O que ver e fazer em Kreuzberg, o bairro turco de Berlim

Aqui está um guia de tudo o que precisa de saber antes de visitar uma das zonas mais dinâmicas de Berlim: Kreuzberg, o bairro turco.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 7 minutos

O que ver e fazer em Kreuzberg, o bairro turco de Berlim

Kreuzberg, Berlim | ©Felipe Tofani

Também conhecido como Little Istanbul, Kreuzberg é um dos bairros mais alternativos da cidade. Longe de ser famoso pelos seus monumentos ou pela sua história, encontrará uma mistura de culturas muito diferentes, graffiti por todo o lado e uma série de estímulos que tornarão a sua experiência inesquecível.

Se está a pensar no que ver e fazer em Berlim e quer conhecer o verdadeiro carácter de uma cidade, junte-se a mim neste guia para descobrir tudo o que precisa de saber.

1. Fazer uma visita guiada ao Bairro Turco

Ruas do Bairro Turco| ©Jeanne Menjoulet
Ruas do Bairro Turco| ©Jeanne Menjoulet

A melhor maneira de conhecer uma zona tão complexa de uma das capitais favoritas da Europa é com uma visita guiada a Berlim.

A cidade de Berlim tem uma história diferente em cada canto, e muitos pormenores que nos parecem simplesmente bonitos, escondem lendas e segredos que vale a pena conhecer. A visita será conduzida por um guia especializado que lhe dirá tudo o que precisa de saber sobre a capital alemã.

Esta visita a um dos melhores bairros de Berlim será muito mais organizada se escolher a opção de visita guiada, uma vez que é bastante extensa e pode ser um pouco difícil escolher a melhor forma de passar o seu tempo nesta cidade encantadora.

As visitas duram cerca de 3 horas e custam a partir de 15 euros por pessoa, incluindo os transferes. Pode fazer esta visita em inglês e espanhol.

Reservar uma visita guiada a Berlim

2. Explorar o Museu Judaico de Berlim

Museu Judaico de Berlim| ©Stephan Herz
Museu Judaico de Berlim| ©Stephan Herz

O Museu Jud aico de Berlim foi inaugurado em 2001, num edifício que representa uma obra-prima da arquitetura contemporânea da cidade, e é imperdível. Está dividido em duas partes muito distintas: um edifício barroco do século XVIII e um edifício contemporâneo com uma forma em ziguezague.

É possível traçar a história da comunidade judaica desde os seus primórdios na Idade Média até aos nossos dias, uma viagem de descoberta através de mais de 2000 anos de história. Descobrirá tudo, desde a vida íntima dos agregados familiares a histórias emocionantes e comoventes de migração e deportação.

Poderá também desfrutar de intervenções artísticas que eu, pessoalmente, recomendo vivamente. Não perca!

Factos interessantes

  • Localização: Lindenstraße 9-14, 10178 Berlim, Alemanha.
  • Horário de abertura: diariamente, das 10 às 19 horas.
  • Entrada: gratuita

Reservar bilhetes para os melhores museus de Berlim

3. Tirar uma fotografia no Checkpoint Charlie

Posto de controlo Charlie| ©Giuseppe Milo
Posto de controlo Charlie| ©Giuseppe Milo

Quando o Muro de Berlim foi construído, restavam poucos postos de fronteira onde os cidadãos podiam deslocar-se entre uma parte e outra da Alemanha dividida.

Aqueles que tinham o privilégio de poder visitar a parte oriental, embora com muitas restrições, tinham acesso através do Checkpoint Charlie. O seu nome inocente nada tinha a ver com as suas verdadeiras intenções e com a realidade da época.

Felizmente, hoje em dia, a história é bem diferente e este local tornou-se num dos pontos mais fotografados da cidade de Berlim. Verá a placa "Leaving the American Sector", que comemora todos os acontecimentos que mencionei acima.

Reservar uma visita guiada a Berlim

4 - Descobrir o Museu da Topografia do Terror

Museu da Topografia do Terror| ©Dennis Jarvis
Museu da Topografia do Terror| ©Dennis Jarvis

O Museu da Topografia do Terror foi, em tempos, a sede da Polícia Estatal Alemã.

A exposição do museu fornecer-lhe-á informações sobre o regime de Hitler e o seu aparelho de segurança. Algumas destas histórias são verdadeiramente arrepiantes, uma vez que muitos opositores foram sujeitos a interrogatórios e torturas neste mesmo edifício.

Mas o que atrai a maioria dos turistas que visitam o museu é a secção perfeitamente preservada do Muro de Berlim que faz parte da exposição e que também não vai querer perder.

Factos interessantes

  • Localização: Niederkirchnerstraße 8, 10963 Berlim, Alemanha
  • Horário de abertura: diariamente, das 10 às 20 horas.
  • Entrada: gratuita

5. Mergulhe na arte de Berlim na Berlinische Galerie

Entrada para a Berlinische Galerie| ©Billie Grace Ward
Entrada para a Berlinische Galerie| ©Billie Grace Ward

A Berlinische Galerie é uma excelente compilação da arte da cidade de Berlim desde 1870 até à atualidade. Caso não saiba, Berlim é uma cidade mundialmente conhecida pela sua diversidade cultural e riqueza artística. Por isso, visitar esta galeria é uma oportunidade única para desfrutar de arte de primeira classe.

Lá, pode encontrar pinturas, esculturas de todos os tipos, artes gráficas, fotografias e todo o tipo de arte nativa da cidade de Berlim.

Mas a Berliner Galerie não se limita à exposição permanente; encontrará também música, cinema, lojas e locais para fazer uma pausa para café. Uma visita completa.

Factos interessantes

  • Localização: Alte Jakobstraße 124-128, 10963 Berlim, Alemanha
  • Horário de abertura: de quarta a segunda-feira, das 10 às 18 horas.
  • Entrada: 10 euros, gratuita para crianças com menos de 18 anos.

6. Visite a feira da ladra turca Maybachufer

Passear no mercado turco| ©Laloney
Passear no mercado turco| ©Laloney

Se for à zona do rio, pode descobrir o mercado turco ao longo do canal, que é muito caraterístico deste bairro de Berlim.

As bancas de Maybachufer oferecem todo o tipo de produtos, desde frutas e legumes a tecidos, roupas e sapatos. Poderá encontrar tudo o que possa imaginar a preços muito convenientes, enquanto vive uma experiência turca completamente autêntica. Também pode provar algumas iguarias turcas, pois encontrará bancas de comida rápida.

É um bom local para conhecer a cultura turca e para experimentar um pouco da vida quotidiana da comunidade que, curiosamente, encontrou o seu lugar no meio da Alemanha, neste bairro.

Factos interessantes

  • Localização: perto da estação de metro Schönleinstraße.
  • Horário de abertura: terças e sextas-feiras, das 11h às 18h30m.

7. Visite uma mesquita no bairro de Kreuzberg

Mesquita em Kreuzberg| ©Chemipanda
Mesquita em Kreuzberg| ©Chemipanda

Se quiser saber um pouco mais sobre a vida quotidiana dos turcos de Berlim, pode visitar uma mesquita no bairro de Kreuzberg. Estes templos caracterizam-se geralmente pela sua aparência simples, mas alguns deles têm uma decoração subtil mas incrível.

Se nunca viajou num país com costumes muçulmanos, esta é uma oportunidade perfeita para aprender sobre esta religião, em que consiste o tempo de oração que irá ouvir e como são as mesquitas no seu interior.

Lembre-se de se vestir de forma adequada e respeitosa antes de entrar. Se for mulher, deve cobrir os ombros e o cabelo.

Reservar uma visita guiada a Berlim

8. Não perca o centro cultural Künstlerhaus Bethanien

Centro Cultural Künstlerhaus Bethanien| ©Gertrud K.
Centro Cultural Künstlerhaus Bethanien| ©Gertrud K.

Se quiser visitar algo realmente original, não perca a oportunidade de visitar o Künstlerhaus Bethanien: um antigo hospital que foi tomado por ocupantes após o seu abandono e transformado num fantástico centro cultural.

Nos anos 90, houve um grande movimento de ocupação na cidade de Berlim, e muitas pessoas fizeram deste hospital e deste bairro a sua casa. Nessa altura, o bairro de Kreuzberg não tinha quase nenhum encanto e o seu nível económico era realmente muito baixo. Nenhum berlinense queria viver ali.

Com o passar do tempo, esta zona da cidade progrediu muito e, atualmente, este centro cultural é um local perfeito e muito interessante para ir ver as exposições do momento.

Pode encontrar desde um filme a pequenos concertos. Também se pode assistir a sessões de treino de várias disciplinas, como o circo ou o boxe. É assim que a sua oferta cultural é variada .

9. Surpreenda-se com os graffiti

Arte de rua em Berlim| ©Jens Cederskjold
Arte de rua em Berlim| ©Jens Cederskjold

Berlim é uma cidade conhecida pela sua arte de rua e pelo graffiti, que é uma obra de arte completa.

Em Kreuzberg, em particular, pode encontrar alguns dos melhores graffiti de Berlim. Alguns deles já se tornaram imagens míticas da cidade, pois são amplamente conhecidos e já existem há bastante tempo.

Os graffiti não são normalmente representações pequenas ou simples. De facto, alguns chegam a ocupar fachadas inteiras de edifícios. Um passeio pelo bairro de Kreuzberg parecerá um museu ao ar livre com entrada gratuita. Não perca a oportunidade de se surpreender em cada uma das suas ruas.

Se quiser mais informações, pode descarregar a aplicação Berlin Street Art no seu telemóvel e identificar quais as que estão perto de si em cada momento.

Outra opção é fazer uma das visitas guiadas pelacidade de Berlim, definitivamente a melhor opção para descobrir todos os cantos da cidade e a sua grande influência artística.

Reservar uma visita guiada a Berlim

10. Passeio pelas margens do Landwehrkanal

Landwehrkanal| ©Sheep purple
Landwehrkanal| ©Sheep purple

O canal é uma parte essencial do bairro de Kreuzberg, uma vez que grande parte da vida quotidiana da zona se concentra nas margens do rio. As margens são um ótimo local para desfrutar de um pouco de vida ao ar livre, num espaço verde, com uma grande variedade de cafés, lojas e restaurantes.

Também se pode ver a ponte mais caraterística de Berlim, a Oberbaumbrücke, um símbolo da união de Berlim Oriental e Ocidental.

Foi construída no final do século XIX para substituir a antiga ponte de madeira que servia de limite entre os municípios da cidade. Os seus pormenores fazem dela uma construção verdadeiramente única. Vale a pena vê-la de perto para apreciar os seus arcos, brasões e todos os elementos decorativos característicos do estilo gótico da época.

Recomendo fazer um cruzeiro no rio Berlim, pois terá uma perspetiva preferencial do que foi outrora a divisão entre as duas partes da cidade. As vistas são realmente lindas e a experiência de passear pelos canais de Berlim é incomparável.

Reservar um cruzeiro com jantar em Berlim

Se achou este artigo interessante, provavelmente também gostará de

Autocarro turístico pelas ruas de Berlim| ©Janusz Jakubowski
Autocarro turístico pelas ruas de Berlim| ©Janusz Jakubowski

Quando se trata de visitar museus e atracções na cidade de Berlim, a melhor opção é comprar [o](/alemanha/berlim/Berlin Pass/sc-158-1154) seu [Berlin Pass](/alemanha/berlim/Berlin Pass/sc-158-1154). Dependendo do seu itinerário e do número de dias de visita à cidade, pode escolher a opção que melhor se adapta às suas preferências.

Pode também consultar os diferentes itinerários dos melhores autocarros turísticos da cidade de Berlim, que o ajudarão a poupar tempo e a organizar melhor a sua viagem a esta fantástica cidade.