11 coisas para ver e fazer em Viena em novembro
Viena é uma capital cheia de história, ideias e beleza que merece ser visitada em qualquer altura do ano, mas em novembro, em particular, tem uma série de eventos mágicos para lhe oferecer.
Ao passear pelas suas ruas, é impossível não se maravilhar com a arquitetura majestosa dos palácios de Viena, com os edifícios propostos ou com os espaços públicos bem planeados.
Em suma, tudo o que há para ver em Viena faz com que pareça uma cidade saída diretamente de um conto de fadas. Se quiser tirar partido de actividades que só estão disponíveis durante algumas semanas do ano, eis uma lista de eventos que pode desfrutar em Viena durante o mês de novembro.
1. Fugir ao frio noturno num concerto de música clássica
Embora o tempo frio de janeiro e fevereiro ainda não tenha chegado, as noites de novembro em Viena podem ser bastante frias. Se não lhe apetece ficar enclausurado no hotel, mas também não quer continuar a caminhar, uma boa alternativa é reservar um concerto de música clássica. Existem várias opções:
- Reservar bilhetes para um concerto de Mozart: 30 músicos da Orquestra MOZART de Viena, juntamente com cantores de ópera, irão deliciá-lo com árias e duetos das óperas mais famosas de Mozart- a não perder!
- Reservar bilhetes para um concerto de Mozart e Strauss: desfrute de uma noite de ópera clássica, valsa e música de ballet num concerto de Mozart e Strauss no Kursalon de Viena.
- Reservar bilhetes para um concerto de Vivaldi: deixe-se surpreender por esta interpretação da aclamada obra-prima de Vivaldi, interpretada pela Orquestra 1756 em instrumentos barrocos.
- Reservar bilhetes para um concerto de música clássica na Igreja de Santa Ana: viver uma experiência única num ambiente barroco e deliciar-se com algumas das melhores obras de artistas como Mozart, Beethoven, Haydn e Schubert.
Sem dúvida, esta é uma das melhores coisas que alguém pode fazer em Viena, especialmente durante os meses mais frios, quando não se quer estar ao ar livre depois de certas horas.
2. Testemunhar e apreciar o acender das luzes
O acender das luzes em quase todas as cidades do mundo é o início da época natalícia. Em Viena, este momento é muito especial graças aos mais de 190 quilómetros de cabo com mais de 2 milhões de luzes que inundam a cidade durante os primeiros dias de novembro, dando as boas-vindas ao Natal e enchendo os espectadores de um espírito de paz e de festa.
E, embora a luz seja o protagonista comum desta atividade, nem sempre terá o mesmo aspeto: enquanto em algumas ruelas se deslumbra com aluz sob a forma de luxuosos candelabros, noutra rua será surpreendido pela decoração luminosa das árvores.
Um dos locais mais apelativos são as margens do rio, onde o brilho das luzes é duplicado pelo reflexo do rio, tornando-se um ótimo local para tirar fotografias que deixarão toda a gente boquiaberta. Uma excelente forma de ver as luzes que enfeitam Viena nesta altura do ano e, ao mesmo tempo, evitar o frio, éreservar um lugar num autocarro turístico. Ótimo!
3. Visitar os Mercados de Natal ou Christkindlmarkt
Visitar estes mercados em novembro é uma excelente oportunidade para escolher com calma tudo o que precisa para celebrar a época do Advento e do Natal, uma vez que não estão tão movimentados como no período que antecede a época festiva propriamente dita.
Por isso, se gosta de fazer compras com calma , sem pressas e com a oportunidade de ter mais espaço e um bom serviço por parte dos vendedores, novembro é a altura ideal para começar as suas compras de Natal em Viena. O mercado de Natal na Rathausplatz é o maior e mais apelativo mercado para as compras de Natal. Realiza-se todos os anos em novembro em Viena há dois séculos e está situado mesmo em frente ao edifício da Câmara Municipal.
4. Ouvir a nova oferta musical austríaca
A Áustria é o lar de artistas clássicos de renome, e talvez tenha escolhido visitar Viena porque foi atraído pelos seus concertos de música clássica. Se assim for, o Festival Wien Modern é o evento ideal para si.
Este festival foi concebido para os amantes da música e da arte e realiza-se todos os anos durante o mês de novembro. Reúnemúsica clássica e contemporânea, com destaque para as novas criações de artistas austríacos, o que o torna uma excelente forma de ouvir música totalmente nova para os seus ouvidos. Aqui também podedançar ao ritmo da música interpretada pelos artistas, enquanto aprecia as artes visuais que servem para mostrar grandes peças do património musical do passado e o trabalho de novos compositores austríacos. Uma experiência artística eclética onde a música assume o papel principal.
Informações práticas
- Local: Realizado em vários locais da cidade, desde o Konzerthaus e o Musikverein a cafés e igrejas.
- Preço: depende do espetáculo e do local
5. Maravilhe-se com os museus de Viena enquanto se abriga do frio
Embora a cidade de Viena seja uma obra de arte por si só, os seus museus merecem sempre uma visita. E se estiver a visitar a capital austríaca no frio mês de novembro, esta opção torna-se ainda mais recomendada. Alguns dos melhores museus para visitar em Viena são os seguintes:
- Reservar bilhetes sem filas para o Upper Belvedere Palace de Viena: este impressionante palácio barroco é Património Mundial da UNESCO e alberga uma das mais importantes colecções de arte da Áustria, com obras de arte que vão desde a Idade Média até aos dias de hoje, de artistas tão importantes como Klimt, Van Gogh e Schiele.
- Reservar bilhetes para o Kunsthistorisches Museum: o Museu de História da Arte de Viena alberga obras do antigo Egito até ao final do século XVII de artistas como Rubens, Rembrandt, Rafael e Velázquez, entre outros. Uma visita obrigatória.
- Reservar bilhetes para o Museu Albertina em Viena: este museu alberga uma das mais extensas colecções gráficas do mundo, com cerca de 65.000 desenhos e cerca de 1 milhão de gravuras de artistas como Monet, Renoir, Chagall, Miró, Magritte, Munch e Picasso.
Pode também visitar museus dedicados a Mozart ou Schubert, ver as colecções contemporâneas do Museu de Arte Moderna (MUMOK) ou as obras de Klimt no Museu Leopold, adquirindo o Vienna Explorer Pass, que inclui o acesso a muitos dos monumentos e atracções da cidade.
6. Sinta-se como um gigante na Feira de Modelos de Viena
Todos os anos, em novembro, a famosa Feira de Modelos tem lugar durante uma semana.
Este evento tem lugar nas confortáveis instalações do Modellbau Messe e foi especialmente concebido para que os visitantes possam desfrutar de um passeio no qual podem apreciar as pequenas cidades construídas com grande atenção ao detalhe e inovações curiosas que surpreendem os espectadores. Esta atividade fascina sobretudo os fãs das artes manuais e das construções à escala, mas todos ficarão surpreendidos ao ver tantas construções queo farão sentir-se um gigante. É também uma boa forma de conhecer várias cidades do país num só local, o que fará com que as suas férias sejam ainda mais proveitosas.
7. Tirar uma fotografia com as personagens da Vienna Comic Con
Este evento é frequentado tanto por fãs de banda desenhada como por aqueles que têm curiosidade em estar rodeados de personagens animadas.
Pode ir e apenas apreciar os trajes uns dos outros, mas se estiver num espírito jovem, lembre-se de fazer as malas e participar na super divertida Vienna Comic Con, para que possa desfrutar de dois dias inteiros com as suas personagens favoritas e visitar as exposições, enquanto fotografa cosplays e actuações das suas personagens de banda desenhada favoritas.
O evento tem lugar todos os anos no Messezentrum Vien. Há quem espere ansiosamente por estes eventos e até siga estas actividades em todo o mundo para apreciar as inovações, porque, do seu ponto de vista,não há duas convenções de Comic Con iguais.
8. Skate no Wiener Eistraum
Se gosta de patinagem no gelo ou se ficou cativado pela ideia de a experimentar, deve ir ao Wiener Eistraum, que se traduz como "Sonho de Gelo Vienense".
Trata-se de uma pista de gelo ao ar livre verdadeiramente espetacular, mesmo em frente ao edifício da Câmara Municipal ou Rathaus, cujasenormes dimensões deixam extasiados os turistas que a visitam. Com uma extensão de 9.000 metros, tem duas pistas gigantes e quatro zonas para patinadores de todos os tipos: crianças, principiantes, intermédios e experientes. As pistas recebem numerosos visitantes todos os anos, atingindo mais de 500.000 pessoas por ano.
Informações práticas
- Localização: Rathausplatz
- Preço: um voucher para quatro horas de patinagem para adultos custa cerca de 8 euros, enquanto as crianças pagam cerca de 6 euros. Também é possível alugar patins.
- Horário de abertura: entre as 10:00 e as 22:00
9. Aproveite a oportunidade para comprar roupa de marca no Fesch'markt Wien
O Fesch'markt Wien é um evento alternativo que reúne os designers e artesãos independentes de Viena.
Cada artista tem um stand onde expõe as suas propostas e produtos de fabrico próprio, para que, quando regressar a casa e vestir a peça que comprou, brilhe de certeza com a sua originalidade. É também uma excelente oportunidade para conhecer as tendências alternativas da arte, do design e da gastronomia local. O Fesch'markt Wien tem lugar nas instalações de uma enorme e antiga fábrica de cerveja chamadaOttakringer.
Estes espaços industriais retro dão ao evento um toque vintage e alucinante.
Informações práticas
- Localização: Ottakring, no 16.º distrito de Viena
- Preço: 10 euros para todo o fim de semana e 7 euros para um só dia
10. Adquirir uma antiguidade autêntica
A Feira ART&ANTIQUE é um evento que reúne todos os comerciantes de arte e antiguidades da Áustria e que se realiza todos os anos em novembro, há mais de 5 décadas, na capital austríaca. Aqui pode encontrar tudo, desde maravilhosas peças de arte antiga a arte contemporânea inovadora.
E para dar um cenário extraordinário a este evento, a feira realiza-se no Palácio de Hofburg, onde a nata da nobreza austríaca viveu no passado. Assistir a este evento num local repleto de história tornará a sua compra ainda mais especial. Quando levar para casa uma lembrança, não estará apenas a levar para casa uma obra de arte, mas um pedaço da história mundial.
11. Experimente o peru do Dia de São Martinho
Ao passear pelas ruas de Viena em novembro, poderá ver uma placa nos restaurantes com o nome "Martinigansi".
Trata-se de uma receita confeccionada com carne de ganso e, embora possa ser provada noutras alturas, é tradicional no dia de S. Martinho, 11 de novembro. No dia da festa de S. Martinho, o santo padroeiro de Burgenland, os vienenses saem à rua para saborearo ganso assado (o clássico) e outras receitas. É geralmente consumido com knödel e couve roxa. Se estiver muito frio, a sopa de ganso também é uma boa ideia.
Uma vez que este prato se encontra em muitos sítios e quase sempre muito bem preparado, não é necessário ir a nenhum sítio especial. O melhor a fazer é ir pelo cheiro.
Tempo em Viena em novembro
É sempre bom verificar a previsão do tempo pouco antes de iniciar a sua viagem.
No entanto, posso garantir-lhe uma coisa: vai estar frio. As temperaturas máximas neste mêssão, em média, de 8 graus Celsius, enquanto as mínimas são (também em média) de apenas 3 graus Celsius. Obviamente, é imprescindível usar roupa quente se não quiser passar um mau bocado quando o sol se põe.