O que ver e fazer em Belfast em 3 dias
Belfast é a capital da Irlanda do Norte e um dos locais mais famosos do Reino Unido, especialmente pela sua história política turbulenta, os seus murais e a sua ligação com o Titanic. Eis o que pode fazer para descobrir a cidade em 3 dias.
Belfast é a maior cidade da Irlanda do Norte e a capital do país, que faz parte do Reino Unido. Com a sua agitada vida política, é também um dos destinos mais interessantes da região e oferece um grande número de museus, exposições culturais e murais que mostram as idiossincrasias deste lugar.
Algumas das melhores coisas para fazer em Belfast em 3 dias incluem visitar o Mercado de São Jorge, ver o Museu Titanic, assistir a um espetáculo na Grande Ópera da cidade, caminhar na Calçada dos Gigantes, descobrir os pubs do Bairro da Catedral, ver o Castelo de Belfast, visitar o Museu Ulster e relaxar no Jardim Botânico.
Dia 1: Passeie pelos murais da cidade, visite o Mercado de São Jorge, visite o Museu Titanic e assista a um espetáculo na Grande Ópera de Belfast.
Belfast é uma das cidades mais tradicionais do Reino Unido, por isso, para o primeiro dia, sugiro um passeio pelo seu circuito mais popular, incluindo os murais do centro da cidade, o Museu Titanic, que é um dos mais populares da Europa, e uma visita ao pitoresco St George's Market. Também pode terminar o primeiro dia com um espetáculo na Belfast Grand Opera House.
Faça um passeio pelos murais da cidade
Explorar os murais de Belfast tornou-se uma das experiências mais tradicionais e enriquecedoras que Belfast tem para oferecer. Estes murais, que começaram a ser desenvolvidos na década de 1960, são testemunhos artísticos e sociais da história e da complexidade do conflito na Irlanda do Norte, oferecendo não só uma viagem visual, mas também um vislumbre da cultura e da identidade da capital da Irlanda do Norte.
Na visita guiada, que pode ser feita por conta própria ou como parte de algumas das melhores excursões a Belfast, descobrirá desde representações simbólicas de resistência a expressões artísticas que reflectem a reconciliação entre Unionistas e Republicanos. Além disso, a Old Town Mural Tour leva-o também ao Muro da Paz, um muro divisório que foi construído para desativar os combates entre as duas facções.
A rota dos murais também oferece a oportunidade de explorar bairros históricos como a Falls Road e a Shankill Road, onde se encontram algumas das obras de arte de rua mais emblemáticas da Irlanda do Norte. O Muro da Paz, o epicentro dosmurais de Belfast, pode ser alcançado através dos autocarros 10a, 10b, 10h, 11a, 11b, 11c e G1, embora se optar pela visita guiada, esteja normalmente disponível transporte privado.
Visitar o Mercado de São Jorge
Depois do passeio matinal pelo circuito de murais de Belfast, sugiro uma visita ao St George's Market, que fica no coração da cidade e é uma joia culinária que oferece uma experiência única na hora do almoço. Fundado em 1896, este mercado é um dos mais antigos da Irlanda e manteve o seu encanto histórico apesar das mudanças na capital da Irlanda do Norte.
Aqui encontrará bancas que oferecem produtos frescos e preparações gourmet, incluindo queijos, pães, bem como marisco e produtos biológicos, que são típicos da cozinha local. Há também actuações ao vivo de artistas e músicos de rua locais, bem como bancas de artesanato.
O Mercado de São Jorge é também um local popular para excursões gastronómicas em Belfast e transforma-se num mercado temático durante o Natal na capital da Irlanda do Norte.
George's Market nos autocarros 1a, 1c, 1d, 1e, 1f, 3b, 3c, 3e, 3f e 3h, com uma duração aproximada de 20 minutos.
Ver o Museu Titanic e visitar o SS Nomadic
Visitar o Museu Titanic em Belfast é uma das actividades obrigatórias da cidade, por isso, na tarde do seu primeiro dia, sugiro uma visita a este local, que reflecte a ligação entre a história marítima local e um dos navios mais emblemáticos de todos os tempos. Situado no local onde o famoso transatlântico foi construído, este museu conta a história do navio desde o seu planeamento até ao seu trágico naufrágio em 1912.
Durante a sua visita, pode explorar exposições interactivas, ver artefactos originais que foram recuperados do fundo do mar e obter uma visão detalhada da vida a bordo do transatlântico. Além disso, pode também visitar o SS Nomadic, o único navio sobrevivente da frota da White Star Line, que incluía o Titanic.
O SS Nomadic, que serviu de barco para a transferência de passageiros do porto para o Titanic, oferece uma visão única da era dourada da navegação internacional. A arquitetura moderna do museu, que evoca a forma de um icebergue, está também intimamente ligada à história do naufrágio.
A partir de St George's Market pode chegar ao Museu Titanic nos autocarros 5a, G2, 12, 12, 94, 511 e 512 em aproximadamente 10 minutos.
Ver um espetáculo na Grande Ópera de Belfast
Belfast é um destino conhecido pela sua contribuição artística e um dos reservatórios culturais da cidade é a Grand Opera House, um teatro icónico que oferece uma plataforma única para desfrutar de espectáculos de classe mundial. Quer se trate de uma ópera emocionante, de uma peça de teatro cativante ou de um concerto vibrante, a Grand Opera House é o cenário perfeito para explorar a diversidade e a excelência das artes performativas locais.
Se planear visitar Belfast entre março e novembro, pode desfrutar de um espetáculo de ópera, uma experiência que funde música, teatro e performance numa obra-prima artística.
Com produções que vão desde clássicos intemporais a interpretações contemporâneas inovadoras, a Grand Opera House oferece uma gama de opções. AGrand Opera House de Belfast também oferece um alinhamento de peças de teatro durante todo o ano para jovens e idosos, bem como concertos de artistas locais e internacionais. Pode chegar aqui a partir do Museu Titanic nos autocarros G2 e 94.
Dia 2: Faça um passeio pela Giant's Causeway a partir de Belfast e termine seu segundo dia na cidade com um pub crawl no Cathedral Quarter
Depois de ver o circuito principal de Belfast, para o segundo dia, sugiro uma viagem de dia inteiro à volta da cidade para ver um dos locais mais emblemáticos da Irlanda do Norte, a Calçada dos Gigantes. Também pode terminar o seu segundo dia com um pub crawl no Bairro da Catedral.
Participe de uma excursão à Calçada dos Gigantes saindo de Belfast e descubra os locais de Game of Thrones
Uma das melhores excursões de dia inteiro que pode fazer a partir de Belfast é visitar a Calçada dos Gigantes, um fenómeno natural localizado na costa da Irlanda do Norte que apresenta colunas hexagonais de basalto que se estendem até ao mar, criando uma paisagem surreal e única.
Além disso, este local faz parte das lendas do folclore que sugerem que foi construído pelo gigante Fionn Mac Cumhaill, como um caminho para a Escócia. Além disso, estes passeios também incluem uma visita aos locais de Game of Thrones, uma vez que vários locais perto da Calçada dos Gigantes foram utilizados como cenários para a série, transformando-os em locais famosos como a Costa de Ferro e a Estrada do Rei.
Durante os passeios, que duram cerca de 10 horas, os fãs de Game of Thrones podem percorrer os mesmos trilhos que as suas personagens favoritas. Nestas experiências, para além dos mitos do folclore, pode descobrir a história real e a espantosa geologia da Calçadados Gigantes, que tem origem no arrefecimento rápido da lava de uma caldeira vulcânica.
Termine o seu segundo dia na cidade com um pub crawl no Cathedral Quarter
A vida noturna descontraída de Belfast é outro dos destaques da cidade, portanto, terminar seu segundo dia descobrindo os bares do Cathedral Quarter é uma das melhores coisas para se fazer em Belfast. Conhecido pelas suas ruas de paralelepípedos e atmosfera boémia, este bairro é o lar de alguns dos pubs mais tradicionais, como o Duke of York, um pub icónico com a sua fachada adornada com murais e o seu interior repleto de memorabilia.
Na área, pode também explorar o The Spaniard, um local que combina a autenticidade de um pub irlandês com um toque contemporâneo e é popular pela sua extensa gama de bebidas espirituosas e cocktails. O mesmo se aplica ao The Harp Bar, outro local popular que junta concertos de música ao vivo e uma seleção de cervejas artesanais, que pode provar sozinho ou como parte de uma excursão de bicicleta com paragem para cerveja.
Se quiser continuar a noite até às primeiras horas da manhã, pode visitar o Dark Horse, um pub que funde arte, música e uma oferta gastronómica variada. Este bar, situado num edifício histórico no centro da cidade, está aberto até às primeiras horas da manhã.
O bairro do Cathedral Quarter pode ser alcançado nos autocarros 94 e G2 ou no autocarro turístico hop on hop off de Belfast.
Dia 3: Visita ao Castelo de Belfast, ao Museu Ulster, ao Jardim Botânico e à fachada iluminada da Catedral de Santa Ana.
O terceiro e último dia da sua visita a Belfast permitir-lhe-á descobrir os arredores do centro histórico da cidade, desde o Castelo de Belfast até aos Jardins Botânicos, ao Museu Ulster e à Catedral de Santa Ana, que à noite oferece uma das mais belas imagens da cidade com a sua fachada iluminada.
Visita ao Castelo de Belfast
A estrela das melhores visitas guiadas na capital da Irlanda do Norte, o Castelo de Belfast leva-o numa viagem através de uma história que abrange mais de 150 anos da turbulenta situação política da cidade. Construído na década de 1860 no ponto mais alto da cidade, o castelo serviu inicialmente como uma medida defensiva em resposta à crescente ameaça de ataque no contexto das tensões internacionais.
Embora nunca tenha sido utilizado para fins militares, a sua construção meticulosa e a sua posição estratégica oferecem um vislumbre da Inglaterra vitoriana e da arquitetura militar da época, bem como uma das melhores vistas panorâmicas de Belfast. Dentro das suas robustas muralhas, pode explorar exposições e galerias que contam a história da cidade e a evolução deste edifício.
O castelo alberga também a coleção do Museu Militar de Belfast, que apresenta uma variedade de artefactos relacionados com o serviço militar e o envolvimento de Belfast em conflitos internacionais. O Castelo deBelfast pode ser acedido a partir do centro da cidade pelos autocarros 1a, 1c, 1d, 1e e 1f.
Visitar o Museu do Ulster
O Ulster Museum é, a seguir ao Titanic Museum, a exposição mais visitada da cidade e uma joia cultural que cativa os visitantes com a sua exposição da história, arte e diversidade da Irlanda do Norte. Fundado em 1929, o local evoluiu para um espaço dinâmico que alberga uma coleção que vai desde artefactos arqueológicos a obras de arte contemporâneas.
Dentro das paredes do Museu do Ulster, a multiplicidade de identidades e experiências da região está representada e os visitantes podem ver exposições que vão desde a pré-história irlandesa a eventos contemporâneos.
Além disso, o museu alberga a maior coleção de arte irlandesa moderna do país, proporcionando uma janela única para a expressão criativa local ao longo do tempo. A partir do Castelo de Belfast, oMuseu Ulster pode ser acedido pelos autocarros 1a, 1c, 1d, 1e, 1f, 7a, 7b, 7d, 8a, 8b e 8d, numa viagem de aproximadamente 30 minutos, e pelos autocarros turísticos hop on-hop off da cidade, que incluem uma paragem no local.
Passeio pelo Jardim Botânico de Belfast
Localizado ao lado do Museu Ulster, os Jardins Botânicos de Belfast oferecem um refúgio verde sereno no meio da cidade, proporcionando um lugar ideal para relaxar antes de continuar o seu passeio para o último dia.
Os entusiastas da botânica também encontrarão uma série de estufas com plantas e flores exóticas de todo o mundo. Os caminhos sinuososproporcionam um circuito perfeito para um passeio a pé ou de bicicleta e, se planear visitar a cidade durante o Natal, poderá encontrar aqui as decorações da véspera de Natal.
O Jardim Botânico de Belfast é também a casa do Museu da Escola Tropical, um edifício de estilo vitoriano que exibe uma coleção de espécimes de plantas e animais de todo o mundo. Aqui pode explorar as exposições e aprender sobre a interligação da vida vegetal em diferentes regiões do planeta.
Descubra a fachada iluminada da Catedral de Santa Ana
Uma das imagens nocturnas mais emblemáticas de Belfast é a fachada iluminada da Catedral de Santa Ana, situada no quilómetro zero da cidade e caracterizada pelo seu estilo neo-gótico de meados do século XIX, pelo que não pode deixar a cidade sem a ver.
Esta joia arquitetónica, para além de marcar a linha do horizonte da cidade, está profundamente ligada à tradição religiosa de Belfast.
Sede da Igreja da Irlanda, esta catedral anglicana tem sido um local de culto há mais de um século e, ao longo dos anos, tem sido um símbolo do património religioso e cultural, bem como um testemunho tangível da diversidade religiosa que caracteriza a região. A partir dos Jardins Botânicos de Belfast, a Catedral de Santa Ana pode ser alcançada pelos autocarros 1a, 1d, 1e e 1f, numaviagem de aproximadamente 15 minutos.
Itinerário da excursão de 3 dias a Belfast
- Dia 1
- Visita aos murais da cidade
- Visitar o Mercado de São Jorge
- Ver o Museu Titanic
- Assistir a um espetáculo de ópera
- Dia 2
- Visitar o Giant's Causeway
- Veja as locações de Game of Thrones
- Passear pelo bairro da Catedral
- Descubra os pubs históricos
- Dia 3
- Visita ao Castelo de Belfast
- Visite o Museu Ulster
- Passeio pelos Jardins Botânicos
- Ver a Catedral de Santa Ana
Este itinerário intensivo leva-o a percorrer Belfast em três circuitos diferentes, um que inclui o traçado típico da cidade e as suas principais atracções no primeiro dia, outro que o leva a uma das maravilhas naturais da Irlanda do Norte no segundo dia e, finalmente, uma visita aos Jardins Botânicos e a três dos edifícios mais emblemáticos da cidade para descobrir todo o esplendor da capital da Irlanda do Norte.