10 coisas para ver e fazer no Cairo em janeiro
O Cairo é um daqueles destinos que todos os entusiastas de viagens devem visitar pelo menos uma vez na vida. Em janeiro, será poupado ao calor sufocante do verão, mas encontrará muitos turistas.
Se escolheu o mês de janeiro para visitar todas as atracções do Cairo, está com sorte. Ver as pirâmides sem suar com o calor, assistir a uma extraordinária feira do livro ou ver como os coptas do país celebram o Natal são apenas algumas das coisas que pode fazer no Cairo se viajar durante este mês. Posso garantir-vos que é uma experiência que deixará uma impressão duradoura em qualquer viajante.
1. Visite as pirâmides de Gizé e a Esfinge sem ter de suportar o calor do verão de mais de 40 graus Celsius.
A maior vantagem de fazer esta visita em janeiro é, obviamente, não ter de a fazer completamente encharcado em suor e incapaz de respirar corretamente devido ao calor. Apesar de encontrar muitos turistas, o passeio pela esplanada onde se encontram estes magníficos monumentos será muito mais agradável.
Poucos monumentos no mundo precisam de menos apresentações do que as pirâmides de Gizé. São o único exemplo sobrevivente das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, uma designação que, sem dúvida, compreenderá quando as vir.
Embora seja possível visitá-las por conta própria, recomendo reservar uma excursão a Gizé a partir do Cairo, que inclua um guia especializado que explicará a história de Quéops, Quéfren e Mykerinos.
Informações práticas
- Onde: a cerca de 30 minutos do centro do Cairo.
- Horário: das 07:00 às 19:30 horas. A entrada no interior da pirâmide faz-se das 8h30 às 16h.
- Preço: A visita organizada pode ser adquirida por 14 euros. A entrada no recinto custa 11 euros; a entrada na Grande Pirâmide custa 22 euros. A entrada na Pirâmide de Quéfren custa cerca de 5,5 euros.
2. Passear na Feira Internacional do Livro do Cairo
Se, tal como eu, é um amante de livros e está no Cairo no final de janeiro, não pode deixar de visitar o bairro de Heliópolis para assistir à Feira Internacional do Livro da cidade, que se realiza no centro de exposições Nasr City
. Esta feira do livro é a mais importante do mundo árabe e tem um espaço dedicado aos livros antigos onde certamente encontrará alguns exemplares interessantes. A maior parte das palestras deste evento, bem como muitos dos livros, são em árabe, mas há sempre muitos títulos noutras línguas. Para além disso, o ambiente deste evento cultural é certamente muito interessante e vale a pena passar algum tempo a passear por lá.
E se é fã de cultura, não pode deixar de fazer uma visita guiada ao Museu Egípcio no Cairo- vai ficar maravilhado com toda a arte que ele tem para oferecer!
3. Passar algumas horas em Ain El Sokhna
Apesar da crença popular, o clima de janeiro no Cairo pode ser frio por vezes. Um dos melhores locais para evitar estas temperaturas é dirigir-se a Ain El Sokhna, um local cujo nome pode ser traduzido como "fontes quentes" ou "fontes termais".
Trata-se, na verdade, de uma cidade nas margens do Mar Vermelho, para onde os habitantes do Cairo costumam fugir aos fins-de-semana. A apenas uma hora e meia da capital, estas praias nunca têm falta de sol e, mesmo em janeiro, as temperaturas são facilmente superiores a 20 graus Celsius, tal como a temperatura da água.
As praias são verdadeiramente excelentes, com areia macia e bem conservada. Se desejar, pode também fazer snorkelling para ver a fabulosa vida marinha da zona, desde jardins de corais a peixes de recife coloridos.
4. Assistir ao Festival de inverno no Parque Zed
Todos sabemos que uma visita ao Cairo é uma imersão total na história e na arte. No entanto, também pode haver tempo para a diversão. Em janeiro, poucos locais são melhores para passar um bom bocado do que o Festival de inverno no Parque Zed, situado em Sheikh Zayed, no 10º distrito da capital.
O grande parque Zed apresenta tudo, desde uma enorme roda gigante a um carrossel que faz lembrar os que são montados em Paris no Natal e uma pista de gelo. Além disso, todos os fins-de-semana há diferentes espectáculos musicais, peças de teatro, desfiles e até actividades carnavalescas.
Naturalmente, há também uma área dedicada à comida egípcia onde encontrará os melhores pratos da sua gastronomia.
5. Descubra como os coptas celebram o Natal
A população egípcia é quase inteiramente muçulmana e, por isso, não celebra o Natal. No entanto, se viajar para o Cairo em janeiro, poderá descobrir como a minoria cristã do país, os chamados coptas, vivem a quadra festiva.
O Bairro Copta, a zona do Cairo onde vive a maior parte desta comunidade, é um ponto de passagem obrigatório para quem visita a capital egípcia e, de facto, é uma das visitas guiadas mais populares.
Se puder visitar o bairro nesta altura do ano, verá todas as igrejas decoradas. Um aspeto que chama a atenção é o facto de cada igreja escolher o seu próprio estilo de decoração e de as decorações serem feitas pela própria comunidade.
O que todas estas igrejas têm em comum é uma árvore de Natal. Os coptas afirmam que a tradição de colocar estas árvores teve origem no Egipto, quando uma palmeira com doze folhas era utilizada para simbolizar o ano.
Informações úteis:
- Onde: no bairro copta do Cairo.
- Quando: O nascimento de Jesus é celebrado a 7 de janeiro.
6. Imite os habitantes do Cairo e fuja das multidões de janeiro no Jardim da Gruta do Aquário.
No meio do asfalto do Cairo, é possível encontrar um espaço verde encantador onde se pode relaxar e fugir por algumas horas das multidões que enchem as ruas da cidade, especialmente durante a época alta do turismo, como é o caso de janeiro. Um dos melhores locais para visitar é o Jardim da Gruta do Aquário, onde muitas famílias locais se reúnem para se divertirem.
Este jardim situa-se em Zamalek e foi criado como um local de recreio para a nobreza em 1867. Muito mais tarde, foi-lhe acrescentado um aquário. Pode ser visitado diariamente entre as 9:00 e as 17:00.
Apetece-lhe relaxar ainda mais? Complete uma tarde no aquário com um cruzeiro no Nilo que inclui um jantar buffet e um espetáculo ao vivo de Tanoura e dança do ventre. Mais do que apetitoso!
7. Faça uma viagem a Alexandria numa das melhores alturas do ano!
Há vários locais à volta do Cairo que merecem uma visita. Infelizmente, alguns deles são muito desconfortáveis para visitar no verão, uma vez que as altas temperaturas na zona desértica não o tornam muito confortável. janeiro, com o seu clima ameno ou algo fresco, é a melhor altura para fazer uma viagem a Alexandria a partir do Cairo.
Fundada por Alexandre, o Grande, no século IV a.C., nesta cidade antiga pode visitar marcos como o antigo anfiteatro romano, a biblioteca de Alexandria, o Forte Qaitbey e as catacumbas de Kom El Shoqafa.
O património cultural e arqueológico desta cidade vai deixá-lo maravilhado, pois por ela passaram gregos, romanos, árabes, turcos e britânicos. Uma excursão verdadeiramente imperdível.
8. Paragem para comprar alguns dos pratos tradicionais de inverno do Cairo.
É verdade que o inverno no Cairo não se compara, em termos de temperaturas frias, a outros destinos mais a norte. No entanto, isso não significa que não existam alguns alimentos de inverno para manter o corpo quente. Quando passear pelas ruas da cidade, pare e compre alguns para experimentar.
Um dos pratos mais típicos de janeiro é a batata-doce assada. De facto, é possível ver de longe as bancas onde são vendidas, já que o aroma se espalha pela rua. O mesmo acontece com o delicioso milho em espiga, muito tradicional nesta altura do ano.
Os egípcios também têm duas bebidas que devem ser consumidas durante estes meses. A primeira é o sahlab, uma bebida quente à base de leite. A outra tem um nome um pouco mais complicado, hummus el sham, que tem um sabor ligeiramente picante e é feita com tomate e grão-de-bico.
9. A temporada de concertos da Ópera do Cairo
janeiro é uma altura particularmente boa para assistir a um dos concertos ou espectáculos na excelente Ópera do Cairo. Não só se afastará um pouco da agitação das ruas da cidade, como também se poderá abrigar da brisa que pode soprar durante a noite.
O local alberga, de facto, sete teatros diferentes, de tamanhos variados. Embora a ópera seja a principal atração do teatro, também é possível assistir a peças de teatro, musicais, concertos e espectáculos de ballet.
Vale a pena dar um passeio pelos belos jardins que rodeiam o edifício e contemplar algumas das estátuas dedicadas aos grandes artistas do país.
Informações úteis
- Onde: na Ópera, no bairro de Zamalek, na ilha de Gezirah.
- Quando: ao longo de vários meses.
- Preço: depende do espetáculo.
10. Jantar no restaurante giratório da Torre do Cairo
Se quiser ter as melhores vistas nocturnas do Cairo a partir de cima, mas acha que pode estar demasiado frio para ficar ao ar livre durante muito tempo, basta dirigir-se ao bairro de Zamalek para encontrar o lugar certo: a Torre do Cairo.
Esta antiga torre de telecomunicações, lindamente gradeada, oferece a possibilidade de jantar no seu soberbo restaurante giratório no topo. Não só desfrutará de um bom jantar, como também terá a melhor vista possível da cidade sem o risco de apanhar frio.
O tempo no Cairo em janeiro
Um dos factores que fazem do inverno (incluindo janeiro) a época alta do turismo são as temperaturas amenas. As máximas médias rondam os 19°C, enquanto as mínimas médias rondam os 10°C. Isto não impede que o tempo desça ocasionalmente para uma temperatura amena, mas agradavelmente quente.
Isto não impede que as noites sejam um pouco mais frias e é aconselhável levar na mala algumas roupas quentes, mas mesmo assim, estas temperaturas não o impedirão de passear à vontade pelas ruas da cidade. Em todo o caso, é sempre aconselhável consultar a previsão meteorológica pouco antes de viajar.