10 coisas para ver e fazer em Berlim em março
Prepare-se para umas férias inesquecíveis, Berlim em março é sempre um destino obrigatório. Eis o que pode fazer este mês na capital alemã.
março em Berlim não é um mês muito quente, mas o pior do inverno já passou, pelo que é uma boa altura para visitar a capital alemã sem demasiadas multidões ou temperaturas excessivamente baixas. E sendo uma cidade tão cosmopolita, poderá desfrutar do Dia de São Patrício como se estivesse em Dublin. Este artigo diz-lhe o que ver e fazer em Berlim durante o terceiro mês do ano.
1. Celebrar a chegada da primavera com um cruzeiro com jantar
março tende a ser um pouco frio, mas as temperaturas são muito mais quentes do que nos meses anteriores e , com a chegada da primavera, Berlim está cheia de vida. Uma boa maneira de apreciar as vistas e a natureza é reservar um cruzeiro com jantar no rio Spree.
O barco passa em frente às principais atracções da cidade, como a Catedral e o Bairro do Governo, e inclui um jantar de três pratos com comida tradicional de Berlim e opções vegetarianas - ótimo!
Informações práticas
- Endereço: Nikolaiviertel ou Friedrichstraße Quay (Weidendamm)
- Preço: a partir de 69 euros
2. Tomar uma cerveja Märzen, a cerveja de março
março é o mês da cerveja. Não, não leu mal. O elixir dourado é normalmente fabricado nesta altura do ano, antes do calor do verão. Foi este estilo de cerveja que foi servido na primeira celebração da Oktoberfest: o casamento do rei bávaro Ludwig I e Maria Teresa. As bebidas do estilo Märzen são lagers de cor âmbar com um amargor moderado.
Em Berlim, pode saboreá-las em muitos pubs tradicionais. Dois nomes famosos são:
- Weihenstephaner (Neue Promenade 5).
- Dicke Wirtin (Carmer Straße 9).
Mas se estiver realmente interessado nesta bebida, deve definitivamente fazer a excursão da cerveja em Berlim, porque não só irá provar 3 a 5 tipos diferentes de cerveja com um lanche, mas também aprenderá tudo sobre o papel da cerveja artesanal na cultura e na história política de Berlim.
3. Encontrar uma lembrança na feira da ladra
Nenhuma viagem a Berlim estaria completa sem uma visita às famosas feiras da ladra. Nas bancas, encontrará uma grande variedade de artigos em segunda mão: roupas, bugigangas, discos, artefactos da era comunista, livros e muito mais. Algumas destas feiras de velharias são complementadas por exposições ao ar livre que começam em março.
A mais conhecida realiza-se todos os domingos no Mauerpark, um dos parques mais famosos da cidade. Apesar da sua popularidade, é frequentado por um grande número de berlinenses. O acesso ao parque pode ser feito a bordo de um dos autocarros turísticos de Berlim, que podem ser trocados em qualquer uma das paragens espalhadas pela cidade.
Outras opções altamente recomendadas são as seguintes:
- Nowkoellen (Maybachufer, segundo os especialistas, também é ideal para desfrutar de uma boa cerveja).
- Boxhagener Platz (recomendável se quiser comprar artesanato, vinis e antiguidades).
- Straße des 17. Juni, que se orgulha de ser a rua mais antiga da capital alemã.
Informações práticas
- Endereço: vários locais, embora o Mauerpark e o Nowkoellen sejam os mais importantes.
- Preço: a entrada é, naturalmente, gratuita
4. Viajar para o Oriente nos Jardins do Mundo
Quando chega a primavera, os parques de Berlim ganham vida depois do inverno e cada um deles enche-se de flores, cores e folhas novas. Há muitos espaços verdes na cidade, mas só um pode gabar-se de ter pagodes chineses e templos balineses exóticos: os Jardins do Mundo (Gärten der Welt Berlin). Este parque não nasceu assim, de facto a sua fundação remonta à época da República Democrática Alemã.
De acordo com as intenções dos seus criadores, é um parque que estimula o diálogo entre os continentes.
A maior parte dos turistas não vem aqui porque está um pouco fora dos circuitos habituais, na parte ocidental da cidade, perto da "fronteira", mas pode fazer uma visita guiada a Berlim e depois utilizar um meio de transporte muito original: depois de apanhar o metro (linha U5) até à estação Kienberg - Jardins do Mundo, dirija-se à estação de teleférico Kienbergpark/Gardens of the World e chegará ao seu destino.
Informações práticas
- Endereço: Blumberger Damm 44
- Preço: 9,9 euros (adultos) ou 5,5 euros (crianças). O preço inclui o teleférico
5. Celebrar o dia de S. Patrício
O feriado da Irlanda celebra-se a 17 de março e, como sabe, a sua fama ultrapassou fronteiras. Berlim não é exceção e, neste dia, a famosa Funkturm (Torre da Rádio) ilumina-se de verde. E não faltam pubs onde se pode entrar no espírito do dia. Para uma boa Guinness e música ao vivo, recomendo estes pubs:
- The Harp: um dos mais antigos e mais conhecidos da capital. É o local onde se assiste aos jogos da Bundesliga, da Taça da Alemanha e da Liga dos Campeões, bem como aos jogos das Seis Nações.
- Celtic Cottage: um pouco fora dos circuitos habituais, mas vale bem a pena a viagem para um delicioso pequeno-almoço irlandês completo.
- MacLaren's Pub: este pub irlandês é dedicado a "How I Met Your Mother". Se é fã do programa, verá alguns artigos que prestam homenagem às vicissitudes de Ted, Marshall, Lily, Robin e Barney.
- Finnegan's: um autêntico pub com poucos turistas e uma vasta seleção de whiskies e pratos tradicionais.
- Kilkenny Irish Pub: votado três vezes como o "Guinness Irish Pub of the Year".
Se é apreciador de cerveja,reserve uma excursão de cerveja em Berlim e terá uma surpresa!
6. Ver a cidade do ar num balão de ar quente
Em março, a primavera começa a fazer a sua aparição e não consigo pensar num plano melhor para a celebrar do que contratar um passeio no balão Die Welt, a partir do qual terá uma vista panorâmica esp antosa da capital alemã e terá uma visão aérea dos seus monumentos mais importantes, como a Porta de Brandenburgo, o Reichstag e a Torre de TV.
Subirá a uma altura de 150 metros, pelo que não é adequado para pessoas com vertigens, mas sentir-se-á completamente seguro, uma vez que os balões estão equipados com tecnologia de ponta. Além disso, aprenderá factos importantes sobre a história e a cultura de Berlim, uma vez que a equipa da excursão lhe contará anedotas sobre os locais - uma experiência imbatível!
Informações práticas
- Endereço: o ponto de partida é a Zimmerstrasse 100
- Preço: a partir de 29 euros
7. Desfrutar do Festival da primavera
Se viajapara Berlim com crianças, vai adorar esta opção. Todos os anos em março, a Kurt-Schumacher-Platz acolhe o Festival da primavera, um recinto de feiras com dezenas de atracções: montanhas russas, comboios fantasma e muito mais. Como se trata de um grande evento, é fácil chegar lá de autocarro. Várias linhas de autocarro levam-no do centro da cidade em cerca de meia hora.
Informações práticas
- Endereço: Kurt-Schumacher-Platz
- Preço: gratuito
8. Ofereça a si próprio uma noite no teatro
O Dia Mundial do Teatro é uma celebração internacional a 27 de março. Desde 1961, este dia celebra a beleza e a importância das artes do espetáculo e o seu impacto na vida de todos nós.
Todos os anos há um tema diferente que é traduzido em todas as línguas do mundo. Como se pode imaginar, nestas datas são organizados workshops e exposições especiais nas principais instituições culturais da cidade.
Informações práticas
- Endereço: vários locais
- Preço: consoante o teatro e o espetáculo
9. Descubra os meandros do corpo humano na exposição Body World
Já referi que março é um mês chuvoso, por isso, se por acaso tiver um dia de chuva excessiva, pode abrigar-se enquanto aprende tudo o que é inimaginável sobre o seu corpo , visitando a exposição Body Worlds.
Esta exposição é composta por mais de 200 corpos reais e plastinados e está constantemente actualizada com os últimos avanços e descobertas científicas para que seja super fácil compreender as principais características, órgãos e doenças do corpo humano. Uma experiência única que o deixará de boca aberta.
Informações práticas
- Endereço: 1 Panoramastraße 1A, 10178
- Preço: a partir de 17 euros
10. Não perca o Festival MaerzMusik
Gosta de música e é uma pessoa curiosa? Então vai adorar o Festival MaerzMusik. Este evento é muito mais do que apenas um evento musical. Segundo as suas próprias palavras, é "um lugar para experimentar a arte e refletir sobre a forma como lidamos com o tempo".
Participam artistas consagrados e jovens e todos os anos há um foco diferente. O evento realiza-se em vários locais e aconselho-o a consultar o sítio Web oficial para se manter a par de todas as últimas notícias.
Informações práticas
- Endereço: Schaperstraße 24
- Preço: depende do espetáculo. Os espectáculos podem ser gratuitos ou pagos.
março é época alta em Berlim?
Não, a capital alemã recebe um grande número de turistas entre maio e setembro. Corresponde à época alta, um fator que se reflecte no preço do alojamento.
março é um mês ideal para viajar para a capital alemã. A primavera é a estação menos chuvosa e a natureza começa a despertar lentamente.