Mais sobre: O que ver e fazer em Belfast em 1 dia
Belfast é a capital da Irlanda do Norte e uma cidade que oferece experiências culturais e passeios históricos, especialmente com os seus 2.000 murais que contam a história de um dos conflitos mais críticos que a cidade viveu, os conhecidos como The Troubles.
Num dia em Belfast, pode passear pelas The Entries, uma série de ruas estreitas com os pubs mais antigos da cidade; explorar a Cathedral Square, onde se encontram alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade; e visitar a Titanic Square, onde o Titanic foi construído e é agora um dos museus mais visitados do país. Aqui está um itinerário para ver os destaques de Belfast em 24 horas.
Museu do Titanic

A primeira paragem deste itinerário de Belfast é o Museu Titanic, uma das atracções mais visitadas da cidade, que se situa a cerca de 2,5 quilómetros do centro da cidade. É possível chegar lá de transportes públicos ou de autocarro turístico.
O autocarro também o levará a outras atracções emblemáticas de Belfast e pode comprar um passe para todo o dia. O Museu Titanic está localizado no local onde o navio foi construído pela Harland and Wolff Company em 1917, sendo por isso considerado o "museu original" do Titanic. Pode fazer uma visita auto-guiada aos6 andares de exposições, onde verá reconstruções dos quartos do navio e muito material histórico. Além disso, um pequeno veículo irá levá-lo através de uma reconstrução multimédia do estaleiro que construiu o navio de cruzeiro. Por favor, note que é aconselhável reservar bilhetes para o Museu Titanic com antecedência, e pode levar entre 1,5 e 2 horas para visitar o museu, dependendo do seu interesse.
Factos úteis
- Localização: Science Park - Queens Road, Titanic Quarter, Irlanda do Norte.
- Horário de funcionamento: de abril a outubro das 9h às 18h, de novembro a março das 10h às 17h. A última entrada é 1 hora e 40 minutos antes da hora de encerramento na época alta e meia hora antes da hora de encerramento na época baixa.
- Taxa deentrada: cerca de 30 euros para adultos e cerca de 13 euros para crianças e adolescentes entre os 5 e os 15 anos de idade. As crianças com menos de 4 anos têm entrada gratuita.
Museu do Titanic
SS Nómada

Depois de visitar o Museu do Titanic, pode caminhar cerca de 250 metros até ao SS Nomadic, o navio que foi usado para transportar passageiros para o Titanic e outros navios de cruzeiro, e que agora foi convertido num museu.
Não há taxa de entrada para entrar neste navio, uma vez que está incluído no bilhete do Museu do Titanic. O navio exibe o luxo que caracterizou o navio, uma vez que foi projetado para estar apar do Titanic. Depois de funcionar durante algum tempo como restaurante flutuante em Paris, foi devolvido a Belfast e restaurado ao seu estado original. A visita ao museu pode durar entre meia hora e uma hora.
Antes de sair do museu, pode explorar a praça, que alberga as bancadas utilizadas para construir o Titanic e o seu gémeo, o Olympic, e exposições onde pode ter uma noção da dimensão dos navios. Todos os dias há uma visita guiada à praça sobre a história do Titanic, normalmente às 11 e às 13 horas.
É possível contratar uma visita guiada no museu e ela dura aproximadamente 1 hora.
Guindastes Sansão e Golias

A cerca de 600 metros do SS Nomadic estão os enormes guindastes gémeos Samson e Goliath, que se tornaram um símbolo da cidade. Pertenciam originalmente à Harland and Wolff, a empresa que construiu o Titanic. Atualmente, são uma espécie de porta de entrada para o Titanic Quarter, onde se encontra o Museu Titanic e o SS Nomadic. Tirar fotografias com estas gruas icónicas como pano de fundo demora apenas alguns minutos.
- Localização: Donegall Quay, Belfast BT1 3NG, Reino Unido.
Opcional: Docas do Titanic e Casa das Bombas

Se tiver um interesse especial pelo Titanic, pode ir ver as Docas do Titanic , a doca seca onde o Titanic esteve ancorado pela última vez antes de zarpar. Situa-se a 1,5 quilómetros do Museu do Titanic e a 3 km do centro de Belfast.
O cais está situado a cerca de 13 metros abaixo do nível do solo e foi construído especialmente para grandes navios como o Titanic. O local também abriga a Pump House, a antiga sala de bombas que foi convertida na Destilaria Titanic, onde é possível ver as bombas que eram usadas para esvaziar o cais de água.
Se decidir visitar, recomendo que verifique os horários das visitas guiadas para poder planear melhor a hora do dia. As visitas ao cais duram cerca de 60 minutos.
Informações úteis
- Localização: Science Park - Queens Road, Titanic Quarter, Irlanda do Norte.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 17h.
- Taxa deentrada: a partir de 10 EUR por pessoa.
O Peixe Grande

Depois de explorar o Titanic Quarter, pode visitar uma das esculturas mais emblemáticas da cidade: The Big Fish. Para lá chegar, pode apanhar um autocarro público ou turístico para o centro da cidade de Belfast, alugar uma bicicleta ou apanhar um táxi para chegar mais depressa. A escultura fica a cerca de 1,5 km dos guindastes Sansão e Golias.
O Big Fish é uma escultura de cerâmica com 10 metros de comprimento, que retrata acontecimentos relacionados com a história e a cultura de Belfast. Algumas das peças de cerâmica foram decoradas por crianças.
- Localização: Donegall Quay, Belfast BT1 3NG, Reino Unido.
Relógio do Memorial Albert

A 200 metros da escultura The Big Fish encontra-se o Albert Memorial Clock, a torre do relógio construída em honra do Príncipe Alberto, marido da Rainha Vitória. A torre, que foi concluída em 1869, tem 113 metros de altura e está ligeiramente inclinada, razão pela qual os habitantes locais se referem frequentemente a ela como a "Torre de Pisa" de Belfast.
- Localização: 17 Queen's Square, Belfast BT1 3FF, Reino Unido.
Farol da Esperança

A partir do Albert Memorial Clock, a torre do relógio, é preciso caminhar 350 metros para ver esta escultura de estilo contemporâneo, com quase 20 metros de altura e feita de metal. O Beacon of Hope foi inspirado na Thanksgiving Square, em Dallas, Texas, e encontra-se na praça com o mesmo nome, em Belfast, junto ao rio Lagan.
- Localização: Belfast BT1 3DJ, Thanksgiving Square.
Opcional no fim de semana: St George's Market

Se estiver de visita a Belfast numa sexta-feira ou ao fim de semana, pode passear por este antigo mercado do século XIX.
Fica a cerca de 400 metros da escultura Beacon of Hope, que pode ser percorrida a pé (5 minutos) ou de bicicleta, se tiver alugado uma. OSt George's Market é um ótimo local para encontrar produtos frescos, como fruta, legumes e peixe, bem como livros, roupas e antiguidades. Também é possível comprar uma refeição quente para o almoço, típica da Irlanda do Norte, por cerca de 5 euros por prato. Se estiver interessado em experimentar a comida tradicional da Irlanda do Norte, pode também participar numa excursão gastronómica e descobrir os melhores restaurantes da cidade, acompanhado por um especialista local.
Factos interessantes
- Localização: 12 East Bridge St, Belfast BT1 3NQ, Reino Unido.
- Horário de funcionamento: sextas-feiras das 8h às 14h, sábados das 9h às 15h e domingos das 10h às 15h.
- Entrada: gratuita.
Câmara Municipal de Belfast

A Câmara Municipal de Belfast fica a cerca de 700 metros do Albert Memorial Clock. É um dos mais belos edifícios renascentistas e barrocos de Belfast e foi inaugurado em 1906. É feito de pedra branca de Portland e é notável pela sua cúpula central de 53 metros e pela estátua da Rainha Vitória à entrada.
Nos jardins, há um memorial dedicado às vítimas do Titanic. A Praça da Câmara Municipal é frequentemente um ponto de encontro para os habitantes locais, bem como para eventos públicos e manifestações. Se tiver tempo, pode juntar-se a uma visitaguiada gratuita de 45 minutos ao interior deste edifício, que é normalmente dada em inglês.
Uma coisa especial que pode fazer durante a sua visita é sentar-se nos assentos do conselho. Como um extra opcional, pode caminhar cerca de 150 metros atéThe Linen Hall, a biblioteca mais antiga de Belfast, que foi fundada em 1788. Existe aqui um café e podem ser vistas exposições relacionadas com a história e a cultura da cidade.
Factos interessantes
- Localização: Donegall Square N, Belfast BT1 5GS, Reino Unido.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h30 às 17h, sábado e domingo das 10h às 17h. São organizadas visitas guiadas de segunda a sexta-feira às 11h00, 14h00 e 15h00 e aos sábados e domingos às 12h00, 14h00 e 15h00.
- Taxa deentrada: gratuita.
Passeio Mural

A partir da Câmara Municipal, tem um quilómetro até à Divis Tower, onde pode começar o seu passeio para ver os murais de Belfast, em direção a Falls St. Ver estes murais é entrar nos acontecimentos históricos críticos que marcaram a cidade durante 3 décadas, em relação ao conflito conhecido como The Troubles. Existem cerca de2.000 murais que relatam estes acontecimentos e que dificilmente se podem ver num dia, embora se possa ver muito se passar várias horas. No entanto, é um dos passeios essenciais desta cidade e um dos city tours mais recomendados em Belfast.
Um dos murais mais visitados é o Muro da Paz, situado em Cuper Way, onde os turistas podem escrever as suas mensagens de paz. Os mais famosos encontram-se na Falls Road, onde se encontra o Garden of Remembrance, e na Shankill Road.
O Muro Internacional em Divis St e Northumberland St é um dos mais emblemáticos, assim como os portões de metal que separavam os bairros católicos dos unionistas. Uma opção prática que lhe permitirá ver osmurais de Belfast em menos tempo é fazer uma visita guiada de táxi, com um guia local que conhece a história. Estas visitas demoram normalmente cerca de uma hora, pelo que são ideais para estadias curtas em Belfast ou se preferir não perder muito tempo na visita.
As entradas

Depois de visitar os murais, pode regressar à Cathedral Square para explorar The Entries, uma série de 8 ruelas estreitas entre High St e Ann St, conhecidas por terem os melhores pubs de Belfast. As ruelas, como a Pottinger's Entry, Joy's Entry, Winecellar Entry e Crown Entry, ganham vida após o pôr do sol, tornando-as o local ideal para terminar o seu dia em Belfast.
Entre os pubs que não pode perder em The Entries estão:
- White's Tabern, o pub mais antigo da cidade, que foi licenciado em 1680. Está localizado no número 2-4 da Winecellar Entry.
- O Crown Liquor Saloon, de estilo vitoriano, que abriu em 1826. O engraçado é que é preciso pisar a coroa de mosaico para entrar. Está localizado em County Antrim, 46 Great Victoria St., em County Antrim.
- AKelly's Cellar, uma das mais antigas da cidade, foi inaugurada em 1720. Tem uma importância histórica para a cidade, uma vez que foi o local de encontro da Society of United Irishmen, que liderou a rebelião de 1798 contra o domínio britânico. Endereço: 30-32 Bank Street.
- O Duke of York, um dos pubs mais fotografados da cidade, está localizado na parte mais antiga de Belfast. Endereço: 7-11 Commercial Ct.
Outra opção para explorar a cidade à noite é juntar-se a um pub crawl móvel, que o levará pelos locais mais emblemáticos do Bairro da Catedral e por pubs icónicos, como o The Dirty Onion.
Este pub está instalado num edifício antigo que remonta a 1780 e acolhe frequentemente concertos de música ao vivo.
Resumo do itinerário de um dia em Belfast
- Museu do Titanic
- SS Nomadic e Titanic Square
- Opcional: Docas do Titanic e Casa das Bombas
- Guindastes Sansão e Golias
- Torre do Relógio do Albert Memorial
- Escultura "Beacon of Hope
- Opcional: St George's Market
- Prefeitura de Belfast
- Passeio Mural
- As entradas
Este é o roteiro que proponho para a sua estadia de 1 dia na capital irlandesa mas, caso decida prolongar a sua estadia para 3 dias em Belfast, deixo-lhe abaixo uma lista de outros locais de interesse na cidade:
-
Queen's University, um dos edifícios mais icónicos de Belfast. Aí pode ver exposições, visitar o teatro de conferências, a sala de conferências Great Hall e os jardins, onde pode ver o Memorial de Guerra e a estátua de Galileu, entre outros.
-
O Jardim Botânico, um espaço verde ideal para um passeio ou piquenique, foi inaugurado em 1895. Está localizado perto da Queen's University.
-
O https://www.ulstermuseum.o rg/, o museu mais importante da Irlanda, onde se pode aprender sobre a história da cidade, bem como zoologia, ciências naturais, botânica, ecologia, entre outros. Está localizado perto do Jardim Botânico e a entrada é gratuita.
-
Catedral de Santa Ana, em estilo românico, que começou a ser construída em 1899. Situa-se na Praça da Catedral. Diz-se que contém a maior cruz celta da Irlanda.
-
Opera House, o teatro mais importante de Belfast, conhecido pela sua arquitetura oriental. Situa-se na Praça da Catedral.
A partir de Belfast, também se pode ir à Calçada dos Gigantes, onde se podem ver cerca de 40.000 formações hexagonais de basalto. As excursões são frequentemente combinadas com uma visita aos cenários da série Game of Thrones.