Punta Cana em 7 dias: o que ver e o que fazer
Punta Cana tem belas praias e paisagens, mas também um grande número de actividades que o deixarão maravilhado. Com uma estadia de 7 dias, poderá desfrutar de um bom número delas.
Punta Cana é a referência turística mais importante da República Dominicana e também a cidade a partir da qual é possível descobrir alguns dos lugares mais incríveis das Caraíbas. Com uma vasta gama de actividades, Punta Cana tem muitas alternativas para o surpreender e proporcionar-lhe uma viagem de prazer e diversão.
Se planear visitar Punta Cana durante 7 dias, terá tempo suficiente para ver os melhores sítios, mas terá de organizar o seu itinerário para não perder nada. A seguir, vou ajudá-lo a tornar a sua viagem à República Dominicana inesquecível e a descobrir todas as actividades que Punta Cana tem para ver e fazer.
Dia 1: Passeio pela Playa Blanca, snorkeling na Playa Bávaro e vida nocturna em Punta Cana.
A primeira coisa que irá notar em Punta Cana no seu transfer do aeroporto para o hotel serão as suas praias.
A cidade é um paraíso caribenho com areia branca e água cristalina. O melhor plano para o início da sua viagem é visitar algumas das melhores praias da cidade.
Visitar Playa Blanca
Esta é uma das praias mais características de Punta Cana e está localizada muito perto de uma das zonas hoteleiras mais visitadas fora do centro da cidade. Playa Blanca é um local relaxante com águas calmas e é conhecida pelos seus bares, restaurantes e parapente.
Em Playa Blanca encontrará locais para almoçar e descobrir o perfil principal das Caraíbas dominicanas, realçado por palmeiras e actividades de mergulho. O acesso também é muito fácil, pois é uma praia ampla com muitos complexos hoteleiros.
Snorkelling em Playa Bávaro
À tarde, pode continuar a sua visita inicial à Playa Bávaro, que se situa a poucas ruas da Playa Blanca. Bávaro, para além de ser uma das praias mais conhecidas da ilha pela sua elegância e areia fina e branca, é considerada uma das melhores praias das Caraíbas, e os seus recifes de coral ao largo da costa são ideais para a prática de snorkelling em Punta Cana.
A Playa Bávaro é também o lar das palmeiras dominicanas que a tornam um lugar paradisíaco. É também a praia perfeita para esperar pelo pôr do sol e ver o pôr do sol sobre a água azul do Mar das Caraíbas.
Experimente a vida nocturna dominicana
À noite, uma das coisas mais divertidas para fazer em Punta Cana é desfrutar das suas longas festas e dos seus clubes noturnos mundialmente famosos, como o Coco Bongo.
Também é possível entrar num autocarro de festa que percorre alguns dos bares mais populares da cidade e acabar a noite até às primeiras horas da manhã, pronto para o nascer do sol do segundo dia.
De qualquer forma, seja qual for a opção que escolher, irá certamente divertir-se muito em Punta Cana.
Dia 2: Desfrute da Ilha Saona e passeie pela Lagoa Flamingo
A excursão à Ilha Saona a partir de Punta Cana é uma das melhores coisas que pode fazer durante a sua viagem.
Esta é uma das maiores ilhas da República Dominicana e também uma das mais visitadas pela sua beleza natural. Lá é possível desfrutar de suas praias de areia branca, do passeio por Mano Juan, uma vila de pescadores, e da Lagoa Flamingo.
Conheça a Isla Saona numa excursão organizada
As excursões à Isla Saona são geralmente de dia inteiro e incluem normalmente um almoço com um menu típico dominicano e um bar aberto.
Saona, para além de paisagens idílicas, oferece recifes de coral para a prática de snorkelling e línguas de praia para a prática de desportos como o futebol e o voleibol.
Passeio à volta da Lagoa Flamingo
A lagoa Flamingo é uma parte da ilha que está separada da lagoa Canto de la Playa por um estreito canal de terra e é um local ideal para a observação de aves nas Caraíbas.
Idealmente, a caminhada deve ser feita nas primeiras horas da manhã, altura em que há mais aves e em que é possível ver tartarugas marinhas, e depois continuar até Mano Juan, a pitoresca aldeia piscatória de Saona.
- Preço da excursão: As excursões à ilha de Saona custam a partir de 75 euros, com transferes de catamarã de ida e volta e recolha e entrega no hotel. Inclui também almoço com menu dominicano e bar aberto de bebidas alcoólicas.
- Duração da excursão: aproximadamente oito horas.
- Vantagens desta excursão: poderá conhecer um dos melhores destinos das Caraíbas dominicanas com uma excursão com uma excelente relação qualidade/preço.
Dia 3: Visita à praia de Macau e ao mágico cenote Hoyo Azul.
O terceiro dia em Punta Cana pode começar com uma viagem à Praia de Macao, uma das poucas praias intactas que restam na República Dominicana.
Nesta zona acidentada, os ventos fortes também garantem que é um local ideal para a prática de surf ou para desfrutar de Punta Cana com crianças, uma vez que não há hotéis na zona e está localizada na periferia da cidade, o afluxo de turistas diminui substancialmente.
Visitar a Praia de Macau
A Praia de Macao, para além das opções de surf, tem outros serviços disponíveis como restaurantes, actividades de desportos aquáticos, aluguer de equipamento de snorkeling, passeios de buggy e passeios de barco ou a cavalo, sendo um local ideal para combinar a tranquilidade da praia com as muitas actividades oferecidas por Punta Cana.
Em Macao pode também obter algumas das melhores fotografias de Punta Cana e desfrutar da praia com os locais, uma vez que, estando mais afastada do centro da cidade, é menos visitada pelos turistas. Se é daqueles que preferem fazer actividades locais quando viajam, esta é a visita ideal para si.
Fazer uma experiência de natação e snorkel no cenote Hoyo Azul
Depois de passar metade do dia na Playa Macao, pode visitar o Hoyo Azul, que é um cenote de quinze metros de profundidade e de águas cristalinas onde os turistas podem nadar.
Também pode fazer snorkel e merg ulho para ver alguma da vida marinha local.
Hoyo Azul está rodeado por um penhasco de calcário com oitenta metros de altura, pelo que, para além de um cenote com águas azuis profundas, pode desfrutar dos imperdíveis arredores rochosos.
Dia 4: Atreva-se a fazer um passeio aventureiro de buggy na selva
Punta Cana tem uma grande variedade de actividades naturais e uma delas é percorrer a selva dominicana ao volante de um buggy, o que pode ser uma experiência divertida e cheia de adrenalina.
Estas excursões aventureiras levá-lo-ão por trilhos sinuosos através de plantações de café, coqueiros e praias que conduzem a nascentes indígenas.
Mergulhe na selva de buggy e dê um mergulho em Los Hoyos del Salado
Um passeio de buggy pela selva leva-o para fora das praias de Punta Cana para visitar os cenotes de Los Hoyos del Salado, as águas cristalinas de Cabeza de Toro e as praias mais inóspitas.
Para visitar a selva dominicana é obrigatório ser acompanhado por um guia local especializado e registado, por isso, se quiser visitar o coração florestal do país , deve optar por uma excursão deste tipo.
Se preferir uma aventura na selva que não implique conduzir um buggy sozinho, pode optar por um safari num monster truck ou num veículo todo-o-terreno.
Em todos os casos, estará imerso nas plantações e aldeias da costa leste da República Dominicana durante um dia inteiro.
Informações mais pormenorizadas
- Preço da excursão: cerca de 90 euros com transferes de ida e volta, recolha no hotel, entrada nos cenotes e acompanhamento de um guia.
- Duração da excursão: cerca de oito horas.
- Atenção**:** para conduzir o buggy, é necessário ser maior de idade e possuir uma carta de condução. Alguns operadores turísticos podem também exigir uma carta de condução internacional.
- Características principais desta excursão: Poderá mergulhar no coração da floresta dominicana e conhecer as origens e a cultura indígena do país através de visitas às comunidades taino.
Dia 5: Passeio de barco na baía de Samaná e visita a Los Haitises
A costa dominicana oferece uma grande variedade de atracções para ver a partir da água, e uma das formas mais interessantes de o fazer é com um passeio de barco nas águas do Mar das Caraíbas.
Desfrute de um passeio de barco na Baía de Samana
Alguns dos passeios de catamarã incluem um passeio pela Baía de Samana e pelo Parque Nacional Los Haitises, que é notável pelas montanhas rochosas que se erguem da água.
A Baía de Samaná é um dos locais naturais mais bonitos da República Dominicana e pode ser vivida num agradável passeio de catamarã, a partir do qual se pode vislumbrar a selva dominicana e as suas maravilhas naturais.
O passeio de barco na Baía de Samaná conduzirá a uma visita a Los Haitises, também conhecido como um refúgio da cultura indígena Taino e às grutas com pictogramas e petróglifos protegidos pela UNESCO.
Visita ao Parque Nacional Los Haitises
No parque nacional pode visitar a Montaña Redonda, um local com vegetação densa e uma ampla vista panorâmica que se destaca por estar aninhado entre duas lagoas, Limón e Redonda. Em Limón, poderá também ver uma das maiores quedas de água da República Dominicana.
Visitar Los Haitises num passeio de barco é uma das formas mais bonitas de conhecer, para além do Parque Nacional, a Baía de Samaná e todas as suas atracções, incluindo o rio Jivales e as lagoas. Sem dúvida, é uma experiência que vale a pena.
- Preço da excursão: As excursões a Los Haitises com passeio de catamarã custam a partir de 129 euros com transfer de ida e volta e recolha no hotel incluídos.
- Duração da excursão: aproximadamente nove horas.
- Vantagens desta excursão: é a melhor alternativa para conhecer a Baía de Samaná e o Parque Nacional Los Haitises, um dos sítios naturais imperdíveis de Punta Cana.
Dia 6: Viagem de um dia a Santo Domingo com um passeio histórico
Para além das praias paradisíacas de Punta Cana e das areias brancas das Caraíbas, a República Dominicana também tem Santo Domingo, a capital do país e a cidade colonial mais antiga das Américas, para oferecer.
Passeie pelo centro histórico de Santo Domingo e veja os edifícios emblemáticos.
Vale a pena fazer um passeio de um dia pelo centro histórico de Santo Domingo para ver o Alcázar de Cristóbal Colón, a Basílica Catedral de Santa María la Menor, a Casa del Cordón, o Mosteiro de São Francisco, a Fortaleza Ozama e a Calle de Las Damas.
Santo Domingo é uma cidade pitoresca com um amplo calçadão e alguns pontos de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade velha e dos palácios municipais.
Com uma história rica, durante anos chamou-se Ciudad Trujillo. As excursões a Santo Domingo incluem normalmente transferes de ida e volta com recolha no hotel e um almoço com um menu típico dominicano.
Visite os mercados de alimentos da cidade
Santo Domingo é também conhecido pelos seus coloridos mercados de alimentos, alguns dos quais são os mais antigos das Américas, bem como pelas suas lojas de recordações.
Tenha em atenção que os preços podem ser um pouco elevados, uma vez que se trata de locais orientados para os turistas, mas na República Dominicana, como em grande parte das Caraíbas, regatear é a norma.
Também pode visitar a capital por sua conta, embora isso possa ser um pouco incómodo. A melhor alternativa, e que lhe poupará tempo e dinheiro, é fazer uma excursão de um dia a Santo Domingo.
- Preço da excursão: As excursões a Santo Domingo custam a partir de 95 euros e incluem transporte de ida e volta a partir de Punta Cana com recolha no hotel, entradas nas atracções, almoço com um menu típico dominicano e a assistência de um guia local especializado.
- Duração da excursão: aproximadamente dez a doze horas.
- Vantagens desta excursão: conhecerá um local alternativo às praias paradisíacas do Mar das Caraíbas e uma cidade histórica.
Dia 7: Despedir-se de Punta Cana visitando a Reserva Ojos Indígenas e saboreando a gastronomia típica
De volta a Punta Cana e para o último dia do passeio, sugiro que visite o Parque Ecológico Ojos Indígenas, que é o oásis da cidade, e depois desfrute da comida local num dos restaurantes típicos.
Visite a Reserva Natural Ojos Indígenas
Nesta floresta luxuriante, poderá ver árvores de fruto nativas, visitar exposições de cana-de-açúcar, visitar jardins zoológicos para aprender sobre a vida selvagem local e passear pelo maior habitat de iguanas das Caraíbas, e dar um mergulho nas lagoas de água doce do parque.
Nesta experiência completa, aprenderá tudo sobre a natureza e a cultura da República Dominicana e terá acesso a um parque privado de mais de 600 hectares.
A visita completa à Reserva Natural Ojos Indígenas tem uma duração estimada de cinco a seis horas, mas é possível fazer um circuito abreviado pelos trilhos indicados para as melhores actividades no local. A entrada para visitar os Ojos Indígenas custa a partir de cinquenta dólares, com uma tarifa para menores, pelo que se trata de um plano amigo das crianças.
Desfrute da cozinha local num restaurante local
Uma vez terminada a excursão a Ojos Indígenas, pode despedir-se da República Dominicana saboreando os melhores pratos da sua gastronomia típica.
Recomendo que provem o sancocho, que é um requintado guisado de carne, o mangú, que é uma espécie de pequeno-almoço americano com puré de banana verde, feijão cozido ou frango cozido. Para beber, pode experimentar o morir soñando, que com o seu nome poético se refere a uma bebida de sumo de laranja e leite evaporado.
Todos estes pratos podem ser combinados com peixe e lagosta, que são outras especialidades locais. Para além dos restaurantes dos hotéis ao longo da costa, recomendo que visite o Capitan Cook, na praia de El Cortecito, e o Huracán Café, na Playa Bávaro. Ambos são baratos e oferecem pratos tradicionais.
Resumo das actividades de cada dia
- Dia 1
- Dia de praia e festa
- Visita à Playa Blanca
- Visita à Playa Bávaro
- Viver a noite dominicana
- Dia 2
- Excursão ao paraíso
- Visita à ilha de Saona
- Passeio pela Laguna de los Flamencos
- Passeio por Mano Juan ao seu ritmo
- Dia 3
- Descobrir Punta Cana
- Visita à praia de Macao
- Dê um mergulho no Cenote Hoyo Azul
- Desfrute de uma experiência de mergulho com snorkel
- Dia 4
- Mergulhe na selva
- Conduzir um buggy na selva
- Dar um mergulho no cenote Los Hoyos del Salado
- Visitar a praia Cabeza de Toro
- Dia 5
- Passeio de barco
- Maravilhe-se com a Baía de Samaná
- Visita a Los Haitises
- Visita à cascata El Limón
- Dia 6
- Visita a Santo Domingo
- Passeio pela cidade velha
- Ver os edifícios emblemáticos
- Visitar os mercados de produtos alimentares
- Dia 7
- Regresso a Punta Cana
- Tour Ojos Indígenas
- Apreciar a gastronomia típica
- Visita a um restaurante local