Mais sobre: Excursões a Karlovy Vary a partir de Praga
Karlovy Vary (ou Karlsbad, em alemão) pode ser conhecida pelas suas fontes termais e spas, mas também é famosa por ser o local onde foi inventada a Becherovka, uma bebida alcoólica que se encontra por toda a República Checa, e o hotel onde foi filmado o filme de James Bond "Casino Royale".
Excursões de topo a Karlovy Vary
Numa viagem de um dia a Karlovy Vary, a partir de Praga, pode visitar toda a cidade, ver os spas, parar nas fontes termais e respirar o ar puro desta cidade popular entre os viajantes da República Checa.
- Excursão a Karlovy Vary a partir de Praga
- Excursão às termas de Karlovy Vary e Marianske Lazne a partirde Praga - a partir de 116 €
- Viagem privada de um dia a Karlovy Vary a partir de Praga
Excursão às termas de Karlovy Vary e Marianske Lazne a partir de Praga
Outra opção popular é esta excursão a Karlovy Vary e Marianske Lazne, também conhecida pelos seus spas. Talvez a conheça pelo seu nome alemão, Marienbad, e é bastante semelhante a Karlovy Vary em termos da disposição da cidade: uma galeria central com colunatas no meio de uma área arborizada onde se encontram as principais fontes minerais. À sua volta, o resto da cidade está organizada num estilo imponente.
Numa viagem, visitará duas cidades, embora, na minha opinião, isso não seja inteiramente necessário, uma vez que Marianske Lazne é, de facto, bastante semelhante a Karlovy Vary. Por outro lado, Karlovy Vary não é assim tão grande e pode não ter o suficiente para ver, uma vez que não há muitas coisas para ver para gastar mais tempo com ela, por isso tudo depende da forma como quer abordar a sua viagem. Para se ter uma ideia, esta excursão normalmente passa cerca de 5 horas em Karlovy Vary e 2 horas em Marianske Lazne.
Outro ponto positivo desta excursão é que inclui o almoço em Karlovy Vary antes de visitar Marianske Lazne, o que também torna esta excursão mais completa do que outras opções. Naturalmente, também inclui a recolha no hotel e o transporte de regresso.
Informações úteis
- Duração: 10 horas
- Recomendado: Se quiser aproveitar ao máximo o seu dia de viagem e preferir experiências com tudo incluído.
O que vai ver
- Colunata do moinho
- Colunata termal
- Parque Dvorak
- Rio Tepla
- Fábrica de vidro Moser
- Fonte de Marianske Lazne
- Colunata termal
- Parque Boheminium
Excursão a Karlovy Vary a partir de Praga
Esta é a excursão de grupo mais completa a Karlovy Vary, com um dia inteiro passado a deambular pelas ruas acompanhado por um guia local que o levará a ver os monumentos da cidade e às suas fontes minerais, onde poderá provar a água em copos tradicionais enquanto aprende sobre as qualidades curativas da água de Karlovy Vary e porque atrai visitantes de todo o mundo.
Além disso, a vantagem desta excursão em relação à visita a Karlovy Vary por conta própria é que tem transporte incluído que o irá buscar e deixar no seu hotel no regresso, pelo que não terá de se preocupar com a forma de chegar de Praga ao destino da excursão.
Informações úteis
- Duração: 9 horas e 30 minutos
- Recomendado: Se quiser visitar Karlovy Vary extensivamente e não se importar de ir num grupo grande com outros visitantes.
O que vai ver
- Colunata do moinho
- Colunata termal
- Igreja de Santa Maria Madalena
- Parque Dvorak
- Rio Tepla
- Colunata de Sadová
- Monumento ao Salto do Veado
Viagem privada de um dia a Karlovy Vary a partir de Praga
Se não gosta de andar com turistas (seja qual for a razão, estou a ouvi-lo), mas ainda assim quer desfrutar dos benefícios de uma excursão organizada, como ter um guia local a explicar o contexto histórico de tudo o que vê, transporte de e para o seu hotel até Karlovy Vary e as melhores recomendações quando lá estiver, tem a opção de fazer uma excursão privada de um dia à cidade termal da República Checa.
A excursão e as inclusões são as mesmas que a excursão de um dia a Karlovy Vary em grupo (em que o grupo pode ter até 90 pessoas, pelo que talvez isto também o ajude a optar pela opção privada), e o almoço também está excluído, mas terá tempo livre para escolher um restaurante e passear à vontade, se lhe apetecer.
Informações úteis
- Duração: 8 horas
- Recomendado: Se quiser fazer uma visita organizada a Karlovy Vary, mas quiser estar um pouco mais sozinho sem depender de um grupo.
O que vai ver
-
Colunata do moinho
-
Colunata termal
-
Igreja de Santa Maria Madalena
-
Parque Dvorak
-
Rio Tepla
-
Colunata de Sadová
-
Monumento ao Salto do Veado
-
Fábrica de vidro Moser
O que ver em Karlovy Vary num dia
Já sabe o que vai ver numa viagem de um dia a Karlovy Vary, mas provavelmente faltam-lhe pormenores sobre a importância destes locais, ou porque os deve visitar. Não se preocupe, estou aqui para lhe dizer tudo o que precisa de saber sobre a cidade termal:
Colunata do moinho
Trata-se de uma sala com colunatas, de estilo neo-renascentista, onde se encontram seis das típicas fontes termais da cidade, das quais se pode beber utilizando uma pequena chávena de porcelana que se encontra nas bancas em redor. Reza a lenda que estas águas têm propriedades curativas, o que parece ser verdade, pois são a razão pela qual milhares de turistas visitam Karlovy Vary todos os anos.
Destinado a ser um local de relaxamento, na Colunata do Moinho pode desfrutar de concertos ao ar livre e de música improvisada, se tiver sorte, enquanto aprecia as esculturas do frontão que representam os doze meses do ano.
Colunata termal
A Colunata Termal, conhecida pelos habitantes locais como Vřídlo, está construída no topo de uma fonte termal de Karlovy Vary, dentro de um edifício de vidro. De facto, este é o local mais quente da cidade, e é possível ver um géiser de até 12 metros de água a uma temperatura de 72 graus Celsius.
Igreja de Santa María Magdalena
Um dos melhores exemplos da arquitetura barroca na República Checa encontra-se em Karlovy Vary. Para além do seu majestoso exterior, no seu interior pode ver uma coleção de obras de arte do século XVIII e explorar uma secção subterrânea e uma cripta com um ossário, uma abóbada construída com ossos humanos.
Se tiver sorte, poderá visitar a igreja durante uma celebração religiosa, altura em que poderá apreciar os seus impressionantes concertos de órgão. Seja quando for, recomendo que passe por lá, pois o edifício fica também muito perto da zona das termas.
Parque Dvorak
Um belo parque em Karlovy Vary que faz parte do roteiro turístico da cidade. É um bom lugar para fazer uma pausa na sua caminhada num banco com sombra ou dar um passeio ao longo da Sadová Colonnade.
Colunata de Sadová
Uma galeria de colunas como as que se encontram no resto da cidade, mas situada num parque e com um estilo que faz lembrar Paris. É impossível não a ver no seu passeio pelo Parque Dvorak, e ficará grato pela sua sombra se fizer a viagem a Karlovy Vary no verão.
Rio Tepla
O rio Tepla atravessa a cidade de Karlovy Vary e é provável que passe por ele ao atravessar uma das pontes entre os principais edifícios do centro. Não espere um grande rio como o Vltava, é mais adequado para uma pequena cidade como a que está a visitar, mas dá um toque europeu aos edifícios circundantes.
Monumento ao Salto do Veado
Conta-se que o rei Carlos IV estava a caçar na floresta quando se deparou com um veado e o perseguiu até o encurralar numa saliência rochosa. O veado, para não ser caçado, saltou para o vazio, mas o rei nunca encontrou o corpo do animal no fim do penhasco, tendo antes encontrado uma nascente de água mineral.
Decidiu então fundar a cidade de Karlovy Vary (as termas do rei) nesse mesmo local, e a saliência da rocha de onde o veado saltou é agora um miradouro com uma estátua que comemora esta história. Para lá chegar, terá de subir um pouco, mas em troca terá uma vista muito bonita da cidade, uma atividade perfeita para fazer no seu tempo livre.
Fábrica de vidro Moser
Algumas excursões a Karlovy Vary incluem uma visita à Fábrica de Vidro Moser, outra das atracções da cidade. É aqui que é fabricado o clássico cristal da Boémia, cobiçado por líderes e personalidades há mais de um século.
Pode visitar parte da fábrica onde os cheiros dos fornos e do cristal fabricado o rodeiam enquanto descobre a arte de soprar e moldar vidro, um processo complicado que resulta num cristal muito duro que pode ser gravado com praticamente qualquer coisa.
Planeie a sua excursão a Karlovy Vary
Antes de escolher uma excursão a Karlovy Vary, deve saber que, numa excursão em grupo, pode ir num grupo de até 90 pessoas. Para muitas pessoas, isto não é um problema, mas se não gostar da azáfama e não suportar as mais pequenas multidões, recomendo que escolha uma excursão privada.
Distância de Praga
Outra coisa a ter em conta é que Karlovy Vary fica a cerca de 2 horas de Praga, pelo que no tempo da excursão tem de ter em conta que pelo menos 4 horas são gastas em transportes.
Duração das excursões
No entanto, um único dia é tempo mais do que suficiente para visitar a cidade, de facto, é mesmo suficiente para ver os principais pontos turísticos. Por esta razão, há excursões que combinam uma visita a Karlovy Vary com uma viagem a Marianske Lazne, a outra cidade termal da República Checa.
Viajar com crianças
Felizmente, se viaja para Praga com crianças e está a planear fazer esta viagem, é um destino perfeito para elas: não é demasiado grande, terá de caminhar mas não se cansará, e é um local calmo onde elas podem divertir-se sem estar cheio de gente.
Melhor dia para uma viagem a Karlovy Vary
A minha recomendação é que visite Karlovy Vary num dia de semana, se puder. Se for numa terça ou quarta-feira, evitará as multidões de turistas que visitam a cidade vindos de Praga e não terá problemas em encontrar uma mesa num restaurante. Mas evite os domingos: as multidões são um verdadeiro problema e as visitas guiadas não param na fábrica de vidro Moser, que está fechada nesse dia.
Melhor altura do ano para uma viagem a Karlovy Vary
verão
Karlovy Vary merece uma visita de junho a agosto, quando o tempo está quente e agradável e se pode desfrutar das actividades ao ar livre. No entanto, o verão é a estação alta e a altura do ano mais movimentada para os turistas.
outono
No outono, Karlovy Vary enche-se com as cores típicas da estação e é provavelmente a altura perfeita para os entusiastas da fotografia, uma vez que é possível captar laranjas, vermelhos e amarelos espectaculares nas ruas da cidade dormitório.
inverno
No inverno, as montanhas estão cobertas de neve e a temperatura desce a pique, altura em que encontrará a maioria dos habitantes locais nas ruas e talvez desfrute de uma atmosfera mais genuína.
Onde comer em Karlovy Vary
Pizzaria Palermo
Tanto os visitantes como os habitantes locais dizem que este é o melhor restaurante da cidade, e a verdade é que as suas pizzas em forno de pedra não desiludem. Pessoalmente, gosto de provar a cozinha local nas minhas viagens, mas se já provou todos os pratos checos em Praga e está à procura de um velho favorito, esta pizzaria é a sua melhor aposta.
Charleston
Se, por outro lado, não se cansa da comida da Europa Central, dirija-se ao pub Charleston, cujo menu é inteiramente composto por pratos chec os e alemães. Salsichas, knuckle of pork, pato assado... se gosta de carne, vai ficar com água na boca.
Promenade
A opção cara mas óptima. Os vinhos das adegas locais são servidos com versões sofisticadas de pratos tradicionais checos, com uma apresentação magnífica. Só recomendo esta opção se tiver mais de uma hora para comer, pois vai querer saborear as coisas à sua vontade e divertir-se.
O que devo levar comigo para Karlovy Vary?
Se visitar Karlovy Vary no verão, por mais calor que faça, poderá apanhar chuva, por isso leve um poncho ou um guarda-chuva. Como já referi, é sempre uma boa ideia levar uma máquina fotográfica para captar a simetria das galerias com colunas da cidade, mas especialmente se visitar no outono, pois as cores são verdadeiramente deslumbrantes.
Dicas finais
A melhor maneira de se deslocar em Karlovy Vary é a pé. Não se preocupe em comprar um passe para os transportes públicos, que alguns quiosques tentarão vender-lhe se souberem que está de visita.
Horário de abertura
As lojas fecham normalmente por volta das 18 horas e, aos domingos, muito mais cedo ou nem sequer abrem. Se quiser comprar recordações ou uma garrafa de Becherovka, o licor de raiz que dá orgulho à cidade, tenha isto em conta. Tenha também em atenção que esta bebida em particular é muito forte e sabe um pouco a cravinho, mas cada um sabe de si!
Compras
Outra coisa a ter em conta é que a alfândega na República Checa é um pouco rigorosa em relação ao que pode e não pode ser exportado, por isso tenha cuidado ao comprar antiguidades e pergunte às lojas se o que está a comprar é permitido para além das fronteiras do país.
Outras excursões que podem interessar-lhe
Se está ansioso por descobrir o que existe para além de Praga, compreendo perfeitamente: a República Checa é muito mais do que apenas a capital. Para o ajudar a organizar outras excursões a partir de Praga, escrevi um guia sobre Excursões a partir de Praga para o ajudar a descobrir o que vale a pena visitar. Pode consultá-lo aqui: Tours e excursões em Praga.
E no caso de estar particularmente interessado na história destes lugares, dê uma vista de olhos ao meu artigo sobre a excursão ao Campo de Concentração de Terezin, uma experiência que pode valer muito a pena se souber tudo sobre a Segunda Guerra Mundial. Aqui está o guia que escrevi sobre o assunto: Excursões a Terezin a partir de Praga.