10 coisas para ver e fazer no Cairo em novembro

novembro é um dos melhores meses para visitar o Cairo e neste post vai descobrir porquê com 10 planos perfeitos para esta época do ano.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer no Cairo em novembro

Cairo | ©Denis Nazvantsev

novembro é um dos melhores meses para ver e fazer uma multiplicidade de actividades na capital do Egipto. Isto deve-se em grande parte ao clima, uma vez que no penúltimo mês do ano as temperaturas são muito agradáveis, longe do calor sufocante do verão e das noites mais frias em pleno inverno.

Mas as boas temperaturas também têm um lado negativo. Atraem um número muito maior de turistas, o que faz com que seja mais provável ter de esperar em longas filas para visitar sítios como as pirâmides ou o Museu Egípcio. Precisamente para evitar isto, reuni 10 planos e actividades menos turísticos que são perfeitos para desfrutar do Cairo em novembro e que são um complemento perfeito para a sua viagem.

1. Admire o espetáculo noturno de som e luz das pirâmides

Espetáculo noturno de luzes das pirâmides| ©Carmen
Espetáculo noturno de luzes das pirâmides| ©Carmen

No inverno e no verão, as temperaturas nocturnas descem a pique, o que dificulta a realização de actividades nocturnas. Mas em novembro a temperatura nocturna é muito agradável, rondando os 20 graus Celsius, o que a torna ideal para experimentar as virtudes da vida nocturna do Cairo.

Uma das experiências nocturnas mais recomendadas é o espetáculo de som e luz projetado sobre as Pirâmides e a Esfinge de Gizé. A sua beleza e espetacularidade fazem dele uma das melhores experiências no Cairo à noite.

Reserve o seu bilhete para o espetáculo de som e luz

2. Assistir ao pôr do sol com as pirâmides como pano de fundo

Pôr do sol nas Pirâmides de Gizé| ©Kyle Taylor
Pôr do sol nas Pirâmides de Gizé| ©Kyle Taylor

Visitar as Pirâmides de Gizé é uma obrigação e presumo que o fará durante a sua estadia no Cairo. Uma das melhores experiências é reservar uma excursão privada às Pirâmides a partir do Cairo. Uma atividade cheia de cultura, história, natureza e beleza que o vai surpreender.

Outra opção é ver o pôr do sol com as pirâmides como pano de fundo enquanto come um lanche. O melhor sítio para o fazer é o terraço do hotel Mena House by Marriott. Não é preciso estar hospedado no luxuoso hotel para ir ao seu terraço e apreciar a vista praticamente ao pé das pirâmides. A vantagem de o fazer em novembro é que as temperaturas são agradáveis e não está nem muito calor nem muito frio ao pôr do sol.

Reservar uma excursão às Pirâmides de Gizé

3. Desfrutar do Nilo na ilha de Zamalek ou num cruzeiro

Ilha de Zamalek| ©KCrow
Ilha de Zamalek| ©KCrow

Em novembro, devido em parte ao elevado afluxo de turistas, o Cairo pode ser excessivamente stressante. A azáfama da cidade é considerável, mas felizmente existem locais para escapar às multidões. A ilha de Zamalek e o seu bairro homónimo é um desses lugares e, na minha opinião, um dos melhores lugares do Cairo para relaxar. Esta ilha está situada no coração da cidade, rodeada pelo rio Nilo, e alberga um dos bairros mais cosmopolitas da capital.

Combina espaços verdes, centros culturais, lojas e restaurantes, exposições e algumas das atracções turísticas mais populares, como a Torre do Cairo. A minha recomendação é visitá-lo ao pôr do sol, enquanto passeia por um dos seus parques nas margens do Nilo e janta num dos seus muitos restaurantes.

Outra óptima opção para escapar à agitação das multidões é fazer um cruzeiro no Nilo. E se incluir jantar e entretenimento ao vivo, tanto melhor!

Reservar um cruzeiro no Nilo

4. Fuja da agitação da cidade com uma excursão.

No Fayom Oasis| ©Laila Goubran
No Fayom Oasis| ©Laila Goubran

Se as multidões do Cairo forem demasiado grandes para si e tiver um dia ou mais livre, uma excursão é sempre uma boa ideia. Felizmente, o Cairo é o centro do Egipto e há muitas excursões de todos os tipos.

Pode fazer uma viagem de ida e volta no mesmo dia para as praias do Mar Vermelho, visitar o Fayom O asis ou visitar Alexandria. Pode ainda fazer um cruzeiro no Nilo ou, se tiver mais dias, visitar Luxor, Memphis ou Abu Simbel.

Como vê, há uma grande variedade de opções para todos os gostos. Não perca os melhores passeios e excursões do Cairo, perfeitos para o mês de novembro.

Reserve uma excursão às Pirâmides de Gizé, Saqqara e Memphis

5. Cultura alternativa no Sawy

Roda cultural de Sawy.| ©Mohamed Ouda
Roda cultural de Sawy.| ©Mohamed Ouda

O Cairo sempre foi uma cidade de tradições ligadas à religião. Mas, desde há muitos anos, a cidade tem vindo a abrir-se e a acolher outras culturas e modos de vida. É por isso que o contraste entre tradição e modernidade é algo muito interessante que a capital egípcia tem para oferecer. A melhor maneira de o experimentar é visitar a Roda Cultural de Sawy.

Uma atmosfera livre de normas religiosas cresce em torno deste centro cultural e novembro é um dos melhores meses para o visitar e reservar uma visita ao Cairo, pois é uma das épocas mais movimentadas do ano com exposições, concertos, teatros, projecções de filmes e documentários e muito mais. Além disso, nos meses de época alta, a atenção centra-se nos turistas estrangeiros, embora estes sejam bem-vindos durante todo o ano. Em contrapartida, este é um dos pontos turísticos mais interessantes do Cairo e um dos menos conhecidos.

6. Desfrute do Festival de Música Árabe na Ópera do Cairo

Teatro do Cairo| ©Jessica Splain
Teatro do Cairo| ©Jessica Splain

Todos os anos, em novembro, realiza-se o Festival de Música Árabe na Ópera do Cairo. As datas variam de ano para ano, mas realiza-se sempre em novembro e é uma oportunidade única para experimentar e apreciar a música tradicional árabe. Geralmente, esse tipo de música está ligado à tradição e à religião, mas a cada ano o festival traz mais novidades, aproximando-o dos estilos modernos.

O palco principal do festival é a Cairo Opera House, também conhecida como a casa de ópera do Egipto, uma vez que é a única do género no país. O edifício, situado na parte sul da ilha central do Cairo, faz parte do Centro Cultural Nacional do Cairo. Este festival é uma forma perfeita de acrescentar uma banda sonora inesquecível à sua viagem.

7. Visite a Cidadela de Saladino e veja uma das melhores vistas do Cairo

Entrada da Cidadela| ©Dan
Entrada da Cidadela| ©Dan

No ponto mais alto do Cairo está a Cidadela de Saladino. Um enorme complexo murado que serviu de fortaleza, abriga alguns dos edifícios mais importantes da história da cidade, incluindo a Mesquita al-Nasir, o Palácio Gawhara e a impressionante Mesquita Muhammad Ali. Graças à sua localização no topo da colina, a Cidadela oferece algumas das melhores vistas da cidade.

Como o calendário de férias dos muçulmanos termina em setembro, novembro é um bom mês para visitar o complexo sem restrições e com boas temperaturas. A única coisa que terá de ter em conta é que deve vestir-se adequadamente, de acordo com as regras do Islão para entrar nas mesquitas.

8. Conheça a cidade dos mortos... onde habitam os vivos

Na cidade dos mortos| ©Dennis Jarvis
Na cidade dos mortos| ©Dennis Jarvis

Uma vez que a cidade está cheia de gente em novembro, é bom ter planos alternativos. É também uma boa oportunidade para conhecer sítios menos frequentados mas igualmente interessantes do Cairo, como a Cidade dos Mort os.

Trata-se de um local atípico, uma zona situada a cerca de 7 quilómetros do centro da cidade que começou por ser um cemitério e hoje se transformou numa cidade dentro da cidade, onde túmulos e mausoléus convivem com as casas dos seus habitantes. Alguns deles estão mesmo dentro de panteões.

É uma zona pobre, pelo que é interessante conhecê-la para se afastar do lado mais turístico e descobrir os contrastes do Cairo. É claro que é obrigatório visitá-lo com um guia, pois é um pouco perigoso sozinho, mas em meses como novembro, quando não há feriados religiosos, é a melhor altura para o visitar.

9. Subir à Torre do Cairo para ver a imensidão da cidade.

Torre do Cairo| ©Ahmedsantos
Torre do Cairo| ©Ahmedsantos

O verão, para além das altas temperaturas, traz consigo a neblina. Um fenómeno que, devido aos ventos quentes, faz com que a areia do deserto forme uma camada que cobre a cidade e reduz a visibilidade, tornando mais difícil desfrutar dos melhores miradouros do Cairo.

No entanto, em novembro este fenómeno é muito menos frequente, pelo que este mês é uma boa altura para subir à Torre do Cairo e desfrutar da melhor vista panorâmica da cidade. O edifício de 186 metros de altura está localizado na Ilha de Zamalek e tem um restaurante rotativo, bem como uma plataforma de observação.

10. Faça as suas compras de sexta-feira negra no mercado de Khan el-Khalili

Khan el-Khalili à noite| ©jing0423
Khan el-Khalili à noite| ©jing0423

A Black Friday é uma data mais ocidental e não é habitualmente celebrada no Cairo, mas graças à globalização, algumas lojas e comerciantes locais aproveitam esta altura do ano para atrair turistas. É uma boa desculpa para visitar o mercado de Khan el-Khalili, o mais famoso e importante mercado do Egipto.

Situado no coração do Cairo islâmico, este mercado alberga mais de 900 bancas onde se pode encontrar todo o tipo de artesanato, tecidos, vestuário, especiarias, alimentos e muitas outras curiosidades. Alguns comerciantes aproveitam a Black Friday à sua maneira para atrair turistas, embora a melhor forma de conseguir uma pechincha seja dominar a arte de regatear, o que é obrigatório aqui.

No mercado de Khan el-Khalili encontram-se também os famosos cafés antigos, onde se pode tomar uma chávena de chá e fumar uma shisha. Não é por acaso que é considerado o mercado mais importante do Médio Oriente.

Temperaturas no Cairo em novembro

Pôr do sol no Nilo| ©Ennio
Pôr do sol no Nilo| ©Ennio

O Cairo é conhecido pelas suas temperaturas extremas, tanto quentes como frias. Por exemplo, no verão, as máximas ultrapassam os 40 graus Celsius durante o dia e, à noite, podem descer até aos 0 graus Celsius e, no inverno, ainda mais baixas, enquanto em novembro as temperaturas se tornam muito mais amenas e há menos diferença entre o dia e a noite.

As máximas variam entre os 27 graus Celsius no início do mês e os 23 graus Celsius nos últimos dias, enquanto as mínimas à noite apenas descem entre os 18 e os 14 graus Celsius. Este clima ameno de novembro é favorecido pelo céu limpo e pela ausência quase total de chuva, o que também contribui para a baixa humidade. Poucos meses do ano têm melhor tempo no Cairo do que novembro.

Chegadas de turistas ao Cairo e preços em novembro

As ruas do Cairo| ©ASaber91
As ruas do Cairo| ©ASaber91

Ao contrário da maioria dos destinos turísticos, o verão não é a época alta do turismo. Tal deve-se, como já deve ter percebido, ao calor extremo que se faz sentir no Cairo nos meses de verão e, como tal, a maior afluência de turistas ocorre quando o calor desaparece. Isto acontece no final de setembro, mas como as temperaturas no inverno baixam significativamente à noite, a época alta decorre entre setembro e novembro, sendo este último um dos meses mais movimentados para os turistas no Cairo.

Isto também se traduz num ligeiro aumento dos preços, uma vez que a elevada procura faz com que os voos, os hotéis e o alojamento aumentem ligeiramente. Por conseguinte, é aconselhável reservar com a maior antecedência possível se quiser fazer a sua viagem em novembro.

O que levar na mala para a sua visita ao Cairo em novembro

Bagagem| ©nappy
Bagagem| ©nappy

Se viajar para o Cairo em novembro, o clima e outros factores determinarão o que deve levar na mala. Para garantir que não se esquece de nada, vamos ver o que deve levar na mala para a sua viagem ao Cairo em novembro:

  • Leve roupa leve e de cores frescas para o dia, e casacos e algo mais quente para quando as temperaturas baixarem à noite.
  • Como é provável que visite mesquitas, vista-se adequadamente e evite usar roupas demasiado curtas ou demasiado justas.
  • As mulheres devem ter especial cuidado com a forma como se vestem, pelo que também é aconselhável levar consigo um lenço que possa ser utilizado para se cobrir em locais e momentos específicos, como quando visita uma mesquita.
  • O calçado deve ser confortável e respirável.
  • Traga um chapéu, óculos de sol, protetor solar e outros artigos para se proteger do calor. Apesar de estarmos em novembro, as temperaturas do meio-dia podem ultrapassar os 30 graus Celsius em alguns dias.