O que ver e o que fazer em Munique no Natal: os melhores tours e mercados de Natal
Munique está repleta de coloridos mercados e atracções de Natal. Eis o que pode fazer na cidade durante o Natal.
Apesar do inverno e das temperaturas frias, esta cidade alemã mantém um espírito festivo durante a época natalícia. Com os seus mercados de pulgas e pistas de gelo, bancas de comida e árvores de Natal, há muitas actividades a acrescentar às habituais coisas para ver e fazer em Munique durante a época festiva.
A atmosfera da cidade muda radicalmente e toda a cidade se veste a rigor para receber o Natal. Os mercados tomam conta das ruas de Munique, os eléctricos tornam os transportes públicos mágicos e a neve faz com que o centro da cidade pareça uma sucursal do Pólo Norte.
1. Visite o mercado de Natal Christkindlmarkt na Marienplatz
Existem muitos mercados de Natal em Munique, mas o Christkindlmarkt destaca-se como o maior da cidade e um dos mais importantes da Europa. Realiza-se todos os anos desde o século XIV e estima-se que atraia mais de três milhões de visitantes por ano. O Christkindlmarkt destaca-se pelas suas bancas de comida, pelos espectáculos permanentes de música bávara e pela enorme árvore de Natal que é montada em frente à Câmara Municipal.
Sendo o maior e mais antigo mercado de Natal da Alemanha, é um ponto de referência na véspera de Natal e um ponto de encontro para os habitantes locais, que vêm comer comida típica e beber glühwein, um vinho quente com especiarias consumido na Europa durante o Advento cristão. Durante a véspera de Natal, a maioria das excursões pela cidade termina no Christkindlmarkt, pelo que fazer uma visita guiada a Munique e depois visitar a feira da ladra é uma excelente opção.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada na feira da ladra é gratuita.
- Horário de abertura... A partir da última semana de novembro, as bancas estão abertas das 10h00 às 21h00 de segunda a sábado e das 10h00 às 20h00 aos domingos. No dia 24 de dezembro, o horário de abertura é das 10.00 às 14.000 horas.
- Localização... A feira da ladra situa-se na Marienplatz, no centro de Munique.
- Como chegar lá... De metro, linhas U3 e U6, e de comboio S1 e S8 até à paragem Marienplatz.
2. Passeio pelo mercado de alimentos Viktualienmarkt
Uma visita ao mercado de alimentos Viktualienmarkt, um dos marcos mais famosos de Munique, é obrigatória. Trata-se de uma feira ao ar livre com mais de 100 bancas que oferecem frutas, aves, especiarias, legumes, flores, queijos e outros produtos tradicionais.
Ao contrário da maioria dos mercados da cidade, o Viktualienmarkt está aberto durante todo o ano, mas muda o seu perfil durante a época festiva: no Natal, o mercado é decorado com árvores de Natal e cores festivas. Apesar de o Viktualienmarkt ser um mercado alimentar, há bancas com presentes de Natal, cânticos de Natal e um foco na comida natalícia.
Há também uma esplanada-cervejaria, que é frequentemente incluída nas melhores excursões gastronómicas de Munique, e uma secção de comida italiana.
Factos interessantes
- Preço... A entrada é gratuita.
- Horário de funcionamento... A feira da ladra está aberta de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados, das 10 às 15 horas.
- Localização... Situada em Viktualienmarkt 3, atrás da Igreja de São Pedro.
- Como chegar lá... Através das linhas de metro U1, U2, U3, U6, U7 e U8, saindo na estação Sendlinger Tor.
3. Visite o Mercado da Natividade na Igreja de São Pedro
O Mercado da Natividade ou Kripeermarkt é um dos maiores mercados especializados em presépios e concentra-se especificamente nas decorações para árvores de Natal e presépios. Aqui encontrará mais de dez lojas de artesanato, decorações de Natal e dioramas de todos os tamanhos. O mercado tem sido uma tradição local desde 1757 e abre as suas portas durante a noite todos os anos durante o período de Natal.
O Kripeermarkt é um pequeno local com a pura essência de um mercado de Natal. Devido ao seu tamanho, poderá visitá-lo em pouco tempo e é de fácil acesso, pois está localizado num ponto central do circuito tradicional de Munique, por onde passam os autocarros turísticos e também os passeios de bicicleta que percorrem a cidade.
Factos interessantes
- Preço... A entrada é gratuita.
- Horário de funcionamento... A feira da ladra está aberta diariamente das 10.00 às 20.00 horas.
- Localização... Rindermarkt 1, ao lado da Igreja de São Pedro.
- Como chegar lá... De metro, linhas U3 e U6 da estação Marienplatz ou de comboio, linhas S1, S2, S3, S4, S6, S7, S8, S27, SP1 e SP2.
4. Patinagem no gelo no Münchner Eiszauber
Esta é uma das coisas mais interessantes para fazer em Munique durante o inverno, uma vez que só está disponível entre novembro e janeiro e na véspera de Natal é iluminada com árvores e motivos natalícios, enquanto o restaurante oferece um menu especial com crepes e vinho quente.
MünchnerEiszauber é uma das atracções mais divertidas em Munique durante a época natalícia e também um plano ideal para fazer com crianças. A sua localização central no centro da cidade garante um acesso fácil e é também uma paragem regular nos autocarros turísticos de Munique.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no ringue custa cerca de seis euros. Também é possível alugar patins por mais seis euros.
- Horário de funcionamento... O rinque está normalmente aberto todos os dias das 10h30 às 22 horas.
- Localização... O ringue está situado na Karlsplatz, uma rua que dá acesso ao centro histórico da cidade.
- Como chegar lá... De metro, linhas U4 e U5 até à paragem Karlsplatz e de comboio S1, S2, S4 e S8.
5. Visite a aldeia de Natal Weihnachtsdorfs no Palácio Residenz
O Residenz de Munique foi o palácio real dos reis da Baviera e é atualmente um dos museus de decoração mais representativos da Europa, com os seus pátios frondosos. Num deles, durante o Natal, é montada uma feira da ladra que recria a aldeia alpina de Weihnachtsdorfs, sendo o local ideal para desfrutar de música e espectáculos.
Weihnachtsdorfs é um espaço familiar, pelo que é um ponto de passagem obrigatório para as actividades a realizar com as crianças, e tem também bancas de comes e bebes e bancas de venda de presentes de Natal. E como se situa no pátio interior do Palácio Residenz, as paredes protegem do frio.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada na feira da ladra é gratuita.
- Horário de funcionamento... As bancas estão abertas diariamente das 10.00 às 21.00 horas.
- Localização... A feira da ladra situa-se em Residenz, Residenzstrasse 1, Munique.
- Como chegar lá... De metro, pelas linhas U3, U4, U5 e U6 até Odeonsplatz e de comboio S3, S4, S6 e S8.
6. Experimente o Festival de inverno de Tollwood e a sua Festa de Fim de Ano
Todos os anos, em dezembro, realiza-se o Festival de inverno de Tollwood no Theresienwiese. Durante o evento, o local enche-se de tendas com temas culturais, políticos, climáticos e ambientais, que também protegem os visitantes do frio. Além disso, há mais de cinquenta bancas de comida, atracções para crianças, espectáculos musicais e uma grande variedade de actividades, a maioria das quais gratuitas.
Na véspera de Ano Novo, o campo abre-se para acolher uma das melhores festas da cidade, para encerrar a edição de inverno do festival alternativo. De facto, a festa de passagem de ano de Tollwood é uma das atracções mais visitadas durante o Natal em Munique e é quando o festival recebe a maioria dos quinhentos mil visitantes que vêm todos os anos. Se estiver a passar uma noite de Natal na cidade, este evento é definitivamente imperdível.
Factos interessantes
- Preço... A entrada no recinto durante a festa de passagem de ano é gratuita.
- Horário de funcionamento... O parque está aberto 24 horas por dia.
- Localização... O parque está situado em Spiridon-Louis-Ring 21, Munique.
- Como chegar lá... Através das linhas de metro U2 e U3 da estação Olympiazentrum ou através da linha de autocarro 173.
7. Viajar no ChristkindlTram, o histórico elétrico de Natal
Durante o período do Advento, o ChristkindlTram, um elétrico de 1957 com bancos de madeira, percorre o centro histórico de Munique, onde é servido vinho quente e pão de gengibre a bordo. O elétrico segue o mesmo percurso circular da época em que estava em funcionamento e, aos domingos, o percurso inclui espectáculos de magia e surpresas para as crianças.
O percurso do ChristkindlTram inclui o Sendlinger Tor, o Isartor, o Maxmonument, o Teatro Nacional, a Theatinerstrasse, a Lenbachplatz e o Stachus, pelo que é também uma excelente oportunidade para visitar os locais mais importantes de Munique num elétrico histórico, tudo banhado pelo espírito do Natal e por luzes coloridas.
Factos interessantes
- Preço... Cada viagem de elétrico custa cerca de dois euros e os bilhetes podem ser comprados no sítio Web oficial ou na bilheteira do Sendlinger Tor, que é onde começa e termina o percurso do elétrico.
- Horário... O elétrico circula várias vezes por dia, entre as 15h30 e as 19h30.
- Localização... Parte da estação de metro Sendlinger Tor.
- Como chegar lá... Pelas linhas de metro U1, U2, U3, U6, U7 e U8, saindo na estação Sendlinger Tor.
8. Maravilhe-se com as Pirâmides de Natal de Munique
As pirâmides são uma tradição de Natal na Alemanha e, em Munique, encontra-as a cada esquina, pelo que poderá vê-las confortavelmente se reservar uma visita guiada a Munique ou um lugar no autocarro turístico. São feitos de madeira e o topo é coroado pelas pás de um moinho de vento. Existem em diferentes tamanhos e representam personagens tradicionais do folclore alemão.
As pirâmides de Natal são uma tradição antiga e, onde quer que as encontre, costumam assinalar bancas de comida e bebida, por isso, se estiver à procura de um sítio para comer ou beber, basta localizar uma destas homenagens particulares.
9. Participe na Krampus Run, o desfile de monstros de Natal
O Krampus de Munique é uma personagem do século XVI que personifica o monstro do Natal. Ao contrário do Pai Natal, ele não recompensa as crianças bem comportadas, mas captura as crianças mal comportadas e arrasta-as para o inferno, mas os adultos também não estão a salvo, porque, de acordo com algumas interpretações do folclore alemão, ele também pode levar os pais das crianças mal comportadas.
O desfile também inclui uma corrida, que se tornou muito popular nos últimos anos e na qual a única condição para participar é estar vestido de Krampus, que é geralmente representado com chifres e roupas esfarrapadas. E tu, gostarias de participar numa maratona vestido de Krampus?
Detalhes interessantes
- Preço... Não há taxa de inscrição para o desfile e a corrida.
- Data... Não há uma data fixa para a Krampus Run, mas normalmente é durante as primeiras semanas de dezembro.
- Local... A convocatória central situa-se na Marienplatz, no centro de Munique.
- Como chegar lá... De metro, linhas U3 e U6 e de comboio S1 e S8 até à paragem de Marienplatz ou apanhar o autocarro turístico, que faz uma das suas paragens em Marienplatz.
10. Passeio pela feira da ladra medieval na Wittelsbacherplatz
Durante o período de Natal, a Wittelsbacherplatz é o lar de um dos mais belos mercados de Natal de Munique. Os vendedores estão vestidos como cidadãos da Idade Média e as decorações são do mesmo estilo. Para além do cenário, os destaques da Wittelsbacherplatz são as comidas e bebidas oferecidas e o artesanato que pode ser comprado nas bancas.
O objetivo desta feira da ladra é reavivar o espírito principal destes lugares, que durante a época medieval começaram a ser construídos como uma tradição para que ninguém pudesse esperar o Natal sozinho e sentir-se acompanhado.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada é gratuita.
- Horário de funcionamento... O mercado está aberto das 10:00 às 19:30 todos os dias.
- Localização... Situado na Wittelsbacherplatz, no centro histórico de Munique.
- Como chegar lá.... Através das linhas de metro U3, U4, U5 e U6 até à paragem Odeonsplatz e através dos comboios S3, S4, S6 e S8.
Temperaturas em Munique na época natalícia
As temperaturas em Munique são baixas no inverno e está sempre a nevar. dezembro e janeiro são os meses mais frios do ano, com uma temperatura máxima de cinco graus Celsius. A mínima pode atingir os quatro graus negativos.
As temperaturas melhoram em fevereiro e março, com máximas de dez graus e mínimas de um grau. A queda de neve é ainda frequente nos últimos meses do inverno.
O que levar na mala para a sua visita de Natal a Munique?
Como a temperatura desce significativamente durante o mês de dezembro e a maioria dos planos de Munique são ao ar livre, é importante que não se esqueça da roupa de inverno quando fizer a sua mala.
Aqui está uma lista do que recomendo que leve na mala para garantir o seu conforto durante a sua visita a Munique:
- Casacos de inverno
- Botas impermeáveis e confortáveis
- Meias quentes
- Luvas impermeáveis e tácteis
- Chapéus de lã
- Cachecóis de lã
- Camisolas de lã
- Calças de lã
- Tecido térmico
O número de turistas em Munique na época natalícia
No outono e no inverno, o número de visitantes da cidade diminui significativamente, mas pode aumentar durante a época de Natal, por isso não se surpreenda se tiver de esperar em filas durante a sua visita e sentir as multidões.