O que ver e fazer no bairro Copta do Cairo

Dê uma oportunidade ao bairro copta do Cairo e perca-se nas suas ruas e igrejas. Não se esqueça do Museu Copta!

O que ver e fazer no bairro Copta do Cairo

Bairro copta do Cairo | ©Andreea Ch

O Cairo copta é uma zona onde, num pequeno pedaço de terra, se encontra uma enorme concentração de monumentos cristãos, incluindo a sinagoga judaica de Ben Ezra, os restos da antiga fortaleza conhecida como Babilónia, a famosa igreja suspensa e um museu copta único dedicado a esta cultura quase extinta. Recomendo-vos que visitem este bairro, mesmo que a vossa estadia no Cairo seja de apenas 2 dias ou menos.

O Cairo Antigo é assim chamado porque é a parte antiga do Cairo, e é anterior ao que atualmente se chama Cairo. Recomendo que faça um passeio a pé pela área para ter uma visão geral de como era a vida na área antes de partir para visitar os marcos do Bairro Copta.

1. A Igreja Grega de São Jorge

Igreja Grega de São Jorge| ©Tentoila
Igreja Grega de São Jorge| ©Tentoila

A Igreja Grega de São Jorge é uma grande igreja redonda situada na Fortaleza da Babilónia, que foi a sede do Patriarca Grego de Alexandria. Pode ser visitada gratuitamente todos os dias das 9h00 às 17h00.

Um lance de escadas conduz à Igreja Grega de São Jorge. A fachada tem um relevo de São Jorge vestido como um soldado romano montado num cavalo árabe e matando um dragão esculpido na parede de tijolo. A igreja do século XX conserva ainda os vitrais das igrejas anteriores e a câmara nupcial de Qaa el-Arsan, que remonta ao século IV. Os interiores são lindamente esculpidos e a cúpula tem um belo telhado verde com a imagem de Cristo no meio. A maioria das imagens retrata São Jorge a lutar pela preservação do cristianismo. O mosteiro vizinho é o local do maior festival religioso realizado anualmente a 23 de abril, uma visita obrigatória se viajar para o Cairo em abril.

A Igreja Grega de São Jorge foi construída em 684 por um rico escriba chamado Atanásio. A estrutura atual foi construída em 1904. Está ligada ao mosteiro de São Jorge, situado nas proximidades. Acredita-se que São Jorge foi aprisionado e martirizado perto da igreja. Foi uma igreja copta até ao século XV, altura em que se tornou uma igreja ortodoxa grega.

  • Preço: Gratuito
  • Horário: Todos os dias das 9h às 17h
  • Recomendado se quiser visitar a única igreja greco-ortodoxa do Cairo.

Reservar uma visita guiada ao Cairo

2. Igreja de São Sérgio e São Baco

Igreja dos Santos Sérgio e Baco| ©fusion-of-horizons
Igreja dos Santos Sérgio e Baco| ©fusion-of-horizons

A localização da Igreja dos Santos Sérgio e Baco é onde se diz que a Sagrada Família descansou enquanto fugia do domínio opressivo do rei Herodes para o Egipto. Diz-se que viveram aqui enquanto José trabalhava na fortaleza vizinha. A igreja data do século V e o edifício atual do século VIII. Todos os anos, no dia 1 de julho, é celebrada uma missa especial para comemorar a chegada da Sagrada Família, uma visita interessante se viajar para o Cairo em julho. A igreja pode ser visitada gratuitamente todos os dias das 9h00 às 16h00.

A Igreja dos Santos Sérgio e Baco ou Abu Serga tem a forma de uma basílica. Tem um nártex, uma nave e duas naves. O santuário central tem um biombo de madeira do século XIII, com painéis de ébano incrustados de marfim. O friso e os ícones da igreja datam dos séculos XV e XVI e tem uma cripta de 10 metros de profundidade que inunda frequentemente quando o nível do rio Nilo sobe. A igreja tem uma congregação ativa e é a segunda igreja copta mais importante da cidade, a seguir à Igreja Suspensa.

  • Preço: Gratuito
  • Horário: Todos os dias, das 9h às 16h
  • Recomendado se quiser entrar numa das poucas igrejas activas do Bairro Copta.

Reservar uma visita guiada ao Cairo

3. Antigo cemitério copta do Cairo

Cemitério copta do Cairo| ©Stefan Geens
Cemitério copta do Cairo| ©Stefan Geens

Este cemitério bonito e limpo é um dos mais belos cemitérios do Egipto. As lápides são lindas, decoradas com estátuas de anjos, santos, pombas, cruzes e afins.

É muito comum as mulheres chorarem nos enterros e falarem em voz alta. Pode ver como a imagem de mulheres a chorar é muito comum nos murais e baixos-relevos dos antigos túmulos egípcios.

  • Preço: Gratuito
  • Horário: Todos os dias das 9h às 17h
  • Recomendado se quiser ver de perto os antigos túmulos egípcios.

Reservar uma visita guiada ao Cairo

4. Igreja de Santa Bárbara

Interior da Igreja de Santa Bárbara| ©Scott Haddow
Interior da Igreja de Santa Bárbara| ©Scott Haddow

A Igreja Ortodoxa Copta de Santa Bárbara é uma das muitas paróquias ortodoxas coptas famosas que podem ser encontradas no distrito copta do Cairo. O edifício está situado na parte oriental da Fortaleza da Babilónia e é um dos edifícios mais antigos do Cairo, datando do século V ou VI d.C.

A Igreja de Santa Bárbara é conhecida pelas suas muitas peças preciosas. Estes objectos foram enviados para o vizinho Museu Copta, que fica apenas a dois minutos a pé da igreja. A estrutura basílica e o santuário tripartido da igreja assemelham-se muito aos de Abu Serga (Igreja dos Santos Sérgio e Baco). Nas proximidades, encontra-se um convento composto por vários edifícios, incluindo uma escola construída pelo conhecido arquiteto Ramses Wissa Wassef.

Embora a Igreja de Santa Bárbara tenha sido um exemplo duradouro da antiga arquitetura copta, assemelha-se às antigas basílicas. É composta por uma entrada, um nártex, uma nave longa, várias naves e três santuários. Como a maioria das igrejas ortodoxas coptas que têm mais de um santuário, o santuário do meio é o mais importante, dedicado a Santa Bárbara.

  • Preço: Gratuito
  • Horário: Todos os dias, das 9h às 17h
  • Recomendado se quiser aprofundar um pouco mais a religião ortodoxa copta.

5. Sinagoga Ben Ezra

Fachada da Sinagoga| ©kmf164
Fachada da Sinagoga| ©kmf164

A Sinagoga Ben Ezra é o mais antigo local de culto judaico no Cairo. O terreno foi comprado pelo rabino Ben Ezra de Jerusalém para a construção da sinagoga e foi batizado em sua honra.

A arquitetura da Sinagoga Ben Ezra é do estilo de uma basílica. Tem dois andares, um inferior para os homens e um superior para as mulheres. Barras de aço dividem o salão principal em três partes. A sala central contém a Bima ou mesa para a leitura da Torah. Doze colunas sustentam o teto e seis degraus de mármore conduzem ao altar de madeira. Os interiores estão decorados com padrões florais e geométricos de estilo turco. Atualmente, a sinagoga tornou-se uma próspera atração turística no Cairo e uma das principais atracções turísticas do Cairo.

  • Preço: Gratuito
  • Horário: diariamente das 9h às 17h
  • Recomendado se quiser ver o mais antigo local de culto judaico no Cairo.

6. Museu Copta

Museu Copta| ©Djehouty
Museu Copta| ©Djehouty

Se procura uma viagem no tempo, deve saber que o Museu Copta do Cairo é o repositório da maior coleção de arte cristã egípcia primitiva do mundo. As exposições contam a história do Egipto entre a era dos faraós e o domínio islâmico, e o edifício e o jardim circundante cobrem uma área de 8000 metros quadrados. Contém objectos doados pela comunidade copta e artefactos outrora alojados no Museu Egípcio. Tornou-se Museu do Estado em 1931.

No primeiro andar, encontram-se artefactos e objectos religiosos em pedra esculpida, estuque, frescos religiosos e objectos de madeira. Noprimeiro andar, encontram-se têxteis, manuscritos, uma valiosa coleção de ícones coptas e objectos de metal. O terceiro andar é o mais importante e contém uma biblioteca com 1200 dos manuscritos de Nag Hammadi, uma valiosa coleção de textos gnósticos cristãos primitivos encontrados perto da cidade de Nag Hammadi, no Alto Egipto.

Informações suplementares

O bilhete de entrada é apenas para o museu, todas as outras igrejas, a sinagoga e as estruturas circundantes são de visita livre. Se pretender tirar fotografias no interior, pague a taxa adicional à entrada e guarde a autorização. Pode visitar diariamente das 9h às 17h. E no Ramadão, das 9h00 às 15h00. Para mais informações, visite o seguinte link.

  • Preço: Entre 1,8 e 2,25 euros.
  • Horário de abertura: Todos os dias das 9h às 17h
  • Recomendado se quiser ver de perto a arte cristã egípcia.

7. Fortaleza da Babilónia

Fortaleza da Babilónia| ©Richard Mortel
Fortaleza da Babilónia| ©Richard Mortel

A Fortaleza da Babilónia é muitas vezes chamada o local de nascimento do Cairo. É a parte mais antiga da cidade e data da Idade do Bronze.

Atualmente, a Fortaleza da Babilónia tem várias estruturas coptas construídas nas suas muralhas. As torres têm 10 metros de altura e um diâmetro de 31 metros. Apresenta um padrão típico das fortalezas romanas, com cinco blocos de calcário e três blocos de tijolo. É também chamado Qasr el Shamee ou Palácio das Velas, porque as velas costumavam iluminar as torres no primeiro dia de cada mês e nos dias de Natal. Recomendo a visita em janeiro (1 e 7 de janeiro) e nos dias de Natal em dezembro.

  • Preço: Gratuito
  • Horário de abertura: Todos os dias das 9h às 17h
  • Recomendado para quem gosta de torres romanas e das vistas do topo.

8. A Igreja Suspensa

A Igreja Suspensa| ©FalafelandChips
A Igreja Suspensa| ©FalafelandChips

A Igreja Suspensa deve o seu nome ao facto de estar situada sobre um antigo portão romano e de a sua nave estar suspensa sobre uma passagem. O verdadeiro nome da igreja é Sitt Mariam ou Igreja de Santa Maria. Recomenda-se vivamente uma visita no Natal, pois é frequente haver cerimónias interessantes no interior.

Atualmente, a Igreja Suspensa é a residência oficial do Papa copta. Foi construída no século VII e pensa-se que já existiam igrejas no seu local nos séculos III ou IV. A teoria mais credível é a de que foi reconstruída várias vezes no século X pelo Patriarca Abraão.

A Igreja Suspensa tem um belo pátio ladeado por mosaicos religiosos. O púlpito de mármore tem treze pilares que representam Jesus e os doze apóstolos. A extremidade leste tem três santuários dedicados à Virgem Maria, a São Jorge e a São João Batista. O biombo do santuário data do século XII ou XIII e é feito de ébano com incrustações de marfim. Tem uma fila de sete grandes ícones. O biombo da esquerda tem 17 ícones e o da direita tem 7 ícones pequenos na parte superior. A igreja é um local de culto e de celebrações importantes. Para mais informações sobre esta igreja, visite o seguinte link.

  • Preço: Gratuito
  • Horário: Todos os dias das 9h às 17h
  • Recomendado para quem se sente atraído por mosaicos religiosos.

9. Visitar as antigas muralhas romanas

Muralhas romanas| ©Gale
Muralhas romanas| ©Gale

Assim que sair do metro, a primeira coisa que verá são as antigas muralhas romanas à sua direita. No século II d.C., os romanos construíram uma fortaleza no Cairo ao longo deste bairro, a que chamaram Babilónia. As torres arredondadas do portão ocidental da fortaleza da Babilónia foram construídas em 98 d.C. e, juntamente com o portão sul existente, estão entre as estruturas mais antigas do Cairo.

Esta alta fortaleza controlava outrora o tráfego e o comércio ao longo do Nilo, estando também ligada ao canal do Mar Vermelho. As muralhas romanas são visíveis da rua e não é necessário pagar para as ver ou fotografar.

  • Preço: Gratuito
  • Horário: Todos os dias, das 9h às 17h
  • Recomendado se for um apaixonado pela arquitetura romana.

10. Visite os restaurantes perto do Bairro Copta

Conhecer o HanaDays Kitchen,| ©MatesJohn
Conhecer o HanaDays Kitchen,| ©MatesJohn

Há um par de restaurantes na Rua Copta do Cairo que eu definitivamente sugiro que visite. O ambiente nestes restaurantes é muito calmo e tranquilo, e ir a um destes restaurantes é definitivamente uma oportunidade para fazer uma pausa do dia agitado e experimentar a cozinha egípcia local. Se visitar um destes restaurantes, comece com lemon mint, uma limonada com menta adicionada que é popular em todo o Cairo e uma óptima forma de se hidratar. Os dois restaurantes mais próximos são o HanaDays Kitchen, localizado a 300 metros do bairro, que é especializado em frango assado e produtos de frango, mas também oferece mais variedade. E o restaurante Fish Boat Abouzeid, situado a quase 500 metros do bairro, especializado em pratos de marisco.

  • Preços: Entre 8 e 25 euros
  • Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9h às 22h

Como chegar ao Bairro Copta do Cairo

Conduzir no Cairo| ©Darwin Vegher
Conduzir no Cairo| ©Darwin Vegher

O Cairo Copta está localizado numa zona congestionada do centro do Cairo, mas é facilmente acessível de táxi ou de carro alugado. É também um dos poucos locais turísticos do Cairo que tem a sua própria paragem de metro, chamada Mar Girgis. Por isso, se quiser experimentar o metro no Cairo, esta pode ser uma boa oportunidade.

Se for de carro, basta introduzir o nome "Mar Girgis" no seu Google Maps e terá uma rota direta para a entrada do complexo.

Dicas para visitar o Bairro Copta do Cairo

Ruas do Bairro Copta| ©rsaezn
Ruas do Bairro Copta| ©rsaezn

Para evitar as multidões, tente visitar o bairro numa manhã de segunda a sexta-feira, quanto mais cedo melhor. Os turistas nacionais que vivem fora do Cairo tendem a visitar o complexo aos fins-de-semana, tornando-o mais movimentado do que o habitual. Note-se também que algumas das igrejas ainda estão em funcionamento e que existe um centro recreativo e um salão de casamentos, pelo que não se trata apenas de um bairro turístico.

O Cairo Copta fica muito perto do Museu Nacional da Civilização Egípcia (a cerca de 10 minutos de carro), pelo que faz sentido, do ponto de vista logístico, visitar os dois locais no mesmo dia.

Se ainda estiver interessado em ver mais igrejas coptas, uma muito bonita é a Igreja da Gruta (Mosteiro de São Simão, o Curtidor), que está esculpida na montanha Moqattam. Também não é má ideia perder algum tempo a passear pelas pequenas ruelas do Cairo copta, que estão repletas de lojas de recordações e de pormenores históricos esculpidos nas paredes.