10 coisas para ver e fazer em Dubrovnik em setembro

Desde a clássica visita à ilha de Mljet até ao vibrante Trash Film Festival e à harmonia do Festival Internacional de Música, explore Dubrovnik em setembro, quando as hordas de turistas já partiram!

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Dubrovnik em setembro

Vista de las casas en Dubrovnik |©MorBCN

Descubra a cidade de Ragusa em setembro, um capítulo único em que a joia do Adriático desperta com um clima ameno, pechinchas turísticas e uma grande mistura de eventos. Desde assistir a batalhas de gladiadores até às projecções vanguardistas do Trash Film Festival, a cidade respira cultura.

Desfrute do harmonioso Festival Internacional de Música do Fim do verão; siga o trilho de Westeros e não se esqueça de um fato de banho para um mergulho nas praias pouco concorridas. Admire a majestade do Trsteno Arboretum em todo o seu esplendor, história e cenários de filmes. Depois de um agosto atarefado, as melhores coisas para fazer em Dubrovnik em setembro são aproveitar a cidade e os seus arredores ao máximo. O que pode fazer? Vejamos.

1. Fazer um cruzeiro até à ilha de Mljet

Ilha de Mljet|©Jose Miguel
Ilha de Mljet|©Jose Miguel

Faça um cruzeiro à volta da ilha de Mljet em setembro, a altura ideal para explorar este paraíso verde na Croácia. O Parque Nacional de Mljet, considerado a joia protegida do sul da Dalmácia, espera por si com as suas exuberantes paisagens mediterrânicas, o melhor clima, tranquilidade e grandes ofertas.

Embarque num navio de cruzeiro que o levará ao longo do Adriático para descobrir este famoso pulmão natural, conhecido pelos seus pinhais, lagos imaculados e locais encantadores como a lendária Gruta de Ulisses ou o mosteiro do Lago Veliko Jezero.

Estas excursões ao Parque Nacional de Mljet incluem frequentemente paragens noutros locais, incluindo a cidade de Lopud no Arquipélago de Elafiti e a pitoresca ilha de Kolocep com a sua coroa de glória, a Gruta Azul. Mergulhe na natureza, desfrute de banhos refrescantes e de passeios com as primeiras ofertas da época baixa, enquanto as temperaturas amenas do verão-outono favorecem as actividades desportivas.

Reservar uma viagem ao Parque Nacional de Mljet

2. Participar no Festival Internacional de Música do Fim do verão

pessoas a desfrutar do festival|© Jade Masri
pessoas a desfrutar do festival|© Jade Masri

Descubra a vibrante cena cultural de Dubrovnik em setembro, durante o Festival Internacional de Música do Fim do verão. Para encerrar a época alta, a cidade ganha vida com um concerto da Orquestra Sinfónica de Dubrovnik.

O evento surgiu como uma necessidade desta capital da música, do teatro e da literatura para complementar os espectáculos do Festival de verão da cidade, e a comunidade abraçou-o certamente, tornando-o um clássico das últimas décadas.

Este festival tornou-se profundamente enraizado na tradição musical da cidade, conquistando a lealdade tanto dos locais como dos visitantes. Os concertos têm lugar no imponente Museu de Dubrovnik, na aula magna do Palácio do Reitor ou no seu átrio. Muitas vezes, o clima mais fresco e a ausência de multidões fazem desta atividade o ponto alto das visitas guiadas à Cidade Velha de Dubrovnik durante este mês. O que fazer durante o dia?

setembro é a altura ideal para explorar a Cidade Velha e visitar pontos de referência como a Catedral da Assunção, a Praça Luza ou o Mosteiro Franciscano e terminar no Palácio do Reitor. Junte-se à celebração e mergulhe na riqueza cultural desta joia do Adriático.

Reservar uma visita guiada à Cidade Velha

3. Visitar o Palácio de Diocleciano

Palácio de Diocleciano de Split|©Juan Andrés Hernandez
Palácio de Diocleciano de Split|©Juan Andrés Hernandez

Embarque numa das melhores excursões a partir de Dubrovnik, visitando Split, a cidade de torres medievais e ruínas romanas que mantém intactas as suas raízes latinas, apesar do domínio eslavo.

Em Split, poderá ver os restos do imponente retiro do primeiro imperador abdicado do mundo, embora com um retiro assegurado para as águas cristalinas da costa da Dalmácia. Hoje, a opulência é coisa do passado. O espaço foi transformado em casas, pátios residenciais, lojas, armazéns subterrâneos e espaços culturais. Vale a pena perder-se nesta cidade velha de Split, longe de qualquer pompa imperial.

Outra razão para visitar esta zona no início de setembro é que se celebra o fim dos Dias de Diocleciano. Durante estes dias, é bastante comum encontrar**"soldados romanos**" em locais emblemáticos da cidade, como o Templo de Júpiter, o Peristilo ou a torre da Catedral de São Domingos. Alguns deles fazem de guardas romanos e outros de guerreiros ferozes dos jogos do Gladiador.

Para além de apreciar a arquitetura, nos arredores do palácio imperial romano que foi ocupado pela plebe, pode também experimentar diferentes tipos de degustações de comida tradicional que mantêm a deliciosa gastronomia de outrora, combinada com toques de vanguarda.

4. Descobrir a ilha de Lokrum

Ilha de Lokrum, Croácia|©Eduardo Cortés Bohórquez
Ilha de Lokrum, Croácia|©Eduardo Cortés Bohórquez

Explore a Ilha de Lokrum enquanto aprecia as vistas panorâmicas da icónica joia fortificada da Croácia antes de chegar a esta ilha paradisíaca classificada como Património Mundial pela UNESCO.

Veja falésias de cortar a respiração com vista para as águas cristalinas do Adriático enquanto navega até à Ilha de Lokrum. À chegada, depois de receber as boas-vindas dos pavões que passeiam livremente pela ilha, é altura de reviver King's Landing- tempo para explorar locais de filmagem preciosos da série Game of Thrones, incluindo o assento do Trono de Ferro. Também pode visitar a popular praia de nudismo da ilha.

Mergulhe no Mar Morto e guarde as suas energias para continuar até ao local mítico da excursão: a Gruta de Betina e a sua praia escondida por baixo de uma gruta natural que só pode ser alcançada por mar. Também é possível chegar à ilha de barco ou, como é habitual na época, num passeio de caiaque com snorkelling, uma das melhores actividades em Dubrovnik. As vistas são incríveis, a Villa Sheherezade e os históricos Lazaretos fazem parte dos pontos turísticos. E se tiver escolhido uma excursão, um guia ou monitor levá-lo-á a descobrir os jardins, grutas e antigos mosteiros beneditinos sem perder um único ponto de referência.

Reserve uma excursão de Game of Thrones na ilha de Lokrum

5. Apreciar a abordagem disruptiva do Trash Film Festival

Encontro de Cinema de Dubrovnik|©DubrovnikFilmMeeting
Encontro de Cinema de Dubrovnik|©DubrovnikFilmMeeting

Mergulhe na irreverência cinematográfica do Trash Film Festival durante a sua visita a Dubrovnik em setembro. Este festival internacional destaca filmes de baixo orçamento, afastando-se das convenções para mostrar produções com elencos emergentes.

O evento apresenta filmes centrados no entretenimento em 4 géneros bem definidos, nomeadamente artes marciais, ficção científica, ação e terror. Este é o espaço onde a imaginação dos cineastas voa e é projectada perante milhares de pessoas; aqui, o exagero é bem-vindo. Este evento reúne profissionais e amadores e tem lugar em Varaždin, a terra do Barroco que foi baptizada de Pequena Viena.

A pensar em paragens estratégicas para turistas e locais, a duração máxima dos filmes é de 60 minutos, intensificando esta experiência croata disruptiva. Precisa de mais razões para visitar Varaždin em setembro? Varaždin Baroque Evenings, o festival de música barroca mais famoso do país, acontece no mesmo mês. Se estiver em Dubrovnik por pelo menos 3 dias, considere incluir uma paragem em Varaždin no seu itinerário e desfrute da sua cena cultural.

6. Visitar o Arboreto de Trsteno

Arboreto de Trsteno|©Gregor Noczinski
Arboreto de Trsteno|©Gregor Noczinski

Visite o Arboreto de Trsteno em setembro, quando este histórico jardim botânico está no seu melhor. Porquê visitar este oásis renascentista? É o jardim mais antigo da costa da Dalmácia.

Foi encomendado por uma família rica, que em 1492 trouxe plantas e árvores exóticas de todo o mundo conhecido com a sua frota mercante. A visão futurista destes jardins era eco-sustentável, antes mesmo de o termo ter surgido. Ao passear por este jardim, ver-se-á rodeado por uma extensa coleção de plátanos asiáticos com mais de 500 anos, rodeados pelo próprio aqueduto da instalação.

Explore as duas zonas de Trsteno: o arboreto, situado em 18 000 m2 de terreno, e a floresta circundante, num total de 255 000 m2. Ao percorrer estes jardins, verá também a sua fonte barroca do século XVIII, representando Neptuno e as ninfas, uma joia entre os edifícios e esculturas que pontilham o parque.

Nacionalizado em 1945, depois de ter sobrevivido a guerras e incêndios, a Academia Croata de Ciências e Artes assegura a manutenção do Arboreto atualmente. Passe uma tarde tranquila explorando este tesouro natural e arquitetônico que faz parte dos melhores passeios de Game of Thrones em Dubrovnik.

Detalhes interessantes

  • Endereço: Potok 20, Trsteno. Cerca de 20 km a oeste de Dubrovnik.
  • Horário de funcionamento: Segunda-feira a Domingo 08:00 - 19:00 hrs.
  • Preço: entrada livre

Sabia que...

Na terceira e quarta temporadas de Game of Thrones, o Arboreto de Trsteno foi o cenário de filmagem dos jardins do palácio da Fortaleza Vermelha.

7. Seguir o percurso de Game of Thrones

Porta Pile|©Carlo Columba
Porta Pile|©Carlo Columba

Sejamos honestos, após uma década do fenómeno Game of Thrones, a cidade de Dubrovnik voltou a posicionar-se como um dos destinos mais procurados pelos turistas. Em setembro, com o tempo tão agradável e as ruas a voltarem ao quotidiano croata, seguir o caminho de Westeros é mais do que interessante, é obrigatório na sua viagem.

Esta cidade medieval, Património Mundial da Humanidade, alberga pelo menos oito locais notáveis da Guerra dos Tronos, além do cobiçado Trono de Ferro na ilha de Lokrum:

  • Fortaleza de São Lourenço ou Pile Gate.
  • Zrnovnica na colina de Perun.
  • Stari Grad na Cidade Velha de Dubrovnik.
  • Fortaleza de Lovrijenac, mais conhecida como a "Fortaleza Vermelha".
  • O arboreto e os jardins de Trsteno.
  • Torre de Minceta.
  • O mosteiro dominicano ou a "Casa dos Eternos".
  • O Palácio dos Reitores.

Com uma excursão de Game of Thrones em Dubrovnik, visitará estes e outros destaques da Cidade Velha de Dubrovnik.

Reservar uma excursão de Game of Thrones

8. Nadar nas praias de Dubrovnik sem multidões

caminhar ao longo da praia|©SyrianSindibad
caminhar ao longo da praia|©SyrianSindibad

Dê um mergulho nas águas do Adriático, escolha entre as muitas praias de Dubrovnik em setembro, quando o tempo ainda está quente e as multidões diminuíram.

Relaxe nas encantadoras praias de calhau, como Banje, a poucos passos da Porta de Ploce, ou Veliki Zal, rodeada por uma luxuriante vegetação mediterrânica. Descubra Zlatni Rat, na ilha de Brac, um triângulo de seixos brancos recomendado entre as melhores praias dos Balcãs.

Explore a pequena praia de seixos com vista para a fortaleza de Lovrijenac, Danče, a uma curta caminhada da Cidade Velha de Dubrovnik. Quer visitar praias mais distantes? Junte-se a um dos melhores passeios de barco de Dubrovnik e relaxe na praia de Sunj depois de explorar as três cavernas icônicas da Croácia com um passeio pelas cavernas azuis - prepare-se para um mergulho tranquilo e rejuvenescedor!

Reservar uma excursão às grutas azuis

9. Assista a batalhas de gladiadores modernos

Espetáculo Antiqua|©Jamie Heath
Espetáculo Antiqua|©Jamie Heath

O Spectacvla Antiqva, tem lugar na Arena Romana de Pula este mês. O jogo é um clássico que merece ser apreciado nesta que é a sexta maior arena do mundo, graças à sua capacidade para 23.000 pessoas.

No tempo do Império Romano, os gladiadores eram prisioneiros de guerra, criminosos ou outras pessoas treinadas para lutar e entreter o público com as suas proezas. Esses tempos já lá vão, mas o estilo de luta ainda está vivo e bem vivo, de facto, o público verá gladiadores com os seus trajes típicos da Roma Antiga, penteados, armas e outros elementos. A Time Out descreve-os como "gladiadores modernos"

O evento Spectacvla Antiqva realiza-se uma vez por semana, de junho a setembro, exceto durante o Festival de Cinema de Pula. Pode comprar recordações, réplicas de cerâmica romana antiga e mosaicos. Se estiver em Dubrovnik durante pelo menos 7 dias durante estas datas, uma excursão a Pula seria um bom plano. Também podes visitar o Templo de Augusto, a Igreja Ortodoxa de São Nicolau, o Arco de Sergii, a Porta de Hércules e muitos outros pontos de interesse.

Pormenores interessantes

  • Endereço: Anfiteatro de Pula, Flavijevska ul. bb, Pula.
  • Preço: a partir de 10 euros.

10. Apreciar o pôr do sol de Dubrovnik a partir de cima

Pôr do sol de Dubrovnik|©eantonio82
Pôr do sol de Dubrovnik|©eantonio82

Experimente a magia do pôr do sol de Dubrovnik a partir das alturas, de tirolesa ou teleférico. Com o Mar Adriático de um lado e as colinas do outro, suba até ao forte no topo para ter uma vista panorâmica de Dubrovnik. Do teleférico, aprecie cada pormenor da paisagem com a serenidade do momento.

Se optar pela experiência de tirolesa ao pôr do sol, sentirá a adrenalina ao deslizar a toda a velocidade com a cidade a seus pés. Ao pôr do sol, a multicolor da mudança das estações brilha, os telhados vermelhos brilham na luz suave, criando uma visão ainda mais bonita. Sugiro que vá um pouco antes do pôr do sol, desfrute do espetáculo e desça no teleférico para jantar e ter uma experiência nocturna prolongada na cidade velha.

Experiência de tirolesa ao pôr do sol

Temperaturas em Dubrovnik em setembro

Stradum, Dubrovnik, Croácia|©Javier Doren
Stradum, Dubrovnik, Croácia|©Javier Doren

Em setembro, Dubrovnik tem um clima ameno, ideal para explorar a área circundante. Com máximas de 24°C e mínimas de 18°C, desfrutará de um clima agradavelmente quente e ameno. As noites são frescas, com mínimas de 13°C, dando-lhe a oportunidade de passear sob um céu estrelado. Ao contrário do verão, a humidade diminui, proporcionando um ambiente mais confortável para as suas aventuras.

Este mês de transição entre o verão e o outono permite-lhe conhecer a cidade sem as multidões dos navios de cruzeiro, enquanto a água do mar mantém a sua temperatura convidativa para um último mergulho. No entanto, recomenda-se que acompanhe a meteorologia no sítio Web oficial para estar prevenido.