O que ver e fazer na Cidadela de Saladino no Cairo

Não se esqueça de visitar a casa de 3 mesquitas históricas e 4 museus com muito para contar - uma pequena cidade histórica por si só!

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer na Cidadela de Saladino no Cairo

Vista da Cidadela | ©Airton Morassi

Poucos lugares no mundo oferecem um vislumbre tão claro da fortaleza islâmica do passado como a Cidadela de Saladino, localizada a sudeste do Cairo. Nesta zona classificada como Património Mundial pela UNESCO, poderá visitar a famosa Mesquita Muhammad Ali e a Mesquita Al-Nasir Muhammad.

Terá também a oportunidade de visitar museus e miradouros que o deixarão maravilhado com as vistas que oferecem. O preço da entrada é de quase 6 euros, e é tudo o que pagará para visitar tudo o que esta pequena cidade murada, rica em história, tem para oferecer.

Mesquita Muhammad Ali

Mesquita Muhammad Ali| ©Scott Edmunds
Mesquita Muhammad Ali| ©Scott Edmunds

A principal razão pela qual a maioria das pessoas vem ver a Cidadela do Cairo é a Mesquita Muhammad Ali. Encomendada por Muhammad Ali Pasha entre 1830 e 1848, esta espetacular mesquita foi construída para rivalizar com a Hagia Sophia em Istambul e é também conhecida como a ** Mesquita de Alabastro**, uma vez que o piso inferior e a esplanada são revestidos com alabastro até 11,3 metros (o resto é calcário).

Não se esqueça que existe um relógio no pátio da mesquita, muito semelhante ao da Place de la Concorde em Paris. Não se deve deixar de ver o gigantesco lustre que pende do teto abobadado da Mesquita Mohammed Ali. Devido às frequentes tempestades de areia, está um pouco empoeirada, mas não deixa de ser interessante de ver.

Miradouro da Mesquita Muhammad Ali

Deve reservar algum tempo para explorar o grande terraço na frente da mesquita. É de longe o melhor miradouro do Cairo. A Mesquita-Madrassa do Sultão Hassan e o Cairo islâmico podem ser vistos de cima, enquanto os navios de cruzeiro que passam no Nilo e o centro do Cairo são visíveis no horizonte. Num dia claro, pode mesmo ver a Grande Pirâmide de Gizé. Não parece impressionante?

Nota: Lembre-se que deve entrar nesta mesquita (como em qualquer outra mesquita) sem sapatos. As meias são permitidas e pode entrar gratuitamente mesmo que não seja muçulmano.

  • Horário de funcionamento:Todos os dias, das 9:30h às 16:00h
  • Taxade entrada:Incluída na taxa de entrada geral da Cidadela.

Reservar uma visita guiada ao Cairo

2. Mesquita Al-Nasir Muhammad

Mesquita Al-Nasir Muhammad| ©Sailko
Mesquita Al-Nasir Muhammad| ©Sailko

A Mesquita do Sultão al-Nasir Muhammad ibn Qala'un é a verdadeira joia da Cidadela do Cairo. Construída no início do século XIV, a magnífica mesquita hipostila impressiona pelo seu pátio sereno e pelos seus dois minaretes antigos.

A mesquita é bastante singular pelo facto de os seus dois minaretes serem bastante ornamentados, ao contrário de quaisquer outros minaretes do período mameluco. Nenhuma outra mesquita do Cairo está decorada com mosaicos.

Originalmente construída para o Sultão al-Nasir para as suas orações diárias, deixou de desempenhar um papel importante na vida quotidiana dos reis muito antes da conquista britânica. Os otomanos tinham saqueado o belo edifício e foi um arqueólogo amador chamado C.M. Watson que restaurou a bela mesquita à sua antiga glória.

  • Horário de funcionamento:Todos os dias, das 9h30 às 16h00
  • Taxa deentrada:Incluída na entrada geral da Cidadela.

Reservar uma visita guiada ao Cairo

3. Palácio Gawhara

Palácio Gawhara| ©ferrolgote
Palácio Gawhara| ©ferrolgote

O Palácio Gawhara está situado na parte sul da Cidadela de Saladino e o acesso é feito através da entrada do museu, em frente à entrada principal da magnífica Mesquita Mohammed Ali. Hoje em dia, foi convertido num museu, embora não tenha muitas exposições, mas é admirável pelos seus maravilhosos elementos arquitectónicos, decorações elegantes e o incrível mobiliário que foi usado por Mohammed Ali e pela sua família real.

O Palácio Gawhara foi construído num estilo distinto de arquitetura que era provavelmente uma mistura do estilo otomano e do estilo europeu de arquitetura de palácios. Os otomanos sabiam como construir palácios. Se teve a sorte de visitar os palácios Top Kapi e Dolmabach emIstambul, saberá como os arquitectos otomanos eram incrivelmente profissionais.

A secção mais importante do Palácio Gawhara é o salão principal ou o que costumavam chamar "O Alto Conselho de Mohammed Ali", pois era aqui que as principais decisões eram tomadas. As exposições no Palácio Gawhara incluem muitas pinturas reais, trajes e roupas, mobiliário e muitas outras exposições interessantes que irão captar a sua atenção assim que entrar no palácio.

  • Horário de funcionamento:Todos os dias, das 9h30 às 16h00
  • Taxa deentrada:Incluída na taxa de entrada geral da Cidadela.

Reservar uma visita guiada ao Cairo

4. Museu da Polícia

Museu da Polícia| ©JeremyCasillas
Museu da Polícia| ©JeremyCasillas

A primeira passagem do Museu da Polícia exibe alguns retratos dos ministros do interior que desempenharam um papel importante ao longo da história egípcia. Existem algumas fotografias de ministros desde o início do século XX até aos mais recentes.

A primeira sala de exposições do Museu da Polícia alberga uma série de armas que foram utilizadas pela polícia egípcia em diferentes momentos da história do país. Inclui um grande bastão de madeira que foi utilizado como escudo durante o período faraónico.

As exposições nesta sala incluem uma grande coleção de armas modernas, tais como pistolas que foram fabricadas principalmente pelos britânicos durante a sua ocupação no início do século XX.

O Museu da Polícia na Cidadela foi oficialmente inaugurado em 1984, uma vez que o edifício era uma prisão militar na Cidadela até ser transformado num museu por decreto do antigo Presidente egípcio Hosni Mubarak. Para mais informações, consultar o seguinte sítio Web.

  • Horário de funcionamento:Todos os dias, das 9h30 às 16h30
  • Taxa deentrada:Incluída na taxa geral de entrada na Cidadela.

5. Museu Militar Egípcio

Interior do Museu Militar| ©Terrazzo
Interior do Museu Militar| ©Terrazzo

O portão de entrada exterior do museu militar da Cidadela abre-se para um jardim bem cuidado. A porta interior e principal do museu dá acesso a uma exposição de ferramentas utilizadas pelos soldados, bem como a uma série de armas e a alguns dos tanques israelitas utilizados durante a guerra de outubro de 1973.

No final do corredor, existe uma grande arena circular com a famosa estátua de Ibrahim Pasha, o líder do exército egípcio durante o reinado de Mohammed Ali, no centro. Depois, há uma outra passagem larga que alberga algumas estátuas do rei e dos governantes do Egipto durante a era faraónica, como Ramsés II e o rei Menes, o unificador do Sul e do Norte do Egipto. Em frente a estas estátuas, há outras estátuas de governantes mais modernos do Egipto, como Saladino Al Ayouby, Al Zaher Beybars, Mohammed Ali e o Khedive Ismail.

Recomendo que suba ao 3º andar do Museu Militar, pois tem muitas exposições que ilustram a história das forças militares egípcias durante a era islâmica. Para mais informações, consultar o seguinte sítio Web.

  • Horário de funcionamento:Diariamente, das 9:30h às 16:30h.
  • Taxa deentrada:Incluída na taxa de entrada geral da Cidadela.

6. Mesquita do Sultão Hassan

Mesquita do Sultão Hassan| ©Mohammed Moussa
Mesquita do Sultão Hassan| ©Mohammed Moussa

O edifício tem cerca de 500 m de comprimento, 68 m de largura e 36 m de altura. Como todas as mesquitas, está virada para Meca, que se situa a sudeste do Cairo. A mesquita é enorme, ocupando quase 8.000 metros quadrados, e fica muito perto da entrada da Cidadela do Cairo. Fica perto de um luxuoso palácio que tinha sido construído com grandes despesas pelo pai de Hasan, o sultão al-Nasir Muhammad, para um dos seus amires, Jalbugha al-Jahawi, e que foi demolido para dar lugar à mesquita.

O edifício é um exemplo maciço da arquitetura mameluca, construído durante o reinado do século XIV de um sultão que era famoso pelos seus gastos extravagantes. Estou certo de que ficará impressionado com a sua imponente e bela arquitetura.

A Mesquita do Sultão Hassan é um dos monumentos mais valiosos do mundo islâmico. Tal como as pirâmides de Gizé são um símbolo do antigo Egipto faraónico, a Mesquita do Sultão Hassan é o símbolo do antigo Egipto islâmico. A mesquita está aberta e disponível para visita todos os dias sem interrupção.

  • Horário de funcionamento:Diariamente, das 9:30 às 16:30 horas.
  • Taxa deentrada:Incluída na taxa geral de entrada na Cidadela.

7. Miradouro da Cidadela

Vista da Cidadela| ©Airton Morassi
Vista da Cidadela| ©Airton Morassi

Outro ponto de interesse é o miradouro, que, apesar de se situar no terraço do museu da polícia, merece uma menção especial. Muitos turistas saltam a visita ao museu e vão diretamente para o miradouro de onde podem ver toda a Cidadela e a linha do horizonte com uma qualidade impressionante. O local é gratuito e situa-se no terraço do museu da polícia. Num dia em que não haja nevoeiro ou correntes de areia, as pirâmides de Gizé podem ser vistas com uma precisão modesta.

  • Horário de abertura: Todos os dias, das 9h30 às 16h30.
  • Taxade entrada:Incluída na taxa de entrada geral da Cidadela.

8. Mesquita de Ibn Tulun

Mesquita de Ibn Tulun| ©Panegyrics of Granovetter
Mesquita de Ibn Tulun| ©Panegyrics of Granovetter

Ibn Tulun é a mais antiga mesquita sobrevivente no Cairo e um dos edifícios religiosos menosprezados no Cairo, apesar de ser uma obra-prima arquitetónica concluída em 879 d.C.
Embora a mesquita não seja tão ostensiva como algumas das mesquitas de Istambul, por exemplo, não é desprovida de ornamentação, mas o que a faz sobressair mais é a sua construção em tijolo vermelho e as paredes toscas cheias de desenhos relacionados com a arte árabe e muçulmana. Se percorrer as arcadas, notará a parte inferior dos arcos decorada com padrões geométricos esculpidos em estuque, cada um diferente do outro.

  • Horário de abertura: Todos os dias, das 9h30 às 16h30.
  • Taxa deentrada:Incluída na entrada geral da Cidadela.

9. A Porta ou Bab El-Azab

Bab El-Azab| ©Svitlana Koshchii
Bab El-Azab| ©Svitlana Koshchii

Bab El-Azab é o portão monumental da Cidadela do Cairo, virado para a Praça Salad el-Din. Outrora guardando a entrada original da Cidadela, este portão foi reconstruído em 1754, aquando da adição dos portões de madeira.

O portão é muito famoso por testemunhar várias anedotas que ligam o governador Mohamad Ali ao poder e aos mamelucos (guerreiros, na sua maioria de origem eslava, circassiana e sobretudo turca, islamizados e militarmente educados).

A poucos metros deste portão pode ver-se o ** Mausoléu de Qansuh Abu Said** estabelecido . Do outro lado da rua deste mausoléu encontra-se o Zawiyat Hasan El-Rumy, um edifício vulgar e muito bem decorado que data de 1522.

  • Horário de abertura:Diariamente, das 9:30 às 16:30 horas.
  • Taxa deentrada:Incluída na taxa de entrada geral da Cidadela.

10. Burg El Hadid e Burg El Ramla - As duas torres mais importantes da Cidadela

Burg El Hadid e Burg El Ramla| ©Khan
Burg El Hadid e Burg El Ramla| ©Khan

O Burg El Ramla e o Burg El Hadid, ou a Torre de Areia e a Torre de Ferro, estão situados na Cidadela de Saladino, em Salah Salem, a norte do Museu do Jardim Arqueológico e ao longo das muralhas da cidade. Estas torres foram estabelecidas por El Adel, filho e sucessor de Salah El Din.

Foram acrescentadas no âmbito da restauração da Cidadela para reforçar as torres originais do recinto norte em 1207. Estas torres permitem-lhe desfrutar de uma vista geral de todos os monumentos da Cidadela e dos seus arredores, incluindo o Cemitério do Norte e a Mesquita do Sultão Hasan, uma das mais belas mesquitas do Cairo.

  • Horário de abertura:Todos os dias, das 9h30 às 16h30
  • Taxa deentrada:Incluído na taxa de entrada geral da Cidadela.

Taxa de entrada na Cidadela do Cairo

Entrada na Cidadela| ©Dan
Entrada na Cidadela| ©Dan

O preço da entrada na Cidadela do Cairo é de 100 libras egípcias **(**LE) por pessoa (5,75 euros). Os bilhetes podem ser comprados à entrada. Há um posto de controlo de segurança logo após a entrada. Não é necessário comprar bilhetes com antecedência ou através de uma agência de viagens.

Horário de funcionamento da Cidadela do Cairo

A partir da Cidadela| ©Neil Cummings
A partir da Cidadela| ©Neil Cummings

A Cidadela do Cairo está aberta de segunda a domingo, das 9h00 às 17h00, diariamente.

Tenha em atenção que a Cidadela encerra às 15h00 durante o Ramadão. Além disso, é melhor não visitar às sextas-feiras, uma vez que a Mesquita Muhammad Ali estará bastante movimentada nesses dias. Também é melhor evitar o calor do meio-dia, especialmente se visitar o Cairo no verão (sobretudo em julho e agosto), pois a Cidadela transforma-se numa verdadeira fornalha durante essa estação.

Como chegar à Cidadela do Cairo

Conduzir no Cairo| ©Darwin Vegher
Conduzir no Cairo| ©Darwin Vegher

A Cidadela do Cairo tem três portões, mas apenas o portão Bab Al-Gebel o leva para dentro. Há um grande parque de estacionamento em frente (é preciso subir uma pequena distância até uma colina a partir daí). O acesso faz-se pela Rua Salah Salem, que contorna a colina da Cidadela.

Basicamente, a única forma viável de lá chegar é apanhar um táxi. Não há nenhuma estação de metro nas proximidades (estamos a falar de cerca de 5 quilómetros!). Também não recomendo que se vá a pé a partir da Mesquita-Madrassa do Sultão Hassan, pois ainda terá de andar cerca de 2 quilómetros.

A única alternativa viável é reservar uma excursão de autocarro pelo Cairo Islâmico, que também pára na Cidadela. Se não se importar de andar em grupo, esta é provavelmente a alternativa mais económica. Embora o Egipto seja seguro na maior parte das zonas turísticas, compreendo que muitos turistas não se sintam à vontade para apanhar um táxi, por isso, se for esse o seu caso, não tem outra alternativa senão alugar um carro ou fazer uma excursão a partir do Cairo.

Dicas para visitar a Cidadela de Saladino

Complexo da Cidadela| ©Jorge Láscar
Complexo da Cidadela| ©Jorge Láscar

Tenha em mente estas dicas quando visitar a Cidadela de Saladino. Embora sejam dicas gerais, são quase essenciais quando se visita este pedaço mágico de história.

-A Cidadela está aberta das 8h00 às 17h00-A entrada é paga, consulte aquios preços mais recentes -Perto da Mesquita Mohammed An Nasir há casas de banho gratuitas, embora os trabalhadores esperem uma pequena gorjeta, por isso traga moedas ou notas pequenas para gorjetas -A entrada descalça é obrigatória nas mesquitas.