12 coisas para ver e fazer em Berlim em fevereiro
Berlim em fevereiro: prepare o casaco, as luvas e o chapéu, a capital alemã espera por si!
Com a chegada de fevereiro, a cidade alemã oferece-nos festivais de arte, experiências únicas e convida-nos a entrar em contacto com a natureza para celebrar o mês do amor. As festas de Natal e a animação do novo ano já passaram, mas o encanto do inverno continua numa das cidades mais importantes do panorama turístico mundial.
À porta fechada ou ao ar livre, com estas sugestões de grandes eventos e uma grande variedade de actividades que Berlim tem para oferecer, não lhe faltarão coisas para fazer e locais a visitar para terminar as férias de inverno.
1. Deslumbre-se com a vista do Panoramapunkt
fevereiro e os seus pores-do-sol de inverno em Berlim oferecem uma paisagem diferente da que se pode encontrar no verão e merece ser vista das alturas, por isso não hesite em reservar bilhetes para o Panoramapunkt. A partir do 24º andar deste miradouro, no extremo norte da Potsdamer Platz, terá uma vista deslumbrante.
Trata-se de uma plataforma de observação com 100 metros de altura, onde se pode saborear bebidas e refeições ligeiras na cafetaria, ideal para a ocasião. Outra das suas curiosidades é que aqui se encontra o elevador mais rápido da Europa, pois em apenas 20 segundos chega-se ao topo.
Como se não bastasse, no topo também se encontra uma exposição ao ar livre dividida em dois pisos que conta a história da Potsdamer Platz, situada em Tiergarten, um dos melhores bairros de Berlim. Não se esqueça de tirar fotografias!
2. Aqueça-se com uma cerveja
Depois de um longo passeio turístico, é altura de se sentar, descansar os pés e desfrutar de uma boa bebida. Para mim, em particular, uma cerveja fresca vem-me à mente para acalmar o calor, mas o tempo quente não é algo que caracterize Berlim nesta altura do ano.
Para sua sorte, beber cerveja gelada em Berlim não é a norma, pelo que terá a oportunidade perfeita de participar no costume alemão enquanto desfruta de uma cerveja enquanto se aquece. Reserve o tour da cerveja em Berlim e descubra mais sobre os costumes de comer e beber da cidade.
E lembre-se que em Berlim é permitido beber nas ruas e até nos transportes públicos, por isso, se quiser, pode continuar o seu passeio com a cerveja na mão. No entanto, se isso não for do seu agrado e preferir fazer uma excursão com degustação de cerveja em vez do contrário, que tal fazer uma das melhores excursões de cerveja de Berlim enquanto prova as melhores cervejas artesanais?
3. Fuja da cidade sem sair da cidade e aproveite um passeio de bicicleta
Berlim nunca tem falta de coisas para fazer, mas uma pausa na azáfama também é muito apreciada. Se quiser afastar-se da agitação do centro da cidade e desfrutar de algo um pouco mais calmo, recomendo um passeio até ao bairro de Grunewald, no leste de Berlim, para apreciar a vista do centro da cidade de Berlim a partir da montanha Drachenberg, a irmã mais nova da mais popular Teufelsberg.
Ambas as elevações foram construídas a partir de escombros da Segunda Guerra Mundial e foram resgatadas como miradouros sobre a cidade, mas a "Montanha do Papagaio" ou "Montanha do Dragão", com cerca de 90 metros de altura, ao contrário da sua vizinha de 700 metros, é um local perfeito para uma agradável e curta caminhada que lhe permite aumentar a temperatura sem ficar demasiado exausto.
Graças às suas encostas claras e sem árvores, desfrutará de uma vista clara e impressionante. Quando chegar ao topo, sente-se um pouco no chão com uma boa manta e, se o ar de fevereiro o inspirar, pode levar uma lanterna, comida e música para criar um ambiente romântico no Dia dos Namorados. Para chegar a Drachenberg, pode:
- Apanhar o comboio S-Bahn e sair na estação de Grunewald, uma vez que a montanha fica a cerca de 30 minutos a pé.
- Se chegar de carro ou de bicicleta, há lugares de estacionamento gratuitos. Por isso, recomendo-lhe que reserve um dos melhores passeios de bicicleta em Berlim.
4. Descobrir Berlim no gelo
fevereiro, Berlim e neve são sinónimos de diversão, por isso convido-o a colocar o capacete, as cotoveleiras e a começar a patinar! Tenho a pista de gelo perfeita para si. Nesta ocasião, o Neukölln Ice Stadium é o lar de uma das pistas de gelo mais bem classificadas da cidade por várias razões, incluindo a sua fácil acessibilidade, uma vez que se encontra a poucos metros das estações de U-Bahn e S-Bahn na Hermannstraße.
Inside pode alugar o equipamento necessário a um bom preço e não terá de se preocupar com as multidões, uma vez que existem horários definidos para evitar qualquer contratempo. Também têm ofertas de happy hour para a última hora das sessões da tarde e da noite, bem como vários descontos para crianças, estudantes, idosos e outros. É claro que é necessário fazer uma reserva para garantir o seu conforto.
Ir ao bar de gelo de Berlim
Se não tem medo do frio de Berlim, termine o dia com um cocktail no bar de gelo da cidade, um paraíso de inverno onde descobrirá esculturas de gelo naturais. Parece divertido, não é? Reserve bilhetes para o bar de gelo de Berlim e desfrute de uma atividade sem precedentes.
5. Explore a Berlim gastronómica em fevereiro
fevereiro é o fim do inverno em Berlim e ainda se pode aproveitar ao máximo as suas estradas nevadas antes da chegada da primavera. Na recomendação que se segue, pode desfrutar de um passeio por paisagens brancas e calor caseiro com gastronomia local para terminar o dia com uma noite alegre em que, claro, não pode faltar as tradicionais cervejas alemãs.
Para isso, recomendo um agradável passeio pelo emblemático Parque Tiergarten, cujo caminho o levará - em menos de meia hora - até à ponte Oberbaumbrücke, uma estrutura icónica de altas torres junto ao rio Spree cuja história o comoverá.
Depois, dirija-se à estação de S-Bahn. Uma vez lá, apanhe a rota U6 para a estação Stadtmitte na rota U2, saia na U Klosterstraße e caminhe até ao restaurante Zur letzten Instanz, famoso por ter um forno de azulejos onde Napoleão se sentou no século XVII. Aqui, pode saborear uma variedade de pratos e, claro, na taberna encontrará cervejas caseiras, escuras e fortes, para completar a sua noite. Mas se quiser garantir uma boa refeição e aprender mais sobre a cozinha alemã, não hesite em reservar uma visita gastronómica a Berlim.
6. Entre no mundo dos jardins de Berlim
Também durante o mês de fevereiro pode visitar o Jardim Botânico de Berlim que, graças à sua ampla e internacional variedade, é considerado um dos mais importantes jardins botânicos do mundo.
Durante a estação fria, o espaço, com a sua arquitetura de vidro e aço que se destaca como um exemplo de design art nouveau, abre as suas portas e convida-o a passar uma noite diferente com cocktails e música sob o calor das palmeiras nas suas Noites Tropicais, para que possa escapar ao clima de inverno durante algumas horas nas noites de sexta-feira e sábado.
Agora já sabe, se numa dessas noites frias em Berlim estiver à procura de calor, bom ambiente e uma experiência completamente diferente, isto é para si. Devido à sua popularidade, recomendo que faça reserva.
7. Desfrute de filmes exclusivos no Festival de Cinema da Berlinale
Se é apaixonado por histórias no grande ecrã, Berlim em fevereiro é o lugar certo para si. Durante este mês, a febre do cinema invade a cidade com o Festival Internacional de Cinema de Berlim, que se realiza durante duas semanas consecutivas em meados de fevereiro desde 1978. A Berlinale, como é coloquialmente conhecida, é um dos eventos culturais mais importantes da cidade, um festival da sétima arte a par do Festival de Cinema de Veneza e do Festival de Cinema de Cannes, e a maior parte das suas projecções são abertas ao público.
Neste evento, pode desfrutar de uma variedade de mais de 400 filmes nacionais e internacionais com diferentes temas e géneros que não encontrará noutros locais. Não se preocupe, os filmes estrangeiros são legendados em alemão e inglês e também são exibidos filmes de países de língua espanhola.
Se estiver com vontade de ver um bom filme, lembre-se de que, sendo este um evento tão aclamado, a procura é elevada, pelo que deve considerar comprar os seus bilhetes com antecedência. No site oficial, pode consultar a programação e os locais, bem como comprar o seu bilhete para os espectáculos que mais lhe agradam.
8. Saiba o que há de novo na dança internacional
É a vez da dança com o Festival Tanzolymp, cujo lema é a dança como linguagem global, um evento anual sediado em Berlim para jovens talentos da dança, que durante uma semana podem participar em workshops, seminários e exposições.
No final do festival, realiza-se uma gala em que os melhores bailarinos de cada categoria, escolhidos pelo júri, actuam perante um público aberto.
Se quiser abrigar-se do frio e desfrutar de um espetáculo atraente, ao mesmo tempo que apoia novos talentos da dança, pode seguir as datas e as informações relevantes para assistir à cerimónia final no seu sítio Web.
9. Um alinhamento diferente
Quando vos digo que a febre do cinema está a varrer a cidade, não estou a brincar. Se um dos festivais de cinema mais aclamados do mundo não for suficiente para si, Berlim oferece outra alternativa.
Para quem gosta de uma história diferente, durante o mês de fevereiro também se realiza um segundo festival de cinema que, apesar de acontecer ao mesmo tempo que a Berlinale, não tem qualquer associação com o glamoroso evento. Estou falando do BIFF, The Berlin Independent Film Festival, uma proposta interessante para conhecer filmes alternativos e de baixo orçamento, tão dignos de serem vistos quanto qualquer outro.
Há pouco mais de uma década que o BIFF acolhe novas e refrescantes vozes de cineastas europeus e internacionais. Tal como a Berlinale, o BIFF oferece uma variedade de géneros, como documentários, curtas e longas-metragens, terror, ficção científica e até filmes de animação. Tal como a Berlinale, todos os filmes são legendados em alemão e inglês. Se estiver interessado em descobrir algo diferente, não se esqueça de visitar o sítio Web oficial para saber as datas, horários e informações sobre os bilhetes para o próximo evento.
10. Viva o carnaval nas ruas de Berlim
Um evento importante que acontece por vezes em fevereiro de cada ano é a celebração do Fasching, vulgarmente chamado Fasching em Berlim, mas também conhecido como Kölner Karneval ou Carnaval de Colónia noutros locais.
Embora este carnaval não seja exclusivo de Berlim, uma vez que todas as cidades alemãs têm a sua própria versão, a capital não fica atrás e reúne tanto turistas como locais para desfrutar da festa, da música, da comida e das bebidas que se podem encontrar nas bancas de rua. A época de celebração é extensa e começa a partir do dia 11 de novembro, mas a verdadeira festa em fevereiro começa todos os anos na Quarta-feira de Cinzas, que é o pontapé de saída para as ruas se encherem de azáfama e de bailes de máscaras.
É importante ter em conta que a época da Quaresma muda todos os anos e que o dia em que começa o Fasching depende disso, pelo que a festa nem sempre será durante o mês de fevereiro, mas se a altura do evento coincidir com a sua visita, aproveite para sair à rua para se divertir, comer e conhecer novos amigos. Não se esqueça do seu disfarce!
11. Surpreenda-se com o talento dos atletas olímpicos
No bairro de Friedrichshain, em Berlim Leste, encontra-se a Mercedes-Benz Arena, um grande estádio onde se pode assistir a jogos de hóquei, basquetebol ou mesmo a concertos de música.
O programa é variado e o estádio, por si só, vale a pena ser visitado, por isso, se quiser aproveitar a sua estadia em fevereiro para o visitar, durante este mês, a Mercedes-Benz Arena acolhe o ISTAF, um encontro anual de atletismo de longa duração.
A organização realiza vários eventos por ano, mas no início de cada um deles a ISTAF reúne os seus melhores atletas para competir em recinto fechado e demonstrar ao público a sua condição física e aptidão.
12. Desfrutar da piscina do Badeschiff! Sim, no inverno
Embora possa parecer rebuscado à primeira vista, uma vez que fevereiro ainda é muito frio, é possível aproveitar uma das áreas de lazer de inverno mais atractivas que a cidade tem para oferecer.
Trata-se de uma antiga barcaça que, durante o verão, funciona como uma refrescante piscina nas margens do rio Spree; foi concebida em 2004 por Susanne Lorenz e a sua localização confere-lhe uma vista privilegiada, o que a torna num dos locais preferidos dos berlinenses.
O interessante a considerar sobre este lugar durante os meses de inverno é que a piscina é condicionada com um telhado em forma de casulo que a envolve e a transforma numa sauna quente que também é acompanhada por um confortável lounge bar que é perfeito para continuar com o tom romântico do Dia dos Namorados. Sem dúvida, um lugar onde vai passar um momento incrível, garanto-lhe que não vai querer ir embora! Reserve os seus bilhetes aqui.
fevereiro: O tempo em Berlim
É verdade que os meses mais frios na capital alemã são normalmente durante a época de inverno, por isso, durante o mês de fevereiro deve esperar encontrar um tempo bastante frio.
De acordo com os dados oficiais, a temperatura máxima média é de 7°C e a temperatura mínima média ronda os -2°C, em ambos os casos com queda de neve. No entanto, como já viu, o frio e a neve trazem consigo um tom diferente e único de diversão, por isso não se esqueça de se agasalhar, planear com antecedência e divertir-se! e divirta-se!
Quer seja a desfrutar das paisagens românticas durante o mês dos namorados ou a aproveitar o céu limpo para visitar os locais históricos e emblemáticos da capital alemã durante a época baixa do turismo, garanto que a sua estadia em Berlim durante o mês de fevereiro será memorável.