O que ver e fazer em Zurique em 3 dias

Três dias em Zurique são suficientes para conhecer tudo o que a cidade tem para oferecer e até para fazer algumas excursões nos arredores.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Zurique em 3 dias

Igreja de Fraumünster vista do rio | ©Jörg Vieli

Zurique está normalmente no topo de qualquer itinerário na Suíça. Sendo a capital financeira do pequeno país alpino, a sua maior cidade e um dos pontos mais altos da Europa, o convite é para mergulhar no seu país das maravilhas de inverno.

Quer seja um amante da natureza, um fã de comboios panorâmicos, um interessado na história suíça ou um globetrotter aventureiro, neste post encontrará um itinerário de 3 dias com as melhores coisas para ver e fazer em Zurique e arredores para todos os gostos.

Dia 1: Passeio pela Cidade Velha

Cidade Velha de Zurique| ©Dennis Jarvis
Cidade Velha de Zurique| ©Dennis Jarvis

No primeiro dia em Zurique, é uma boa ideia conhecer a área em torno do Lago de Zurique e do Rio Limmat. Há muitas atracções para ver, mas recomendo que comece pelos monumentos, museus e locais históricos da Cidade Velha.

O passeio por Zurique que sugiro pode ser feito de transportes públicos, Tuk-tuk, autocarro turístico ou a pé, por conta própria ou com uma visita organizada a Zurique.

Recomendo que o faça a pé, pois em apenas 4 quilómetros encontrará um grande número de locais interessantes para visitar. Se for acompanhado por um guia, este explicar-lhe-á o que está a ver. Se optar por ir por conta própria, aconselho-o a informar-se previamente para tirar o máximo partido da visita.

Reservar uma visita guiada a Zurique

Igreja de Fraumünster

Fundada em 853 pelo rei Ludwig, o Germânico, e depois de ganhar o controlo económico de Zurique em 1045, tornou-se um emblema da cidade.

Hoje em dia, a abadia é menos falada pelo seu impacto económico, mas são os vitrais desenhados por Marc Chagall e Auguste Giacometti que roubam as atenções aos visitantes de Fraumünster.

  • Endereço: Münsterhof 2, 8001 Zürich.

Igreja de São Pedro

Esta igreja marca a hora oficial da Suíça. Era uma capela românica por volta do ano 1000 e foi renovada anos mais tarde, quando a torre e o relógio foram acrescentados à maior igreja da Europa.

Em 1522, quando padres próximos a Ulrich Zwingli governaram a Igreja de São Pedro, ela se tornou outro ponto obrigatório na cidade graças ao seu papel durante a Reforma Protestante Suíça.

  • Endereço: St.-Peter-Hofstatt 1, 8001 Zürich.

Museu WOW Salão da Ilusão

Esta é a paragem perfeita para as famílias que viajam para Zurique com crianças. Durante algumas horas, pode escapar à tradicional metrópole alpina para mergulhar em padrões impossíveis, reflexos loucos, ilusões de ótica por todo o lado, cenários incríveis e jogos interactivos em cada canto (literalmente, até ir à casa de banho é uma ilusão). É simplesmente WOW!

. Prepare a sua mochila com uma grande dose de curiosidade e engenho, um telemóvel carregado, roupa leve e está pronto para se divertir.

  • Endereço: Werdmühlestrasse 10, 8001 Zurique.

Museu Nacional de Zurique

Junto à estação de comboios Zurich HB, encontra-se este museu histórico que data de 1898. É um dos locais de visita obrigatória no pequeno país alpino, porque o seu edifício esguio exibe a história da Suíça entre colecções de arte, esculturas, pinturas e manuscritos. E para lá chegar, pode optar pela visita guiada de autocarro a Zurique.

Ao sair do Museu Nacional de Zurique, pode almoçar no restaurante Spitz, que fica do outro lado da rua, ou, se preferir, esperar até atravessar a ponte Walchebrücke e almoçar em qualquer um dos bistrôs que se encontram na sua próxima paragem.

  • Endereço: Museumstrasse 2, 8001 Zurique.

Reservar uma visita guiada de autocarro a Zurique

Museu Kunsthaus

Um lugar ideal para os amantes da arte. Expõe obras desde a Idade Média até aos expoentes da arte contemporânea.

O Kunsthaus foi inaugurado em 1910 e, desde então, Claude Monet, Pablo Picasso, Henri Matisse, Vincent van Gogh, Niki de Saint Phalle e centenas de outros artistas de renome deixaram a sua marca neste museu.

  • Endereço: Heimplatz, 8001 Zürich.

Catedral de Grossmünster

Catedral de Grossmünster| ©Allie_Caulfield
Catedral de Grossmünster| ©Allie_Caulfield

Diz a lenda que quando o rei dos Francos, Carlos Magno, descobriu os túmulos dos patronos da cidade, construiu uma igreja em cima deles e a Catedral de Grossmünster, o berço da Reforma da Igreja em Zurique, foi fundada sobre estas fundações.

Não deixe de subir ao topo da torre do Grossmünster para ter uma das melhores vistas da cidade.

  • Endereço: Grossmünsterplatz, 8001 Zurique.

Ponte Münsterbrücke

Para regressar ao seu ponto de origem, desfrute de um pôr do sol digno de um postal atravessando a ponte Münsterbrücke sobre o rio Limmat. Esta ponte, também conhecida como Helmhausbrücke, foi construída em pedra natural entre 1836 e 1838. Graças à sua preservação original, é um bem cultural de importância nacional.

Escusado será dizer que há muitos outros lugares bonitos para visitar na cidade. Todos os mencionados pertencem ao 1º arrondissement mais concorrido e qualquer itinerário pela cidade deve incluir a maioria, se não todos, estes sítios culturais.

Para terminar o dia, desfrute de um lanche com chocolate. O Dieter Meier Oro de Cacao e o ViCAFE Münsterhof são alguns dos cafés mais populares perto da ponte.

Reservar uma visita guiada à Cidade Velha de Zurique

Dia 2: Para as maiores quedas de água da Europa!

Cataratas do Reno| ©Roland zh
Cataratas do Reno| ©Roland zh

Depois de ter deixado para trás os museus e as igrejas, é altura de passar a outro tipo de turismo: as maiores quedas de água da Europa, as Cataratas do Reno.

De seguida, fará uma caminhada nos planaltos do Albis suíço e, para fechar o dia, percorrerá a cidade de tuk tuk.

Manhã

Depois do pequeno-almoço no seu hotel ou num dos restaurantes próximos, é tempo de partir para a excursão às cataratas do Reno. Para tal, existem duas alternativas.

  • A primeira é fazê-lo por conta própria. Para isso, dirija-se à estação de Sihlquai em Zurique HB e apanhe um autocarro para Schaffhausen. A partir daí, apanhe um comboio panorâmico para Neuhausen Rheinfall, que fica a 200 metros das cataratas. A viagem total deve demorar entre 55-70 minutos.
  • A segunda alternativa é juntar-se a uma excursão às Cataratas do Reno a partir de Zurique. No meu artigo sobre comovisitar as Cataratas do Reno a partir de Zurique, falo-lhe de todos os destinos que pode combinar com as maiores quedas de água da Europa.

Se optar por uma excursão organizada, tenha em conta que normalmente oferecem uma excursão de meio dia por locais como Titisee-Neustadt - onde encontrará os verdadeiros fabricantes de relógios de cuco e bolo da floresta negra -, a pitoresca aldeia de Schaffhausen e Lenzkirch.

Qualquer que seja a opção escolhida, se viajar para Zurique no verão, não pode perder um passeio de barco sobre as cataratas, ou uma subida às plataformas, especialmente à rocha, o ponto vermelho central de onde se tem uma vista de 360°. Depois, pode percorrer o caminho circular ao longo do Castelo de Laufen ou passear pela aldeia medieval da zona.

Reserve a sua excursão às Cataratas do Reno

À tarde

À tarde, é uma boa altura para pôr o corpo em movimento. Depois do almoço, dirija-se à montanha Uetliberg, um dos trilhos para caminhadas mais famosos de Zurique.

É um ótimo local para caminhar ou andar de bicicleta, bem como para desfrutar de esplêndidas vistas panorâmicas, do Lago de Zurique e dos Alpes.

Como chegar à montanha Uetliberg? A partir de Zurique HB - onde o seu comboio ou excursão o deixa - pode apanhar o comboio S 10 para Uetliberg. É uma caminhada de 30 minutos. A montanha fica a 500 metros da paragem.

Uma vez lá, não perca a oportunidade de ver a cidade a partir do miradouro da Torre Uetliberg, que oferece as melhores vistas do campo.

Noite

Fondue suíço| ©t-mizo
Fondue suíço| ©t-mizo

Para terminar o dia, delicie-se com um passeio por Zurique a bordo de um Tuk Tuk enquanto janta vinho e fondue de queijo suíço.

Estes passeios duram normalmente entre 90-120 minutos e levam-no pelo coração da cidade, passando pelas ruas de Grossmünsterplatz, Schauspielhaus, Sechseläuten, Bellevue, Wasserkirche, Grossmünster, Münsterhof, entre outras. Na Europaallee 8 encontrará algumas das empresas que oferecem estas excursões.

Reservar um passeio de tuk tuk em Zurique

Dia 3: A Europa vista de cima: Alpes suíços, Grindelwald, Jungfraujoch e Lauterbrunnen

Jungfraujoch| ©Richard Mortel
Jungfraujoch| ©Richard Mortel

No terceiro dia, depois de ter desfrutado das melhores coisas para ver e fazer em Zurique, recomendo-lhe que vá até às alturas dos Alpes suíços. O percurso leva-o através da encantadora aldeia de Interlaken, seguindo-se o Oberland Bernês, o teleférico Eiger Express, até ao Pico Jungfrau, um dos picos mais altos da Suíça.

Pode fazer a viagem por sua conta, apanhando um autocarro da Estação Central de Sihlquai para a Estação de Interlaken, onde tem de apanhar um dos melhores comboios panorâmicos de Zurique.

Dependendo do que quiser ver, pode apanhar diferentes autocarros para ver a paisagem de Grindelwald e a estação do glaciar Eiger.

Em alternativa, para maior comodidade, pode fazer uma viagem de um dia aos Alpes suíços a partir de Zurique.

Em ambos os casos, o ponto de partida é o mesmo, mas a diferença é que não tem de se preocupar com os horários dos comboios, autocarros e ligações. Além disso, poderá ouvir os comentários e anedotas dos guias.

Interlaken

Interlaken é uma bela cidade situada entre dois lagos cor de esmeralda, Thun e Brienz. Quando fizer a sua excursão a Interlaken a partir de Zurique, irá encontrar-se no meio de vistas panorâmicas de montanhas cobertas de neve e aldeias de chalés.

Quando chegar a Interlaken, explore a área circundante. Pode:

  • Embarcar num cruzeiro sobre os dois lagos. Partindo de Thun, Interlaken Oeste, Interlaken Leste ou Brienz, o passeio leva-o às Grutas de São Beato, às Cataratasde Giessbach, ao Castelo de Oberhofen - o mais fotografado no Instagram, ao Castelo de Hunegg- uma construção de assinatura francesa que não passa despercebida, ao fabuloso Castelo de Thun e muito mais.
  • Atravesse a Ponte Panorâmica de Sigriswil. É uma das três pontes suspensas no popular caminho circular panorâmico do Lago Thun que liga os trilhos da montanha e da margem do lago. Se as vistas do vale são magníficas, imagine o aspeto da cidade a 182 m acima do nível do mar (veja o vídeoda Sigriswil Panoramabrücke).
  • Passear à volta do Lago Brienz. Caminhar nas montanhas do Oberland Bernês e no ambiente alpino relaxa os visitantes.
  • Desfrute das melhores vistas do vale a partir do funicular Harder Kulm.
  • Passeie peloHarder Alpine Wildlife Park para ver marmotas e o íbex alpino.

Há muitas coisas interessantes para fazer em Interlaken e pode facilmente passar um dia inteiro. Além disso, em comparação com outras cidades da Suíça, não é preciso gastar muito dinheiro aqui.

Reservar uma excursão a Interlaken

Grindelwald

Teleférico de Grindelwald| © allPhoto Bangkok
Teleférico de Grindelwald| © allPhoto Bangkok

Esta é outra aldeia que encanta com as suas típicas casas de madeira, mas esta não é a única atração aqui. Na sua viagem a Grindelwald pode apanhar o teleférico Eiger Express na V-Cableway e chegar ao Monte First (2.200 m) ou Männlichen (2.100 m) em tempo recorde.

Também estão disponíveis pacotes de aventura, com uma escolha de quatro actividades:

  • First Flyer. Os viajantes que queiram experimentar a brisa alpina em primeira mão têm a opção de se deslocarem numa tirolesa de 800 m de comprimento a 84 km/h, sentados numa cadeira rodeados apenas por uma paisagem de 10. Esta atividade está disponível durante o verão e o inverno. Todas as pessoas com um peso entre 35 e 125 kg e os amantes da adrenalina são bem-vindos.
  • Primeiro planador. Esta atividade merece ser rebatizada de voo de águia, pois sobe-se a uma tirolesa para voar num planador a 83 km/h com outros 3 aventureiros. Para participar nesta atividade, é necessário ter 10 anos ou mais, uma altura mínima de 1,3 m e um peso máximo de 125 kg.
  • Carrinho de montanha. O kart de montanha alpino, uma das melhores coisas para fazer em Zurique durante o inverno. Tudo o que precisa é de paixão sobre rodas e uma altura de 1,3 m.
  • Scooter Trottibike. Uma combinação de scooter e bicicleta chegou aos Alpes suíços e chama-se Trottibike. A condução é agradável mesmo em superfícies irregulares, graças ao amortecimento e aos pneus. A Trottibike tem uma versão para adultos e uma versão para crianças, perfeita para passeios em família. Qualquer pessoa com mais de 1,25 m de altura é bem-vinda a esta atividade.

Reservar uma excursão a Grindelwald

Jungfraujoch

Entre paisagens exuberantes com glaciares, rios, vales e cascatas, chegará ao Jungfraujoch , um dos picos mais altos da Europa com uma altura de 3.454m.

Pode chegar a este local através do mesmo teleférico que apanhou em Grindelwald ou de comboio, se decidir ir diretamente de Interlaken.

Na região montanhosa de Jungfrau, a queda de neve é garantida 365 dias por ano. Aqui encontrará o famoso Observatório da Esfinge, onde as vistas sobre os Alpes são de cortar a respiração. Para terminar a sua viagem, tem o ponto alto reservado, o Palácio de Gelo, um museu fascinante onde a arte é esculpida em água congelada. Reserve uma excursão a Jungfraujoch e desfrute-a em grande estilo.

Reservar uma excursão a Jungfraujoch