perto da estação de comboios e é linda, perfeita para relaxar.
5. Viva as longas noites de verão em Lisboa
Se ainda não esteve em Lisboa, pode ficar surpreendido com o tamanho dos bares à noite. Porque é que digo isto? Porque são bastante pequenos. Isto significa que a maior parte da vida nocturna de Lisboa se passa nas esplanadas e nas ruas. No inverno, em Lisboa, isto pode ser difícil por causa do frio, mas no verão é um luxo. À noite, as temperaturas descem o suficiente para que não se morra de calor, mas se possa desfrutar do ambiente.
Para além das discotecas do Cais do Sodré, os melhores bares estão no Bairro Alto e em Alfama, onde também se podem ouvir concertos de fado ao vivo, ao ar livre. No entanto, também é possível encontrar locais com música mais comercial. Mas não vá muito cedo, porque no verão é preciso esperar até quase à meia-noite para que os habitantes locais saiam para festejar.
6. Abrigar-se do calor num autocarro turístico
As temperaturas em Lisboa durante os meses de verão podem atingir os 35ºC e, a meio do dia, subir e descer as muitas colinas da cidade pode não parecer uma boa ideia. Quando o calor não lhe permite andar pela cidade, já pensou em reservar um autocarro turístico de Lisboa? Estes autocarros têm ar condicionado e são uma óptima forma de ir de um ponto a outro com conforto.
Embora o calor em Lisboa nem sempre seja um problema, pode haver alturas em que não se consegue desfrutar plenamente da viagem, especialmente se tiver de caminhar ao sol. Para evitar isso, recomendo que compre bilhetes para um autocarro turístico com paragens gratuitas. Do cimo, pode ter uma vista panorâmica de Lisboa e, estando em movimento, sentirá o vento na cara e não terá tanto calor.
O melhor é que estes autocarros ligam os pontos mais importantes da cidade, como a Praça do Comércio, a Torre de Belém ou o Parque Eduardo VII. Porque apesar de tudo estar mais ou menos perto em Lisboa, as suas colinas podem ser um desafio nos dias mais quentes, como vai ver.
7. Dançar nos festivais de verão de Lisboa
De junho a setembro, Lisboa enche-se de música e os melhores festivais chegam à cidade. Provavelmente já ouviu falar do Rock in Rio, que se realiza no início do verão, mas há muitos outros que encontram na capital portuguesa o clima e a atmosfera perfeitos para trazer a música e a arte para as ruas, tais como:
. NOS' Alive: acontece nos primeiros dias de julho e seu line-up reúne grandes bandas e cantores de renome mundial. Há alguns anos, The Weeknd esteve presente, assim como Metallica e Ryan Adams. . Super Bock Super Rock: gostas mais de rock? Este festival realiza-se todos os anos em julho no Parque de las Naciones, onde actuam grandes nomes do rock como The Strokes e Red Hot Chili Peppers. Tem um ambiente muito cosmopolita e urbano, por isso espera-se ver muitas bandas novas e diferentes ... Festivais de Jazz: no plural porque, sim, no verão Lisboa soa a jazz. O primeiro é o Cool Jazz Fest, em julho, que se realiza nos parques mais bonitos de Lisboa e que conta também com concertos de blues e funk. Mais tarde, em agosto, realiza-se o Jazz em agosto, com um ambiente muito mais estival e português. Sumol Summer Fest: no final de junho e início de julho, durante cerca de dois dias, o parque de campismo da Ericeira, perto de Cascais, tem surf e DJs a tocar durante todo o dia. . Festas do Mar de Cascais: mais do que apenas música. Se é verdade que os concertos de artistas nacionais têm um papel importante, a vila também se enche de mercados de rua, artesanato e fogo de artifício para iluminar as noites de verão em agosto.
8. Desfrute de um saboroso piquenique nos parques de Lisboa
Há algo no verão que faz com que um piquenique seja o melhor plano para o almoço (ou jantar). Lisboa também tem muitos parques e áreas verdes, o que faz com que seja uma atividade favorita tanto para os habitantes locais como para os visitantes. O meu conselho é não só ir a um sítio como a Cerca da Graça, mas também comprar comida fresca, típica e de qualidade num dos mercados de Lisboa.
Um dos meus parques preferidos é o Parque Eduardo VII; é o maior da cidade e tem muito espaço, incluindo uma zona de piqueniques. Muitas pessoas vão lá a meio do dia para apanhar ar fresco. Se viaja para Lisboa com crianças, pode querer visitar o Jardim da Estrela, que tem um parque infantil.
Que comida levar? Se não se importar de se levantar cedo para comprar pão e fruta acabados de fazer, dirija-se ao Mercado da Ribeira. E se quiser provar as ricas e famosas conservas nacionais, o melhor é ir à Conserveira de Lisboa. Vai sair de lá com o menu perfeito para o dia.
9. Ir aos concertos de verão no Jardim da Estrela
Uma das minhas coisas favoritas para fazer em Lisboa no verão é ouvir música ao ar livre, o que é fácil com a série de concertos do Jardim da Estrela. Durante os meses de julho e agosto, principalmente, são organizados espectáculos no quiosque de ferro deste parque.
Também chamado Guerra Junqueiro, este jardim está situado no centro de Lisboa, funcionando como o seu grande pulmão. Se for a um dos seus concertos de verão (os bilhetes são postos à venda no seu site quando as datas chegam), recomendo que vá com antecedência para ter tempo de passear por ele. Porquê? Porque é o lar de muitas plantas exóticas, bem como de pavões e cisnes. Tem também muitas esculturas, o que o torna quase um museu no meio da natureza.
10. Apanhar sol (e tirar algumas fotografias) nos miradouros de Lisboa
Se quiser regressar de Lisboa com um bom bronzeado, aproveite o sol que cai sobre os seus miradouros no verão. Para além de vistas incríveis, muitos destes locais têm terraços para banhos de sol. Aliás, alguns deles têm espreguiçadeiras que podem ser alugadas, como é o caso do lounge das Portas do Sol.
Não lhe vou mentir, ir lá ao meio-dia pode ser um pouco opressivo, pois o sol incide diretamente. O meu conselho é que aproveite as horas da tarde para apanhar alguns raios de sol ao pôr do sol; ao mesmo tempo, vai poder tirar fotografias fantásticas das alturas, com toda a Lisboa a seus pés e uma luz invejável.
Se não lhe apetecer subir as colinas de Lisboa, pode sempre apanhar sol nas margens do Tejo. Em particular, recomendo a zona da Ribeira das Naus, que se transforma numa praia ajardinada durante os meses de verão.
Temperaturas de verão em Lisboa
Com temperaturas que variam entre os 15ºC e os 35ºC, muito pouca chuva e até 15 horas de luz por dia, Lisboa é um destino para desfrutar do verão mediterrânico. No entanto, o tempo pode ser um pouco sufocante e muito seco, especialmente em agosto. No entanto, a animação da cidade durante estes meses e todas as actividades ao ar livre valem bem o esforço.
Se for a Lisboa durante estes meses, deve ter em conta que o calor será notório, mas compreenderá como nunca o porquê de ser considerada "a cidade da luz". Tanto os lisboetas como os turistas saem à rua durante o verão, sobretudo à noite, quando as temperaturas descem e são mais agradáveis.
O que devo levar na minha mala se for a Lisboa no verão
O que não precisa é de um guarda-chuva, pois as probabilidades de chuva são mínimas. Por outro lado, lembre-se que as temperaturas podem chegar aos 35ºC, por isso leve roupa de verão, como saias, calções e tops. Claro, não se esqueça do protetor solar, dos óculos de sol e de um chapéu ou boné.
Embora o tempo seja bastante quente, arrefece um pouco à noite. Não precisa de roupas quentes, mas precisará de um casaco fino para sair depois do pôr do sol.