O que fazer em Munique no inverno

Se visitar Munique no inverno, descobrirá que, apesar do tempo frio, a cidade tem muito para oferecer. Descubra o que pode fazer para tirar o máximo partido da sua visita.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 12 minutos

O que fazer em Munique no inverno

Munique | ©Kirill Ilyasov

Devido à sua proximidade com os Alpes da Baviera, o inverno na cidade de Munique é muito frio e as tempestades de neve são frequentes, mas este não é o único impedimento para desfrutar de todas as actividades que a capital da Baviera tem para oferecer.

Munique transforma-se durante os meses de dezembro a março e oferece inúmeras atracções. Se a sua visita à cidade coincidir com o inverno alemão, é melhor levar o seu gorro de neve e roupas quentes e partir para alguns dos melhores passeios e excursões de Munique.

1. Patinagem no gelo no Canal Nymphenburg

Canal de Nymphenburg| ©Flavio-Vallenari
Canal de Nymphenburg| ©Flavio-Vallenari

O Palácio de Nymphenburg é uma das grandes atracções de Munique e também um destino popular no inverno, quando o canal de 500 metros quadrados mesmo em frente se congela e se transforma numa enorme pista de patinagem no gelo.

Embora só se possa entrar na parte da frente dos Jardins do Palácio, uma vez que a parte de trás está fechada durante a época de inverno, a oportunidade de patinar no gelo de um canal congelado vale a pena a visita. O acesso também é muito fácil, pois fica perto do centro de Munique, e a entrada de outubro a março custa cerca de 9 euros.

Dentro do Nymphenburg é possível alugar patins, caso não tenha os seus, e quando a noite cai, a iluminação do Palácio é uma experiência mágica. Sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer com crianças em Munique e uma obrigação se você gosta de desportos de inverno.

Factos interessantes

  • Preço: A entrada custa cerca de 9 euros.
  • Horário de abertura: Os jardins estão abertos das 10h às 18h.
  • Localização: Schloß Nymphenburg 1, Munique.
  • Como chegar lá: De elétrico 17 da Estação Central, de táxi ou de carro particular, ou pode reservar o autocarro turístico de Munique e obter o dobro do benefício.

Reservar o autocarro turístico de Munique

2. Faça uma visita organizada ao Castelo de Neuschwanstein.

Castelo de Neuschwanstein| ©Poonam Agarwal
Castelo de Neuschwanstein| ©Poonam Agarwal

Embora se possa visitar o Castelo de Neuschwanstein em qualquer altura do ano, vê-lo coberto de neve e com as colinas próximas cobertas de neve pode ser uma visão única. Além disso, é mais fácil conseguir bilhetes no inverno e é provável que a sua visita seja mais agradável com um grupo mais pequeno de visitantes.

Localizado a duas horas de Munique, este é um dos mais belos castelos da Alemanha e provavelmente o mais famoso do país. Construído por Ludwig II, é conhecido como o castelo do Rei Louco. A melhor maneira de o visitar é reservar uma excursão ao Castelo de Neuschwanstein para não ter de se preocupar com o transporte e as taxas de entrada.

A visita a este castelo permitir-lhe-á não só desfrutar de um dos locais mais emblemáticos da Baviera , que serviu de inspiração a muitos artistas, mas também descobrir os segredos escondidos nos arredores de Munique.

Factos interessantes

  • Preço: Existem várias alternativas para visitar o castelo. A melhor opção é com uma visita organizada que começa em 48 euros.
  • Horário de funcionamento: O castelo está aberto diariamente das 9h às 18h.
  • Localização: Neuschwansteinstrasse 20, em Schwangau.
  • Como chegar lá: A melhor forma de chegar ao castelo é através de uma visita organizada. Outras alternativas são de carro, uma viagem de aproximadamente duas horas a partir de Munique, e de comboio até Fussen e depois apanhar o autocarro 73 até à entrada de Neuschwanstein.

Reservar uma excursão ao Castelo de Neuschwanstein

3. Visite a Hofbrauhaus, a mais antiga fábrica de cerveja de Munique

Dentro da Hofbrauhaus| ©TriSauy
Dentro da Hofbrauhaus| ©TriSauy

Uma visita à fábrica de cerveja Hofbraeuhaus e uma cerveja na antiga taberna é uma das excursões obrigatórias durante a sua visita a Munique. Durante o inverno, esta atividade faz ainda mais sentido, porque todas as cervejarias ao ar livre da cidade estão fechadas, e a Hofbrauhaus é uma das poucas que tem um espaço amplo para receber milhares de visitantes.

A cervejaria é um local imperdível em Munique e ficará surpreendido com o ambiente festivo no interior da taberna. Independentemente da hora da visita, o jardim da cerveja está sempre cheio e ouve-se sempre a música da orquestra e o tilintar das canecas de cerveja. Durante o frio do inverno, é um refúgio perfeito.

Se reservar uma excursão gastronómica em Munique, a Hofbrauhaus está normalmente incluída. É também uma das seis fábricas de cerveja que actuam todos os anos na Oktoberfest, cumprindo as rigorosas exigências de qualidade da cerveja impostas pelos organizadores.

Factos interessantes

  • Preço: A entrada é gratuita. Uma caneca de cerveja de um litro custa cerca de 8 euros. As refeições custam a partir de 11 euros.
  • Horário de funcionamento: Aberto diariamente das 11h00 à meia-noite.
  • Localização: Platzl 9, Munique.
  • Como chegar lá: De metro, linhas U3 e U6, a partir da estação Marienplatz; de comboio, linhas S1, S2, S3, S4, S5, S6, S7 e S8, e de autocarro, linha 132.

Reservar uma excursão gastronómica em Munique

4. Excursão organizada de um dia ao Glaciar Zugspitze

Glaciar de Zugspitze| ©Björn Láczay
Glaciar de Zugspitze| ©Björn Láczay

O Glaciar Zugspitze é o ponto mais alto da Alemanha e é também uma das melhores excursões de um dia em Munique, devido à sua proximidade com os Alpes. Lá é possível ver o glaciar, esquiar e andar de tobogã, tudo a pouco mais de uma hora de carro da Marienplatz.

A melhor maneira de ver o glaciar é reservar uma excursão de um dia ao Zugspitze, onde será levado de autocarro até à base do glaciar, apanhará o teleférico até ao topo e almoçará num dos restaurantes no pico dos Alpes da Baviera.

Estas excursões duram normalmente cerca de oito horas e, se estiver interessado em fazê-las, recomendo que reserve com antecedência, pois no inverno tendem a esgotar-se rapidamente.

Informações úteis

  • Preço... As excursões com transporte de ida e volta e bilhete para o teleférico custam a partir de 119 euros.
  • Tempo.... As excursões duram normalmente cerca de oito horas.
  • Localização... Alpes da Baviera, na fronteira com a Áustria.
  • Como chegar lá... De táxi, carro ou carrinha ou autocarro privado.

Reservar uma excursão ao Zugspitze

5. Participe numa corrida de tobogã no Olympiapark

Olympiapark| ©Personal Guide
Olympiapark| ©Personal Guide

Esta é uma das actividades de inverno mais interessantes em Munique. Os arredores do Olympiapark oferecem o cenário ideal para descer a colina no seu trenó. É uma experiência divertida, onde se pode desfrutar de uma vista panorâmica da cidade.

O melhor sítio no Olympiapark para andar de trenó é à volta do lago junto ao estádio. Aí pode fazer uma longa descida, bem como ter acesso direto ao miradouro do Olympiaberg, uma montanha artificial criada em 1972 para dar uma perspetiva do Parque Olímpico. Com 565 metros, é o ponto mais alto de Munique, de onde se pode ver o Sea Life Aquarium. Uma outra visita que, aliás, é obrigatória. Não hesite em reservar os seus bilhetes para o Aquário de Munique.

Esta atividade também é praticada noutras zonas, como o Westpark ou o Jardim Inglês, o maior parque da Europa e local constante de passeios de bicicleta em Munique, mas no Olympiapark são organizadas corridas e as suas colinas são as mais altas de uma cidade plana, para além de serem facilmente acessíveis e gratuitas.

Factos interessantes

  • Preço: A entrada é gratuita.
  • Horário de funcionamento: O parque está aberto 24 horas por dia.
  • Localização: Spiridon-Louis-Ring 21, Munique.
  • Como chegar lá: Linhas de metro U2 e U3 da estação Olympiazentrum ou autocarro 173.

Reserve o seu bilhete para o Aquário de Munique

6. Veja a Munique nevada a partir da torre da Igreja de São Pedro

Igreja de S. Pedro| ©Holly Young
Igreja de S. Pedro| ©Holly Young

Munique oferece uma das mais belas vistas durante o inverno. Como cidade imperial da Baviera, tem uma arquitetura medieval que se destaca quando banhada por um manto de neve e, embora o centro da cidade possa não ter edifícios muito altos, a torre de 91 metros da Igreja de São Pedro, ao lado da Marienplatz, oferece-lhe uma vista deslumbrante de uma Munique nevada.

O ponto mais alto do observatório da igreja é alcançado através de uma escada em espiral que termina no topo. A entrada custa cerca de 3 euros e é uma atividade muito interessante no inverno, porque as multidões são menos numerosas e as visitas são mais agradáveis. Pode também aproveitar a sua visita à Igreja de S. Pedro para fazer uma visita guiada ao seu interior, uma vez que se trata de uma das igrejas mais antigas e mais bonitas da Alemanha.

A igreja foi severamente danificada durante a Segunda Guerra Mundial, pelo que é também uma visita obrigatória se reservar uma excursão ao Terceiro Reich.

Factos interessantes

  • Preço: A taxa de entrada é de aproximadamente 3 euros.
  • Horário de abertura: A igreja está aberta diariamente das 7h30 às 19h.
  • Localização: Rindermarkt 1, Munique.
  • Como chegar lá: De metro, pelas linhas U3 e U6, a partir da estação Marienplatz, ou de comboio, pelas linhas S1, S2, S3, S4, S6, S7, S8, S27, SP1 e SP2.

Reservar uma excursão ao Terceiro Reich

7. Desfrutar da neve no Jardim Inglês

Jardim Inglês no inverno| ©Janos Kertesz
Jardim Inglês no inverno| ©Janos Kertesz

Munique é uma cidade cheia de espaços verdes. O Jardim Inglês não é apenas o maior parque da cidade, mas de toda a Europa. Visitá-lo no inverno, quando está coberto de neve, é uma visão incrível. O lago Kleinhesseloher, que se encontra no meio do parque, congela frequentemente e transforma-se num ringue de patinagem.

O Jardim Inglês também tem a esplanada-cervejaria da Torre Chinesa, embora, por ser um espaço ao ar livre, esteja fechada durante o inverno. Em vez disso, durante os meses de dezembro e janeiro, encontrará um dos melhores lugares para ir se estiver em Munique no Natal, um fantástico mercado de Natal.

Passear pelo Jardim Inglês apreciando a neve e a tranquilidade de um dos locais mais bonitos da cidade pode ser uma óptima experiência. Pode até acabar por fazer um boneco de neve nos prados de Burgfriedensäule, enquanto ouve o grasnar dos gansos. Mas não te esqueças de trazer o teu casaco!

Factos interessantes

  • Preço: A entrada é gratuita.
  • Horário de abertura: O parque está aberto 24 horas por dia.
  • Localização: Na margem oeste do rio Isar: Na margem oeste do rio Isar.
  • Como chegar lá: Linhas de metro U2 e U3 da estação Universitat, linha de elétrico 18 ou linha de autocarro 154.

8. Visitar o Festival de inverno de Tollwood

Festival de inverno de Tollwood| ©Bernd Wackerbauer
Festival de inverno de Tollwood| ©Bernd Wackerbauer

O festival Tollwood é organizado todos os anos em dezembro no campo Theresienwiese e torna-se um grande evento dedicado a questões culturais, políticas, climáticas e ambientais.

Mas este festival alternativo não alberga apenas tendas culturais, há também mais de cinquenta bancas de comida, atracções para crianças, espectáculos musicais e uma grande variedade de actividades, a maioria das quais gratuitas. Além disso, na véspera de Ano Novo, Tollwood acolhe uma das melhores festas da cidade.

O festival, que atrai cerca de 500 000 visitantes todos os anos, é um marco da cidade desde a sua primeira edição em 1991. Desde 1999 que se realiza no Theresienwiese, o mesmo campo que todos os anos, entre setembro e outubro, acolhe a famosa Oktoberfest.

Factos interessantes

  • Preço: A entrada no festival é gratuita e na maior parte dos espectáculos também.
  • Horário de funcionamento: Pode entrar no local das 14h00 à meia-noite nos dias úteis e das 11h00 à meia-noite nos fins-de-semana.
  • Localização: Theresienwiese 1, Munique.
  • Como chegar lá: De U4 e U5 para a estação Theresienwiese ou de U3 e U6 para as estações Goetheplatz e Poccistrasse; de autocarro nas linhas 53, 58, 131, 132 e 134, e de comboio no serviço S1-S8 para Hackerbrücke.

9. Esquiar nas colinas sinuosas do Olympiapark

Esquiar no Olympiapark| ©Personal Guide
Esquiar no Olympiapark| ©Personal Guide

No Olympiapark não só se pode desfrutar de uma pista de tobogã, como também é o local perfeito para esquiar. Munique é uma cidade plana e, por isso, não tem pistas de esqui profissionais, por isso, se quiser esquiar durante o dia, pode fazê-lo nas colinas sinuosas. Não atingirá as alturas das estâncias alpinas, mas terá certamente uma experiência divertida.

A zona ideal para esquiar dentro do parque é a mesma zona onde se realizam as corridas de trenó ou onde os visitantes praticam snowboard, contornando o lago junto ao estádio e aproveitando ao máximo a longa pista que começa no miradouro do Olympiaberg. Com uma descida de 565 metros, tem espaço mais do que suficiente para se divertir com as suas pranchas e bastões.

O miradouro é também uma boa desculpa para chegar ao topo e, antes de descer, contemplar o horizonte da cidade que começa na estação fantasma do Olympiastadion e desaparece no horizonte.

Factos interessantes

  • Preço: A entrada é gratuita.
  • Horário de funcionamento: O parque está aberto 24 horas por dia.
  • Localização: O parque situa-se em Spiridon-Louis-Ring 21, Munique.
  • Como chegar lá: De metro, linhas U2 e U3, a partir da estação Olympiazentrum, ou de autocarro, linha 173.

10. Tomar um banho romano no Müllersches Volksbad

Müllersches Volksbad| ©Alex M
Müllersches Volksbad| ©Alex M

Esta é a atividade ideal se procura relaxar o seu corpo em Munique. Aí poderá desfrutar de piscinas aquecidas, banhos de vapor e saunas que o farão esquecer que lá fora está um frio de rachar. Também pode utilizar os escorregas aquáticos e as piscinas termais.

OMüllersches Volksbad também oferece um serviço de tratamento de spa num salão chamado Therma Erding. Esta excursão é ideal para escapar durante algumas horas ao frio de Munique ou para descansar e relaxar o corpo depois de um longo passeio pela cidade.

Por favor, note que a entrada geral é apenas para a utilização da piscina principal aquecida e da sauna. Os restantes serviços devem ser contratados separadamente.

Informações úteis

  • Preço: A entrada geral custa aproximadamente 15 euros.
  • Horário de funcionamento: Aberto diariamente das 7h30 às 23h.
  • Localização: Rosenheimer Strasse 1, Munique.
  • Como chegar lá: De metro, linhas U4 e U5 da estação Max-Weber-Platz, de comboio, linhas S1, S2, S4 e S8 e de autocarro, linha 132.

Temperaturas em Munique no inverno

Cores de Natal em Munique| ©Werner Boehm
Cores de Natal em Munique| ©Werner Boehm

As temperaturas em Munique no inverno não são tão baixas, mas neva com alguma frequência. Em dezembro e janeiro, os meses mais frios, a temperatura máxima é de 5°C e a mínima de -4°C.

Em fevereiro e março, as temperaturas atingem uma máxima de 9°C e uma mínima de um grau, com chuvas e nevões frequentes.

Tráfego turístico em Munique no inverno

Mercado de Natal em Munique| ©Briget Murphy
Mercado de Natal em Munique| ©Briget Murphy

Devido às baixas temperaturas, o número de visitantes diminui substancialmente, o que faz com que seja uma boa altura para explorar a cidade à vontade e desfrutar das atracções que estão cheias de turistas durante os meses de verão.

O custo do alojamento e de algumas excursões também baixa, sendo a altura ideal para reservar excursões de Munique para os arredores, como uma excursão a Rothenburg, uma viagem a Berchtesgaden ou uma viagem a Salzburgo.

Reservar uma excursão a Salzburgo

O que levar na mala quando visitar Munique no inverno?

Fazer a mala| ©Craig Adderley
Fazer a mala| ©Craig Adderley

Durante o inverno, a temperatura em Munique desce substancialmente e a cidade tem belas paisagens, pelo que poderá passar muito tempo ao ar livre, o que é algo que deve ter em conta quando fizer a sua mala. Eis uma lista de artigos que não deve deixar de levar quando visitar Munique no inverno:

  • Casacos de inverno.
  • Botas impermeáveis e confortáveis.
  • Meias quentes.
  • Luvas impermeáveis e tácteis.
  • Chapéus de lã.
  • Cachecóis de lã.
  • Óculos de sol.
  • Camisolas de lã.
  • Calças de lã.
  • Tecido térmico.

Reservar um passeio de segway em Munique

Planos alternativos para se proteger do frio em Munique

Cervejas na Hofbräuhaus| ©Roman König
Cervejas na Hofbräuhaus| ©Roman König

Se vai visitar Munique no inverno, provavelmente já sabe que vai precisar de se agasalhar para se proteger do frio, e provavelmente está disposto a fazê-lo porque muitas das coisas para ver e fazer em Munique são ao ar livre, mas também têm outras alternativas para quando precisar de fugir um pouco ao vento e à neve.

Pode visitar cafés, jardins de cerveja, restaurantes e bares na zona da Marienplatz, onde abundam. Há também a opção dos museus. Entre eles, recomendo o BMW e o Pinakothek de Munique. E o meu plano preferido é reservar bilhetes para um concerto de música clássica.

E, claro, há muitos palácios, castelos e visitas a empresas cinematográficas e de produção que podem ser muito divertidas para sair do circuito de rua da cidade. Está pronto para visitar Munique no inverno?