O que comer em Praga: os melhores pratos da gastronomia checa

Embora Praga seja uma das cidades mais visitadas da Europa, a sua gastronomia não é muito conhecida fora das fronteiras checas. Se tem curiosidade em saber o que vai encontrar nos seus restaurantes, preparei uma pequena lista dos seus pratos mais famosos.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 8 minutos

O que comer em Praga: os melhores pratos da gastronomia checa

Restaurante em Pragra | ©R Boed

Ao preparar a sua lista do que ver e fazer em Praga, há uma coisa que não pode esquecer: a sua gastronomia. Afinal, ela faz parte da cultura do país e vai acompanhá-lo durante toda a sua viagem. Deve saber que a comida checa tem muitos pontos em comum com a do resto da Europa Central, com uma forte presença de carne e o costume de servir grandes quantidades.

A carne de porco, vitela e frango são os principais ingredientes da comida de Praga, com uma presença significativa de pato em algumas das suas receitas mais populares. Isto significa que não é um destino fácil para os vegetarianos, embora existam opções vegetarianas disponíveis. A maioria dos pratos é acompanhada por diferentes tipos de molhos e pelo omnipresente knedliky.

1. Koleno (Joelho de porco)

Comer Koleno| ©Luke Porwol
Comer Koleno| ©Luke Porwol

Se há um prato presente em quase todos os melhores restaurantes de Praga, é a junta de porco. De facto, se fizer uma viagem gastronómica, esta receita não pode deixar de aparecer.

O joelho de porco é uma delícia para os amantes de carne, pois o sabor e a técnica de cozedura tenra fazem desta receita um petisco incomparável, com um exterior estaladiço e um interior que se derrete na boca.

O ingrediente principal é, naturalmente, o joelho de porco, que é cozinhado durante várias horas para que a carne fique tenra e se desprenda facilmente do osso. É normalmente temperado com cebola, malagueta, alho, pimenta preta e outras especiarias e servido com rábano, pão de centeio e mostarda.

Recomendo que o prove ao meio-dia, pois pode ser uma refeição demasiado pesada para a hora do jantar.

Reservar uma visita gastronómica a Praga

2. Schnitzel

Schnitzel| ©Bianca Bueno
Schnitzel| ©Bianca Bueno

Este prato é, na verdade, originário da vizinha Áustria, como já deve ter reparado se tiver feito uma viagem a Viena. No entanto, Praga adoptou a receita com pequenas modificações e hoje é muito popular em todos os seus restaurantes. Note-se que, em muitas ementas, o encontrará sob o nome de Řízek (em inglês, panado).

Uma das vantagens deste prato é a sua versatilidade no que diz respeito à apresentação. Em Praga, é geralmente cozinhado com carne de porco, mas não muito longe do frango.

É bastante simples de preparar, pois basta marinar um filete de carne, depois empaná-lo e fritá-lo em óleo até ficar dourado.

Reservar uma visita gastronómica a Praga

3. Česká Bramborová,

Česká Bramborová,| ©Mercado Calabijo
Česká Bramborová,| ©Mercado Calabijo

As sopas são uma parte integrante da cozinha checa. Nos meses frios, são a forma perfeita de começar uma refeição e, além disso, existem tantas variedades que pode experimentar uma diferente todos os dias da sua estadia.

Uma das sopas mais populares na capital checa é a Ceská Bramborová, tanto que muitos a consideram como a sopa nacional.

A base desta sopa é de batatas e cogumelos, aos quais são adicionados legumes e, normalmente, pedaços de vitela. No entanto, como acontece com tantos outros pratos populares, em cada região da República Checa encontrará ligeiras variações nos ingredientes.

4. Chlebíček

Chlebíček| ©Juan de Vojníkov
Chlebíček| ©Juan de Vojníkov

Embora grande parte da cozinha checa seja baseada em carne e seus molhos, também encontrará alguns pratos mais leves que podem ser consumidos como aperitivo. É o caso dos chlebíček, fatias de pão que são cobertas com manteiga, queijo para barrar ou salada e cobertas com uma variedade de ingredientes.

Os chlebíček são um alimento básico em eventos sociais em Praga, desde aniversários a festas na escola e no local de trabalho. Podem até ser encontrados em funerais.

Onde encontrá-los em Praga

Na capital checa, pode encontrar este prato em várias lojas espalhadas pela cidade. Aqui ficam apenas três delas, para o caso de querer experimentar:

  • Sisters: esta pequena loja na cidade velha é considerada o local que trouxe a venda de chlebíček de volta ao grande público, depois de uma época em que só podiam ser encontrados em casas. Para além dos mais tradicionais, oferecem alguns com ingredientes mais imaginativos, como batatas fumadas com fiambre ou cogumelos.
  • Lahudky Zlaty Kriz: Localizada muito perto da Praça Venceslau, esta loja caracteriza-se por oferecer chlebíček da velha guarda. Isto tornou-a uma das favoritas dos habitantes locais, que muitas vezes param para comprar alguns dos seus favoritos para um lanche rápido.
  • Chlebicky Letná: Letná tornou-se um dos bairros mais vibrantes da cidade nos últimos anos, com a abertura de vários centros de entretenimento e restaurantes. Um dos mais bem sucedidos é esta loja popular que oferece mais de 20 tipos diferentes de chlebíček. É uma escolha perfeita para aqueles que querem fazer um pequeno piquenique no Parque Letná enquanto apreciam a vista da Cidade Velha.

Reservar um passeio gastronómico por Praga

5. Grilované klobásy

O restaurante Grilované klobásy.| ©Fredie033
O restaurante Grilované klobásy.| ©Fredie033

Durante uma viagem, não é raro tentar comer qualquer coisa antes de continuar a visitar os pontos turísticos da cidade. Isto pode acontecer em Praga depois de, por exemplo, uma visita ao Bairro Judeu e à hora do almoço estar a caminho da Praça da Cidade Velha. A solução é simples e saborosa: pedir um bom Grilované klobásy numa banca.

Apesar do nome complicado, esta refeição é apenas uma salsicha grelhada servida num delicioso pão com o molho da sua escolha. Apesar da sua simplicidade, não pense que se trata de algo semelhante a um cachorro-quente, pois a diferença na qualidade da carne da salsicha e o toque da grelha tornam-na muito mais saborosa.

Durante o seu passeio pela cidade, irá encontrar bastantes bancas que servem este prato. As mais populares entre os turistas (e muitos habitantes locais) são as que se encontram na Praça V enceslau e nas áreas próximas da Praça da Cidade Velha.

6. Smazeny syr

Smazeny syr| ©GALAXY 2018 A7
Smazeny syr| ©GALAXY 2018 A7

O Smazeny syr, uma das especialidades culinárias de Praga, pode ser encontrado tanto em restaurantes como em bancas de rua. Pode ser descrito muito simplesmente como uma fatia de queijo frito, mas na verdade é um pouco mais elaborado.

Este prato é normalmente feito com queijo tipo Edam cortado numa fatia com cerca de 15 centímetros de espessura. Em seguida, é mergulhada em farinha, ovo e pão ralado e frita em óleo bem quente. Quando servido, é normalmente acompanhado de salada, batatas fritas e um pedaço de pão. Por vezes, é também coberto com a versão checa do molho tártaro.

O resultado é certamente uma delícia para os amantes de queijo, que desfrutarão de um prato estaladiço, saboroso e cheio. No entanto, de acordo com os habitantes de Praga, é essencial comê-lo enquanto ainda está quente.

7. Knedliky

Knedliky| ©valcs
Knedliky| ©valcs

Quando olhamos para o menu de um restaurante em Praga, ficamos muitas vezes impressionados com o número de pratos que incluem aquilo que traduziram para inglês como dumplings. À primeira vista, pode pensar-se numa espécie de massa recheada, mas na República Checa são um produto muito diferente.

O nome deste alimento em checo é knedliky e são feitos com farinha, ovo, sal, leite e fermento. O resultado é cortado como pão e usado como guarnição para muitos guisados.

O sabor do knedliky é muito suave, mas a sua textura faz com que absorva perfeitamente o sabor do molho que acompanha pratos como o goulash ou o svíčková.

8. Svíčková

Svíčková| ©Matyáš Havel
Svíčková| ©Matyáš Havel

"Svíčková na smetaně" ou diretamente svíčková é o nome de um dos pratos mais populares entre os habitantes de Praga e de todo o país.

A receita consiste num lombo de vaca cortado em fatias finas, marinado durante algumas horas para o amaciar e permitir que absorva o sabor das ervas aromáticas que lhe são adicionadas. De seguida, é feito um molho espesso e cremoso, com um sabor doce, salgado e ácido.

Embora este prato possa ser encontrado em qualquer restaurante de Praga, ou até mesmo num cruzeiro com jantar no Vltava, é considerado um prato para celebrações especiais em Praga, como casamentos.

Várias fatias de knedliky são servidas com o molho para completar o resultado final.

9. Goulash

Goulash| ©Dova
Goulash| ©Dova

Quando ouvimos falar de goulash, pensamos normalmente na Hungria, o país de origem desta receita. No entanto, os checos adaptaram o prato, eliminando grande parte do picante da paprica húngara e acrescentando alguns elementos.

Assim, o goulash em Praga é feito com menos legumes e mais carne, quase sempre de vaca. Nos restaurantes, encontrará dois tipos de goulash, um semelhante a um guisado e outro com mais caldo e servido como uma sopa.

É frequentemente servido numa tigela de pão e, claro, acompanhado por vários pedaços de knedliky.

10. Pečená kachna (Pato)

Pečená kachna (Pato)| ©Martin Sklenar
Pečená kachna (Pato)| ©Martin Sklenar

Enquanto a maioria dos pratos de carne em Praga são feitos com carne de porco, vitela e frango, pode ficar impressionado com o número de menus que anunciam receitas feitas com pato.

Durante a minha visita à cidade, a zona onde vi estes anúncios com mais frequência foi nos locais onde se come perto do Castelo de Praga, mas também é possível encontrá-los noutros bairros.

O prato estrela com este animal é o pečená kachna, ou seja, basicamente pato assado. O resultado é uma carne muito tenra coberta por uma crosta estaladiça e servida com couve doce.

Reservar uma visita guiada culinária a Praga

Como bónus, um doce de rua: o trdelnik.

O trdelnik| ©Tamorlan
O trdelnik| ©Tamorlan

Quando se passeia pelo centro da cidade (quer se vá a Praga no verão ou no inverno), nota-se um cheiro peculiar a doces em muitos locais. A razão para isso é o grande número de lojas e bancas que vendem trdelnik, uma espécie de cilindro de massa assada coberto de açúcar.

Embora sejam muito típicos dos mercados de Natal de Praga, também os poderá encontrar quando o tempo aquece. No entanto, há diferenças entre as duas estações. Quando o tempo está frio, são normalmente consumidos sozinhos ou com chocolate quente, enquanto que quando o tempo está mais quente são normalmente recheados com gel ado de diferentes sabores.

O companheiro de todas as refeições em Praga: a cerveja.

Servir cerveja| ©Gonzalo Remy
Servir cerveja| ©Gonzalo Remy

Considerando que a República Checa é o país com o maior consumo de cerveja per capita, não é de admirar que todas as refeições sejam acompanhadas por cerveja.

A cerveja comercial mais popular é a Pilsner Urquell, cuja cervejaria pode visitar se fizer uma viagem a Pilsen. Para além disso, encontrará também um grande número de cervejas mais pequenas ou artesanais, sobre as quais poderá saber mais numa visita a algumas das pequenas cervejarias e às muitas cervejarias de Praga.

As bancas de comida de rua são fiáveis?

Bancas de rua| ©timfilbert
Bancas de rua| ©timfilbert

As ruas de Praga, especialmente as praças, estão cheias de bancas de rua que oferecem comida rápida tanto aos visitantes como aos habitantes locais. Pode pedir qualquer coisa, desde salsichas a hambúrgueres, bem como pratos mais elaborados.

Em geral, pode comer sem problemas. A não ser que se verifiquem problemas óbvios de higiene, as bancas são bem controladas e seguras.