10 coisas para ver e fazer em Bangkok em abril

Se gosta de desfrutar de um clima quente, das tradições tailandesas e do mar, Banguecoque espera por si com tudo isso e muito mais!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Bangkok em abril

Edificaciones Bangkok |©Kati

Se quiser desfrutar das melhores coisas para ver e fazer em Banguecoque, deve visitar a cidade em abril. Durante este mês, encontrará tradições divertidas para participar. Uma delas é o Ano Novo Budista.

Durante o mês de abril, o calor em Banguecoque tende a aumentar, pelo que é aconselhável desfrutar de bebidas refrescantes e típicas tailandesas. Também recomendo passar um dia numa praia próxima, visitar um parque aquático e muito mais - prepare-se com protetor solar e um fato de banho, Banguecoque espera por si!

1. Celebrar o Ano Novo Budista ou Songkran

songkran|©Kara van Malssen
songkran|©Kara van Malssen

No mês de abril, terá a fantástica oportunidade de participar no Ano Novo Budista, também conhecido por Songkran, que significa "passagem astrológica". Este é o Ano Novo tailandês e as celebrações têm lugar a meio do mês e duram até três dias, por isso prepare-se para ver as interessantes tradições dos locais em Banguecoque!

Entre as actividades mais comuns para celebrar esta ocasião estão as visitas aos melhores templos locais. Deve-se levar comida para oferecer aos monges budistas. É também um ritual comum deitar água sobre as estátuas de Buda. Este ato simboliza a purificação dos pecados e da má sorte de cada pessoa que o pratica.

Se for à rua Khao San, em Banguecoque, terá a oportunidade de celebrar o festival da água. Basicamente, as pessoas fazem batalhas de água. Atreve-se a participar? A rua está fechada aos veículos e celebra-se a festa. Esta celebração vem em boa altura, pois as temperaturas começam a subir em abril, pelo que pode refrescar-se um pouco.

Em alguns locais, há até desfiles de máscaras e a coroação da Miss Songkran. É sem dúvida um espetáculo que vai adorar. Não se esqueça que algumas pessoas regressam às suas casas no interior do país para celebrar esta ocasião, pelo que não é invulgar que os transportes estejam muito movimentados nos dias que antecedem a celebração.

Reservar uma visita guiada a Banguecoque

2. Faça uma excursão gastronómica refrescante em Banguecoque

Excursões gastronómicas em Banguecoque|©Sheila Dee
Excursões gastronómicas em Banguecoque|©Sheila Dee

Fazer uma excursão gastronómica em Banguecoque é uma das melhores formas de conhecer a cidade. Esta cidade está localizada na região central da Tailândia, pelo que os pratos típicos que encontrará são Pad Thai, pastas de caril, pasta de camarão e muito mais. Também podes experimentar o delicioso arroz de jasmim.

Se fizer esta excursão em abril, pode também pedir ao seu guia que o leve a experimentar algumas das bebidas mais refrescantes da cidade. Entre elas está a cerveja Singha, caracterizada pela sua baixa fermentação, cor loira e espuma branca. É ideal para um dia quente e ajudá-lo-á a continuar o seu passeio.

Outra cerveja que pode experimentar é a Chang, com um sabor mais forte, mas com um teor alcoólico de cerca de 6,4%. Também recomendo experimentar o Thai Iced Tea, cujo segredo está no leite. Este pode ser de coco, condensado ou integral, pois o seu objetivo é dar um toque cremoso e doce ao chá. Pode encontrá-lo nas ruas, servido num saco de plástico transparente.

Deve ter cuidado para não abusar das bebidas alcoólicas que consome. Além disso, não te esqueças de almoçar para não te sentires mal com o álcool e poderes continuar a explorar a cidade sem problemas. Por outro lado, recomendo que faça excursões que incluam um veículo privado ou utilize transportes públicos, pois, para sua segurança, é melhor não conduzir embriagado.

Reservar uma excursão gastronómica em Banguecoque

3. Ver a tradição do Dia de Chakri

Salão Chakri Maha Prasat|©Thanapol Tontinikorn
Salão Chakri Maha Prasat|©Thanapol Tontinikorn

O Dia de Chakri ou Dia da Dinastia Chakri é um feriado bancário celebrado todos os anos a 6 de abril. Se a data coincidir com um fim de semana, as celebrações do dia são transferidas para a segunda-feira seguinte. Esta data é maioritariamente celebrada pela família real.

Se a sua viagem a Banguecoque coincidir com esta data, será uma boa oportunidade para ver uma tradição de longa data neste país. Poderá notar que as repartições públicas, as escolas e os bancos estão encerrados. Se precisar de ir a um banco, pode sempre dirigir-se a uma das sucursais dentro de um centro comercial.

A dinastia Chakri reina na Tailândia desde 1782, quando o Rei Rama I foi coroado. Neste dia, celebra-se a entronização e, ao mesmo tempo, o povo reconhece o trabalho que todos os reis realizaram no país. Algumas das cerimónias realizadas pela realeza são transmitidas pela televisão, pelo que terá a oportunidade de as assistir no seu quarto de hotel ou no local do evento.

4. Assistir ao Festival Surawongse

Bangkok Marriott Hotel The Surawongse|©hotelsthailoc
Bangkok Marriott Hotel The Surawongse|©hotelsthailoc

No início de abril, o Festival Surawongse realiza-se em Banguecoque, no Hotel Marriott. É um evento no terceiro andar do hotel onde se pode entrar sem ter de comprar bilhetes.

A ideia principal deste festival é apreciar a comida confeccionada por todos os chefes convidados. Muitos deles são chefs famosos e galardoados. Trabalharam mesmo em restaurantes como o Le Du, um dos restaurantes mais famosos da Tailândia.

Tenha em atenção que tem de pagar pela comida que come. Pode desfrutar de uma noite tranquila num pátio com luz natural e brisa fresca. Se gosta de apreciar novos sabores, este é o evento ideal para si.

Detalhes de interesse

  • Preço: entrada livre.
  • Quando ir: início de abril.
  • Horário: o evento decorre normalmente entre as 17h e as 22h.
  • Local: 262 Thanon Surawong, Si Phraya, Bang Rak, Banguecoque 10500, Tailândia.

5. Desfrute do Babe Fest, um festival de carne e cerveja

pessoas com cerveja|©ELEVATE
pessoas com cerveja|©ELEVATE

Durante a primeira semana de abril, realiza-se também outro festival relacionado com a comida. O Babe Fest é um local para os amantes da cerveja artesanal e da carne. Se gosta desta combinação, deve ir a este evento. A entrada custa, em média, 15 euros.

Não há muitas cervejarias artesanais em Banguecoque, uma vez que a maioria é produzida por cervejeiros estrangeiros. No entanto, uma das ocasiões em que as podes experimentar é neste festival. É por isso que recomendo a sua presença se viajar para a capital tailandesa durante este mês. Poderá encontrar mais de 30 marcas de cerveja.

A carne preparada no festival é da mais alta qualidade. Pode escolher os seus molhos e acompanhamentos preferidos. É de salientar que tudo o que consumir deve ser pago à parte. Para além da comida e da bebida, pode desfrutar de música ao vivo.

Reserve a sua aula de cozinha tailandesa

6. Visitar o mercado de flores de Pak Khlong Talat

Pak Khlong Talat|©Wesley & Brandon Rosenblum
Pak Khlong Talat|©Wesley & Brandon Rosenblum

Uma das melhores coisas para ver em Banguecoque durante o mês de abril são as flores da estação. Para as ver em todo o seu esplendor, recomendo ir ao mercado de flores Pak Khlong Talat em Banguecoque. Este sítio é muito popular, pois é aqui que se encontram as flores mais bonitas e frescas da cidade.

Se fizerem uma excursão em Banguecoque, podem personalizar a vossa rota e incluir o mercado de flores Pak Khlong Talat, não se vão arrepender! Aqui encontrará a protagonista deste mês (e também do mês de maio): a flor dok khoon, também conhecida como magnólia tailandesa, que é uma das flores mais importantes da Tailândia, simbolizando prosperidade e boa sorte.

No mercado de flores Pak Khlong Talat encontrará não só a dok khoon, mas também outras belas flores frescas. Pode até levar algumas sementes consigo e plantá-las em casa. Se o quiser fazer, sugiro que faça todas as perguntas necessárias sobre os cuidados a ter com a prata que lhe interessa, para que possa florescer noutro local que não a Tailândia.

Para além das flores, encontrará também especiarias e ervas aromáticas que poderá utilizar na sua cozinha. Aproveite a oportunidade e compre tudo o que precisa para poder confecionar pratos tailandeses em casa. Note-se que pode chegar a este mercado através de transportes terrestres ou de barco ao longo do rio Chao Phraya, pelo que esta pode ser uma experiência divertida para complementar a sua visita.

Detalhes de interesse

  • Preço: entrada gratuita no mercado.
  • Localização: Pak Khlong Talat - Wat Kanlayanamit, Khwaeng Wang Burapha Phirom, Khet Phra Nakhon, Banguecoque 10200, Tailândia.

Visita aos mercados de Banguecoque

7. Ir para as praias da ilha de Koh Samed

Koh Samed|©AQUA
Koh Samed|©AQUA

Uma excelente forma de passar o seu tempo na Tailândia é fazer uma viagem de um dia a partir de Banguecoque para uma das praias próximas. Se viajar em abril, uma ida à praia ajudá-lo-á a refrescar-se um pouco- não se esqueça de trazer o seu fato de banho e protetor solar!

Há várias opções que pode escolher para um dia de praia perto da cidade. Uma delas é a ilha de Koh Samed (ou Koh Samet). A principal vantagem desta é que fica a 220 quilómetros da cidade, sendo a ilha mais próxima. É até conhecida como a praia de Banguecoque, porque embora a capital da Tailândia esteja perto do mar, não tem praias.

Koh Samed é de facto um Parque Nacional e para entrar é necessário pagar uma taxa de entrada de aproximadamente 5 euros. No entanto, esta taxa nem sempre é cobrada aos visitantes. Quando entrar, pode passear pela ilha e escolher qualquer uma das praias que lhe chamar a atenção. Em geral, todas elas têm areia branca e águas azul-turquesa.

A praia principal e a que costuma receber mais visitantes é a praia de Sai Kaew. A praia mais próxima é Ao Pai Beach. Se quiser assistir a um pôr do sol memorável, recomendo que visite Ao Phrao. No entanto, para muitos, a melhor de todas é Ao Kio, mas chegar lá é complicado, pois é preciso caminhar ao longo das rochas das praias vizinhas.

Pormenores interessantes

  • Preço: cerca de 5 euros para entrar na ilha.
  • Duração: Pode ir a qualquer altura.
  • Localização: Ko Samet, Phe, distrito de Mueang Rayong, província de Rayong, Tailândia.

8. Visitar um bar de arranha-céus à noite

Banyan Tree Bangkok, Tailândia|©shin--k
Banyan Tree Bangkok, Tailândia|©shin--k

Pode escapar ao calor de abril em Banguecoque passeando pela cidade à noite. Uma boa desculpa para o fazer é visitar os melhores bares da capital. Muitos deles estão nos melhores arranha-céus de Banguecoque, por isso será ótimo fazer esta visita guiada ou simplesmente escolher um e passar uma noite agradável.

Se quiser um jantar inesquecível, recomendo que vá ao bar e restaurante Vertigo, localizado no 61º andar do Banyan Tree Hotel. É o mais popular entre os turistas, graças ao seu terraço ao ar livre, onde pode desfrutar da brisa refrescante da noite. Terá também uma excelente vista da cidade e do Parque Lumphini.

Se este ainda não o convencer, outro sítio que recomendo é o Sirocco Bar, no Lebua At State Tower. Localizado no 62º andar, este bar ficou famoso pelo filme Hangover 2. Note-se que cada cocktail custa em média 20 euros.

Outras opções a experimentar incluem o Rooftop Bar, no 83º andar da Baiyoke Tower. Aí pode também visitar o seu deck de observação e ver a cidade à noite. Também é uma boa ideia visitar o bar peruano no Above Eleven, no edifício Frasier Suites. Para um encontro romântico, recomendo a visita ao The Rooftop at Sala Rattanakosin, situado junto ao rio, em frente ao templo Wat Arun.

9. Passar um dia no parque aquático Dreamworld

Barcos de bicicleta|©neajjean
Barcos de bicicleta|©neajjean

Se não quiser viajar para a praia, mas estiver com vontade de fazer algo mais aventureiro, recomendo uma visita ao Dreamworld. Trata-se de um parque de diversões aquático situado no distrito de Thanyaburi, província de Pathum Thani, Tailândia. Fica apenas a 43 quilómetros de Banguecoque, pelo que se pode lá chegar relativamente depressa.

Quando chegar, pode experimentar todas as diversões, incluindo três incríveis montanhas russas. Este parque é definitivamente uma das melhores coisas para fazer com crianças em Banguecoque, uma vez que foi concebido a pensar nelas. Verá muitas casas de jogos e actividades para todas as faixas etárias.

Desfrute do sol de Banguecoque em abril sem ficar sobreaquecido. Dê um mergulho nas várias piscinas e passe um dia agradável com a família. Pode ainda assistir a espectáculos em locais com ar condicionado e comer o que quiser nas várias bancas de comida dentro do parque.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 15 euros.
  • Duração: das 10 às 17 horas.
  • Localização: Dream World, 62, Bueng Yitho, distrito de Thanyaburi, Pathum Thani 12130, Tailândia.

10. Fazer um cruzeiro no rio Chao Phraya à noite

Chao Phraya ao amanhecer|©pritya
Chao Phraya ao amanhecer|©pritya

Como já referi, a noite é uma boa altura para passear em Banguecoque durante o mês de abril. Para tornar a sua noite mais divertida, recomendo-lhe que faça um dos melhores cruzeiros em Banguecoque no rio Chao Phraya.

A partir do barco, terá uma excelente vista do Grande Palácio e de Wat Arun, uma vez que estão totalmente iluminados. É melhor escolher um cruzeiro com jantar, de preferência com um buffet internacional. Dependendo do tipo de cruzeiro, é possível assistir a um espetáculo de música ao vivo.

Sem dúvida, este pode ser um plano romântico e muito especial. Observar a noite e aproveitar o clima noturno. Esta pode ser uma óptima maneira de terminar um dia a explorar Banguecoque.

Reservar um cruzeiro com jantar no rio Chao Phraya

Como é o tempo durante o mês de abril em Banguecoque?

BANGKOK ABRIL|©prakashleela9
BANGKOK ABRIL|©prakashleela9

Durante o mês de abril, as temperaturas são muito elevadas em toda a Tailândia, especialmente em Banguecoque e nas regiões do norte. As temperaturas podem atingir os 40°C, razão pela qual muitos não consideram este mês como a melhor altura para viajar para Banguecoque.

Mesmo a humidade pode ser um pouco sufocante e a precipitação é muito escassa, pelo que a atmosfera não arrefece. Por este motivo, recomenda-se que as actividades ao ar livre sejam planeadas apenas para a manhã ou para o final da tarde, quando os raios solares não são tão fortes. As actividades em recintos fechados são uma boa alternativa.

Como é o fluxo turístico e os preços em abril em Banguecoque?

Trânsito em Banguecoque|©prakashleela9
Trânsito em Banguecoque|©prakashleela9

Banguecoque , a cidade do turbilhão, está sempre cheia de turistas. No entanto, durante o mês de abril, o número de turistas começa a diminuir. Isto pode dever-se às altas temperaturas registadas durante este mês.

Por outro lado, os preços também baixam. Se não se importar com o calor e tiver tempo livre durante este mês, uma viagem à capital tailandesa pode ser uma boa opção. Como há menos turistas durante este mês, poderá desfrutar mais das atracções turísticas e passar umas férias agradáveis na Tailândia.