Melhores Coisas para Fazer em Chiang Mai

Chiang Mai é uma cidade no norte da Tailândia que se destaca pelos seus belos templos budistas, artes tradicionais, espaços naturais e destinos de lazer modernos. Atreve-se a descobri-la?

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Melhores Coisas para Fazer em Chiang Mai

Chiang Mai | ©Travel Random Notes

A icónica cidade tailandesa de Chiang Mai tem uma história de mais de 700 anos que se reflecte nos templos budistas e nos vestígios arquitectónicos preservados na zona antiga.

Poderá também desfrutar de zonas naturais, atracções de lazer e outros locais que lhe permitirão mergulhar na cultura local. Poderá visitar ostemplos Doi Suthep, Wat Umong e Wat Pha Lat, divertir-se no parque aquático Grand Canyon e andar de caiaque no rio Ping. Pode ainda participar numa aula de culinária tailandesa, experimentar o Muay Thai, aprender a fazer seda e muito mais.

1. Surpreenda-se com a majestade dos templos de Chiang Mai

Templo budista Wat Umong| ©Gerry Gantt
Templo budista Wat Umong| ©Gerry Gantt

Chiang Mai tem conseguido destacar-se ao longo dos anos devido aos seus belos templos, sendo uma das suas grandes atracções turísticas.

Deixe-se surpreender por essas majestosas construções e contemple de perto parte do legado cultural dessa importante cidade tailandesa.Alguns dos melhores templos de Chiang Mai que você pode visitar são:

  • Templo Budista Wat Umong, cuja história remonta há mais de 700 anos. O local apresenta um sistema de túneis antigos e um espaço natural tranquilo com florestas e um lago.
  • Templo Budista Doi Suthep, um lugar sagrado com pagodes, museus e um aroma caraterístico de incenso.
  • TemploWat Pha Lat, dedicado ao culto budista. A entrada deste antigo recinto situado na montanha Doi Suthep é guardada por dois Nora Nair (semi-deuses híbridos), e no seu interior encontram-se alguns pagodes e altares.

Pode fazer esta experiência sozinho, sem qualquer inconveniente. No entanto, há uma série de actividades guiadas na cidade, como a excursão dos melhores templos de Chiang Mai, que o levará a Doi Suthep, Wat Umong e Wat Pha Lat.

Reservar uma excursão aos templos de Chiang Mai

2. Divirta-se no parque aquático Grand Canyon em Chiang Mai

Parque aquático do Grand Canyon| ©Lцdо\/іс M
Parque aquático do Grand Canyon| ©Lцdо\/іс M

Chiang Mai não se resume a templos e locais históricos, mas também a locais de entretenimento como o Parque Aquático Grand Canyon, onde poderá passar um dia muito divertido num ambiente natural.

No parque, terá acesso a uma variedade de atracções, distribuídas por cerca de 35 áreas exteriores, incluindo as seguintes

  • Uma série de escorregas com mais de 10 metros de comprimento e outros mais pequenos, especialmente concebidos para as crianças.
  • A tirolesa com uma altura de até 400 metros que atravessa o grande desfiladeiro do parque e de onde se tem uma vista panorâmica privilegiada do local.
  • A praia de areia branca, onde pode relaxar e recarregar as suas baterias sob os raios quentes do sol.
  • Uma pista deobstáculos sobre a água, onde terá de passar por cima de pontes e testar o seu equilíbrio, escalar, etc.

Além disso, com os bilhetes para o parque aquático Chiang Mai Grand Canyon, pode remar numa canoa através das águas calmas do parque. Para isso, ser-lhe-á fornecido o equipamento de segurança necessário e o conselho de um instrutor que lhe dirá tudo o que precisa de saber sobre caiaque.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 28€ por pessoa.
  • Horário: das 10:00 às 19:00 (todos os dias).

Reservar bilhetes para o Parque Aquático Chiang Mai Grand Canyon

3. Aprenda a preparar alguns pratos tailandeses em Chiang Mai

Comida em Chiang Mai| ©motoperu
Comida em Chiang Mai| ©motoperu

Se é um entusiasta da culinária, durante a sua estadia em Chiang Mai deve participar numa aula de cul inária com um especialista em culinária.

Esta atividade inclui normalmente uma visita a um dos mercados locais, como o Mercado Somphet. Aí, acompanhado por um chef-guia, seleccionará todos os ingredientes necessários para confecionar os diferentes pratos.

Terá também a oportunidade de conhecer a história do mercado. Em seguida, desfrutará daaula de cozinha tailandesa em Chiang Mai. O chefe ensinar-lhe-á o passo a passo de algumas das receitas. Embora o menu normalmente varie, há algumas preparações imperdíveis, como as seguintes:

  • Caril verde, preparado com leite.
  • Pad thai ou noodles de arroz com tofu, camarão, frango, ovo e peixe ou molho de soja.
  • Kuay teow lui suan, que são rolos de papel de arroz com soja e legumes.
  • khanom tarn, um bolo de palmeira.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 31 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 4 horas.

Reservar uma aula de culinária tailandesa em Chiang Mai

4. Obtenha uma perspetiva diferente de Chiang Mai a partir de um caiaque no rio Ping

Dia de caiaque em Chiang Mai| ©stanislav baranov
Dia de caiaque em Chiang Mai| ©stanislav baranov

Outra das coisas para ver e fazer durante a sua estadia de 1-3 dias em Chiang Mai ou mais é, sem dúvida, andar de caiaque no rio Ping à noite. Esta é uma atividade muito popular entre os habitantes locais e os turistas. Terá uma perspetiva diferente desta antiga cidade tailandesa, iluminada pela lua e por luzes artificiais.

O cruzeiro ao longo do rio Ping tem uma extensão de cerca de 6 quilómetros.

Enquanto desfruta das águas calmas e cristalinas, do ar fresco e do céu estrelado, verá a linha do horizonte da cidade, pontes pitorescas, casas tradicionais cobertas por árvores exuberantes e muito mais ao longe. Estepasseio noturno de caiaque em Chiang Mai é normalmente guiado, por isso não tem de se preocupar com o equipamento de remo e com o manuseamento da canoa. O guia ensinar-lhe-á as noções básicas de caiaque para que se possa deslocar em segurança.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 28 euros por pessoa.
  • Duração: normalmente cerca de um par de horas.

Reservar um passeio noturno de caiaque em Chiang Mai

5. Faça um passeio pelos mercados noturnos de Chiang Mai

Mercado noturno| ©Filipe Fortes
Mercado noturno| ©Filipe Fortes

Os mercados noturnos de Ch iang Mai são locais animados e coloridos onde se pode conhecer a cultura de Chiang Mai do ponto de vista dos habitantes locais.

Experimente a popular comida de rua, desfrute de entretenimento ao vivo e compre artesanato. Alguns dos mercados que pode visitar emChiang Mai à noite são os seguintes

Mercado Noturno de Domingo

Ao chegar ao Mercado Noturno de Domingo, ficará imerso numa grande praça de alimentação que se estende ao longo das ruas da cidade velha de Chiang Mai. Encontrará também bancas de artesanato. Ao cair da noite, verá músicos de rua com as suas melodias animadas.

  • Preço: entrada livre.
  • Horário de abertura: todos os domingos das 17:00 às 23:00.

O Bazar Noturno

O Bazar N oturno é um destino movimentado da cidade, onde se encontram muitos bares e restaurantes. Há também dezenas de barracas com comida de rua e artesanato. É ideal se quiser embarcar num passeio gastronómico por Chiang Mai, para descobrir os sabores, aromas e texturas da sua comida tradicional.

  • Preço: a entrada é gratuita.
  • Horário de abertura: todos os dias das 18:00 às 24:00.

Mercado noturno de sábado

Outro local a não perder é o Mercado Noturno de Sábado. Tem lugar no portão sul da muralha da cidade de Chiang Mai. Aí, terá a oportunidade de ver e comprar todo o tipo de objectos: jóias, pinturas, molduras, artesanato em prata, entre outros.

  • Preço: entrada livre.
  • Horário de funcionamento: todos os sábados das 18:00 às 23:00.

Reservar uma visita gastronómica a Chiang Mai

6. Experimente uma aventura todo-o-terreno na zona rural de Chiang Mai

Quadriciclo em Chiang Mai| ©colinlennon
Quadriciclo em Chiang Mai| ©colinlennon

Se gosta de aventuras todo-o-terreno, durante a sua estadia em Chiang Mai, deve subir para uma moto-quatro e dirigir-se para a selva desta cidade tailandesa.

Saia dos trilhos batidos e viva uma experiência diferente, divertida e cheia de adrenalina. Pode conduzir uma moto-quatro até aoVale Mae Taeng, no norte da Tailândia. Este é um passeio de 40 quilómetros, que inclui estradas e terrenos irregulares. Apreciará a vegetação e a vida selvagem do campo.

Um percurso ideal se desejar visitar um santuário de elefantes em Chiang Mai. Para esta experiência, podealugar um carro com tração às quatro rodas e partir ao seu próprio ritmo. Também tem a opção de reservar um passeio de quadriciclo pela zona rural de Chiang Mai com um guia profissional que lhe dará algumas dicas básicas de quadriciclo.

Reserve um passeio de quadriciclo pela zona rural de Chiang Mai

7. Aprenda a arte tradicional do Muay Thai ou boxe tailandês

Muay Thai| ©Jacques in Ze Box
Muay Thai| ©Jacques in Ze Box

As artes marciais como o Muay Thai também fazem parte da cultura tailandesa e, durante a sua estadia em Chiang Mai, pode descobrir esta disciplina que é considerada o desporto nacional.

Participe numa aula de boxe tailandês e aprenda os lendários movimentos de punhos, cotovelos, pés e joelhos. Há muitos ginásios de Muay Thai na cidade que pode visitar para esta experiência única.

Por exemplo, há o Bangarang Muay Thai, situado nos campos de arroz, ou o Chiangmai Muay Thai Gym, no centro da cidade velha. Em qualquer um deles, desfrutará da companhia de um treinador experiente que lhe ensinará a história e osprincípios básicos do Muay Thai. Aprenderá uma combinação de movimentos e socos, adaptados ao seu nível de resistência.

8. Participe numa aula de Thai Silk em Chiang Mai

Aula de seda tailandesa| ©Marie
Aula de seda tailandesa| ©Marie

A sericultura ou produção de seda é uma das actividades comerciais há muito estabelecidas em Chiang Mai. E você pode fazer parte de uma aula de seda tailandesa e descobrir a história e a importância cultural dessa arte têxtil.

Aprenderá as fantásticas técnicas de tecelagem e sentir-se-á como um tecelão local a tecer com as suas próprias mãos. Quando chegar àoficina de produção têxtil, terá uma experiência fantástica. A aula começa normalmente puxando o fio diretamente dos casulos do bicho-da-seda. Estes são alimentados pelos tecelões tailandeses com folhas de amoreira.

Depois de enrolar cuidadosamente o fio de seda, o aluno senta-se em frente a uma máquina de tecelagem tradicional e executa a fiação. É claro que, previamente, um perito nesta arte ensinar-lhe-á as diferentes técnicas de cruzamento das fibras. Se for suficientemente hábil, pode tecer até 1,8 metros.

Informações úteis

  • Preço: a partir de cerca de 102 euros por pessoa.
  • Duração: máximo de 6 horas.

9. Crie as suas próprias jóias feitas à mão e leve para casa uma lembrança de Chiang Mai

Oficina de joalharia artesanal| ©pudthila
Oficina de joalharia artesanal| ©pudthila

Aproveite ao máximo a sua estadia em Chiang Mai e leve para casa uma recordação única da sua visita a esta majestosa cidade tailandesa. Participe numa aula de ourivesaria e crie as suas próprias jóias de prata.

Aprenderá uma série de técnicas artesanais tradicionais com um ourives com uma longa história no ofício. Para esta experiência, terá a oportunidade de colocar no papel odesenho que deseja para as suas jóias. Em seguida, um ourives profissional guiá-lo-á passo a passo para transformar o seu esboço numa peça de joalharia memorável.

Com esta atividade, ficará a conhecer ahistória da joalharia de prata tailandesa e aprenderá a trabalhar um metal nobre e maleável como a prata. Poderá facilmente moldá-la em diferentes formas e juntá-las numa só peça. Em seguida, efectuará o processo de polimento para melhorar o acabamento e realçar o tom brilhante da prata.

Informações úteis

  • Preço: o custo médio é de 69 euros por pessoa (aprox.).
  • Duração: cerca de 5 horas.

10. Faça um passeio guiado de Tuk Tuk pelas ruas de Chiang Mai

Tuk Tuk em Chiang Mai| ©jordi Doria Vidal
Tuk Tuk em Chiang Mai| ©jordi Doria Vidal

Percorrer as ruas de Chiang Mai de Tuk Tuk é outra das coisas a fazer na cidade.

Trata-se de um meio de transporte tradicional e muito popular, que permite ter uma perspetiva diferente dos monumentos, templos e outros locais de interesse. Uma vez a bordo do Tuk Tuk, irá deslocar-se por Chiang Mai, podendo fazer algumasparagens para ver mais de perto os destinos ao longo do caminho. Embora o percurso deste tipo de passeio varie consoante a empresa que contratar, há locais que não pode perder.

Tão essenciais que costumam ser incluídos no itinerário de alguns dos melhores passeios e excursões em Chiang Mai. Ao longo do passeio, você terá a oportunidade de ver:

  • A Praça do Monumento aos Três Reis: localizada no centro da cidade velha. Lá, encontrará a estátua do Rei Mengrai, governante de Lanna, do Rei Ramkhamhaeng, que governou o Reino de Sukhothai e do Rei Ngam Muang, que governou Phayao.
  • Templo Wat Phra Singh: um complexo budista do século XIV com belos jardins.
  • TemploWat Chedi Luang: com mais de 700 anos de história.
  • Mercado de Warorot: onde encontrará comida de rua, moda, artesanato, produtos frescos e muito mais.

Informações de interesse

  • Preço: cerca de 27 euros por pessoa.
  • Duração: um par de horas.