11 coisas para ver e fazer em Viena no outono
Está a planear uma viagem a Viena no outono? Se sim, veio ao sítio certo. Neste post, encontrará tudo o que precisa de saber sobre o outono na capital austríaca e as melhores coisas para fazer durante esta época do ano.
O outono é uma das estações que realça a beleza de tudo o que há para ver numa cidade como Viena. O tempo é geralmente fresco e, acima de tudo, imprevisível. No entanto, nos meses de outono, há muito para planear para todos os cenários possíveis.
Há muitas possibilidades em Viena em setembro, outubro e novembro e é por isso que neste post fiz uma seleção das minhas coisas favoritas para fazer em Viena no outono. Continue a ler para saber mais.
1. A temporada de ópera começa
Em setembro, a chegada do outono coincide com o início da temporada de ópera em Viena. Como Viena é considerada a cidade da música, a ópera da cidade é um símbolo da cidade e uma das melhores coisas para fazer na capital.
A vantagem de o fazer no início da temporada é que há descontos nos bilhetes e mais passes para os espectáculos. É um plano perfeito, especialmente nos dias frios de outono.
Outra opção é fazer uma visita guiada ao edifício da ópera, onde não só ficará maravilhado com a arquitetura, como também lhe será dada uma explicação detalhada sobre a história e o funcionamento da ópera. No início da temporada, é também comum que algumas óperas instalem um ecrã gigante na fachada do edifício para que se possa assistir às suas actuações do exterior.
Informações úteis
- Endereço da casa de ópera: Rua Opernring, 2.
- Preços aproximados: a partir de 10 euros.
- Outras casas de ópera em Viena: Volksoper (Ópera Popular de Viena), Musikverein, Konzerthaus.
2. Visitar o Palácio de Schoenbrunn
O Palácio de Schoenbrunn é um local de visita obrigatória em qualquer altura do ano. Mas é no outono que, na minha opinião, é particularmente recomendado. Isto porque o principal encanto do palácio reside nos seus jardins, que ficam espectaculares com as cores avermelhadas e amarelas do outono.
O palácio foi declarado Património da Humanidade e, embora seja necessário pagar uma taxa de entrada para entrar no palácio, a visita aos jardins é totalmente gratuita. Não se vai arrepender, pois Viena ganhou a alcunha de cidade dos palácios por uma razão.
Se, para além dos seus jardins, quiser ver o interior, recomendo que faça uma visita guiada ao Palácio de Schönbrunn para matar dois coelhos com uma cajadada só.
3. Desfrutar do Parque Prater e andar na roda gigante
Uma visita ao Parque Prater é também uma obrigação pelas mesmas razões que as anteriores. Graças às cores das árvores no outono, o parque transforma-se num belo local para fugir à agitação da cidade.
É o maior parque de Viena e a sua vasta extensão inclui um parque de diversões, campos desportivos, um estádio de futebol e até uma casa única que foi declarada uma república independente.
Se o tempo estiver bom, é um local popular para piqueniques, passeios e desporto. Mas a minha parte preferida do parque é quando se visita a roda gigante junto ao parque de diversões, pois do topo tem-se uma vista espetacular do parque e de toda a cidade.
4. Abrigar-se durante os dias frios de outono
É inevitável que o outono traga dias frios e chuvosos. Estes dias são a altura ideal para optar pelos planos indoor que sugiro abaixo.
Visitar os museus de Viena
Alguns dos melhores museus para visitar em Viena são:
- Kunsthistorisches Museum: é o Museu de História da Arte de Viena e possui a incrível coleção de arte dos Habsburgos, onde há obras de Rubens, Rembrandt, Caravaggio, Ticiano, Rafael e Velázquez, entre outros.
- Museu Albertina: contém desenhos e gravuras de artistas como Monet, Renoir, Degas, Chagall, Miró, Da Vinci, Magritte, Munch e Picasso.
Relaxe num dos belos cafés
Para mais planos contra os dias nublados, basta ouvir os próprios vienenses. E os vienenses adoram refugiar-se nos cafés com uma boa chávena de café e alguns doces.
Alguns dos melhores cafés de Viena são:
- Café Central
- Café Frauenhuber
- Café Museum
- O café do Hotel Sacher, onde o famoso bolo teve origem, são.
5. Faça excursões para apreciar a natureza outonal
Muitos locais à volta de Viena adquirem uma cor especial no outono. E o melhor é que pode visitá-los numa excursão organizada para a zona, ou por sua conta, se preferir.
Para mim, há dois locais que são particularmente encantadores nesta altura do ano, e que gostaria de lhe recomendar a seguir:
- Excursão a Wachau a partir de Viena: esta região vinícola tem belos vales que adquirem cores espectaculares no outono. Uma das suas aldeias, Dürnstein, é Património Mundial.
- Excursão aHallstatt a partir de Viena: este é um dos locais mais famosos de Viena, conhecido pelas suas vistas espectaculares sobre os Alpes e pelo seu miradouro.
6. Participe nas celebrações do Dia Nacional da Áustria
O Dia Nacional da Áustria é celebrado a 26 de outubro, em pleno outono. Comemora o dia em que, em 1955, a Áustria conquistou a sua independência total como país.
Naturalmente, a maior parte das celebrações tem lugar na capital, Viena, e é um ótimo dia para estar na capital austríaca. O ponto central do feriado é um enorme desfile militar pelas ruas do centro da cidade.
No entanto, como se trata de um feriado bancário, é de notar que muitos dos monumentos estão encerrados. No entanto, neste dia é permitido entrar em locais como o Parlamento ou os ministérios, e museus como o museu de história militar ou a biblioteca nacional permanecem abertos com entrada livre.
7. Subir à torre de observação de Kahlenberg
A colina de Kahlenberg é outro dos locais pouco conhecidos de Viena que vale realmente a pena visitar. Não pelo sítio em si, mas sobretudo pelas vistas do topo da colina, a 484 metros de altitude.
As vistas panorâmicas de Viena a partir deste ponto são espectaculares e atrevo-me a dizer que são das melhores de toda a capital.
O cenário é também muito especial, uma vez que se encontra no meio dos chamados Bosques de Viena e está rodeado de vinhas, que no outono adquirem cores avermelhadas e amareladas que realçam consideravelmente as vistas. A partir do topo, onde se situa a Igreja de S. Josef, há muitos trilhos perfeitos para caminhadas.
8. Desfrute das festividades de outono
O outono é a altura em que se reúnem a maioria das grandes festas e feriados de Viena, como o Dia de Todos os Santos, o Dia da Imaculada Conceição e o Dia de São Martinho. Cada dia tem as suas próprias celebrações especiais, mas vou destacar as coisas a fazer nestas duas datas:
- Visitar os cemitérios de Viena: é melhor ir um ou dois dias antes do Dia dos Santos para evitar as multidões. Nos cemitérios da cidade jazem grandes figuras como Beethoven e Johann Strauss no cemitério central, ou Mozart, cujo túmulo se encontra no cemitério de St Marx.
- Celebrar o Halloween no parquede diversões Prater: o parque está decorado com decorações assustadoras e há atracções especiais como a casa do terror.
- Visite o museu dedicado à tortura: é especialmente popular a 31 de outubro.
- Provar os doces típicos: para adoçar um dia assustador, muitas das pastelarias da cidade preparam doces com o tema do Halloween.
9. Ir ao Festival de Música Contemporânea
Em outubro, realiza-se um festival cultural muito importante em Viena. O Festival de Música Contemporânea começa em outubro e prolonga-se até novembro com uma série de espectáculos de música clássica, jazz ou rock. Todos eles com um estilo contemporâneo.
O palco principal deste festival é a conhecida Wiener Konzerthaus. Como se pode ver, o outono é uma época de grande atividade cultural em Viena.
10. Conheça o Setagayapark na melhor altura do ano
O Set agayapark não é frequentemente mencionado nos guias de viagem e é, por isso, considerado uma das jóias escondidas de Viena. Trata-se de um parque de estilo japonês situado na parte norte da cidade, quase na periferia.
Embora seja pequeno e possa ser percorrido em cerca de 15 minutos, é muito bonito, especialmente nas cores do outono. A partir do centro da cidade, pode ser alcançado pelo autocarro 1A ou pelo elétrico 37 em cerca de meia hora. É o local perfeito para visitar quando se tem tempo livre e se procura algo diferente para ver.
O parque só está aberto de abril a finais de outubro, pelo que no outono, quando está mais bonito, é uma das últimas oportunidades do ano para o visitar. O parque está aberto das 7:00 às 20:00 horas.
11. Compre os melhores produtos de outono no Naschmarkt
O Naschmarkt é o maior e mais conhecido mercado de Viena. Com mais de 120 bancas, restaurantes e cafés, é um local de encontro e de entretenimento muito popular entre os vienenses.
Há duas razões para o visitar no outono. A primeira é pelos produtos da época que se encontram nas bancas:
- As castanhas típicas são abundantes.
- Os primeiros lotes de vinho chegam das vindimas perto de Viena.
- A tradicional compota de alperce austríaca é deixada a amadurecer ao sol no verão e é consumida no outono.
A segunda é que Viena tende a ser muito concorrida, especialmente na primavera e no verão, tornando os meses de outono menos concorridos e muito mais confortáveis para visitar.
Temperaturas em Viena no outono
O clima de outono em Viena é geralmente fresco, mas não excessivamente frio. As temperaturas máximas diminuem gradualmente de mais de 20 graus Celsius em setembro para uma média de 5 graus Celsius em novembro.
O mesmo acontece com as temperaturas mínimas, que descem de 13 graus Celsius para 0 graus Celsius no final do outono. Mas, em geral, são temperaturas muito agradáveis para ver Viena.
O aspeto mais negativo do outono é a sua imprevisibilidade, pois o tempo muda muito e passa rapidamente de soalheiro a nublado. No entanto, a probabilidade de precipitação é baixa e dificilmente ultrapassa os 20% em média.
Tráfego turístico e preços em Viena no outono
A grande vantagem dos meses de outono é que as temperaturas são muito agradáveis e o número de turistas não é muito elevado. É, por isso, a altura ideal para visitar Viena. A partir de setembro, o número de visitantes diminui consideravelmente e normalmente não há problemas em encontrar alojamento ou espaço nos monumentos.
Os preços também baixam um pouco devido à menor procura, embora, em geral, Viena seja uma cidade cara para visitar. Este facto é mais do que compensado pela sua beleza. Em resumo, e como avaliação pessoal, o outono é uma estação ideal para visitar a capital austríaca.
O que levar na mala para uma visita a Viena no outono
O clima será o principal fator a ter em conta na hora de fazer a mala para uma visita a Viena nos meses de outono. Para o ajudar nesta árdua tarefa, eis uma lista dos elementos essenciais que não devem faltar na sua mala. E como ajuda extra, aqui ficam algumas dicas úteis para a sua viagem a Viena.
- Agasalhe-se bem, mas não exagere. Uma camisola e um casaco fino são suficientes.
- Se viajar em novembro, o frio começa a ser mais intenso, pelo que um casaco é mais necessário nessa altura do ano.
- Os casacos, os guarda-chuvas e os impermeáveis são obrigatórios.
- Os sapatos confortáveis são obrigatórios, pois Viena convida-o a caminhar muito.