Dicas para viajar a Viena
Quer esteja a visitar Viena pela primeira vez, quer esteja de novo, algumas das dicas que partilho hoje podem ajudá-lo na sua exploração.
Considerada uma das mais belas cidades da Europa, Viena é famosa pelos seus palácios históricos, pela sua ligação à música clássica e pelos seus museus imperiais, pelo que uma visita à encantadora capital austríaca é sempre uma boa ideia.
Se está a planear as suas próximas férias para ver tudo o que há para ver em Viena, preste atenção a esta coleção de dicas destinadas a tornar a sua viagem a este paraíso imperial mais agradável, divertida e organizada.
1. Andar a pé é a melhor forma de conhecer a cidade.
Uma vez na cidade, descobrirá que, como uma boa capital de vanguarda, as opções de transporte em Viena são diversas e os transportes públicos, nomeadamente o metro de Viena, são muito baratos.
No entanto, na minha opinião, Viena é uma cidade ideal para explorar a pé, uma vez que o seu centro histórico e as suas principais atracções estão extremamente próximos uns dos outros.
Com exceção de alguns monumentos, como o Palácio de Schonbrunn, que se situam bastante longe do coração da cidade, o meu conselho é que caminhe o mais que puder em Viena e se maravilhe com os belos tesouros históricos e monumentos que adornam as suas ruas.
No entanto, se viajar para a cidade durante o inverno em Viena, pode achar que está demasiado frio nas ruas para caminhar longas distâncias. Neste cenário, recomendo o Vienna Sightseeing Bus, um serviço de transporte interno concebido para os viajantes que vão estar na cidade durante dois dias ou mais.
O percurso inclui paragens em pelo menos 22 pontos turísticos e pode subir e descer quantas vezes quiser. Há também um audioguia a bordo com comentários na sua própria língua, dando-lhe informações sobre a cidade à medida que avança.
2. Utilize o Vienna Pass para visitar mais atracções com um orçamento mais reduzido
Se tiver pouco tempo, um cartão turístico como o Vienna Passé uma opção a considerar.
Este recurso foi especialmente concebido para ajudar os viajantes a poupar tempo e dinheiro nas suas férias, incluindo no passe especial um total de 60 atracções espalhadas pela cidade.
Alguns monumentos importantes ou locais históricos incluídos neste passe especial são: o Palácio de Schönbrunn, o Palácio de Hofburg, o Palácio Belvedere, o Museu de História Natural e a Casa de Mozart em Viena.
Normalmente, também está incluído pelo menos um dia de utilização do autocarro turístico, para que possa ir de uma atração para outra sem qualquer incómodo ou custo adicional.
3. Poupe dinheiro quando visitar os museus e galerias de arte de Viena
Viena é uma cidade de arte com impressionantes museus e galerias que são de visita obrigatória.
Se organizar bem o seu itinerário, encontrará vários museus gratuitos na cidade de Viena, alguns dos quais são gratuitos durante todo o ano e outros em alturas especiais. Além disso, muitas galerias de arte são gratuitas para crianças com menos de 19 anos.
Museus a preços reduzidos
- O MAK (Museu de Artes Aplicadas) tem um preço de entrada reduzido de cerca de 5 euros às terças-feiras, das 18:00 às 22:00.
- O MUMOK (Museu de Arte Nova) tem um preço de entrada reduzido de cerca de 8 euros às quintas-feiras, entre as 18:00 e as 21:00.
- A Casa da Música de Viena tem bilhetes a metade do preço todos os dias entre as 20:00h e as 21:30h.
Museus gratuitos em Viena
- Photomuseum (o Museu da Rádio em Viena)
- Geldmuseum (Museu da Moeda de Viena)
- Feuerwehrmuseum (Museu dos Bombeiros)
- MOYA (Museu de Arte Jovem) e muito mais.
4. O Burgtheater oferece visitas guiadas aos turistas todos os dias.
O Burgtheater (Teatro Nacional Austríaco) oferece visitas gu iadas para turistas que queiram conhecer a cidade todos os dias às 15:00h. Se quiser ver este importante monumento, recomendo que organize o seu dia de exploração da cidade para chegar a tempo a esta atividade.
Deve chegar pelo menos 15 minutos antes do início da visita guiada e comprar o seu bilhete de entrada. O interior do Burgtheater merece uma visita para ver a impressionante escadaria principal e o mural de Gustav Klimt.
O edifício foi gravemente danificado durante os bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial e foi submetido a um processo de restauro minucioso.
5. Faça uma visita privada ao Museu de História da Arte de Viena
O Museu de História da Arte de Viena é o museu mais visitado de Viena.
Ao contrário de outros museus históricos importantes, como o Louvre, em Paris, ou o Museu do Prado, em Madrid, o Museu de Viena foi um dos primeiros museus antigos a não ser instalado num antigo palácio renovado, mas num edifício construído para o efeito.
Uma visita guiada ao Museu de História de Arte de Viena vale a pena não só pela arte exposta nas suas salas, mas também pela arquitetura do majestoso e elegante edifício.
Viena é uma cidade com um passado histórico impressionante e se quiser realmente aprender e absorver este conhecimento, as visitas guiadas são uma alternativa que deve considerar.
6. Assistir a um concerto de música clássica
Se gosta de música clássica, seria um pecado não assistir a um concerto em Viena! Não gosta de música clássica? Talvez ouvir alguns dos melhores intérpretes do mundo o faça mudar de ideias sobre este assunto em particular.
Tanto no passado como no presente, Viena é uma cidade conhecida pela sua história musical; ao longo dos anos, produziu alguns dos melhores músicos da história.
Por esta razão, um concerto de música clássica em Viena não é apenas uma experiência recomendável, mas uma experiência única no seu género.
Como seria de esperar, encontrará muitas alternativas na cidade. As minhas preferidas são as que combinam um jantar e um concerto para uma noite perfeita com o seu parceiro, família ou numa viagem com amigos.
7. Visite o Palácio de Hofburg em Viena bem cedo para evitar as multidões
A melhor forma de tirar o máximo partido dos seus dias de visita a Viena é levantar-se cedo. Comece os seus passeios quando parte da cidade ainda está a dormir e quando a enchente de turistas ainda não tomou conta das ruas.
Por exemplo, o Palácio de Hofburg é um ponto obrigatório em qualquer visita a Viena. Apesar de a hora oficial de abertura ser às 8h00, 42% dos turistas visitam o Palácio depois das 13h00.
Se gosta de madrugar, o Naschmarkt é outro ótimo local para visitar logo de manhã, uma vez que a hora oficial de abertura é às 6h00.
8. Visite o Steffl: o melhor ponto de observação no coração de Viena
O Stephansdom é o nome alemão para a Catedral de Santo Estêvão, o templo religioso mais importante da cidade e um ponto obrigatório na sua visita à Cidade Velha de Viena. Aqui encontrará uma torre em forma de pináculo, em estilo gótico, que se eleva de forma impressionante acima dos outros edifícios à sua volta.
Esta torre é conhecida como Steffl e os visitantes podem chegar ao topo da torre subindo a escada em espiral. A recompensa no final do passeio é uma plataforma de observação com as vistas mais impressionantes do coração de Viena, dos edifícios antigos mais importantes e dos telhados da importante catedral.
Pessoalmente, embora Viena seja igualmente impressionante em todas as alturas, adoro a vista da torre da Catedral ao pôr do sol. Com a luz do sol a incidir sobre as belas ruas, não se esqueça da sua máquina fotográfica ou do seu telemóvel! Vai querer guardar fotografias para recordar.
9. Aproveite as atracções gratuitas
Viena é conhecida por ser uma cidade com um custo de vida elevado que pode ser um pouco cara para explorar. É por isso que recomendo poupar dinheiro visitando as atracções gratuitas. Algumas são mesmo algumas das melhores da cidade.
- Parques e Jardins, os principais parques da cidade são gratuitos, assim como os jardins de importantes palácios como o Palácio de Schönbrunn e o Palácio Belvedere. Embora a visita aos jardins seja gratuita, o interior do Palácio de Schönbrunn merece uma visita.
- OPrater O parque de diversões mais antigo do mundo, onde não é necessário pagar bilhete de entrada, apenas se quiser andar numa das diversões.
- O cemitério da cidade, o acesso é gratuito e pode visitar o túmulo de figuras históricas importantes como Beethoven.
- Igrejas, quase todos os templos religiosos têm entrada gratuita no espaço de culto.
- Ringstrasse O largo boulevard conhecido como a avenida mais importante da cidade e em torno do qual se situam alguns dos monumentos mais importantes do centro de Viena.
10. Gasthaeuser e Mercados: Os melhores sítios para comer na cidade.
Se está a visitar a cidade com um orçamento limitado, vai querer saber que as tabernas, os Gasthaeuser e os mercados locais são a melhor forma de provar os pratos mais populares da cidade a um bom preço, sem ter de planear com muita antecedência e sem fazer reservas.
A sua localização nas zonas turísticas e comerciais mais movimentadas de Viena torna-os muito fáceis de encontrar durante um dia de exploração da cidade, especialmente se decidir explorar Viena a pé, como sugeri no início do artigo.
O meu conselho? Tenha uma lista dos pratos vienenses mais famosos e experimente o maior número possível deles durante a sua viagem.
Em Viena, a maioria das lojas e espaços comerciais estão fechados aos domingos, enquanto o horário habitual de funcionamento da maioria dos restaurantes da cidade é das 11h às 14h para o almoço e, à noite, das 18h às 22h.