O que ver e fazer no Cairo em agosto

O Cairo é uma das cidades mais fascinantes do mundo e, apesar do calor de agosto, é uma visita inesquecível. Aqui está uma lista dos pontos turísticos imperdíveis em agosto.

O que ver e fazer no Cairo em agosto

Cairo | ©Omar Elsharawy

Embora o calor de agosto possa assustar alguns, na maioria dos casos este desconforto é esquecido quando se visitam todas as atracções do Cairo. Das pirâmides ao seu fantástico museu, do bairro copta à cidadela de Saladino, todos os recantos da cidade oferecem ao viajante paisagens inesquecíveis.

agosto faz parte da época baixa do turismo internacional, mas encontrará muitos turistas locais durante esta época do ano. Independentemente da sua origem, o Cairo oferece alguns eventos interessantes nesta altura do ano, desde um festival fantástico num cenário incomparável a uma das poucas tradições que remontam ao tempo dos Faraós.

1. Venha ao Festival de Música da Cidadela de Saladino

Vista da Cidadela| ©Airton Morassi
Vista da Cidadela| ©Airton Morassi

Um dos pontos altos do mês de agosto no Cairo é este festival de música realizado no cenário verdadeiramente imbatível da Cidadela de Saladino. Durante duas semanas, todos os anos, os habitantes do Cairo que se aguentaram na cidade apesar do calor e muitos visitantes acorrem a este local para uma série de concertos e actuações depois do anoitecer.

Até há alguns anos, o festival só recebia músicos egípcios, mas hoje em dia começou a receber também artistas de todo o mundo árabe. Normalmente, embora seja necessário verificar o programa oficial, há dois concertos por dia, o primeiro às 20:00 e o seguinte às 22:00.

O local deste festival merece uma menção especial. A visita à Cidadela de Saladino é obrigatória para todos os que se deslocam ao Cairo. No interior do seu recinto amuralhado, poderá ver monumentos como o impressionante Palácio Gawhara, o museu militar, a mesquita do Sultão Hassan e a mesquita de Ibn Tulun, entre outros.

Se for aos concertos, recomendo que tente chegar a uma das partes mais altas da Cidadela para admirar as excelentes vistas.

Os bilhetes para o festival também são bastante baratos, custando apenas cerca de 5 libras egípcias, ou seja, apenas 30 cêntimos.

Reservar uma visita guiada ao Cairo

2. Descer até ao rio para ver o festival Wafaa al-Nil

Rio Nilo| ©Gustavo4
Rio Nilo| ©Gustavo4

Quem estiver no Cairo a 15 de agosto terá a oportunidade de assistir a uma das poucas celebrações no Egipto que teve origem no tempo dos Faraós. Wafaa al-Nil, a "Noiva do Nilo", é uma festa associada ao rio Nilo e celebrada ao longo de toda a sua extensão.

Segundo a lenda, na Antiguidade, os egípcios sacrificavam uma jovem virgem atirando-a ao Nilo para pedir aos deuses que lhes trouxessem boas colheitas. Atualmente, a tradição mantém-se, mas a mulher foi substituída por uma boneca de madeira ou de barro, vestida de noiva.

Neste dia, realizam-se também vários eventos nas margens do rio, tanto no Cairo como noutros locais. Entre os mais interessantes contam-se concertos musicais, sessões de poesia e, se tiver coragem, concursos de pintura.

3. Faça um pequeno cruzeiro noturno no Nilo, com jantar incluído

Pôr do sol no Nilo| ©Ennio
Pôr do sol no Nilo| ©Ennio

Embora seja possível fazer um cruzeiro no Nilo durante o dia, o meu conselho é que, se viajar em agosto, opte pelos que partem depois do pôr do sol. Não só para evitar o calor que se faz sentir no convés quando o sol está a brilhar, mas também para desfrutar de uma vista diferente da cidade iluminada e, talvez, das estrelas acima da sua cabeça.

Estes cruzeiros curtos mas interessantes incluem normalmente um jantar típico egípcio, em estilo buffet ou preparado no local por um chef maravilhoso. Na maioria das vezes, há também entretenimento a bordo, especialmente espectáculos de dança do ventre ou música tradicional tocada ao vivo.

Reservar um cruzeiro no Nilo

4. Assistir a um espetáculo no Festival de Música Árabe.

Teatro do Cairo| ©Jessica Splain
Teatro do Cairo| ©Jessica Splain

Para além de visitar monumentos como o Museu Egípcio e bazares como o Khan el Khalili, visitar o Egipto é também uma forma de conhecer a sua cultura. No início de agosto, os interessados em música árabe têm a oportunidade de assistir a um dos concertos deste festival.

Durante o festival, o Cairo recebe os melhores artistas nacionais e do resto do mundo árabe. O evento é organizado pela prestigiada Opera House, embora os espectáculos tenham lugar no Centro de Exposições de Gizé, no bairro onde se situam as pirâmides.

5. Espetáculo de som e luz nas pirâmides

Espetáculo de luzes nas pirâmides| ©Carmen
Espetáculo de luzes nas pirâmides| ©Carmen

Tenho a certeza que uma das primeiras coisas que vai fazer no Cairo é fazer uma visita guiada às pirâmides, seja sozinho ou com um guia. No entanto, sugiro que vá à noite para assistir a um dos maiores espectáculos do mundo: o espetáculo de som e luz nas próprias pirâmides.

Quando as diferentes sessões tiverem lugar, as temperaturas terão baixado bastante e estará certamente mais confortável do que quando for ver as pirâmides durante o dia. Isto, apesar de importante, não é o melhor de assistir a este espetáculo, pois ficará maravilhado com as imagens projectadas com raios laser enquanto aprende um pouco de história.

As imagens são projectadas nas paredes das próprias pirâmides, bem como nas paredes do templo da Mumificação e na areia do deserto, criando uma sensação envolvente. Entretanto, a voz misteriosa da Esfinge narra vários episódios da história do antigo Egipto e, claro, a construção das pirâmides como túmulos para os faraós.

Informações práticas

Para ir ver o espetáculo de som e luz pode fazê-lo por conta própria (comprar um bilhete na bilheteira) ou contratar uma visita guiada que os inclua. Esta última é, na minha opinião, a melhor opção se o seu hotel não estiver na zona das pirâmides.

Embora a narração seja em inglês, na bilheteira ser-lhe-ão dados auscultadores que pode programar para a ouvir em espanhol. Ao entrar, terá de se dirigir a uma espécie de teatro ao ar livre preparado para a ocasião.

Em agosto, poderá escolher entre três horários diferentes todos os dias da semana: 19:30, 20:30 e 21:30.

Reserve a sua visita ao espetáculo de som e luz das pirâmides

6. Faça uma viagem a Alexandria para o Festival Internacional de verão.

Pôr do sol em Alexandria| ©anitaconchita
Pôr do sol em Alexandria| ©anitaconchita

A cidade costeira de Alexandria é um ótimo destino para uma viagem de um dia a partir do Cairo, especialmente em agosto, quando a temperatura é um pouco mais agradável. Vale sempre a pena visitar a cidade, mas se for nesta altura do ano poderá assistir ao seu evento cultural mais importante: o Festival Internacional de verão na Biblioteca Alexandrina.

A Alexandrina afirma ser a sucessora da famosa Biblioteca de Alexandria do mundo antigo, que se dizia ter albergado uma cópia de todos os livros alguma vez publicados e que foi destruída num incêndio. A atual está situada mesmo em frente ao mar* e, se puder, recomendo que a visite quando estiver bem iluminada à noite.

O festival realiza-se normalmente na segunda quinzena de agosto. Apresenta espectáculos de todos os tipos de artistas, tanto egípcios como internacionais. Uma das suas atracções é a mistura de estilos, que vão desde as actuações clássicas às bandas de rock egípcias, do teatro de marionetas ao ballet.

Mesmo que não possa ficar o tempo suficiente para assistir ao festival (o que provavelmente exigiria uma pernoita), Alexandria continua a ser um local muito interessante para visitar.

Para além do seu agradável passeio marítimo, esta antiga cidade portuária oferece muitas atracções aos visitantes, como a Mesquita Abu al-Abbas al-Muni, o Museu Nacional de Alexandria e as ruínas do palácio de Cleópatra.

Como ir do Cairo para Alexandria

A forma mais fácil e cómoda de chegar a Alexandria é reservar uma das excursões para Alexandria que partem do Cairo. Pode escolher entre várias opções: de carro ou de autocarro, para uma viagem de um dia ou para uma estadia de uma noite.

Outra opção, embora bastante dispendiosa, é contratar um motorista de táxi para um dia inteiro. A viagem dura cerca de 3 horas, pelo que, para além do preço, terá de ajustar muito bem os horários para que a sua estadia na cidade não seja demasiado curta se quiser regressar ao Cairo para dormir.

A opção do comboio é mais económica. Há um comboio que parte da estação de Midan Ramses quase todas as horas, a partir das 6h. Pode encontrar bilhetes por menos de 3 euros.

Finalmente, há também muitos autocarros que fazem esta viagem. A empresa mais conveniente (devido à localização da sua estação no Cairo) é a Go Bus. O ponto de partida é num dos lados da Praça Tahrir e, em Alexandria, deixam-no a cerca de 6 km da Biblioteca Alexandrina, pelo que provavelmente terá de apanhar um táxi. A tarifa é alguns cêntimos mais cara do que a do comboio.

Reservar uma excursão a Alexandria

7. Passe algumas horas a relaxar no Parque Al Azhar.

Parque Al-Azhar| ©Jesse
Parque Al-Azhar| ©Jesse

Uma das coisas de que muita gente sente falta no Cairo, sobretudo quando o calor de agosto começa a fazer-se sentir, é de um espaço verde onde passar algum tempo. Pois bem, bem no centro da cidade, entre os seus bairros mais populosos, encontrará um verdadeiro oásis: o Parque Al Azhar.

Este jardim, com quase 1 quilómetro de comprimento, foi concebido seguindo a geometria islâmica tradicional para este tipo de espaço. No seu interior, poderá desfrutar de várias fontes, um grande lago e vários cursos de água que, no seu conjunto, criam um ambiente agradável e mais fresco do que no meio do horrível trânsito do Cairo.

Além disso, todo o complexo está repleto de espécies vegetais diversas (quase 325 variedades de plantas), embora se destaquem, naturalmente, as palmeiras. Se for com crianças, o parque também tem uma área de jogos para elas.

Como se tudo isto não bastasse, a partir do parque terá uma vista espetacular da Cidadela de Saladino e da Mesquita Mohammed Ali. Se for depois do pôr do sol, poderá ver estes monumentos maravilhosamente iluminados.

Naturalmente, existe também uma zona de restauração com vários cafés, uma pastelaria e um excelente restaurante.

O parque está aberto diariamente em agosto entre as 9h00 e as 14h00 e a entrada custa apenas cerca de 50 cêntimos de euro.

8. Faça uma visita guiada a várias mesquitas e fuja do calor lá fora

Mesquita Muhammad Ali| ©Scott Edmunds
Mesquita Muhammad Ali| ©Scott Edmunds

De acordo com muitos especialistas, o Cairo é a cidade com os melhores exemplos de arquitetura islâmica do mundo. Os melhores exemplos são, sem dúvida, as suas espectaculares mesquitas.

Para além do seu interesse artístico e religioso, estas mesquitas são perfeitas para fugir um pouco ao calor e à agitação do exterior. No interior, devido à forma como estão construídas, é normalmente muito mais fresco, o que as torna o local perfeito para visitar em agosto. Aqui estão quatro das mais importantes:

  • Mesquita Mohammed Ali: também conhecida como Mesquita de Alabastro devido ao material utilizado para cobrir os seus pisos inferiores, este templo está localizado numa área elevada dentro da Cidadela de Saladino. No seu interior encontrará uma tranquilidade que o fará esquecer que se encontra numa cidade movimentada como o Cairo.
  • Mesquita-Madrasa do Sultão Hassan: este templo medieval é ainda hoje uma mesquita ativa. Depois de tirar os sapatos para entrar, recomendo que encontre um lugar para se sentar e desfrutar da paz e do sossego.
  • Mesquita Ibn-Tulun: considerada o mais antigo exemplo de arte muçulmana no Egipto, tendo sido concluída em 879, a sua enorme dimensão faz dela a terceira maior mesquita do mundo.
  • Mesquita de Al-Azhar: Para além do seu valor arquitetónico, a Mesquita de Al-Azhar (que alberga uma universidade islâmica) é um dos centros religiosos mais importantes do Islão sunita. Com a sua mistura de estilos, é uma visita essencial para compreender o país.

Reservar uma visita guiada ao Cairo

9. Fazer um passeio a cavalo à volta das pirâmides ao pôr do sol.

As pirâmides de Gizé| ©Hipses
As pirâmides de Gizé| ©Hipses

Quando tiver visitado as pirâmides, terá visto muitos egípcios a oferecer passeios de camelo ou a cavalo pela zona. Em agosto, devido ao calor, não recomendo que aceite a oferta durante o dia, mas que espere até ao fim da tarde para viver a experiência.

Tanto os cavalos como você próprio estarão em melhor posição quando as temperaturas tiverem baixado um pouco, e normalmente há menos turistas na zona, pelo que poderá ir mais descontraído.

Se não for numa excursão que inclua este passeio ou com um guia para o orientar, aconselho-o a perguntar ao seu hotel qual o preço normal da atividade. Depois, ao negociar com o dono do animal, terá de decidir qual é o seu limite para aceitar a oferta.

10. Sair e aproveitar a noite no Cairo

Ruas do Cairo| ©ASaber91
Ruas do Cairo| ©ASaber91

A vida no Cairo durante o mês de agosto parece despertar à medida que a noite avança. À medida que o calor começa a diminuir, as ruas tornam-se ainda mais movimentadas e os habitantes locais e os turistas sentam-se nas esplanadas para relaxar e desfrutar de uma bebida. Se quiser aproveitar ao máximo uma noite na cidade, encontrará mais opções do que pensa, incluindo algumas discotecas de estilo ocidental.

Em alguns casos, a diferença entre uma discoteca, um bar ou mesmo um restaurante não é muito clara, uma vez que todos os locais oferecem comida e bebida. Para aqueles que querem paz e sossego, Midan al-Hussein é um bom lugar, enquanto os amantes do jazz não podem perder o fantástico Cairo Jazz Club.

Por outro lado, quase todos os hotéis têm os seus próprios bares ou discotecas. Os mais populares são o Harry's Pub no Cairo Marriott Hotel, o Windows on the World no Ramses Hilton, o Sultan Bar no Mena House e o Jackie's Joint no Nile Hilton.

O tempo no Cairo em agosto

Torre do Cairo| ©Ahmedsantos
Torre do Cairo| ©Ahmedsantos

É sempre aconselhável verificar a previsão do tempo pouco antes de viajar, mas saiba que não há muitas surpresas à espera. agosto, juntamente com julho, é o mês mais quente do ano, com máximas médias que atingem os 35ºC e mínimas médias (para dizer o mínimo) de 24ºC.

Isto significa, obviamente, levar roupa fresca de algodão, um chapéu e protetor solar. O mais importante é manter-se sempre hidratado, por isso leve consigo uma garrafa de água e beba frequentemente, mesmo que não sinta sede.