Templos de Chiang Mai

Em Chiang Mai, a cidade tailandesa dos 300 templos, pode visitar estes santuários de estilo Lanna, imperdíveis pela sua riqueza arquitetónica, ornamentação e simbolismo.
Templos de Chiang Mai

Outras atividades populares em Chiang Mai

Mais sobre: Templos de Chiang Mai

Chiang Mai é uma cidade montanhosa no norte da Tailândia que preserva os resquícios do Reino Lanna, do qual foi a capital até 1558.

A cidade tem cerca de 300 templos, por isso pode ser difícil visitá-los todos numa curta estadia, por isso aqui estão alguns dos mais interessantes. A lista inclui alguns templos menos conhecidos que o vão surpreender com a sua grande beleza.

1. Wat Phra That Doi Suthep, o templo da colina

Wat Phra That Doi Suthep| ©jordi Doria Vidal
Wat Phra That Doi Suthep| ©jordi Doria Vidal

O Wat Phra That Doi Suthep, construído no início do século XIX, é considerado um dos templos mais importantes de Chiang Mai. Está situado na colina de Doi Suthep, a cerca de 11 quilómetros da cidade velha. A beleza dos edifícios, juntamente com a vista panorâmica da colina, fazem dele um dos templos imperdíveis da cidade.

Para chegar a este templo, é preciso seguir a famosa Rota dos Monges, que eles usam para ir de um templo a outro. Este trilho é um dos melhores passeios em Chiang Mai. Quando se chega ao templo, é preciso subir cerca de 300 degraus, ou apanhar um teleférico.

No topo, encontra-se a grande estupa dourada, que se diz abrigar um fragmento do osso de Buda. Há vários mosteiros ao redor da estupa, onde os monges fazem suas oferendas. Também se podem vermurais sobre a vida e as viagens de Buda, esculturas douradas de Buda e uma cópia do Buda de Esmeralda, um dos Budas mais venerados na Tailândia. Se desejar, pode tocar os sinos de oração, que se acredita trazerem boa sorte.

Para mais informações, visite

  • Localização: Huai Kaeo Road Chang Phueak Mueang Chiang Mai Chiang Mai 50300.
  • Horário de abertura: diariamente, das 6h às 20h.
  • Taxa deentrada: cerca de 2 euros por pessoa.
  • Como chegar lá: pode apanhar o autocarro perto do Jardim Zoológico de Chiang Mai, que custa cerca de 1 euro por pessoa, ou apanhar um táxi, que custa 5 euros por pessoa.

Reservar uma excursão a Doi Suthep

2. Wat Phra Singh com a estupa dourada

Wat Phra Singh| ©Corey Hamilton
Wat Phra Singh| ©Corey Hamilton

O templo Wat Phra Sing h do século XIV é um dos templos mais venerados de Chiang Mai, especialmente pela famosa estátua do Buda Phra Sihing ou Buda Leão na Capela Wihan Lai Kham.

O estilo arquitetónico do templo é Lanna, com um telhado curvo de três andares, elaboradamente esculpido com personagens míticos. Mas a caraterística mais marcante é a grande estupa dourada, que é uma das maiores de Chiang Mai. Pensa-se que contém as cinzas do rei Phayu, o fundador do templo.

Também a não perder é o Buda reclinado, situado num salão por detrás do jardim. É comum encontrar este templo cheio de monges ou estudantes ávidos, pois é um local onde estão sempre a decorrer cerimónias ou aulas. Se visitar Chiang Mai entre 13 e 15 de abril, não perca o festival Songkran, quando o Buda Leão é venerado nas ruas da cidade.

Saiba mais sobre o Songkran

  • Localização: 2 Samlarn Rd, Phra Sing, distrito de Mueang Chiang Mai, Chiang Mai.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 18h.
  • Taxa deentrada: gratuita para todo o complexo e cerca de 2 euros por pessoa para o templo principal.

3. Wat Umong, o dos túneis

Templo budista de Wat Umong| ©Gerry Gantt
Templo budista de Wat Umong| ©Gerry Gantt

Wat Umong, do século XIII, é um templo diferente dos restantes, mais simples e mais pequeno, que se destaca pelo seu sistema de túneis e grutas. Está situado numa zona arborizada, no sopé da montanha Doi Suthep, onde também existe um lago e jardins, pelo que visitá-lo é um plano ideal para desfrutar da natureza.

Para além dos túneis, em Wat Umong pode admirar uma estupa com uma base redonda e uma réplica do Pilar Ashoka de Vaishali. As cabeças de Buda espalhadas pelo recinto e os cartazes com provérbios budistas pendurados nas árvores são impressionantes.

Este templo é frequentemente incluído na Rota dos Monges, que o leva ao Templo Doi Suthep e ao Wat Pha Lat. As visitas a estes três templos estão incluídas nas melhores excursões da cidade, que são altamente recomendadas se estiver interessado em aprender sobre a história e a construção dos templos e sobre o budismo em geral.

Para mais informações, visite

  • Localização: 135, Suthep, distrito de Mueang Chiang Mai, Chiang Mai 50200, Tailândia.
  • Horário: diariamente, das 5h às 20h.
  • Taxa de entrada: gratuita.
  • Como chegar lá: para fazer o trilho é necessário ir à Universidade de Chiang Mai ou ao Jardim Zoológico de Chiang Mai.

Reserve uma excursão para Doi Suthep, Umong e Pha Lat

4. Wat Chedi Luang, o mais imponente

Wat Chedi Luang| ©cattan2011
Wat Chedi Luang| ©cattan2011

Wat Chedi Luang é um templo repleto de história que era o templo mais impressionante de Chiang Mai, e ainda é, apesar de parte do telhado do chedi principal ter sido destruído. Tinha cerca de 80 metros de altura e atualmente tem cerca de metade dessa altura.

Situado no centro da cidade, ao lado de Intakin, o pilar da cidade, Wat Chedi Luang é muito venerado porque em tempos albergou oBuda de Esmeralda, uma das relíquias mais sagradas da Tailândia.

Tem uma base quadrada de 60 metros de diâmetro, com quatro escadas, uma de cada lado, guardadas pelas míticas serpentes Nagas e esculturas de elefantes. Junto a este templo fica São Intakin, onde se encontra o Pilar da cidade. Este teria sido dado pelo Deus Indra como proteção e para a prosperidade de Chiang Mai. O pilar que pode ser visto hoje é uma réplica e éobjeto de veneração, especialmente durante o festival que se realiza todos os anos em maio.

Para mais informações, consultar

  • Localização: 103 Prapokkloa Rd, Tambon Si Phum, Amphoe Mueang Chiang Mai 50200.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 18h.
  • Taxade entrada: cerca de 1 euro por pessoa.

5. Wat Rong Khun, o templo branco

Wat Rong Khun| ©Thanate Tan
Wat Rong Khun| ©Thanate Tan

Embora não esteja localizado em Chiang Mai, Wat Rong Khun é um dos templos mais bonitos que se pode ver perto da cidade. É totalmente branco e destaca-se pela combinação de elementos tradicionais e contemporâneos. Tem pormenores em vidro e espelho, o que o faz brilhar ainda mais.

É uma óptima opção para incluir em itinerários de 3 dias em Chiang Mai. Wat Rong Khun foi desenhado pelo famoso artista tailandês Chalermchai Kositpipat e, embora ainda não esteja concluído, é umaobra de arte cheia de simbolismo.

Uma das partes mais eloquentes é a maré de mãos que simboliza as tentações mundanas e a Ponte da Reencarnação que representa o caminho da superação. O edifício principal deWat Rong Khun está rodeado por um lago no qual se reflecte e proporciona a oportunidade perfeita para tirar fotografias.

No seu interior, podem ver-se elementos da cultura pop, como os super-heróis, bem como o simbolismo budista, algo que foi rejeitado no início, mas que agora foi aceite... O Templo Branco situa-se a cerca de180 km de Chiang Mai e os autocarros levam-no até lá em cerca de 3-4 horas. Também pode fazer uma visita guiada a partir de Chiang Mai se quiser ver o templo em profundidade sem se preocupar com o transporte. Durante a sua visita a esta cidade, pode aproveitar a oportunidade para visitar o Templo Azul, um dos mais belos templos da Tailândia.

Mais informações sobre o Templo Azul

  • Localização: Pa O Don Chai, distrito de Mueang Chiang Rai, província de Chiang Rai.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00, e aos fins-de-semana, das 8h00 às 17h30
  • Taxade entrada: cerca de 3 euros por pessoa.

Reservar uma visita guiada ao Templo Branco

6. Wat Pha Lat, o templo escondido na selva

Wat Pha Lat| ©Ted B
Wat Pha Lat| ©Ted B

Wat Pha Lat é um templo muito interessante para visitar, pois está localizado num ambiente natural rodeado de selvas e cascatas.

É um local onde se tem o cuidado de não interferir com a natureza, por isso verá como os templos, altares, estupas e escadas estão cobertos de verde. O templo deWat Pha Lat foi construído em 1935 e costumava ser um local de alojamento para aqueles que se dirigiam ao templo de Doi Suthep.

Atualmente, é habitado por monges que se retiram para meditar e não costuma receber tantos visitantes como outros templos. No recinto, encontrarápequenos templos e cabanas guardados por duas esfinges mitológicas consagradas a Buda, as Nora Nair, que se diz protegerem o templo dos maus espíritos. As escadas de mármore que conduzem ao templo são também muito bonitas, com um motivo de serpentes Naga.

Para lá chegar, siga um caminho que sobe a colina de Doi Suthep e que conduz ao templo com o mesmo nome. Pode fazer uma caminhada de cerca de 7 km, ida e volta, para ver os dois templos, mas tenha em atenção que há secções íngremes. Existem também percursos guiados que incluem caminhadas e passeios de bicicleta que poderão interessar-lhe se estiver à procura de uma opção mais aventureira nas montanhas.

Leia mais sobre

  • Localização: บ้านห้วยผาลาด 101, Sriwichai Alley, Mueang Chiang Mai District, Chiang Mai.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 18h.
  • Taxa de entrada: gratuita.
  • Como chegar lá: para fazer o percurso, é necessário ir à Universidade de Chiang Mai.

Reservar um passeio a pé ou de bicicleta em Doi Suthep

7. Wat Chiang Man, o mais antigo

Wat Chiang Man| ©Paul Arps
Wat Chiang Man| ©Paul Arps

Chiang Man, datado do século XIII, é o templo mais antigo da cidade, que foi construído pelo rei Mengrai, o fundador da cidade. É conhecido por conter uma das mais antigas imagens de Buda no seu viharn principal.

Está situado a nordeste da parte amuralhada da cidade, perto do templo Wat Lam Chang. O viharn mais pequeno deChiang Man contém também duas imagens antigas de Buda: o Buda de Mármore e o Buda de Cristal, ambos muito venerados em Chiang Mai. Uma coisa muito bonita de se ver neste templo são os jardins, que recebem muitos cuidados dos monges.

Outro destaque é a estupa do século XV com teto dourado, que é cercada por esculturas de elefantes que parecem sustentar toda a estrutura. Uma curiosidade é que na biblioteca há uma pedra com o registro da data exata da fundação da cidade, que foi 12 de abril de 1296, às 4h.

Para mais informações

  • Localização: 171 Ratchapakhinai Rd, Tambon Si Phum, Amphoe Mueang Chiang Mai, Chang Wat Chiang Mai 50200.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 5h às 21h.
  • Taxa de entrada: gratuita.

8. Wat Sri Suphan, o templo de prata

Wat Sri Suphan| ©ol'pete
Wat Sri Suphan| ©ol'pete

O Wat Sri Suphan, construído em 1502, é também conhecido como o Templo de Prata, devido ao seu elaborado telhado feito por artesãos de prata. O antigo edifício foi substituído devido à deterioração, mas o telhado e a ornamentação são mais recentes, tendo sido concluídos em 2016.

O Wat Sri Suphan não está, de facto, coberto de prata, porque este material foi reservado para as imagens de Buda e outras imagens significativas. É revestido principalmentede alumínio e níquel, o que não diminui o seu aspeto espetacular. A ornamentação retrata a história do templo, enigmas do dharma e histórias budistas, entre outras coisas.

Se a sua visita for num sábado, pode ir ao mercado noturno que se realiza nas proximidades, onde se vende este artesanato. Além disso, como o templo fica perto dos mercados noturnos, pode aproveitar a oportunidade para fazer um passeio gastronómico com guias locais. Note-se que as mulheres não são autorizadas a entrar no templo, mas são autorizadas a entrar no recinto do templo.

Mais informações sobre o templo

  • Localização: 00 Wua Lai Rd, Tambon Hai Ya, Amphoe Mueang Chiang Mai, Chang Wat Chiang Mai.
  • Horário de funcionamento: de domingo a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 23h.
  • Taxa de entrada: gratuita.

Reservar uma excursão gastronómica em Chiang Mai

9. Wat Rajamontean, o Buda Gigante Wat Rajamontean

Wat Rajamontean| ©白士 李
Wat Rajamontean| ©白士 李

Um dos templos que mais chama a atenção dos visitantes é o Wat Rajamontean, devido à enorme estátua de Buda que guarda a entrada.

O templo de Wat Ra jamontean é pequeno mas muito bonito, com as suas paredes brancas e as cores castanho e dourado da fachada e do telhado.

Estas cores dominam também o interior do templo, bem como as escadas e as míticas serpentes Nagas que as guardam. O Wat Rajamontean fica em frente aoWat Lok Molee, do outro lado do rio, no lado norte do fosso que rodeia a Cidade Velha, pelo que pode aproveitar a sua visita a esta parte da cidade para ver os dois. Diz-se que Wat Lok Molee alberga as cinzas de vários reis da dinastia Mengrai, os fundadores da cidade.

Leia mais sobre Wat Lok Molee

  • Localização: 149 Mueang Chiang Mai District, Chiang Mai.
  • Horário: diariamente, das 8 às 20 horas.
  • Taxa deentrada: gratuita.

10. Wat Phan Tao, o templo das lanternas

Wat Phan Tao| ©Roberto Maldos
Wat Phan Tao| ©Roberto Maldos

Wat Phan Tao está localizado ao lado do templo Wat Chedi Luang, no centro murado de Chiang Mai. Não é um dos mais conhecidos, mas se o visitar, pode ver também este templo.

Wat Phan Tao é notável por ser feito inteiramente de painéis de teca escurecida e pelas suas belas esculturas. Foi construído como umasala do trono em 1846 para o rei Chao Mahawong, e mais tarde tornou-se um templo budista.

É por esta razão que se pode ver na entrada do templo o motivo do cão, o animal do ano de nascimento do monarca, e o pavão protegido por duas cobras, o símbolo da monarquia Lanna. Wat Phan Tao é também conhecido como otemplo das lanternas, uma vez que a criação de lanternas é um passatempo favorito dos monges. As lanternas podem ser vistas no festival Loi Kratong, o festival das lanternas que se realiza no final do outono em todo o país, e na véspera de Ano Novo, quando são desfraldadas para dar as boas-vindas ao novo ano.

Saiba mais sobre o festival

  • Localização: ตําบล พระสิงห์, 105 Prapokkloa Rd, Tambon Si Phum, Mueang Chiang Mai District, Chiang Mai 50200.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h.
  • Taxa de entrada: gratuita.

Avaliações de outros viajantes

4.6
· 20 Avaliações
  • F
    F.
    4
    (0 Avaliações)
    Pudemos interagir de perto com os elefantes resgatados e aprender sobre a sua conservação.
  • L
    L.
    4
    (0 Avaliações)
    Os guias eram simpáticos e certificavam-se de que os animais eram bem tratados.
  • K
    K.
    5
    (0 Avaliações)
    Uma experiência inesquecível e enriquecedora para os amantes da vida selvagem!
  • N
    N.
    5
    (0 Avaliações)
    A excursão ao Santuário de Elefantes de Ran Tong foi espetacular! Tivemos a oportunidade de alimentar e dar banho aos elefantes no seu ambiente natural.
  • A
    A.
    4
    (0 Avaliações)
    Os guias ensinaram-nos a importância da conservação e do bem-estar destes magníficos animais.