O que ver e fazer em Dubrovnik em 2 dias
Se planeia passar as suas férias na Croácia, uma paragem rápida em Dubrovnik é obrigatória. Dois dias serão suficientes para descobrir o encanto medieval desta cidade.
Dubrovnik é uma cidade mágica e versátil, conhecida pelo seu encanto medieval. Muitas pessoas vêm aqui atraídas pelas suas pequenas ruas e espaços preservados. Para aproveitar ao máximo a sua estadia, sugiro que planeie a sua viagem ao pormenor, para definir onde pretende comer e dormir. O transporte não deve ser uma preocupação nesta cidade, pois a maioria dos lugares fica a uma curta distância.
Se tiver dois dias disponíveis, a melhor opção é começar pela cidade velha e seus arredores. Desta forma, descobrirá a essência da Pedra do Adriático e aproveitará as melhores coisas para fazer em Dubrovnik. Terá também a oportunidade de ver os locais mais populares e tradicionais. No segundo dia, pode relaxar na praia ou visitar as ilhas mais populares.
Dia 1: Visita à Porta de Pile, à Cidade Velha, às muralhas da cidade, à Fortaleza de São João e ao teleférico de Dubrovnik.
A Costa do Adriático é uma cidade que pode ser percorrida num curto espaço de tempo, pelo que é perfeitamente adequada para visitas rápidas. As ruas têm atalhos e a cidade está interligada por portões e muralhas. Recomendo que no seu primeiro dia aproveite as melhores actividades de Dubrovnik, que se concentram na Cidade Velha e nos seus arredores.
Porta de Pile
A Porta de Pile é imperdível, pois é um emblema da República de Ragusa. Anos atrás, era a entrada principal da cidade velha. É muito popular, pois alguns dos melhores passeios de Game of Thrones em Dubrovnik visitam este local onde várias cenas foram filmadas.
É um excelente ponto de partida se quiseres passear pela cidade. Foi construído no século XVI e é um lugar muito movimentado. É um dos sistemas de defesa medieval mais bem preservados. Durante o passeio, passará por pontes levadiças, fossos e a estátua do santo padroeiro de Dubrovnik, conhecido como São Blás.
Esta é uma das melhores actividades em Dubrovnik, pois é simultaneamente educativa e recreativa. Recomendo ter um mapa à mão para localizar facilmente os portões e edifícios medievais. A poucas ruas de distância, pode tropeçar no Portão de Ploce, que oferece vistas incríveis do Porto Velho da cidade.
Cidade Velha de Dubrovnik
A partir do Portão Pile, pode aceder à Cidade Velha em menos de quatro minutos a pé. Os melhores passeios de Dubrovnik oferecem visitas guiadas para conhecer a área em profundidade. É uma zona muito completa que recomendo que explore a fundo. Alguns dos sítios que não pode perder são:
- Rua Stradun: é uma pequena rua com múltiplos atalhos que interligam a cidade. É muito movimentada e turística, pois nela se encontra a Coluna de Orlando e a Fonte Onofrio. Também encontrará lojas tradicionais, restaurantes e locais onde foram filmadas cenas de Games of Thrones.
- Palácio Sponza: um edifício multifacetado que serviu de casa da moeda, escola, alfândega e arsenal. Encontrará muitos factos interessantes sobre a Guerra da Independência da Croácia, por isso é ideal se estiver a planear coisas para fazer em Dubrovnik com crianças. Fica a dois minutos a pé da Rua Stradum.
- Museu de História Natural: Esta é uma das melhores coisas para fazer em Dubrovnik, pois pode aprender sobre a fauna e flora da região. Pode explorar animais embalsamados e exposições famosas. Fica a três minutos a pé do palácio.
- Catedral de Dubrovnik: Este é o local dos restos mortais do santo padroeiro da cidade, por isso é um lugar mítico que não pode perder. Foi construída em 1713 e a sua cúpula pode ser vista de diferentes pontos da cidade. Situa-se a dois minutos a pé do museu.
A Pedra do Adriático irá, sem dúvida, fasciná-lo com os seus monumentos e locais emblemáticos, ligados à história medieval. A Cidade Velha é uma das zonas que pode ser apreciada num curto espaço de tempo, pelo que é ideal para itinerários curtos.
Muralhas da cidade de Dubrovnik
Na costa do Adriático é possível chegar a qualquer lugar a pé num curto espaço de tempo, por isso sugiro que continue o seu passeio e se dirija às Muralhas de Dubrovnik. Especificamente, estão localizadas a cinco minutos a pé da catedral. Foram construídas no século XV para proteger a cidade de ameaças externas e confrontos durante as guerras.
Cada recanto está repleto de história e foi um dos principais locais para as filmagens de Games of Thrones. Ao passear pela zona, irá deparar-se com as fortalezas de São João, Minceta, Bokar e Revelin. Estes são pontos altos que oferecem vistas panorâmicas de cortar a respiração. As muralhas oferecem áreas antigas totalmente preservadas, espaços restaurados e áreas novas, como se pode ver pelo facto de alguns dos telhados serem novos.
Fortaleza de São João
A meio da tarde, pode caminhar até à Fortaleza de São João, localizada a menos de dez minutos das muralhas da cidade. Os táxis também estão disponíveis na cidade por não mais de 5 euros, caso não queira andar muito. À chegada, encontrará uma estrutura impressionante que foi construída em 1346 para proteger o porto da cidade.
Note-se que uma parte da fortaleza foi demolida há alguns anos, mas foi reconstruída e atualmente faz girar as correntes do porto. Existe também uma parte mais antiga que foi conservada. É uma atividade ideal se estiver à procura de coisas para fazer com crianças em Dubrovnik, uma vez que alberga um aquário e o Museu Marítimo.
Além disso, a partir de cruzeiros noturnos, pode ver a fortaleza elevar-se sobre a cidade. É um plano ideal se estiver à procura de um passeio tranquilo ou se quiser tirar partido das melhores excursões de Dubrovnik.
Teleférico de Dubrovnik
Para terminar o dia, recomendo ir ao Teleférico de Dubrovnik, localizado a nove minutos a pé da fortaleza. Aqui podes viver uma experiência única a partir do topo da cidade. Depois de uma viagem de cerca de quatro minutos, estarás a 778 metros acima do nível do mar.
Esta é uma das melhores coisas para fazer em Dubrovnik, pois no nível superior pode desfrutar de saltos de tirolesa, passeios de quadriciclo, um restaurante giratório e uma plataforma de observação que oferece vistas das ilhas próximas, das muralhas da cidade e de outros pontos de referência.
A melhor altura para viver esta experiência é ao pôr do sol, por volta das 19:30h. Se estiver a planear coisas para fazer em Dubrovnik em junho, tenha em mente que tende a ficar lotado, por isso recomendo chegar cedo. Outra opção é aproveitar os terraços locais, como o Buza Bar, que oferece vistas de estilo mediterrânico.
Dia 2: Visita à Fortaleza de Lovrijenac, à Praia de Buza, ao Parque Nacional de Mljet e às Ilhas Elaphiti
A costa de Dubrovnik está cheia de tesouros escondidos que pode explorar num curto espaço de tempo. Pode começar o seu dia no Forte Lovrijenac ou na Fortaleza de São Lourenço, onde terá vistas fantásticas da cidade. Mais tarde, leve o seu protetor solar e aproveite os raios de sol numa das melhores praias locais. Também pode aventurar-se no Parque Nacional de Mljet e nas Ilhas Elaphiti, localizadas a apenas alguns minutos de ferry.
Forte Lovrijenac
Para começar o dia, recomendo que suba a uma das fortalezas mais importantes da cidade, o Forte Lovrijenac ou Fortaleza de São Lourenço. É ideal em qualquer altura do ano, pois oferece vistas panorâmicas das ruas medievais e das ilhas próximas. As melhores excursões de Game of Thrones levam-no numa visita guiada a este edifício, uma vez que várias cenas da série foram filmadas aqui.
Está localizado em toda a ponta da costa e foi construído em 1018, por isso tende a ser muito movimentado. Para entrar, é necessário pagar uma taxa de cerca de 13 euros por pessoa, e normalmente estão disponíveis guias áudio para o ajudar a saber mais sobre esta formação rochosa e o seu significado histórico. Está aberto a partir das 10:00 da manhã, por isso é uma óptima maneira de começar o dia.
Note-se que se pagar a taxa de entrada para as muralhas, pode aceder a esta fortaleza de forma totalmente gratuita. Os melhores passeios de barco também oferecem vistas deslumbrantes deste forte, mas de uma perspetiva diferente.
Praia de Buza
Para continuar a sua viagem, sugiro que explore as praias coloridas de Dubrovnik e se dirija à Praia de Buza. Fica a menos de doze minutos a pé do forte, ou pode apanhar um táxi. Há zonas residenciais nas imediações, onde pode pernoitar para maior comodidade. É ideal se estiver a planear coisas para fazer em Dubrovnik em setembro, pois pode aproveitar os últimos raios de sol do verão.
A Praia de Buza é o lar de algumas das melhores coisas para fazer em Dubrovnik, pois há belas enseadas, restaurantes e passagens através das quais se pode escapar para a cidade velha. Pode aproveitar a oportunidade para saltar dos penhascos, se tiver experiência prévia. Há também banana boats, canoagem e jet ski.
Existem experiências guiadas que oferecem aventuras aquáticas, como andar de caiaque ou mergulhar nas profundezas do mar. Lembre-se de que, para praticar snorkeling ou mergulho, é necessário um período de tempo razoável antes e depois de embarcar num avião. Pelo menos doze horas, uma vez que absorve azoto e pode sofrer de doenças cardíacas ou respiratórias.
Parque Nacional de Mljet
Se quiser escapar à az áfama de Dubrovnik, aqui está um plano diferente. Para isso, tem de conduzir da Praia de Buza até ao porto de ferries. O custo do bilhete por pessoa é de cerca de 10 euros, mas vale bem a pena. O Parque Nacional de Mljet fica a cerca de uma hora de carro da costa no ferry 9807. Mais concretamente, está localizado a oeste da ilha de Mljet.
As melhores excursões a partir de Dubrovnik levam-no ao parque nacional croata. Possui lagos impressionantes e outras ofertas da natureza. A taxa de entrada por pessoa é de aproximadamente 13 euros. Durante esta excursão, irá encontrar montanhas, falésias com águas cristalinas e muitas áreas verdes.
Se gosta de desportos ao ar livre, este parque é para si, pois é ideal para caminhadas. Também pode aproveitar um passeio de bicicleta para explorar a área com conforto. Para além disso, encontrará ruínas que pertenceram a comunidades do povo Pomena, que hoje em dia está consolidado como o centro turístico da zona.
Ilhas Elaphiti
Antes de regressar à cidade, recomendo uma paragem rápida nas Ilhas Elaphiti. Primeiro, apanhe um táxi do parque para o porto para voltar para o ferry 9807. A viagem demora normalmente trinta minutos, mas vale bem a pena, pois passará por pequenos ilhéus. Também poderá desfrutar das águas calmas do Mar Adriático.
Também pode aproveitar os melhores cruzeiros de Dubrovnik, que oferecem experiências guiadas que o levam às ilhas mais bonitas dos arredores. Pode ser considerada uma excursão três em um, pois há três enseadas deslumbrantes que pode visitar no mesmo dia.
Não é permitido levar carros nos ferries, mas estes podem ser percorridos a pé num curto espaço de tempo. Neste arquipélago, encontrará trilhos tranquilos, bem como belas praias. Pode apanhar um barco para as ilhas vizinhas de Koločep, Lopud e Sipan. A partir daqui, os pores-do-sol são de cortar a respiração e há aldeias pitorescas a não perder. Para regressar a Dubrovnik, note que o último ferry do dia sai às 18h30 e demora aproximadamente quarenta e cinco minutos a chegar ao seu destino.
Uma comparação de coisas para ver e fazer em Dubrovnik em 2 dias
- Dia 1: Ver a Porta de Pile, a Cidade Velha, a Fortaleza de São João e o Teleférico de Dubrovnik
- Comece o dia no Portão de Pile, que dá acesso a toda a cidade, continue a explorar a Cidade Velha, as passagens das muralhas de Dubrovnik e uma das fortalezas mais importantes. Pode terminar o dia a apreciar as vistas da costa a partir do topo.
- Recomendo caminhar e aproveitar o teleférico da cidade.
- Dia 2: Visita à Fortaleza de Lovrijenac, Praia de Buza, Parque Nacional de Mljet e Ilhas Elaphiti
- Aproveite o dia para explorar a Fortaleza de Lovrijenac, bem como a Praia de Buza e algumas das ilhas circundantes.
- Pode viajar de táxi, autocarro ou ferry.
Sem dúvida, esta pérola escondida é uma cidade de sonho que provavelmente o deixará maravilhado. Há muito para fazer, e o melhor é que a maior parte das atracções são de fácil acesso. Pode até viajar para as ilhas vizinhas num instante de ferry. Se ainda quiseres continuar a explorar as suas maravilhas, sugiro que tires pelo menos 7 dias em Dubrovnik e aproveites ao máximo o teu tempo.