10 coisas para fazer em Londres em junho
Viajar para Londres no sexto mês do ano é uma óptima ideia, pois os dias são mais longos, as temperaturas rondam os 20ºC e há muitas coisas para fazer, vai perder?
Com a chegada do verão, os londrinos tentam aproveitar ao máximo o bom tempo organizando múltiplos eventos, desde eventos gastronómicos a eventos sociais e culturais. Em Londres, esperam-no uma série de actividades que tornarão a sua viagem fora do comum e que o farão desfrutar ao máximo da sua experiência, sentindo-se como um local.
Quer saber do que estou a falar? Aqui está uma lista das melhores coisas para fazer em junho na capital britânica.
1. Satisfaça seus sentidos no Taste of London Food Festival
Se conhecer a gastronomia do local que está a visitar é uma obrigação para si, recomendo que reserve um tour gastronómico por Londres. Outra opção a considerar é que, durante a segunda semana de junho (de quarta-feira a domingo), se realiza um evento gastronómico extraordinário no famoso Regent's Park, em Londres.
Participam 40 dos melhores restaurantes de Londres, um evento essencial para os amantes de comida gourmet, em que cada restaurante convidado trará pelo menos três pratos para serem provados a um preço adequado a todos os orçamentos. Alguns dos restaurantes participantes são:
- Anju.
- Leong's Legend.
- Cin Cin.
- Heritage.
- Genevieve Taylor, Bristol Fire School.
E se ainda quiser mais, haverá também actividades para além da comida, incluindo DJ's e música ao vivo, Masterclass sobre degustação de vinhos ou cocktails ou um Bombay Saphire Gin Bar entre muitas outras. Ainda está a pensar nisso? Se quiser mais informações aqui tem o site oficial do Taste of London onde também pode comprar os seus bilhetes para o evento.
2. Comemore o aniversário da Rainha no Trooping the Colour
Como todos os anos, no segundo sábado de junho, Londres celebra o aniversário da Rainha com esta espetacular parada militar que se realiza há mais de 200 anos. É a altura ideal para visitar o Palácio de Buckingham. Neste impressionante evento em que a própria Monarca desfila, participam também quase 2.000 soldados, oficiais e músicos e cerca de 200 cavalos.
O Trooping the Colour começa no Palácio de Buckingham, de onde se dirigem para a Horse Guards Parade, onde terá lugar o evento principal, embora eu recomende que encontre um lugar para o ver no The Mall.
Aconselho-o a ver este vídeo do desfile do Trooping the Colour de 2016 para ter uma ideia da exibição do evento!
3. Participar no World Naked Bike Ride
Só para os mais ousados! Este evento único tem lugar no segundo sábado de junho e consiste num passeio de bicicleta nua pela capital inglesa como protesto contra a cultura automóvel, contra a degradação ambiental, para sensibilizar para a vulnerabilidade dos ciclistas nas estradas e também como celebração do nudismo e da liberdade corporal.
O passeio começa em vários locais, incluindo Tower Hill, Croydon, Key Bridge, Regents Park, Clapham Junction e Deptford, coincidindo todos na Westminster Bridge e culminando no Hyde Park.
Além disso, se a proposta chamar a sua atenção, mas a modéstia o impedir de participar, é permitida a pintura corporal para os mais tímidos! Um plano divertido combinado com a luta por uma boa causa, ainda não está convencido? Então, veja este vídeo da sua última edição e não deixará de participar.
4. Venha cheirar as rosas no jardim da Rainha Maria
O cenário romântico do Queen Mary's Garden, em Regents Park, é um espetáculo visual. Este belo jardim, famoso por ter a maior coleção de rosas de Londres, merece uma visita em qualquer altura, mas as duas primeiras semanas de junho são a melhor altura para o visitar, pois é quando as rosas estão em flor e o ambiente é de sonho.
Se gosta de fotografia, não pode perder o Queen Mary's Garden, o seu belo design e as cores das flores farão com que as suas fotografias não passem despercebidas. Outro plano ideal é reservar o seu bilhete para Kew Gardens, o Jardim Botânico Real de Kew, que tem nada menos do que 120 hectares de terreno.
5. Ir ver um filme ao ar livre
O bom tempo em junho significa que os londrinos e os visitantes estão a fazer o seu melhor para passar tempo ao ar livre, aproveitando ao máximo o sol e as temperaturas agradáveis. Uma dessas actividades que pode ser feita ao ar livre durante as tardes ou noites é ir a um cinema de verão. Há vários sítios onde se pode desfrutar de um bom clássico de Hollywood desta forma, mas eu recomendo dois:
Bussey Building Rooftop Film Club
Situado em Peckham, o cinema fica no telhado de um edifício, o que significa que, para além da temperatura e do filme, pode desfrutar de umas vistas fantásticas. Este lugar tem um ambiente jovem, podes ver filmes vários dias por semana, mas também te recomendo que vás lá se te apetecer beber um copo, porque este telhado vale a pena. Aqui tens o site oficial do local para que possas verificar os filmes e os horários para fazeres este grande plano.
Time Out Movies on the River
Esta é outra ótima opção para assistir a um filme ao ar livre, a diferença é que desta vez o cenário será o convés de um navio de cruzeiro no rio Tâmisa, então as vistas também serão ótimas. O melhor de tudo é que não só poderá ver o filme, como também poderá desfrutar de um cruzeiro no rio antes, dois em um! Se quiser mais informações, basta clicar aqui.
E por falar em Hollywood e em êxitos de bilheteira, pode reservar uma visita guiada ao local de filmagens de James Bond em Londres.
6. Desfrute do fim de semana do Open Garden Squares
Londres tem uma riqueza de espaços verdes e jardins que normalmente estão fechados ao público, mas durante dois dias por ano, em junho, estão abertos para que todos possam desfrutar.
Mais de 100 jardins participam neste evento, incluindo jardins de hospitais, jardins de escolas e até jardins de cemitérios, alguns com um aspeto majestoso e outros decadentes, negligenciados, mas todos dignos de serem vistos nestes dias especiais. Os bilhetes custam cerca de 8 libras e com o dinheiro angariado, o London Gardens Trust continuará a investir na manutenção destes jardins para os proteger.
Alguns dos jardins que podem ser visitados são:
- 10 Downing Street (Casa do Primeiro Ministro Britânico).
- Royal College of Physicians Medicinal Garden (Jardim Medicinal do Colégio Real de Médicos).
- Jardim do telhado do Crossrail Place.
- Jardim comunitário da Tate Modern.
- 49 Bankside Garden (perto do Globe Theatre).
E lembre-se que, como já disse, também pode reservar o seu bilhete para o Royal Botanic Gardens at Kew.
7. Deixe-se surpreender pela Orquestra Sinfónica de Londres num concerto ao ar livre
Se é um amante da música clássica, este é o plano ideal para si! Todos os verões, a maravilhosa Orquestra Sinfónica de Londres dá um concerto gratuito ao ar livre em Trafalgar Square. Este evento imperdível realiza-se normalmente no final de junho.
A famosa orquestra londrina é considerada uma das cinco melhores da Europa e o concerto apresenta obras de Tchaikovsky, Dvořák, Massenet e outros compositores ilustres - um deleite para os ouvidos e a não perder!
Outro grande plano onde a música também entra em jogo é reservar um cruzeiro no Tamisa com jantar e música.
8. Delicie-se com um mimo vintage no Peckham Salvage Yard
Por volta do final de junho, o Peckham Salvage Yard é o maior mercado vintage ao ar livre do sul de Londres. Situado em Copeland Park, este mercado é uma excelente oportunidade para quem gosta de fazer compras ou de antiguidades, pois encontrará tudo, desde mobiliário do século XX a cerâmica, passando por ornamentos franceses recuperados, têxteis e até artigos eléctricos da era atómica, entre muitos outros.
Haverá também bancas onde poderá saborear o melhor café londrino enquanto faz uma pausa na sua manhã de compras.
Mais informações:
- Horário de abertura: 11am. - 18 h.
- Entrada livre.
9. Assistir a um concerto no Hampton Court Palace Festival
Os londrinos gostam de aproveitar ao máximo o bom tempo com a chegada do verão e que melhor plano do que um festival de música ao ar livre? O Festival de Ham pton Court oferece aos visitantes uma dose de boa música.
O festival realiza-se normalmente no início do mês no impressionante Palácio Henrique VIII, onde também pode desfrutar dos majestosos jardins, uma vez que pode trazer a sua própria comida e fazer um piquenique antes dos concertos.
No entanto, se preferir, também haverá bancas de comida e bares no recinto, onde poderá provar bebidas refrescantes e encher o estômago com deliciosa comida de rua. Verifique a data exacta da próxima edição.
10. Assista a um dos maiores desfiles do Orgulho de sempre!
No último sábado de junho, realiza-se o London Pride, um dos maiores e mais emblemáticos desfiles da Europa. Mais de trinta mil pessoas participam e, noutras ocasiões, já atraiu mais de um milhão de espectadores.
O palco principal situa-se em Trafalgar Square, onde se realizará uma festa, com DJ's de diferentes partes do mundo e onde poderá desfrutar do ambiente mais festivo.
Apesar de muitas ruas e edifícios estarem decorados com a bandeira do arco-íris para a ocasião, a maioria dos locais com mais ambiente situa-se nos distritos de Soho e Vauxhall, onde se encontra uma grande variedade de bares, discotecas e galerias gay-friendly, onde se pode desfrutar do melhor ambiente depois da grande exibição de carros alegóricos e cores. Além disso, se ainda tiver fome de mais, há um macro piquenique em Vauxhall no domingo.
O tempo em Londres em junho
Depois de saber o que vai fazer na sua viagem a Londres, outra coisa a considerar é o tempo em Londres neste mês do ano. Geralmente, as temperaturas são agradáveis, pois sendo um país frio, os meses de verão são normalmente ideais e a precipitação não é tão frequente como nos meses anteriores.
As temperaturas máximas diárias costumam variar entre os 22ºC e os 27ºC, e as temperaturas mínimas rondam os 14ºC.
Outra vantagem do verão são as horas de sol, com o nascer do sol a chegar antes das 5h e o pôr do sol normalmente por volta das 21h, o que lhe dá mais de 16 horas de luz por dia neste mês do ano, permitindo-lhe aproveitar ao máximo a sua viagem.
O que levar na mala para Londres
Como as temperaturas são relativamente elevadas neste mês do ano, recomendo que leve roupa leve e fresca. T-shirts de algodão ou camisas finas são a melhor opção para a parte de cima, enquanto calções ou calças compridas que não sejam demasiado quentes são a melhor opção para a parte de baixo. Mesmo assim, quando o sol se põe, pode ficar mais fresco, pelo que o ideal seria usar uma camisola de verão ou um casaco de malha fino para que a descida de temperatura não o apanhe desprevenido.
Em termos de calçado, tendo em conta que vai andar muito a pé e fazer turismo, é melhor usar sapatos confortáveis e respiráveis para que os pés doridos não atrapalhem a sua viagem. Também é importante levar óculos de sol, protetor solar e um pequeno guarda-chuva na mala para o caso de um dia chover.
Planos alternativos para dias de chuva
Embora o tempo seja geralmente bom nesta altura do ano, é provável que um dia chova, por isso aqui estão algumas coisas que pode fazer para evitar ficar às escuras se isso acontecer.
- Vá a um museu. O Museu de História Natural, o Museu Britânico, o Museu da Ciência ou mesmo o Museu Sherlock Holmes serão uma boa forma de aproveitar ao máximo a sua viagem e de se abrigar. Aqui está um artigo sobre os melhores museus de Londres para o ajudar a escolher a sua visita ideal.
- Visitar o Aquário Este é um plano perfeito se estiver a chover e também se estiver a viajar com crianças. As suas diferentes áreas e o número de espécies que alberga garantem o entretenimento durante horas. Está aberto todos os dias e a entrada custa cerca de 27 libras.
- Visitar a Abadia de Westmister: Esta grande igreja no centro de Londres é outra visita obrigatória na sua viagem. É um local emblemático para a Coroa Britânica, uma vez que é um local tradicional para coroações e enterros da Casa Real. Note-se que não está aberto aos turistas aos domingos.
- Passe uma manhã a fazer compras no Harrods. Esta famosa loja de departamentos abriga algumas verdadeiras maravilhas dentro de suas paredes. Um espetáculo visual para compradores e não compradores. O Memorial de Diana de Gales, o piso de brinquedos e o Egyptian Hall são, sem dúvida, outros pontos de visita obrigatória.
- Subir para ver as vistas do London Eye: Esta atração turística tornou-se uma das mais emblemáticas da cidade, pois oferece aos visitantes as vistas mais impressionantes de Londres e que melhor lugar para se abrigar da chuva do que na cabine de uma das rodas-gigantes mais famosas do mundo.
- Subir ao interior da Tower Bridge: Uma visita ao interior desta famosa construção serve para descobrir como funcionava o sistema de ponte levadiça no passado e na atualidade, bem como para assinalar a importância desta ponte na história atual de Londres.
- Desfrutarde um musical. A oferta de musicais em Londres é extensa e é, sem dúvida, uma das maiores atracções da cidade. Entre os musicais mais famosos do West End estão Mamma Mia, Les Miserables e The Lion King, mas há muitos mais para escolher e ver um musical é uma experiência a não perder.
- Comer alguma coisa no Covent Garden Market. Este mercado espetacular oferece uma grande variedade de bares onde pode parar para tomar um refresco e comer qualquer coisa, bem como inúmeros espectáculos e concertos.
Getting around Londres
A rede de transportes públicos da capital britânica é uma das melhores da Europa, pelo que não é difícil deslocar-se pela cidade. Existem várias formas de se deslocar, como os lendários táxis l ondrinos ou os famosos autocarros vermelhos de dois andares, que são uma óptima opção se tiver de fazer uma viagem curta, caso contrário é provável que demore mais tempo do que o previsto devido ao trânsito.
Por esta razão, outra opção muito boa é apanhar o metro de Londres para se deslocar de forma confortável e eficiente, especialmente se as distâncias forem longas.
Este guia é o seu complemento perfeito para fazer os melhores planos e desfrutar de Londres em junho, boa viagem!