Mais sobre: Tours em Belfast
Belfast é a capital da Irlanda do Norte, uma das cidades mais importantes do Reino Unido e um destino marcado pelos conflitos políticos e religiosos que marcaram o século XX irlandês. É por isso que, ao longo de toda a extensão deste destino, encontrará uma grande variedade de atracções naturais e culturais que lhe permitirão descobrir a essência local, e uma das melhores formas de o fazer é através de visitas guiadas.
Algumas das melhores coisas para fazer em Belfast incluem uma visita eclética aos monumentos e murais da cidade, uma visita gastronómica às bancas e mercados locais, uma visita ao mini-bar dos bares e pubs mais populares da cidade e uma visita ao autocarro turístico de Belfast.
1. Tour Eclético de Belfast
Se quiser conhecer em primeira mão a história da cidade, misturada com a sua cena artística e cultural, não pode perder um passeio eclético por Belfast. Estas experiências levá-lo-ão a percorrer um circuito de murais emblemáticos da capital da Irlanda do Norte, expressões artísticas que reflectem a tumultuosa história política da região.
Desde os murais dedicados ao período de conflito, conhecido na Irlanda do Norte como The Troubles, até aos que celebram a reconciliação e a diversidade, este passeio levá-lo-á numa narrativa visual que o levará a descobrir um dos perfis mais proeminentes de Belfast.
Para além dos murais, o passeio também inclui visitas a monumentos e esculturas que adornam os espaços públicos da cidade. Entre eles, o Monumento ao Titanic, uma estrutura que comemora a construção do famoso navio nos estaleiros da cidade e marca a entrada do Museu do Titanic em Belfast.
Durante estas experiências, pode também ver a escultura da Grande Onda no Waterfront Hall, uma representação artística que simboliza a resiliência e a renovação de Belfast após os anos de conflito, e visitar os Jardins Botânicos, onde a arquitetura vitoriana se mistura com a natureza circundante.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 30 euros por pessoa.
- Duração: entre 2 e 3 horas.
- Vantagens destas visitas: conhecerá o lado cultural e artístico de Belfast numa visita guiada completa.
- Desvantagens destas visitas: Não terá muito tempo livre para explorar os sítios por si próprio.
2. Visita gastronómica a Belfast
Uma das melhores maneiras de conhecer Belfast é através da comida e, nas excursões gastronómicas pela cidade, pode explorar tudo, desde os movimentados mercados da cidade, como o St. George's Market, até às bancas de rua.
O itinerário destas excursões também o levará a alguns dos melhores restaurantes de Belfast, onde poderá provar alguns dos pratos mais emblemáticos da cozinha irlandesa. Aqui poderá provar o Irish stew, um guisado feito com borrego, batatas e legumes, que reflecte a própria essência da cozinha tradicional irlandesa.
Noutro local, no famoso bairro Cathedral Quarter, conhecido pelos seus pubs animados e restaurantes inovadores, poderá provar iguarias que reflectem a evolução da cozinha local e experimentar a hospitalidade única dos irlandeses, enquanto desfruta de espectáculos de música ao vivo e de uma seleção de cervejas artesanais.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 88 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 1 hora.
- Vantagens destas excursões: pode experimentar os pontos altos da cidade numa experiência expressa.
- Desvantagensdestas excursões: geralmente não são experiências económicas.
3. Belfast Bike Bar Tour
Se quiser explorar Belfast de uma forma única e divertida, pode juntar-se a uma excursão de bicicleta a um bar. Este meio de transporte inovador levá-lo-á a descobrir os melhores pubs da cidade num passeio pelo animado Bairro da Catedral, onde encontrará o Duke of York, um pub histórico com uma atmosfera acolhedora e uma seleção variada de cervejas locais.
Também nesta aventura está o Titanic Quarter, um bairro onde se encontra o Titanic Belfast Pub e outros locais com temática marítima. Aqui pode apreciar as vistas panorâmicas enquanto pedala ao longo das margens do rio Lagan e participar em paragens em bares ao longo do caminho para cocktails e especialidades locais. Além disso, se visitar Belfast durante o Natal, encontrará belas decorações de véspera de Natal.
Finalmente, o itinerário destas experiências levá-lo-á ao Queen's Quarter, uma animada zona de estudantes com uma seleção de pubs e bares pitorescos que vão do estilo clássico ao moderno. Aqui pode visitar o Botanic Inn, um local popular com um terraço ao ar livre que é ideal para relaxar e desfrutar da atmosfera única de Belfast.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 25 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 1 hora.
- Vantagens destas excursões: Terá uma ideia da vida nocturna de Belfast num passeio rápido e divertido pelos principais bairros da capital da Irlanda do Norte.
- Desvantagensdestas excursões: Trata-se de experiências rápidas, pelo que não terá muito tempo livre para relaxar nos locais que visitar para as degustações.
4. Visita guiada a Belfast
Uma das melhores maneiras de fazer uma visita completa a Belfast é participar numa visita guiada que o levará pelas principais atracções turísticas da cidade. Estas experiências permitir-lhe-ão visitar o Museu Titanic, que é o ponto de partida de qualquer visita guiada na capital da Irlanda do Norte, mas também conhecer os arredores da cidade, como as Falls Roads e a Shankill Road, dois dos bairros com os murais mais representativos deste destino.
O Titanic Museum é um museu interativo que comemora a construção e o trágico naufrágio do lendário navio. Lá terá tempo para aprender sobre a história marítima da região e admirar a arquitetura do edifício em forma de iceberg, um dos marcos mais famosos da Irlanda do Norte.
Nas proximidades, pode também visitar a Câmara Municipal de Belfast, um edifício de estilo renascentista que é um símbolo da cidade e oferece um vislumbre do rico património arquitetónico local da cidade.
Terá também tempo para visitar o Jardim Botânico de Belfast, um oásis verde no meio da cidade, onde poderá apreciar a serenidade e a beleza das suas paisagens. Finalmente, chegará à Falls Road e à Shankill Road, onde poderá explorar os famosos murais que contam a história política e social da Irlanda do Norte e mergulhar na cultura local através da arte de rua do destino.
Detalhes interessantes
- Preço: aproximadamente 28 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 3 horas.
- Vantagens destas excursões: Poderá ver os principais pontos turísticos da cidade numa experiência guiada, ideal para uma estadia curta na cidade.
- Desvantagens destas excurs ões: geralmente, as entradas para os sítios visitados não estão incluídas no preço das excursões.
5. Visita de táxi político a Belfast
O aspeto político é um dos legados mais marcantes de Belfast e uma das melhores formas de o descobrir é juntar-se a uma excursão de táxi pela intrincada história da cidade. Nestas experiências, pode começar o seu passeio na Falls Road e na Shankill Road, dois bairros emblemáticos que desempenharam um papel crucial durante os problemas na Irlanda do Norte.
Aí, para além de explorar os murais republicanos e lealistas que contam as complexidades da história política da região, terá também uma noção de como o conflito permeou a sociedade civil, dividindo as vidas dos cidadãos irlandeses durante anos.
No final da visita, e com a assistência de um motorista que também actuará como um guia local especializado, verá o Tribunal Criminal de Crumlin Road, que testemunhou muitos julgamentos notórios de importância internacional e é agora uma lembrança tangível da tumultuosa história de Belfast. A visita terminará no Parlamento de Stormont, sede da Assembleia da Irlanda do Norte e ponto de entendimento entre Unionistas e Republicanos.
Estas visitas também serão úteis se quiser conhecer a cidade e a sua história política turbulenta numa visita curta, porque está a planear uma estadia de 3 dias em Belfast ou até menos.
Informações úteis
- Preço: cerca de 68 euros para a excursão disponível para 4 passageiros.
- Duração: cerca de 1 hora.
- Vantagens destas excursões: Poderá visitar de forma cómoda e eficaz os principais pontos do conflito na Irlanda do Norte.
- Desvantagens destas visitas: Não incluem paragens nos locais, mas são uma visita panorâmica dos locais mais importantes do conflito político na Irlanda do Norte.
6. Excursão de autocarro hop on hop off a Belfast
Se pretende explorar Belfast ao seu próprio ritmo, pode optar por uma excursão de autocarro hop-on-hop-off pela cidade.
Este serviço permite-lhe descobrir os principais pontos de interesse da cidade e utilizar qualquer uma das 19 paragens estrategicamente colocadas quantas vezes quiser durante a duração do seu passe. Os destaques incluem oMuseu Titanic, um museu moderno dedicado à história do Titanic que se encontra no local onde o navio foi construído. Também pode visitar o Castelo de Belfast, uma estrutura medieval com vistas panorâmicas da cidade e das colinas circundantes, e a Queen's University, uma instituição académica conhecida pela sua arquitetura e belos jardins.
No momento da compra, terá de decidir se pretende optar pelo passe de 1 ou 2 dias e, a partir do momento da ativação, pode utilizar o autocarro turístico as vezes que quiser até ao fim do tempo limite. Os serviços têm uma frequência estimada de 30 minutos entre cada autocarro e podem ser utilizados todos os dias das 10.00 às 16.00 horas.
Paragens do autocarro hop on hop off de Belfast
- Donegall Square West, considerada o Quilómetro Zero de Belfast
- SSE Arena, um dos estádios mais famosos de Belfast
- Titanic Quarter, o bairro fundado pelos trabalhadores da White Star Line
- HMS Caroline, o museu do navio mais antigo à tona da Primeira Guerra Mundial
- Titanic Belfast, o famoso Museu do Titanic
- St. Georges Market, o mercado de rua mais antigo da cidade
- Belfast City Hall, um dos marcos arquitectónicos mais populares de Belfast
- Great Victoria Street, uma das artérias comerciais mais visitadas da cidade
- Dublin Road, o ponto de partida para excursões às áreas circundantes de Belfast
- Queen's University, um dos edifícios mais bonitos e proeminentes da capital da Irlanda do Norte
- Eglantine Avenue, situada nas proximidades do Estádio Windsor Park
- Culturlann McAdam Ó Fiaich, o centro da cultura inglesa de arquitetura vitoriana
- Falls Road, a principal rua dos subúrbios de Andersonstown
- Muro Internacional da Paz, início do muro divisório entre a Shankill Road e a Falls Road
- Peace Wall, o ponto principal do muro que divide Shankill Road e Falls Road
- SpectrumCentre, epicentro dos murais da cidade
- Remembrance Garden, um jardim em homenagem às vítimas de The Troubles
- Crumlin Road Jail House, sede do histórico Tribunal e última paragem da visita
Detalhes de interesse
- Preço: aproximadamente 26 euros por pessoa para a opção de 1 dia.
- Duração: A duração da excursão completa é de aproximadamente 1 hora e 15 minutos.
- Vantagens destas excursões: pode utilizar o serviço as vezes que quiser durante a duração do serviço.
- Desvantagens destas excursões: o serviço termina às 16 horas, um horário um pouco restrito que pode ser prejudicial para a sua excursão, especialmente durante o verão.
Conselhos para uma excursão em Belfast
Como primeiro passo, aconselho-o a planear o seu itinerário com antecedência, tendo em conta os pontos turísticos que está mais interessado em visitar.
Isto permitir-lhe-á tirar o máximo partido da sua visita, bem como elaborar um plano de viagem adequado para conhecer todos os locais listados antecipadamente. Por outro lado, não subestime os benefícios de uma visita guiada. Muitas vezes, os guias locais especializados podem oferecer informações e histórias enriquecedoras que lhe darão uma visão mais profunda da história e da cultura de Belfast. Por outro lado, as visitas políticas são óptimas opções para aprender sobre o passado da cidade e podem ser tão importantes comoas melhores visitas de Belfast.
Finalmente, não deixe de provar a culinária local. Belfast tem uma cena culinária vibrante que combina tradições irlandesas com inovações modernas. Não hesite em explorar os mercados locais e provar pratos emblemáticos deste destino que irão adicionar um tom delicioso à sua experiência em Belfast.
Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em vez de visitar Belfast por conta própria?
Optar por uma visita guiada em Belfast oferece várias vantagens significativas em relação a explorar a cidade por conta própria. Em primeiro lugar, a presença de um guia experiente dá acesso a informações valiosas sobre a história e a cultura locais.
Os guias são muitas vezes residentes locais que podem oferecer uma perspetiva única, partilhando anedotas e detalhes que podem passar despercebidos quando se viaja de forma independente. Além disso, as visitas guiadas permitem-lhe otimizar o seu tempo de visita, garantindo que não perde os pontos altos de Belfast. Os itinerários bem planeados garantem uma experiência completa,abrangendo tanto os locais icónicos como os cantos menos conhecidos, mas igualmente fascinantes, da cidade.
Finalmente, o conforto e a paz de espírito são também vantagens notáveis quando se opta por uma visita guiada. Ao confiar num especialista, não terá de se preocupar com a navegação, o planeamento logístico e outros pormenores organizacionais, o que é ideal se planear visitar Belfast em 3 dias ou até menos.