Mais sobre: Excursões e Tours em Chiang Mai
Chiang Mai é uma cidade do norte da Tailândia bem conhecida pela sua zona antiga e pelo belo ambiente natural em que se insere. Os seus 300 templos budistas, como o famoso Wat Doi Suthep ou Wat Phra Singh, oferecem um vislumbre da rica história espiritual do local, enquanto os mercados locais proporcionam uma autêntica experiência cultural.
Para tudo o que há para ver e fazer em Chiang Mai, há muitas opções de passeios e excursões que oferecem uma visão abrangente. Desde excursões de trekking que levam à selva e aos principais templos, a passeios gastronómicos pelos mercados locais e cruzeiros noturnos no rio Ping.
1. Explore os templos da Rota dos Monges
Alguns dos melhores templos de Chiang Mai fazem parte da Rota dos Monges na colina Doi Suthep, assim chamada porque é a utilizada pelos monges para se deslocarem de um templo para outro.
É uma experiência ideal para fazer com um guia local, pois ele poderá fornecer informações valiosas ao longo do caminho. Com estes passeiosde meio dia, você pode visitar Wat Doi Suthep, um dos templos mais venerados em Chiang Mai, que está localizado no topo da colina; Wat Pha Lat, conhecido por seu ambiente natural excecional; e Wat Umong, que é conhecido por seus túneis subterrâneos. Para o transporte, eles geralmente oferecem a opção depick-up no hotel ou ponto de encontro. Tenha em atenção que parte da excursão é feita a pé e que terá de subir cerca de 300 degraus para chegar a Wat Doi Suthep, por isso não se esqueça de usar sapatos confortáveis. Estas excursões são normalmente realizadas em pequenos grupos, pelo que são ideais se estiver à procura de uma experiência mais exclusiva.
Informações úteis
- Preço: a partir de 143 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente 5 horas.
- Meios de transporte: em veículo com ar condicionado e a pé.
- Vantagens desta opção: permite-lhe ver os templos da montanha Doi Suthep, com comentários de um guia especializado. Inclui normalmente o serviço de recolha nos hotéis seleccionados.
- Desvantagens desta opção: É necessário estar em condições físicas médias para desfrutar desta experiência.
2. Experimente uma aventura todo-o-terreno
Se está à procura de uma experiência diferente para explorar Chiang Mai, pode fazer um passeio de moto-quatro em trilhos na selva. Estes passeios são adequados tanto para principiantes como para pilotos experientes, e muitas vezes percorrem trilhos menos convencionais.
Isto dar-lhe-á uma amostra da paisagem de Chiang Mai, desde trilhos poeirentos a estradas sinuosas rodeadas de selva.
Todas as excursões de moto-quatro oferecem normalmente uma aula introdutória e fornecem-lhe todo o equipamento de segurança necessário. Estas são normalmente actividades parapequenos grupos e muitas excursões incluem um transfer do seu hotel para a área onde os moto-quatro podem ser utilizados. Também costumam incluir um almoço ao estilo tailandês no final da excursão.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 93 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 7 horas.
- Meios de transporte: minivan e quadriciclo.
- Vantagens desta opção: permite-lhe conhecer zonas menos conhecidas de Chiang Mai de uma forma divertida e segura. Inclui aula introdutória.
- Desvantagens desta opção: É necessário um certo nível de aptidão física e habilidade para conduzir o veículo.
3. Remar num caiaque sob as estrelas no rio Ping.
Uma das melhores coisas para fazer em Chiang Mai à noite é descer o rio Ping de caiaque. Esta é uma viagem guiada que dura cerca de 2 horas, onde se pode ver a cidade de uma perspetiva diferente.
Antes da viagem, é provável que receba lições básicas de caiaque, pelo que não precisa de ter qualquer experiência para o fazer. Orio Ping oferece um ambiente ideal para explorar de caiaque. Ao remar, pode apreciar a serenidade do rio e observar a cidade com as suas pontes coloridas e árvores típicas.
A iluminação especial de Chiang Mai realça a beleza da paisagem nocturna. Estes passeios de caiaque no rio Ping incluem normalmente otransporte de e para o seu hotel. São normalmente efectuados em pequenos grupos, para que possa desfrutar do rio num ambiente mais calmo e receber atenção pessoal dos guias.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 28 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente 2 horas.
- Meios de transporte: caiaques simples e duplos.
- Vantagens desta opção: permite conhecer a cidade de uma perspetiva diferente na natureza e sob o céu noturno. Inclui aulas básicas de caiaque.
- Desvantagens desta opção: a falta de luz natural pode tornar a atividade mais difícil.
4. Prove a comida típica tailandesa
Uma das formas mais interessantes de conhecer a tradição culinária da Tailândia é embarcar numa excursão gastronómica.
Para além de provar os pratos requintados do país, estas excursões incluem normalmente uma visita aos mercados noturnos de Chiang Mai, onde poderá absorver a riqueza da cultura local, acompanhado por um guia especializado. Os pratos****tradicionais a provar incluem a sopa noddle tailandesa, um prato de sopa de noodles típico do norte da Tailândia, e a salada de papaia.
Também pode experimentar bebidas tradicionais, como os chás tailandeses e o Cha Yen, que contém chá preto, leite condensado e gelo. Estas excursões gastronómicas são normalmente realizadas empequenos grupos e incluem degustações e almoço ou jantar. São normalmente efectuadas a pé, mas podem também incluir o transporte a partir dos principais hotéis da cidade. Note-se que as bebidas nem sempre estão incluídas.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 32 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 2,5 horas.
- Meios de transporte: O passeio é feito a pé e de songthaew.
- Vantagens desta opção: Poderá provar a comida típica tailandesa e conhecer os mercados característicos de Chiang Mai, acompanhado por um guia especializado.
- Desvantagens desta opção: As pessoas com dietas especiais podem achar este tipo de excursão mais difícil.
5. Participe numa viagem cultural a Chiang Rai
Chiang Rai é uma cidade situada a cerca de 200 quilómetros a norte de Chiang Mai, muito interessante pelos seus templos e pelo seu rico património cultural. Participar numa visita guiada a partir de Chiang Mai é uma das melhores formas de a conhecer, uma vez que terá os seus transferes organizados e contará com os comentários informativos do guia local.
Chiang Mai é o lar de um dos mais belos templos do país: o Templo Branco ou Wat Rong Khun. Este templo é conhecido pela sua arquitetura que mistura elementos contemporâneos e tradicionais, pela sua ornamentação detalhada e pela cor branca que o cobre por completo.
Outro templo que nunca deixa de surpreender é o Wat Rong Seur Ten ou Templo Azul, que se destaca pelo seu design moderno e paleta de cores distintas. Também nesta cidade pode visitar o Museu Baan Dam ou Casa Negra, que apresenta uma coleção de obras de arte e arquitetura negra criada pelo artista tailandês Thawan Duchanee.
Estas excursões são normalmente de um dia inteiro e começam de manhã cedo. É uma experiência altamente recomendada para a sua estadia de mais de 3 dias em Chiang Mai.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 50 euros por pessoa para uma excursão em grupo e a partir de 231 euros por pessoa para uma excursão privada.
- Duração: aproximadamente 12 horas.
- Meio de transporte: veículo com ar condicionado.
- Vantagens desta opção: é muito conveniente para estadias curtas na cidade, pois permite explorar os destaques de Chiang Rai num único dia.
- Desvantagens desta opção: geralmente não inclui refeições e/ou bebidas.
6. Passar um dia no parque aquático do Grand Canyon
Se quiser um passeio refrescante depois de explorar os templos de Chiang Mai, uma óptima opção é juntar-se a uma excursão ao Parque Aquático do Grand Canyon.
Localizado a apenas 20 minutos do centro, oferece uma variedade de actividades aquáticas e a possibilidade de relaxar nas suas praias de areia branca. NoParque Aquático do Grand Canyon, encontrará actividades para todos os gostos, como uma pista de obstáculos insuflável ou escalada na parede do canyon.
Há também uma tirolesa para vistas panorâmicas únicas, caiaque e canoagem. Esta é definitivamente uma das melhores actividades em Chiang Mai para fazercom crianças, pois tem uma piscina com um escorrega e barcos insufláveis para os mais pequenos. Note-se que muitas destas excursões não incluem comida e/ou bebidas, mas pode trazer o almoço ou ir ao café situado no parque.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 28 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente 6,5 horas.
- Meio de transporte: veículo com ar condicionado.
- Vantagens desta opção: poderá ver o Grand Canyon de Chiang Mai e desfrutar de actividades de praia e água, com todos os elementos necessários.
- Desvantagens desta opção: os alimentos e/ou bebidas não estão normalmente incluídos.
7. Explore a natureza no Parque Nacional Doi Inthanon
Se você está procurando uma experiência de um dia inteiro na exuberante natureza selvagem da Tailândia, uma ótima opção é visitar o Parque Nacional Doi Inthanon.
Esta excursão é frequentemente incluída nos itinerários de três dias em Chiang Mai e é uma das mais recomendadas para os entusiastas das actividades ao ar livre. Muitas destas excursões levam-no a visitar algumas das cascatas da zona, como aWachirathan, com 70 metros de altura, e a Sirithan, com 40 metros de altura. Os itinerários incluem normalmente caminhadas pelo trilho Ang Ka na montanha Doi Inthanon, a montanha mais alta da Tailândia.
A maior parte destas excursões inclui transporte de e para o hotel e a companhia de um guia local que lhe poderá ensinar muito sobre o Parque Nacional de Doi Inthanon. Por outro lado, muitas não incluem refeições e/ou bebidas, pelo que se recomenda que traga um almoço embalado.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 61 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente 10 horas.
- Meio de transporte: veículo com ar condicionado.
- Vantagens desta opção: poderá ver os pontos altos do Parque Nacional Doi Inthanon acompanhado por um guia especializado.
- Desvantagens desta opção: Nem todas as excursões incluem refeições e/ou bebidas.
8. Mergulhe nas grutas de Chiang Dao
Chiang Dao é um distrito montanhoso a cerca de 70 quilómetros a norte de Chiang Mai. A região está rodeada de selva e formações rochosas, o que a torna um refúgio ideal para quem prefere um ambiente natural.
A parte mais interessante desta excursão é explorar as grutas de Chiang Dao, um sistema de grutas com 10 km de comprimento que alberga um santuário budista com 1700 anos.
Se decidir reservar uma excursão, será acompanhado por um guia local que o ajudará a descobrir todos os recantos destas grutas e a conhecer as lendas que se contam sobre elas. Estas excursões são normalmente concebidas parapequenos grupos e incluem normalmente uma aula de caiaque, para que possa remar mesmo que seja um principiante. Outra vantagem é que normalmente incluem um delicioso almoço tailandês num restaurante local.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 55 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 8 horas.
- Meio de transporte: veículo com ar condicionado.
- Vantagens desta opção: a companhia de um guia local que partilha conhecimentos valiosos ao longo do dia.
- Desvantagens desta opção: é necessária uma condição física média para desfrutar desta experiência.
9. Desfrute de caminhadas e passeios de bicicleta no Parque Nacional Doi Suthep Pui
Se for um entusiasta do desporto e quiser passar um dia na natureza, pode fazer uma viagem ao Parque Nacional Doi Suthep Pui e desfrutar de actividades como caminhadas e ciclismo.
Este parque, localizado a uma altitude de cerca de 1.400 metros, é conhecido pela sua beleza natural e por albergar um dos templos mais venerados de Chiang Mai, o Doi Suthep. OWat Phra That Doi Suthep oferece também uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade. A subida até ao topo é normalmente feita a pé e a descida de bicicleta. Huay Tung Tha, um lago de águas cristalinas, também é muito popular.
São excursões de dia inteiro, que lhe fornecem todo o equipamento necessário, como bicicleta e capacete. Se reservar uma excursão, para além de descobrir as paisagens e os templos tailandeses, será acompanhado por umguia que lhe dará informações sobre a história da cidade e da natureza. Os transferes do hotel e um delicioso almoço tailandês também estão normalmente incluídos.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 45 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 7 horas.
- Meios de transporte: a pé e de bicicleta.
- Vantagens desta opção: Verá o Parque Nacional Doi Suthep Pui e o famoso templo no topo, numa experiência combinada de caminhada e ciclismo.
- Desvantagens desta opção: é importante estar em boas condições físicas.
10. Passe um dia com os elefantes no Santuário de Ran Tong
Visitar o Santuário de Elefantes de Ran Tong a partir de Chiang Mai é mergulhar num tipo diferente de dia com estes animais majestosos.
A apenas uma hora de distância, este refúgio é um porto seguro para elefantes resgatados, onde pode participar numa variedade de actividades para aprender mais sobre eles. NoSantuário de Elefantes de Ran Tong pode observar elefantes no seu ambiente natural e aprender sobre os esforços de resgate, proteção e bem-estar destes mamíferos. É um parque onde não se pode andar nas costas de um elefante, uma vez que o santuário tem como objetivo proporcionar um ambiente de respeito pelos elefantes.
Estas excursões são normalmente organizadas em pequenos grupos e incluem transporte a partir de hotéis ou pontos de encontro seleccionados. Também incluem normalmente um almoço típico tailandês.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 70 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 8 horas.
- Meio de transporte: veículo
- Vantagens desta opção: Conhecerá os esforços de salvamento, a proteção e o bem-estar dos elefantes na Tailândia.
- Desvantagens desta opção: a procura de participação neste tipo de excursão pode ser elevada.