Mais sobre: Bilhetes e visitas ao campo de concentração de Dachau
Dachau é um dos campos de concentração construídos durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, foi convertido num museu para homenagear as vítimas e recordar os horrores cometidos durante este período histórico, com o objetivo de nunca mais os repetir. Continue a ler para descobrir as diferentes opções para visitar Dachau.
Excursão ao campo de concentração de Dachau a partir de Munique
Aprenda sobre a história da Alemanha com esta visita guiada por especialistas a Dachau.
Durante cerca de 5 horas, poderá visitar as celas e câmaras de gás que foram utilizadas no campo de concentração de Dachau, o campo de concentração mais próximo de Munique, ao qual poderá chegar com esta visita guiada com transporte de comboio incluído.
Visitar um campo de concentração tão importante como Dachau em Munique ao seu próprio ritmo é muito bom. Mas certamente não está completo sem um guia especializado para contextualizar tudo o que aconteceu lá. É por isso que recomendo que reserve uma visita guiada de comboio a Dachau, que lhe explicará como viviam os prisioneiros, enquanto visita as casernas ou os memoriais que lá foram erguidos.
Além disso, o conforto do comboio que o leva diretamente ao campo de concentração significa que não terá de procurar outras formas de lá chegar.
Recomendado se... Prefere que lhe seja explicada a história deste campo de concentração para compreender melhor a sua importância.
A melhor maneira de visitar Dachau: uma visita guiada
Se estiver alojado em Munique, é fácil chegar aos restos do campo de concentração de Dachau, uma vez que este se situa a apenas 13 km da cidade, o que corresponde a meia hora de carro e a cerca de 20 minutos de comboio. Pode ir e voltar num dia e tem a opção de o fazer sozinho ou como parte de uma excursão organizada.
Note-se que a entrada no museu do campo de Dachau é gratuita, pelo que uma excursão organizada lhe proporcionará transporte a partir de Munique e os serviços de um guia especializado que o acompanhará na sua visita ao campo. Tendo em conta o enorme significado histórico deste local, a minha recomendação é que faça a visita com alguém especializado para o ajudar a contextualizar tudo o que está a ver.
Este é o aspeto de uma visita guiada ao campo de concentração de Dachau a partir de Munique
A visita ao campo de concentração de Dachau é considerada uma das visitas guiadas mais populares para todos os visitantes de Munique. Com a orientação de um guia, a visita ao campo de Dachau é uma lição de história que dificilmente esquecerá quando terminar a sua viagem.
Em que consiste esta visita
Pode reservar o seu lugar nesta excursão online, seleccionando o dia que deseja visitar. Se mudar de ideias mais tarde ou se tiver algum problema, não se preocupe, pode cancelar gratuitamente até 24 horas antes da data prevista para a visita.
Esta experiência está disponível em inglês e espanhol e tem a duração de meio dia. Almoçará em Munique e passará a tarde na cidade. O procedimento é o seguinte: encontrar-se-á com o seu guia de manhã cedo perto da estação ferroviária principal de Munique, de onde o comboio local o levará a Dachau.
Itinerário
À chegada à estação de Dachau, um autocarro irá buscá-lo a si e ao seu grupo e levá-lo-á ao museu do campo de concentração. Aí, o seu guia irá mostrar-lhe o campo durante cerca de três horas e meia. No final da visita, regressará a Munique de comboio.
Lembre-se de que as crianças com menos de 14 anos não estão autorizadas a visitar o campo e note que, embora não seja proibido fotografar, é um local onde se exige sempre respeito ao tirar fotografias.
O que verá no Campo de Concentração de Dachau
Não se engane: uma visita ao campo de concentração de Dachau pode não ser adequada para os visitantes mais sensíveis devido às conotações deste lugar. De facto, não é permitida a entrada a crianças com menos de 14 anos. Isto não significa que a experiência não seja recomendável, tanto do ponto de vista histórico como humano, mas é aconselhável saber o que se vai lá ver.
A visita é organizada de forma a dar uma visão histórica de toda a história dos campos, incluindo como e com que objetivo foram criados os primeiros campos, como muitos deles evoluíram para aquilo a que os nazis chamaram "a solução final", como os prisioneiros chegaram ao campo e como foram distribuídos, como foram punidos e o modo de vida que aí receberam e, finalmente, como em 1945 este e outros campos em toda a Europa foram libertados.
Áreas incluídas na visita
- O campo de treino das SS
- Praça do Conde
- Memorial de Nandor Glid
- O edifício da administração
- Memoriais religiosos
- O monumento ao soldado desconhecido
- O quartel
- O Crematório
Dicas práticas para a sua visita ao Campo de Concentração de Dachau
O campo de concentração de Dachau fica a cerca de meia hora de carro de Munique e a cerca de 25 minutos no comboio suburbano S2, que parte regularmente todos os dias da Estação Central de Munique. Tenha em atenção que, se chegar à estação de comboios de Dachau, terá de apanhar o autocarro 726 para o campo.
Quanto ao horário de funcionamento, o campo de concentração de Dachau está aberto diariamente das 9h00 às 17h00, mas como a entrada é gratuita, poderá encontrar um elevado número de visitantes, especialmente aos fins-de-semana, pelo que recomendo que escolha as primeiras horas da manhã.
Quando lá chegar, pode reservar uma visita guiada ou alugar um guia áudio em várias línguas, se não tiver reservado uma visita guiada a partir de Munique. A visita demora cerca de três horas e meia, pelo que recomendo calçado e roupa confortáveis.
O mais importante a reter durante a visita é que se está num local com uma história muito dura. O meu conselho é que, por respeito, evite tirar fotografias tanto quanto possível e mantenha uma atitude respeitosa para com as vítimas e outros visitantes.
Visite o campo de concentração de Dachau por conta própria
O campo de Dachau e a maioria dos restantes campos na Europa são uma lição de história em si mesmos e são melhor apreciados com um guia que explicará os pormenores de como foram construídos, o que aconteceu e como, no final da guerra, os prisioneiros foram libertados e os restantes oficiais foram julgados.
Se optar por organizar a sua própria visita a Dachau, recomendo que faça a sua própria pesquisa antes de visitar o campo e que compre um guia áudio à entrada por cerca de 3 euros. A entrada é gratuita e, para evitar multidões, é melhor ir durante a semana e de manhã cedo. Pode esperar cerca de três horas para visitar todo o complexo.
Como lá chegar
Quanto à forma de chegar ao campo de concentração de Dachau a partir de Munique, se não tiver um contrato de transporte, a melhor opção é o comboio local. O comboio é o S2 e parte da Estação Central de Munique. Cada viagem pode custar cerca de 6 euros, mas pode comprar um passe turístico de um dia que custará cerca de 8 euros e pagará apenas a viagem de regresso a Dachau.
Após cerca de 25 minutos, chegará à estação de Dachau e apanhará o autocarro 726 em direção a Saubachsiedlung, que o deixará diretamente no portão do campo.
Outras actividades interessantes em Munique
A excursão ao campo de concentração de Dachau não é a única que se pode fazer a partir de Munique. Uma excursão muito popular que recomendo que inclua na sua viagem e cujo carácter contrasta muito com a dureza do campo de Dachau é uma visita ao Castelo de Neuschwanstein.
Este castelo é um dos mais famosos da Baviera e diz-se que inspirou a Disney a criar o famoso castelo da Bela Adormecida. Além disso, a paisagem circundante é um contraste ideal para uma mudança de cenário e relaxamento depois de recordar os horrores dos campos de Dachau. Aqui está um link para o meu artigo sobre Bilhetes e visitas ao castelo de Neuschwanstein.