Mais sobre: Bilhetes e visitas ao Museu Egípcio do Cairo
O Museu Egípcio de Antiguidades é considerado o mais tradicional e importante museu arqueológico do Médio Oriente e uma visita obrigatóriaem qualquer roteiro pelo Cairo. Foi fundado em 1902, com a intenção de albergar e proteger toda a arte egípcia recuperada até essa altura e nos anos seguintes. Com mais de 100 anos, a coleção do museu é, no mínimo, espantosa, para não dizer que se encontra entre as galerias e museus de arte mais importantes do mundo.
Excursão às Pirâmides de Gizé, ao Museu Egípcio e ao Bazar Khan El Khalili a partir do Cairo
Explorar os destaques do Museu numa manhã
Um guia especializado em Egiptologia irá encontrá-lo diretamente no hotel para o transferir para o museu; a visita ao interior do museu irá levá-lo através dos artefactos mais notáveis com explicações detalhadas sobre os artefactos que compõem a coleção. Tudo na sua língua
É uma visita que nenhum amante ou curioso da cultura egípcia deve perder, dizer que a imensa coleção de objectos de todas as épocas que podem ser vistos neste espaço é impressionante é um eufemismo.
Uma visita guiada acompanhada por um especialista em egiptologia ajudá-lo-á a compreender melhor esta cultura impressionante, mas sobretudo a colocá-la num contexto histórico realmente compreensível para nós que vivemos em sociedades contemporâneas totalmente modernizadas.
Recomendado se.... quiser tirar o máximo partido da sua visita ao museu. É especialmente útil para os viajantes que não têm tempo para dedicar um dia inteiro ao Museu, porque só estarão no Cairo durante um ou doisdias. Um guia guiá-lo-á por tudo o que é relevante.
Quanto custam as visitas guiadas ao Museu do Cairo e quanto tempo duram?
Uma visita guiada ao Museu Egípcio na cidade do Cairo demora pelo menos 3 horas; outras visitas, que incluem um almoço tradicional ou a visita a outros monumentos importantes como as Pirâmides de Gizé, podem demorar entre 5 horas e 8 horas.
As excursões mais económicas com guias especializados têm uma média de 30 euros; dependendo da inclusão de outras atracções, este preço pode aumentar para mais de 50 euros por experiência.
Guias áudio para visitar o Museu do Cairo: Um recurso popular para os viajantes que procuram poupar dinheiro são os guias áudio; infelizmente o Museu do Cairo não tem guias áudio oficiais, algumas plataformas online oferecem recursos de guia áudio gratuitos, mas até agora apenas em inglês e não muito completos.
Vale a pena fazer uma visita guiada ao Museu do Cairo e quais são as vantagens em relação a uma visita autónoma?
Vale a pena pagar por uma visita guiada. Quando viajar para o Cairo, deve ter em conta que o Museu de Antiguidades é um museu muito grande e não está muito bem organizado. Se fizer a visita sozinho, poderá ter dificuldade em encontrar as peças de arte mais interessantes e notáveis do complexo. É possivelmente o local em todo o Egipto onde poderá precisar dos conselhos de um guia especializado para tirar o máximo partido da sua visita.
O museu tem uma impressionante coleção de 120.000 peças em exposição; a coleção é tão grande que praticamente não há espaço para acrescentar novas descobertas. A falta de espaço levou a um pouco de desordem no interior da exposição, pelo que um guia especializado é vital para encontrar as peças mais impressionantes.
O melhor conselho possível para os viajantes que vão estar no Cairo por 3 dias ou menos é definitivamente reservar com antecedência as suas excursões aos sítios mais interessantes, para que possa desfrutar muito mais da experiência e evitar muitos problemas.
Que tipos de visitas guiadas estão disponíveis no Museu do Cairo?
Encontrará vários tipos de visitas guiadas propostas por diferentes empresas no Cairo. Embora possam variar em termos de duração, preço e actividades, geralmente todas as visitas a museus disponíveis enquadram-se numa das seguintes categorias:
- Excursõesde meio dia: As excursões de 3-6 horas são concebidas para levar um guia especializado através da mais impressionante da vasta coleção do museu.
- Excursões dedia inteiro: As excursões de dia inteiro podem incluir visitas a outros espaços de exposição no Cairo, como o Museu Copta ou o Museu de Artes Islâmicas.
- Visitas culturais**:** As visitas culturais ao melhor do Cairo e arredores incluem, para além do museu, a exploração das Pirâmides de Gizé, a Esfinge, o famoso Bazar Khan el-Khalili e muito mais. Têm normalmente uma duração de 8 a 10 horas.
- Excursões de vários dias: Para além da tradicional visita ao Cairo e das excursões de vários dias com tudo incluído, os itinerários incluem visitas a cidades como Memphis, situada a sudeste do Cairo, para ver outros locais históricos importantes; alguns pacotes podem incluir cruzeiros no Nilo.
Existem visitas guiadas para crianças e como são?
De momento, não existem visitas especializadas para crianças no Museu Egípcio do Cairo; no entanto, como se trata de uma das atracções mais populares da cidade, existem muitos guias especialistas em Egiptologia e com um excelente domínio da língua inglesa.
Isto significa que, se visitar o Cairo com crianças, pode facilmente integrá-las na visita tradicional para adultos e elas ficarão certamente fascinadas ao olharem de perto para os sarcófagos mumificados no seu interior.
Principais obras que verá durante a visita guiada
Sendo uma das atracções mais visitadas da cidade, é uma paragem obrigatória em qualquer visita ao Egipto; alguns dos objectos imperdíveis que verá durante a sua visita são:
- Estátuas de Amenhotep III e Tiyi
- A paleta de Narmer
- Estátua de Khasekhemuy
- Estátuas de Rahotep e da sua mulher Nofret
- Estátua sentada do Faraó Quéfren
- Tríade de Micerino
- Máscara funerária de Tutankhamon
- Sarcófago de Tutankhamon
- Sarcófagos de pedra
- Máscara funerária do faraó Sheshonq II
Qual é a melhor altura para fazer uma visita guiada ao Museu do Cairo?
A melhor altura do dia para **visitar o museu ** é por volta do meio-dia, embora a maioria das visitas guiadas programe visitas de manhã cedo para aproveitar ao máximo o dia e permitir que o viajante faça um maior número de actividades.
Tenha em mente que, devido ao clima geralmente quente do Egipto, a melhor altura para visitar a cidade e possivelmente o museu da cidade é durante os meses em que as temperaturas são mais frescas, ou seja, entre os meses de novembro e abril.
Horário de funcionamento: O Museu Egípcio no Cairo está aberto diariamente das 09h00 às 18h00. O preço da entrada inclui o acesso à grande maioria das exposições disponíveis, bem como à área das casas de banho, à loja de recordações e à cafetaria do museu.
Dicas para visitar o Museu do Cairo com uma visita guiada
1. Reserve a sua visita com antecedência
Se quiser garantir uma visita guiada ao Museu do Cairo na sua língua com disponibilidade nas datas da sua viagem, recomendo que não deixe a sua reserva para o último minuto e que reserve com a maior antecedência possível. Pode reservar online, procurando fornecedores através do motor de busca HelloTickets.
2. Evitar os guias que se encontram no exterior do Museu
No exterior do Museu encontrará pessoas que se oferecerão como guias durante a sua visita; no entanto, não as recomendo, pois não são guias certificados ou fiáveis. Em muitas ocasiões, eles conduzem-no através de algumas obras para ganhar dinheiro rápido, saltando as obras mais interessantes e não fornecendo quaisquer explicações ou pormenores interessantes.
3. Está calor, sobretudo no verão!
Embora a coleção interna seja verdadeiramente espantosa, o Museu Egípcio do Cairo tem algumas áreas importantes a melhorar, como a falta de ar condicionado na maioria das suas instalações. Tendo em conta o calor avassalador da cidade, especialmente nos meses de verão, leve sempre água e, se possível, uma ventoinha de mão.
4. Compre presentes e lembranças na loja do museu.
Como quase todos os grandes museus, o Museu Egípcio do Cairo tem uma loja de recordações onde pode comprar o seu merchandiser; embora fora do museu encontre vendedores que lhe podem oferecer mercadoria a um preço mais baixo, lembre-se que ao comprar na loja oficial do museu está a ajudar a financiar a instituição, bem como a ajudar a preservar e cuidar das peças aqui expostas.
5. Investigar o passe fotográfico
Se é importante para si tirar fotografias no interior do museu, saiba que na maioria das áreas é proibido fotografar; contacte o operador turístico ou a bilheteira do museu à sua chegada para saber como obter um passe para fotografias
.
6. Não tocar nos artefactos, não se apoiar nas vitrinas.
É proibido tocar nos objectos de pedra expostos, bem como encostar-se às vitrinas onde estão expostas peças mais pequenas ou delicadas. Embora os objectos de pedra resistam bem ao clima exterior (têm-no feito durante milhares de anos), o óleo das suas mãos decompõe o material.