Mais sobre: Bilhetes e visitas aos castelos em Munique
Entre as melhores coisas para ver e fazer em Munique estão, sem dúvida, os icónicos e misteriosos castelos que rodeiam a cidade. A poucos quilómetros da capital da Baviera e rodeados de montanhas, muitos destes edifícios têm vindo a maravilhar os visitantes há séculos.
De Linderhof a Neuschwanstein e de Blutenburg a Rothenburg, a área em redor de Munique está repleta de castelos imperdíveis que coroam aldeias mágicas e são facilmente acessíveis em visitas guiadas ou por conta própria.
1. Castelo de Neuschwanstein, o castelo mais emblemático da Alemanha
O Castelo de Neuschwanstein é o castelo mais famoso da Alemanha e também um dos mais belos. Situado nas alturas da Baviera, este palácio construído por Ludwig II é conhecido como o Castelo do Rei Louco. A sua arquitetura faz lembrar uma construção medieval, mas na realidade data do século XIX.
A beleza deste castelo reside no facto de ter sido construído com uma mistura de estilos arquitectónicos e também com a liberdade estética de um palácio que não foi construído como uma fortaleza, mas como uma fantasia romântica do Rei Ludwig II.
Por isso, não é de estranhar que este castelo se tenha tornado uma inspiração para contos de fadas e histórias da Disney.
A forma mais conveniente de visitar o Castelo de Neuschwanstein é reservar uma excursão de autocarro organizada com partida de Munique e regresso com a assistência de um guia local especializado.
É também uma atração a incluir na sua lista de actividades se viajar para Munique no inverno para apreciar o pico das suas torres cobertas de neve e as montanhas circundantes.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no castelo custa a partir de 28 euros para adultos e cinco euros para crianças. Se preferir uma excursão a partir de Munique, esta custará cerca de 50 euros.
- Localização... O castelo situa-se na Neuschwansteinstraße 20, Schwangau, a 109 quilómetros de Munique.
- Como chegar de comboio... Pelos serviços RB74 e BRB RB77 para Fussen e depois combinando com as linhas 73 e 78 para o castelo.
- Deautocarro... Pela linha FlixBus até Garmisch-Partenkirchen e depois o autocarro 9606.
2. Castelo de Grafenburg, o castelo mais antigo de Rothenburg
O edifício mais antigo de Rothenburg, a cidade medieval que coroa a Estrada Romântica da Baviera e uma das atracções mais visitadas a partir de Munique, é o que resta da sala principal do Castelo de Grafenburg, que foi destruído por um terramoto em 1356.
Este castelo era o emblema de Rothenburg e um dos maiores da Alemanha na altura.
Embora uma parte tenha sido renovada, a sala, que ficava ao lado dos jardins do castelo, conserva ainda vestígios da pintura original da época e é uma das principais atracções de Rothenburg. Conserva também os restos dos lanços de escadas que não caíram durante o terramoto e o portão de entrada para os jardins.
Como homenagem, uma das paredes da sala ostenta também os nomes de pessoas da cidade que perderam a vida durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, é possível visitar o que resta do Castelo de Grafenburg em qualquer uma das excursões de Munique a Rothenburg.
Pormenores interessantes
- Preço... A entrada para visitar o portão e a sala do antigo castelo é gratuita. A excursão a partir de Munique custa cerca de 56 euros.
- Localização... O quarto está situado nos jardins à esquerda do Siebersturm, em Plonlein 14, Rothenburg.
- Como chegar de comboio... Apanhe a linha 41 para Nuremberga, depois a linha 61 para Ansbach e, a partir daí, o comboio RB80 para Steinach. A última parte da viagem é no comboio RB82 para Rothenburg.
- Como chegar de autocarro... Apanhe o serviço FlixBus da Estação Central de Munique para Nuremberga e depois apanhe o comboio para Ansbach, onde apanhará o autocarro 732 para Rothenburg.
3. Castelo Hohenzollern, a casa da dinastia de Brandemburgo
Situado num cone de montanha em Hechingen, este castelo foi reconstruído três vezes e durante a Idade Média foi a casa da dinastia Hohenzollern que governou a Prússia e Brandenburgo.
É um dos maiores castelos da Alemanha e, atualmente, recebe um grande número de visitantes de Frankfurt, Estugarda e Munique.
O Castelo Hohenzollern tem também um museu que alberga a coroa de Guilherme II, objectos pessoais de Frederico II da Prússia e uma carta de George Washington agradecendo à família do Barão von Steuben o seu apoio na Guerra da Independência Americana.
Durante o verão, o castelo é utilizado como campo de férias e dispõe de uma estrutura montada para o efeito, o que o torna uma das principais atracções para visitar com crianças.
Devido à sua localização estratégica, este castelo não foi danificado durante a Segunda Guerra Mundial, pelo que se mantém intacto após a sua última reconstrução, embora a única parte original do edifício seja a Capela de São Miguel.
Pormenores interessantes
- Preço... A entrada para visitar o castelo custa a partir de cinco euros.
- Localização... Burg Hohenzollern, Hechingen.
- Como chegar de comboio... Apanhar as linhas 11, 32, 42, 60, 62, 83 e 90 de Munique para Estugarda e depois a linha 6 para Hechingen.
- Como chegar de autocarro... Com o serviço FlixBus para Tübingen Hauptbahnhof combinado com o comboio da linha 6 para Hechingen.
4. Castelo de Harburg, a obsessão de Michael Jackson
Harburg é uma das principais cidades da Rota Romântica da Alemanha,especialmente no trecho que vai de Munique a Rothenburg.
É também uma das cidades medievais mais bem preserv adas e possui um dos maiores e mais bem conservados castelos do país.
O castelo ergue-se no topo de Harburg e o seu desenho é um testemunho da vida na Idade Média. Rodeado de lagos e muralhas, com numerosas salas e salões de baile, possui também prisões e câmaras de tortura.
Durante a década de 1980, o castelo ganhou fama mundial porque Michael Jackson, que era obcecado pelo castelo, esteve muito perto de o comprar.
O castelo está agora aberto ao público e as visitas são frequentemente incluídas em excursões organizadas de Munique a Rothenburg.
Pormenores interessantes
- Preço... A taxa de entrada para visitar o castelo é de aproximadamente 10 euros e está normalmente incluída no preço das excursões organizadas.
- Localização... O castelo situa-se em Burgstraße 1, Harburg.
- Como chegar de comboio... A partir de Munique, diretamente no serviço RB87.
- Como chegarde autocarro... Há serviços directos da FlixBus a partir de Munique.
5. Castelo de Blutenburg, a casa de fim de semana do Duque da Baviera
O Castelo de Blutenburg distingue-se de todos os outros castelos de Munique e arredores por ser o mais pequeno, mas também porque a sua função principal não era a de fortaleza, mas sim a de casa de repouso de Alberto III, o Duque da Baviera.
É por isso que está rodeado por uma floresta luxuriante e situado num local próximo da cidade velha, a poucas ruas do Palácio de Nymphenburg, o que transmite paz e tranquilidade.
Blutenburg é também uma referência para a literatura infantil, uma vez que alberga a maior biblioteca infantil internacional do mundo, bem como uma cervejaria com um restaurante num dos pátios interiores.
Esta esplanada-cervejaria é uma das melhores da cidade e é habitualmente incluída entre as melhores excursões de cerveja e comida em Munique.
Este castelo é uma atração muito próxima do centro histórico de Munique, o que o torna acessível por transportes públicos ou mesmo de bicicleta.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no castelo é gratuita.
- Localização... Seldweg 15, Munique.
- Como chegar... A partir de Karlsplatz, apanhar as linhas S2, S3, S4, S6, S7 e S8 até à paragem de Pasing e depois o autocarro 56.
6. Palácio Linderhof, o maior capricho de Ludwig II
O Palácio Linderhof foi o retiro barroco de Ludwig II nos Alpes da Baviera e o único castelo que o rei viu concluído antes da sua morte. É também um dos mais belos da Alemanha, com jardins luxuriantes, grutas artificiais, um quiosque mouro e uma casa marroquina.
Aninhado nas montanhas, era originalmente um terreno de caça, mas mais tarde tornou-se a residência permanente de Ludwig II. A Gruta de Vénus é uma das suas atracções mais impressionantes e é inspirada na ópera Tannhauser de Richard Wagner.
Linderhof está aberto ao público e é frequentemente incluído em excursões de Munique que visitam Neuschwanstein, uma vez que ambos os edifícios estão localizados perto dos Alpes da Baviera.
Pormenores interessantes
- Preço... A entrada no palácio custa cerca de nove euros.
- Localização... Linderhof 12, Ettal.
- Como chegar de comboio... Apanhar o RB6 de Munique para Murmau e combinar com os autocarros SEV e 9622.
- Como chegarde autocarro... Pela linha FlixBus até Garmisch-Partenkirchen, combinada com os autocarros 9606 e 9622.
7. Castelo de Burghausen, a fortaleza mais segura da Alemanha
Na fronteira com a Áustria, nas margens do rio Salzach, Jorge, o Rico, construiu a fortaleza mais segura do país no final da Idade Média para resistir aos invasores.
O Castelo de Burghausen é o castelo mais longo do mundo. Com um comprimento total de mais de 1.000 metros, tem seis pátios e uma muralha que ainda hoje é considerada intransponível.
Atualmente, o castelo alberga também um museu de artefactos, incluindo armas, tanques de batalha e a câmara utilizada no primeiro voo de uma nave espacial tripulada. Algumas das salas também podem ser alugadas para eventos privados.
O castelo oferece uma das suas mais belas vistas à noite, quando ilumina a cidade de Burghausen a partir do topo da montanha.
Embora não esteja incluído no circuito principal de castelos visitados a partir de Munique, vale bem a pena visitá-lo, tal como a aldeia medieval no seu sopé. Devido à sua proximidade com Salzburgo, recebe muitos visitantes austríacos.
Pormenores interessantes
- Preço... A entrada no castelo custa cerca de 20 euros.
- Localização... Burg 48, Burghausen.
- Como chegar de comboio... A partir de Munique, pode chegar ao castelo através dos serviços RB54, RB44 e RB42.
- Deautocarro... A FlixBus faz o percurso até Braunau e depois os autocarros 884 e 885 até Duttendorf Ort.
8. Palácio de Nymphenburg, o paraíso de Natal congelado
O Palácio de Nymphenburgé o palácio mais espetacular de Munique. A dimensão dos seus jardins e a importância do edifício como residência de verão dos reis tornaram-no num dos locais de visita preferidos dos Muniquenses.
Atualmente, é um dos palácios mais visitados da Alemanha e, durante o verão, os habitantes locais e os visitantes passam o dia nos seus jardins.
No entanto, o melhor lado de Nymphenburg surge no inverno e durante a época natalícia, quando o seu canal de água principal, com 500 metros de comprimento, congela e se transforma numa pista de patinagem no gelo natural.
Situado perto do centro histórico da cidade e facilmente acessível por transportes públicos ou de bicicleta, visitar Nymphenburg é uma das melhores coisas a fazer em Munique na época natalícia.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no palácio custa cerca de 8 euros.
- Localização... Schloß Nymphenburg 1, Munique.
- Como chegar lá... De elétrico 17 a partir da Estação Central, de táxi ou carro particular ou de autocarro turístico hop-on-hop-off.
9. Palácio Schleißheim, o tesouro escondido de Munique
O Palácio de Schleißheim não está normalmente entre as principais atracções a visitar em Munique, mas é um dos locais mais distintos da cidade.
O complexo de três palácios e o grande jardim barroco central são um tesouro escondido na capital da Baviera.
O palácio foi construído como casa de repouso do Duque Wilhelm V e, dada a sua saúde frágil, foi construído a alguns quilómetros do centro da cidade.
Hoje, para além de estar aberto ao público, alberga vários museus de porcelana e um local reservado a actividades culturais.
As principais atracções de Schleißheim incluem a Torre do Relógio do Palácio Velho e o grande canal do parque central, que é congelado no inverno e utilizado para a prática de curling, à semelhança de Nymphenburg, com o seu canal quadrangular convertido na maior pista de patinagem no gelo de Munique.
Pormenores interessantes
- Preço... A entrada nos três palácios e no jardim central custa cerca de dez euros.
- Localização... Oberschleißheim, Munique.
- Como chegar lá... Apanhar a linha de metro S1 até à estação Oberschleissheim.
10. Palácio de Herrenchiemsee, o Versalhes da Baviera
Juntamente com Neuschwanstein e Linderhof, o Palácio Herrenchiemsee foi uma das grandes loucuras de Ludwig II. Com o objetivo de superar a beleza de Paris, o rei comprou a ilha de Herrenworth, no lago Chiemsee, e mandou construir um palácio à imagem de Versalhes, mas mais luxuoso e maior.
Ludwig II morreu antes da sua conclusão e, de facto, a obra nunca foi terminada, pois apenas a ala principal foi construída, mas foi suficiente para dar uma ideia de que as ideias do Rei estavam no bom caminho.
O mobiliário luxuoso da nave central e o jardim principal atestam a beleza do palácio, que não se destinava a ser aberto ao público, mas apenas um retiro privado para a realeza.
Atualmente, é possível visitar a ilha e o edifício com excursões a partir de Munique. Se quiser conhecer o Versalhes bávaro, pode apanhar o comboio para Prien am Chiemsee e depois um barco do cais para a ilha.
Detalhes interessantes
- Preço... A entrada no palácio custa cerca de onze euros.
- Localização... Herrenchiemsee, Lago Chiemsee.
- Como chegar... De comboio, apanhar o serviço BRB RE5 até ao cais do Chiemsee para apanhar um barco até à ilha.