12 coisas para ver em Praga em novembro
Com o Natal mesmo ao virar da esquina, Praga, no mês de novembro, oferece um cenário festivo e cheio de diversão. Repleto de música, festividades nacionais, espectáculos de circo e bom cinema, não vai faltar tempo para fazer tanta coisa!
novembro é um mês fantástico para visitar a bela cidade de Praga. Com a chegada do tempo frio, as actividades em recinto fechado aumentam e encontrará recorrentemente festivais de música e dança, artistas de circo e bom cinema concebido para o entretenimento de habitantes locais e turistas. Para além disso, pode apreciar os primeiros vestígios das celebrações de Natal. Ao planear as suas férias, inspire-se nesta lista para não perder nada de importante.
1. Em novembro, junte-se às celebrações do Dia de S. Martinho.
O dia de S. Martinho de Tours é celebrado em Praga a 11 de novembro. O mais divertido nas celebrações do Dia de S. Martinho são as crianças que fazem lanternas coloridas com as suas próprias mãos e participam nas procissões das lanternas enquanto cantam canções.
Alguns dos pontos altos das celebrações do Dia de S. Martinho incluem assistir à procissão das lanternas, participar em workshops criativos se vier a Praga com crianças, assistir a provas tradicionais de ganso assado e beber vinho jovem. Para mais informações sobre o que comer em Praga, recomendo que leia o nosso post onde verá quais são os melhores pratos da gastronomia checa.
Os desfiles de lanternassão organizados em muitos bairros de Praga. As actividades e os desfiles que têm lugar no Parque Riegrovy sady e na Fortaleza de Vyšehrad são especialmente bonitos.
Eventos de degustaçãoComer ganso assado é uma tradição no Dia de S. Martinho, pelo que encontrará uma variedade de eventos de degustação de comida e bebida em Praga. Embora possam variar de ano para ano, os mais tradicionais realizam-se nos seguintes locais:
- Praça Jiriho z Podebrad
- Mercado dos Agricultores de Kubáň
- Passeio de Smichov
2. Seguir as pegadas do Homem das Lanternas de Praga
De 28 de novembro até à véspera de Natal, pode assistir a uma cerimónia muito peculiar e bonita em Praga: a iluminação da Ponte Carlos e as lanternas da Stare Mesto. A Ponte Carlos é a única ponte do mundo que ainda utiliza o sistema de lâmpadas a gás para a sua iluminação. Embora a ponte seja iluminada por um sistema automático, com a chegada do Natal a Praga começa a cerimónia de iluminação manual.
Esta consiste no acendedor de lampiões da cidade, historicamente o cidadão mais alto de Praga, que anda com uma lanterna na mão e acende as luzes uma a uma. Se por acaso estiver em Praga nestes dias, não pode perder esta bela cerimónia.
Onde se realiza
Começa na praça Křižovnické náměstí, passa pela Cidade Velha e atravessa toda a Ponte Carlos, acendendo as luzes. O acendedor de lampiões regressará ao ponto de partida, onde se acende a última luz do passeio.
3. Faça um passeio pelos cafés históricos de Praga
novembro é o melhor mês para fazer uma visita guiada a Praga e explorar os famosos cafés históricos da cidade, que são bastantes. Quando a cidade fazia parte do Império Austro-Húngaro, Praga era o lar de intelectuais e figuras importantes que mudaram o curso da história. Estas figuras usaram os belos cafés checos como ponto de encontro e muitos deles não só discutiram as questões que iriam moldar a nação, como também reescreveram a história.
Onde ir
Conhecidos em Praga como "Grand Café Houses", estes locais podem ser encontrados por toda a cidade. Abaixo está uma lista dos mais proeminentes, recomendo que os inclua no seu itinerário juntamente com as melhores coisas para fazer em Praga.
- Kavárna Slavia O café mais antigo de Praga, para além de oferecer uma vista fabulosa da cidade de Praga, da Ponte Carlos e do Castelo de Praga, quando visitar este local é provável que encontre cantores e actores de ópera checos a atuar. No topo da ementa: chocolate, café ou cidra quente no inverno.
- Café Savoy O seu teto alto, decorado no mais puro estilo renascentista, tem uns impressionantes 7 metros de altura, resultando num dos mais belos interiores que alguma vez verá num café da cidade. Os habitantes de Praga dirigem-se ao Café Savoy para uma chávena de café quente e um delicioso ořechový dort (bolo de avelã).
- Café Louvre Conhecido como o centro da intelligentsia, é um dos mais famosos por ser um espaço que serviu de escritório de trabalho para intelectuais como Albert Einstein e Franz Kafka. Já se imaginou sentado na mesma mesa onde foi escrita "A Metamorfose"? Se for ao Café Louvre, acompanhe a sua bebida quente com o seu famoso cheesecake servido com pêssegos.
4. Jazz! Com o Festival Internacional de Jazz de Praga
Praga é, sem dúvida, o melhor lugar em toda a República Checa para apreciar este género de música. Espalhados por toda a cidade, encontrará vários clubes de renome e, se quiser, pode reservar um pub crawl por Praga. Além disso, o Festival Internacional de Jazz de Praga realiza-se todos os Outonos e os espectáculos do festival começam normalmente a 30 de setembro e duram mais de 30 dias, até 5 ou 10 de novembro.
Foi criado em 1964, o que faz dele um dos festivais mais antigos não só de Praga mas de toda a Europa. Ao longo dos anos, a música jazz tem estado intimamente ligada à história da própria Checoslováquia; durante os dias negros do comunismo, o jazz simbolizava a liberdade pessoal e artística de toda uma nação.
Onde se realiza
Todos os anos, o Festival utiliza os palcos do famoso Reduta Jazz Club e do Lucerna Music Bar. Ao longo da sua história, o festival contou com a presença de nomes como BB King, Big Joe Tunner, Duke Ellintong e muitos outros.
Como comprar bilhetes
Pode consultar o calendário e as datas dos espectáculos no sítio Web oficial do Reduta Jazz Club
5. Cordas de outono
Durante os primeiros dias de novembro, é possível desfrutar das últimas actuações do famoso festival Strings of Autumn. Fundado em 1996, é um festival de música único que combina em palco vários estilos artísticos, desde o jazz à música clássica e ritmos experimentais.
Ao longo do festival, são realizados diferentes concertos num horário diferente a cada ano; para melhor programar o grande número de actuações, os organizadores dividiram o programa de apresentações em três focos principais: Inspiração, Crossover e Luminares.
Onde se realiza
Nos seus primeiros oito anos, o evento foi quase inteiramente patrocinado pelo governo, pelo que o concerto se realizou no Castelo. É melhor consultar o sítio Web oficial do Strings of Autumn para se manter a par do calendário de actuações antes da data da sua viagem.
6. Junte-se à festa cultural para celebrar a Revolução de Veludo
Praga comemora o dia da Revolução de Veludo a 17 de novembro. Em todo o país, e especialmente em Praga, realizam-se várias comemorações sob a forma de eventos culturais que visam, por um lado, educar sobre este acontecimento histórico e, por outro, analisar a situação atual e avaliar criticamente os privilégios e as liberdades das nossas sociedades de hoje. Encontrará também exposições gratuitas emmuitos dos principais museus da cidade.
Onde se realiza
- Korzo Národní: Na área em torno de Národní třída, toda a área é transformada numa grande galeria de instalações audiovisuais e espectáculos de luz. Pode também passear pelas muitas exposições de rua para aprender sobre o período do comunismo, e pode até reservar uma visita guiada ao comunismo em Praga, que inclui bilhetes para o bunker nuclear.
- Museus gratuitos: Para além das exposições ao ar livre que encontrará por toda a cidade, especialmente em áreas como a Praça Venceslau e o Castelo de Praga, muitos museus de Praga estão a juntar-se à celebração, abrindo as suas portas ao público gratuitamente ou a uma taxa reduzida. Historicamente, os locais que oferecem este dia aberto são: A Galeria Nacional de Praga e o Museu Nacional de Praga.
Como comprar bilhetes
Os eventos serão, na sua maioria, gratuitos, não sendo necessários bilhetes para o evento.
7. Faça um passeio de autocarro turístico por Praga
Que tal conhecer Praga fazendo uma excursão de um dia inteiro num autocarro turístico? A ideia é não perder nenhum pormenor da cidade e não ter frio. O inverno em Praga pode ser um pouco rigoroso, com nevascas durante esta época do ano, por isso, reservar um passeio de autocarro tur ístico evitará que o mau tempo estrague a sua viagem.
Além disso, esta experiência é super completa, pois inclui um almoço de 3 pratos e um cruzeiro no rio Vltava.
Onde se realiza a excursão
A excursão vai buscá-lo ao seu hotel e o passeio dura cerca de 7 horas. Irá visitar todos os locais mais emblemáticos de Praga: passear pelo exterior do Castelo de Praga, o Palácio Wallenstein e os seus jardins, a Praça da Cidade Velha, o Bairro Judeu, e ver a Torre da Pólvora, o Teatro Nacional, o Memorial Jan Palach e o Muro John Lennon.
Como comprar os bilhetes
Os bilhetes para a visita guiada de autocarro a Praga podem ser comprados online e custam cerca de 65 euros.
8. Desfrute de um concerto na Sala Mozart com um jantar de luxo
E que melhor maneira de combater as baixas temperaturas do que assistir a um concerto com um jantar de luxo numa das salas de concertos mais emblemáticas e tradicionais da cidade? Sugerimos-lhe que reserve uma noite de concerto na Sala Mozart com jantar, para desfrutar das peças mais famosas do músico interpretadas por dois cantores e cinco músicos das casas de ópera checas. O concerto é dividido em 3 partes de cerca de 20 minutos cada.
Onde se realiza o concerto
O concerto tem lugar na Sala Mozart de Praga, na impressionante Sala Boccaccio.
Como comprar os bilhetes
Pode comprar os seus bilhetes para o concerto na Sala de Concertos Mozart com jantar em Praga online com antecedência. O preço é de cerca de 89 euros.
9. Venha à festa do circo Letní Letná!
Fundado em 2004, o festival de talentos Letní Letná traz todos os anos a Praga alguns dos melhores artistas e espectáculos de circo de todo o mundo. O evento começa em meados de outubro e decorre até aos primeiros dias de novembro, por isso, se estiver de visita a Praga por esta altura, não deixe de o incluir nos seus planos.
O programa de espectáculos inclui produções actuais que procuram enriquecer a cena artística checa e da Europa Central, já que um dos principais objectivos do festival é apoiar o novo circo na República Checa, contribuindo para a sua evolução e crescimento.
Onde se realiza
Durante todo o evento, os artistas de circo utilizaram como palco o grande parque Letná, situado nas margens do rio Moldava.
Como comprar os bilhetes
Pode comprar os seus bilhetes diretamente no sítio Web oficial do Letní Letná
10. O cinema italiano chega a Praga com o Mittel CinemaFest
O maior evento promocional do cinema italiano percorre a Europa Central todos os anos, entre os primeiros dias de novembro e os primeiros dias de dezembro. As cidades de Budapeste, Bratislava e Praga são percorridas durante uma semana para mostrar os últimos lançamentos cinematográficos de Itália. Uma vez que Praga é a última cidade da digressão, as datas das apresentações são normalmente marcadas para meados ou finais de novembro. Para além de Praga, outras cidades checas, como Brno e Ostrava, estão incluídas.
O festival teve início em 2005 e no sítio Web da FILMITALIA, uma organização dedicada à promoção internacional do cinema italiano, é possível ver a história do evento com muitas produções que foram exibidas ao longo dos anos.
Onde se realiza
O evento tem lugar no Kino Lucerna, considerado o local mais importante para a cultura cinematográfica de Praga.
Como comprar bilhetes
Pode comprar bilhetes e consultar o calendário das projecções diretamente no sítio Web do Czech Mittel CinemaFest
.
11. Assistir à abertura dos mercados de Natal de Praga
Nos últimos dias de novembro, os tradicionais e mágicos mercados de Natal chegam a Praga. Se estiver na cidade para as férias, não perca a oportunidade de desfrutar deste belo local onde encontrará uma vasta seleção de presentes de Natal, incluindo chapéus, cachecóis de inverno, artesanato local feito à mão, decorações para árvores de Natal, velas e sabonetes aromáticos com cheiros da época e muito mais.
O mercado também estará repleto de petiscos tradicionais checos, bebidas quentes de inverno e todo o tipo de bugigangas.
Onde se realiza
Os mercados de Natal são muito comuns e tradicionais em Praga. Chalés de madeira decorados com purpurinas e luzes são montados por toda a cidade. Aqui estão os locais mais bonitos e tradicionais e as datas de abertura para o ajudar a organizar o seu horário.
- Mercado de Natal na Praça da Cidade Velha em Staré Mesto. Começa a 26 de novembro e está aberto ao público todos os dias.
- Mercado de Natal da Praça da República em Josefov. Começa a 25 de novembro, aberto ao público todos os dias.
- Mercado de Natal da Praça Venceslau em Nove Mesto. Começa a 27 de novembro, aberto ao público todos os dias.
- Mercado de Natal na Praça da Paz em Nove Mesto. Primeiro a abrir em 20 de novembro, aberto todos os dias.
Como comprar bilhetes
Os mercados são eventos gratuitos, com entrada livre e gratuita para o público.
12. Dar uma volta no Elétrico de Natal de Praga
Para continuar a entrar em sintonia com a época natalícia em Praga, pode optar por andar no elétrico de Natal. Desde a última semana de novembro até à primeira semana de janeiro, um elétrico decorado com centenas de luzes de Natal percorre a cidade. É uma forma ideal de fugir ao frio do inverno e dar um passeio pela cidade enquanto admira os edifícios históricos de Praga na paisagem de inverno. O percurso leva-o desde o centro de Stare Mesto até ao Castelo de Praga.
Onde se realiza
Pode apanhar a rota 02 e a rota 22 do Elétrico de Praga; a rota 22 é a linha mais turística de toda a cidade, uma vez que vai desde a área de Hradčany até ao Castelo de Praga.
Como comprar bilhetes
Terá de comprar os seus bilhetes de elétrico; um bilhete simples custa aproximadamente 1,30€, enquanto um bilhete para três dias custa em média 13,50€ e pode andar de elétrico as vezes que quiser. Ao planear os percursos, é aconselhável ter à mão um mapa das rotas.
Praga em novembro: como lidar com o tempo e o que vestir em novembro
Com o outono a despedir-se de novembro e o inverno a chegar, as temperaturas descem significativamente. Com uma média de temperaturas máximas de 9°C e mínimas de 1°C , pode mesmo haver alguma queda de neve durante o mês. A precipitação é também ligeiramente mais elevada do que em outubro. Em termos de horas de sol, espere apenas cerca de 8 horas, em média, nos dias mais claros.
Se visitar Praga em novembro, tire as roupas de frio do armário e esteja bem preparado. Não se esqueça de que vai passar muito tempo a passear pelas ruas e a visitar monumentos, por isso dê prioridade a calçado confortável, como botas quentes; acrescente um chapéu quente, um cachecol para o proteger do homem velho e, claro, um casaco grosso!
Praga em novembro: multidões de turistas
novembro é a época baixa do turismo em Praga, a altura ideal para os viajantes com um orçamento limitado ou que procuram poupar alguns euros, uma vez que é mais fácil conseguir alojamento com desconto. Os cafés e os museus, normalmente cheios de turistas em junho ou julho, podem ser novamente apreciados sem o desconforto das multidões.