Melhores museus de Viena

Viena é uma cidade com um enorme património cultural para descobrir. Música, gastronomia e história mas, acima de tudo, arte, sendo uma das cidades com mais museus da Europa. Quer conhecer os mais importantes?
Melhores museus de Viena

Outras atividades populares em Vienna

Mais sobre: Melhores museus de Viena

Viena tem muitas coisas para ver e fazer quando se vem de férias. Mas uma das suas maiores atracções é, sem dúvida, o grande número de museus que possui. Apesar de não ser uma das maiores cidades do continente, tem mais de 100 museus.

História nacional, arte clássica, arte moderna, arquitetura, história natural... Em Viena, encontrará um museu à medida dos seus gostos e preferências. É por isso que neste artigo vou fazer uma lista dos museus mais populares e importantes para que possa aproveitar ao máximo a sua visita à capital austríaca.

1. Conhecer os períodos artísticos no Museu de História da Arte

Museu de História da Arte| ©Marcus Winter
Museu de História da Arte| ©Marcus Winter

Também chamado de Kunsthistorisches Museum, este museu tem uma das maiores colecções de arte do mundo, concentrando-se principalmente em obras clássicas dos pintores mais renomados da história da arte. Se gosta das obras de Velázquez, Rubens ou Tizziano, este museu vai deixá-lo sem fôlego.

Localizado a poucos passos do Palácio Imperial, o Museu de História da Arte foi construído em meados do século XIX para albergar todas as obras que o Império possuía, consolidando-se com a maior coleção de Bruegel do mundo. Com o passar do tempo, o seu património foi crescendo e, atualmente, alberga uma coleção cuidadosamente selecionada e extensa de pinturas que cobrem toda a história da arte ocidental e tem até exposições orientais e egípcias.

Informações práticas

  • Preço: Os bilhetes para o museu custam cerca de 20 euros e estão disponíveis descontos com o Vienna City Card e entrada gratuita com o Vienna Pass.
  • Localização: O museu situa-se na Maria-Theresien-Platz, perto da estação Volkstheater, que pode ser alcançada de metro, autocarro ou elétrico.
  • Horário de abertura: diariamente, das 10h00 às 18h00, exceto às segundas-feiras, quando está encerrado.
  • Recomendado para: pessoas interessadas em aprender mais sobre a história da arte ocidental e ver exposições originais.

Reservar bilhetes para o Museu de História da Arte

2. Museu Albertina, uma coleção das obras mais importantes de Viena

Exterior do Museu Albertina| ©Sandor Somkuti
Exterior do Museu Albertina| ©Sandor Somkuti

O Museu Albertina é um dos mais importantes museus de Viena, reunindo uma enorme coleção de pinturas que vão desde obras clássicas, como "A Lebre" de Dürer, a estudos e esboços de artistas boémios, como Monet, e artistas de vanguarda, como Klimt.

Fundado pelo Duque Alberto de Sachsen-Teschen, este museu faz parte da ala sul do Palácio Imperial, uma das maiores residências reais dos Habsburgos. Destaca-se pelas suas obras originais de artistas da Idade Moderna, nomeadamente do Impressionismo francês e da vanguarda russa. Se estiver interessado em todo este período artístico, o Museu Albertina irá, sem dúvida, fasciná-lo.

Informações práticas

  • Preço: A entrada em todas as secções custa aproximadamente 25 euros, mas pode obter descontos com o cartão da cidade de Viena e acesso gratuito com o Vienna Pass.
  • Localização: situado na Albertinaplatz 1, num dos lados do Palácio Real. Pode chegar lá de autocarro (Albertinaplatz) ou de elétrico (Karlsplatz).
  • Horário de funcionamento: aberto diariamente das 10 às 18 horas e às quartas e sextas-feiras até às 21 horas.
  • Recomendado para: Todos os amantes do período moderno, da arte de vanguarda e dos artistas europeus de meados do século XX.

Reservar bilhetes para o Museu Albertina

3. Museu Leopold, a imensa galeria de arte vienense

Museu Leopold| ©Erik Cleves Kristensen
Museu Leopold| ©Erik Cleves Kristensen

Uma das expressões artísticas mais importantes de Viena tem sido a do Modernismo e se há um museu na cidade que melhor capta este aspeto é, sem dúvida, o Museu Leopold, um grande edifício com quatro andares e quase 5.000 metros quadrados que cobre uma grande parte da arte modernista europeia. O seu fundador, o Dr. Rudolf Leopold, era um grande entusiasta da arte e conseguiu reunir centenas de exposições que hoje se encontram patentes ao público.

Entre as jóias do museu encontra-se a grande coleção de Egon Schiele, bem como obras originais de Klimt, Arte Nova e Expressionismo. Se quiser conhecer de perto todas as características e exemplos da arte moderna vienense, este museu é ideal, e é também um dos mais visitados da cidade.

Informações práticas

  • Preço: A entrada geral custa cerca de 15 euros, mas está coberta pelos descontos do Vienna Pass e do Vienna City Card.
  • Localização: O Museu Leopold está localizado na Museumsplatz 1, perto da estação de metro Volkstheater.
  • Horário de abertura: Aberto todos os dias do ano, das 10 às 18 horas.
  • Recomendado para: Todos os turistas que queiram visitar um dos museus mais importantes da cidade e ver os principais exemplos da arte moderna vienense.

4. Viajar no tempo no Museu de História Natural

Museu de História Natural| ©Vienna Tourist Board
Museu de História Natural| ©Vienna Tourist Board

Se gosta de visitar museus nas férias mas não quer que sejam sempre galerias de arte, tenho um museu para si que não o vai desiludir. O Museu de História Natural, também chamado Naturhistorisches Museum, é uma das maiores exposições de natureza e seres vivos da Europa. Com quase 10 milhões de espécimes, este museu afirma ter um registo de toda a história da Terra.

Nas suas diferentes secções pode ver todo o tipo de insectos empalhados, fósseis, animais extintos ou mesmo alguns que estão atualmente em perigo de extinção. Também possui uma valiosa exposição de objectos e utensílios de todo o período paleolítico, coroada com uma das jóias, a "Vénus de Willendorf", datada de quase 30.000 anos. Um museu ideal para visitar com a família, especialmente se viajar com crianças, pois é bastante divertido de ver.

Informações práticas

  • Preço: Os bilhetes custam cerca de 15 euros. No entanto, as crianças com menos de 20 anos podem entrar gratuitamente, bem como descontos com o Cartão da Cidade de Viena.
  • Localização: Situado na Maria-Theresien-Platz, a uma curta distância a pé da paragem de metro, autocarro e elétrico do Volkstheater.
  • Horário de funcionamento: Aberto diariamente das 9h00 às 18h30, exceto às terças-feiras, quando está encerrado.
  • Recomendado para: Pessoas com curiosidade pela história natural que queiram ver em primeira mão amostras de todos os períodos da humanidade.

5. Experimente a música na Casa de la Música

No exterior da Casa da Música em Viena| ©Jared Fein
No exterior da Casa da Música em Viena| ©Jared Fein

Viena é um dos berços da música na Europa, tendo sido palco de compositores como Mozart e Beethoven. Além disso, a sua Orquestra Filarmónica é uma das mais importantes do mundo. Por isso, não é de estranhar que tenha um dos museus mais interessantes e populares dedicados à música.

A Casa da Música é uma das paragens obrigatórias na oferta cultural de Viena e no seu interior não só poderá rever toda a história da música vivida ao longo dos anos, como também interagir com exposições dinâmicas nas quais poderá ouvir e aprender música de uma forma diferente. Um plano divertido e didático ideal para toda a família desfrutar de boa música na capital.

Informações práticas

  • Preço: a entrada geral na Casa da Música custa cerca de 15 euros, embora haja descontos com o Vienna City Card e entrada gratuita com o Vienna Pass.
  • Localização: A Casa da Música está localizada muito perto da paragem de metro Karlsplatz, em Seilerstätte 30.
  • Horário de funcionamento: Aberto diariamente das 10h às 21h.
  • Recomendado para: Famílias que queiram passar um tempo divertido a aprender música num museu interativo.

Comprar bilhetes para a Casa da Música

6. Experimente a arte no Palácio Belvedere

Palácio Belvedere| ©Andreas
Palácio Belvedere| ©Andreas

Conhece a famosa pintura de Klimt "O Beijo"? Bem, se estiver em Viena está com sorte porque a obra original está alojada no espetacular Museu Belvedere. Esta coleção está alojada num espetacular edifício de estilo barroco encomendado pelo Príncipe Eugénio de Saboia no século XVIII e alberga atualmente uma grande parte da coleção de Klimt, bem como de outros artistas de renome.

Atualmente, dispõe de sete grandes salas temáticas onde se podem ver não só obras modernistas como as de Klimt, mas também exemplos da Idade Média, do Barroco e do período neoclássico. A parte inferior do palácio tem belos jardins de onde se pode apreciar a impressionante fachada do palácio.

Informações práticas

  • Preço: o preço varia entre 15 e 20 euros e está coberto pelo Vienna Pass, bem como pelos descontos do Vienna City Card.
  • Localização: O Museu Belvederee está localizado na Prinz-Eugen-Straße 27, em frente à estação de elétrico Schloss Belvedere.
  • Horário de abertura: Aberto diariamente das 10:00 às 18:00 horas.
  • Recomendado para: entusiastas de Klimt e todos os que têm curiosidade pela arte vienense.

7. Mumok, uma exposição de arte contemporânea

No exterior do Mumok| ©Andrei!
No exterior do Mumok| ©Andrei!

Viena é o berço da Arte Moderna e da cultura que marcou toda a Europa. Mas se quiser mudar de assunto e conhecer um pouco mais de arte nova, o Mumok pode tornar-se um dos seus locais de visita preferidos, com obras dos artistas modernos mais revolucionários do mundo, como Andy Wharhol e Yoko Ono.

Com quase 9.000 obras, o Mumok possui uma das mais importantes colecções de arte contemporânea do continente, incluindo fotografias, esculturas, filmes e exposições de arquitetura. O edifício, por si só, é impressionante, consistindo numa enorme massa de betão geométrico. Se quiser ver de perto as representações mais transcendentais do Futurismo, da Pop Art, do Actionismo ou do Fluxus, pode encontrá-las todas neste museu.

Informações práticas

  • Preço: A entrada geral custa cerca de 15 euros, mas está coberta pelo Vienna Pass e pode obter descontos com o Vienna City Card.
  • Localização: Este museu está localizado na Museumsplatz 1, muito perto da estação de metro, elétrico e autocarro Volkstheater.
  • Horário de abertura: O museu está aberto diariamente das 10h às 18h.
  • Recomendado para: Todos os amantes da arte moderna e contemporânea que queiram ver uma das maiores exposições de arte europeia e internacional.

Comprar bilhetes para o Palácio Belvedere

8. Surpreenda-se com o Museu de Arquitetura

Entrada para o Museu de Arquitetura| ©Manuel
Entrada para o Museu de Arquitetura| ©Manuel

Muitas vezes pensa-se que a arte só pode ser encontrada em galerias e pinturas. Mas nunca olhou para uma fachada ou para um edifício e ficou maravilhado? A arquitetura é o equilíbrio perfeito entre a ciência e a arte e é por isso que em Viena lhe foi dedicado um museu, o único em todo o país, onde se pode ver uma amostra dos limites da arquitetura e de tudo o que ela é capaz de fazer.

Este museu não é apenas para especialistas na profissão, mas para todos os que querem aprender um pouco mais. E posso garantir-vos que ficarão surpreendidos, pois poderão ver exemplos tão curiosos como as proporções de uma boneca Barbie ou a estrutura de uma construção Lego. Sem dúvida, este é um museu didático e interativo que se afasta das visitas mais clássicas aos museus de Viena.

Informações práticas

  • Preço: o preço geral é de cerca de 10 euros, que pode ser reduzido para cerca de 5 euros com os descontos do Cartão da Cidade de Viena.
  • Localização: MuseumsQuartier, Museumsplatz 1, perto da estação Volkstheater.
  • Horário de funcionamento: aberto diariamente das 10h às 19h.
  • Recomendado para: quem procura um museu diferente e quer aprender mais sobre arquitetura.

9. Conhecer a história da Imperatriz Sissi no seu museu

Palácio Imperial de Hofburg| ©Jorge Láscar
Palácio Imperial de Hofburg| ©Jorge Láscar

O Palácio Imperial é um complexo enorme e imperdível em Viena. Claro que pode ser uma loucura tentar vê-lo todo de uma só vez. Por isso, se quiseres aproveitar ao máximo a tua visita, recomendo-te que vás a uma das salas que não podes perder: o Museu da Imperatriz Sissi.

Elisabeth da Baviera, mais popularmente conhecida como Imperatriz Sissi, foi a última Imperatriz da Áustria e a sua trágica morte despertou a curiosidade de muitos ao ponto de a tornar a estrela de um fenómeno cinematográfico nos anos 50. Mas acima de tudo, foi uma mulher controversa que deixou um grande legado durante o seu tempo no Império.

O seu museu é uma das jóias do Palácio Imperial de Hofburg e alberga todo o tipo de gravuras de Sisi, bem como reproduções de jóias, fotografias, pinturas do seu corpo esguio e até o vestido com que sofreu o atentado em Genebra que a matou. Se se interessa pelo passado imperial de Viena, vai gostar deste museu.

Informações práticas

  • Preço: pode entrar com o bilhete de entrada geral para o Palácio Imperial, que custa cerca de 20 euros.
  • Localização: O museu está localizado dentro do Palácio Imperial, em Michaelerkuppel, 1010, perto da paragem de metro Herrengasse.
  • Horário de abertura: diariamente, das 10 às 17 horas.
  • Recomendado para: Qualquer pessoa que queira saber mais sobre a história imperial da Áustria e a figura histórica de Elisabeth da Baviera.

10. Para os cinéfilos, o Museu do Terceiro Homem é uma visita obrigatória

O interior do Museu do Terceiro Homem| ©Carlos k
O interior do Museu do Terceiro Homem| ©Carlos k

Há mais de 50 anos, Viena tornou-se o cenário de um dos filmes mais importantes da época, "O Terceiro Homem". O filme foi uma montra dos estragos da Segunda Guerra Mundial e da divisão da cidade pelos Aliados. O filme foi tão importante para a história da cidade que até foi criado um museu dedicado a este período.

O Museu do Terceiro Homem foi concebido não só para os fãs do filme, mas também para aqueles que querem saber um pouco mais sobre como era Viena nos anos 50 e como viveu os estragos da guerra e a divisão da cidade. Nas suas 13 salas, é possível ver partes do elenco original do filme, bem como objectos reais da vida quotidiana da época.

Informações práticas

  • Preço: o preço é geralmente de cerca de 10 euros.
  • Localização: O museu está situado na Pressgasse 25, perto da estação de metro Kettenbrückengasse.
  • Horário de abertura: O museu está aberto todos os sábados, das 14 às 18 horas.
  • Recomendado para: Todos os amantes do cinema e pessoas interessadas em saber mais sobre a Viena do pós-guerra.

Vale a pena comprar o Vienna Pass?

Passe de Viena| ©Michelle B
Passe de Viena| ©Michelle B

Viena é uma cidade repleta de cultura. Desde a Idade Média até aos dias de hoje, a cidade tem monumentos e museus por todo o lado, de todos os períodos artísticos. É por isso que, se vier de férias para a capital austríaca, deve saber que muitas das paragens obrigatórias são museus.

Em Viena, praticamente todos os museus são museus pagos e é por isso que, se pretende visitar mais de um ou dois museus durante a sua estadia na cidade, o melhor a fazer é obter o Vienna Pass, um cartão que lhe poupará dinheiro e que lhe permitirá entrar na grande maioria dos museus de Viena.

Custa cerca de 80 euros, mas dá-lhe acesso a mais de 60 atracções turísticas, incluindo quase todos os museus da cidade.

Comprar o seu Vienna Pass

Avaliações de outros viajantes

4.6
· 172 Avaliações
  • T
    T. Z.
    4
    (0 Avaliações)
    A coleção é impressionante, mas seria ideal que houvesse mais guias disponíveis para evitar longas esperas.
  • Y
    Y. D.
    4
    (0 Avaliações)
    Visitei a coleção em Viena e fiquei impressionado com a arte - uma experiência única a não perder!
  • F
    F. R.
    4
    (0 Avaliações)
    Adorei visitar esta coleção, as obras de arte são impressionantes. Sempre fui fã de pintura, por isso foi uma experiência inesquecível.
  • A
    A. I.
    5
    (0 Avaliações)
    Adorei ver a coleção de Heidi Horten, as obras são muito bonitas. Altamente recomendado para passar algum tempo.
  • G
    G.
    5
    (0 Avaliações)
    Adorei a viagem pela história que este sítio oferece. O detalhe das exposições é impressionante, fez-me sentir como se estivesse realmente lá naqueles tempos.