Mais sobre: Bilhetes e visitas ao Palácio de Dolmabahçe em Istambul
O Palácio Dolmabahçe é um dos maiores edifícios de Istambul. Foi construído em 1856 para substituir o antigo Palácio Topkapi. É, sem dúvida, um dos edifícios mais espectaculares, uma vez que se situa na margem do Estreito de Bósforo.
Este impressionante palácio serviu de centro administrativo do Império Otomano até ser convertido em museu. Durante a visita, poderá fazer uma visita única à maior parte de todo o complexo, uma visita interessante e caraterística da cidade.
Dir-lhe-ei como obter os bilhetes e os pormenores que deve saber antes de partir!
Visita guiada ao Palácio de Dolmabahçe em Istambul
Istambul: visita guiada ao Palácio Dolmabahçe sem filas de espera
Uma visita de 1 hora a este maravilhoso palácio de Istambul na companhia do melhor guia especializado na sua língua.
Esta visita dar-lhe-á a oportunidade de visitar o Palácio Dolmabahçe com um guia especializado, para que possa simplesmente explorar a ornamentação das diferentes salas e aprender histórias interessantes sobre os sultões que aí viveram. Além disso, o seu guia terminará a visita na plataforma de observação na Colina Çamlıca, onde poderá desfrutar de uma espetacular vista panorâmica da cidade de Istambul.
Não perca o valioso tempo de férias a aceder a uma atração turística ou a planear itinerários. Visitar um palácio como este na cidade de Istambul é verdadeiramente um privilégio e deve aproveitá-lo ao máximo.
Recomendado se... Não se contenta em visitar os sítios sem conhecer a sua história. Graças a esta visita guiada, compreenderá melhor o interesse deste impressionante palácio em Istambul.
Como obter bilhetes para o Palácio Dolmabahçe? Que tipos de bilhetes existem?
Se está a planear visitar esta magnífica obra de arte, pode comprar o seu bilhete de duas maneiras: na bilheteira do Palácio Dolmabahçe ou online com antecedência, para organizar melhor os seus planos de férias. Se quiser comprar o seu bilhete lá, recomendo que vá com alguma antecedência, uma vez que as filas à porta do Palácio são normalmente bastante longas. A vantagem clara de comprar online é poupar esse tempo.
Os bilhetes estão divididos em diferentes categorias, dependendo da secção do Palácio que está interessado em visitar. Como pode ver, o bilhete de entrada geral é ligeiramente mais barato. Por conseguinte, se tiver tempo, é uma boa opção. Os preços estão em moeda local, mas aqui estão os preços aproximados em euros:
- Entrada para a zona de Selamlik: 8 euros.
- Entrada para o Harém: 5 euros.
- Bilhete conjunto: 12 euros.
Vale a pena fazer uma visita guiada ao Palácio Dolmabahçe?
Claro que sim. Em palácios com tanta história e tantos pormenores ornamentados é sempre aconselhável reservar uma visita guiada. Nesta visita, o guia conduzi-lo-á pelas diferentes divisões da impressionante residência otomana (são mais de 280 divisões e isto, por si só, pode ser avassalador) e contará os acontecimentos mais relevantes que lhe darão o contexto da história de luxo e excentricidade dos sultões da época.
Os bilhetes para o Palácio Dolmabahçe estão incluídos em algum dos cartões turísticos?
Talvez esteja a pensar em comprar um dos passes turísticos de Istambul para aproveitar ao máximo a sua viagem.
Pois bem, o seu E-pass de Istambul inclui o bilhete de entrada e a visita guiada à secção Selamlik do Palácio.
Esta visita consiste num passeio pelo Palácio Dolmabahce com um guia profissional de língua inglesa, se falar inglês. Se não falar inglês, não se preocupe, pois o audioguia também está disponível em russo, espanhol, árabe, alemão, francês, italiano, japonês, chinês, entre outros, fornecido pelo guia em direto do Istanbul E-pass.
Além disso, pode entrar sem reserva nem fila. Basta mostrar o seu passe, que será enviado para o seu endereço de correio eletrónico em formato de código QR.
O Istanbul E-pass está disponível em passes de diferentes durações. Existem passes de 2, 3, 5 e 7 dias, que começam com a sua primeira ativação. Os dias são contados de acordo com o calendário e só podem ser utilizados em dias consecutivos.
Quanto tempo é necessário para visitar o Palácio Dolmabahçe?
Não são permitidas visitas individuais, por isso espere sempre pela formação de um grupo. Isto demora praticamente minutos, pois os turistas estão constantemente a chegar.
Estima-se que a visita ao interior do Palácio demore cerca de 1**,5 a 2 horas**. Não é permitido fotografar no interior do edifício e o percurso é rigorosamente marcado, o que torna a visita muito mais tranquila. Mas é verdade que o Palácio é muito grande e cheio de pormenores que vai certamente querer ver mais de perto.
Depois, fica ao seu critério fazer uma pausa no café situado nas margens do Bósforo, no primeiro jardim do Palácio. Aí, pode também contemplar a popular Torre do Relógio.
A melhor altura para visitar o Palácio, segundo a minha experiência, é de manhã cedo ou ao fim da tarde, antes da hora de fecho. Se decidir visitá-lo por volta do meio-dia, irá provavelmente encontrar muitos outros turistas com a mesma intenção. Esta é a hora mais movimentada do dia.
Pode também combinar a sua visita, aproveitando a proximidade do Bósforo, com um cruzeiro no rio Bósforo. Uma experiência extremamente agradável após a sua visita.
Quando é que o Palácio Dolmabahçe está aberto?
Se está a planear a sua visita ao Palácio, tenha em atenção que este está fechado às segundas-feiras. Isto é bastante comum na cidade de Istambul, por isso recomendo que verifique antes de se dirigir a qualquer atração neste dia da semana.
Todos os outros dias da semana está aberto das 9h às 17h, mas os visitantes são admitidos até às 16h.
O que não perder no Palácio Dolmabahçe?
O Palácio Dolmabahçe é um dos maiores edifícios de Istambul e a sua visita é uma das mais interessantes de todos os museus e exposições da cidade.
Selamlik
Este é o edifício principal do Palácio Dolmabahçe. Era aqui que se desenrolava a vida pública dos tempos antigos. Era o local de várias reuniões e festividades relacionadas com os representantes do Estado. É a primeira parte do palácio que vai ver e vai deixá-lo simplesmente de boca aberta.
Mas porquê? De facto, todos os salões e corredores desta parte da visita são mais do que bonitos. Recomendo que preste atenção à decoração dos tectos e aos grandes e luxuosos candelabros.
Tudo o que tem a ver com a ornamentação do Palácio é realmente impressionante. De facto, poderá identificar que os quartos se distinguem de acordo com a sua cor. Encontrará, por exemplo, a Sala Azul ou a Sala Rosa.
Os meus lugares preferidos de toda a visita são as escadas feitas de cristal da Boémia e a biblioteca do califa Abdulmecid Efendi, o último habitante do palácio no período otomano. São verdadeiras jóias imperdíveis.
O salão de festas
Como se pode imaginar, no meio de todo este luxo, o salão de receção é o mais espetacular. É um salão verdadeiramente imenso, com cerca de 2000 metros quadrados, com tectos altos de quase 40 metros de altura. No interior não há tanto luxo porque está quase vazio, mas só de olhar para as colunas e para o gigantesco lustre de 4 toneladas é maravilhoso.
Foi aqui, por exemplo, que se realizou o primeiro discurso de Atatürk como presidente e o seu funeral.
O harém
Neste tipo de palácio da era otomana, a família do sultão e as mulheres viviam as suas vidas. É verdade que esta parte do palácio não é tão espetacular como as outras partes do palácio, mas é interessante saber como era a vida quotidiana do Sultão.
O quarto de Atatürk
No interior do harém, encontra-se o quarto do homem que fundou a República da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk. Foi aqui que ele viveu e morreu em 1938.
Um facto curioso é que todos os relógios do Palácio marcam a hora da sua morte como homenagem e comemoração.
Os jardins
Os jardins têm um estilo europeu facilmente identificável, tal como o resto do Palácio. Estão decorados com muitos elementos de outros palácios de épocas mais antigas, como fontes, estátuas e arranjos florais. O chamado Hasbahçe é o jardim principal, onde também se pode apreciar a fachada do edifício Selamlik de uma perspetiva privilegiada.
Como chegar ao Palácio Dolmabahçe?
O Palácio Dolmabahçe está localizado na zona de Besiktas, em Istambul, uma área um pouco mais isolada do que as principais zonas centrais da cidade.
Para além disso, é muito fácil deslocar-se em Istambul através dos transportes públicos e, se não conseguir orientar-se, pode utilizar o serviço Google Maps ou a página dos transportes de Istambul.
Kabatas é a paragem mais próxima do Palácio e está perfeitamente ligada ao resto da cidade. Pode chegar a este ponto com:
- Funicular: a partir de Taksim.
- Ferry: a partir de Uskudar, do outro lado do Bósforo.
- Elétrico**:** a partir de Karaköy ou da zona de Sultanahmet.
- Autocarro: de muitos outros pontos da cidade.
Se não se sentir à vontade com os transportes públicos, lembre-se de que pode sempre utilizar o serviço de táxis ou os autocarros turísticos de Istambul.
É aconselhável ir ao Palácio Dolmabahçe com crianças?
A parte interessante para as crianças será certamente ouvir a história do sultão, que é contada pelo guia como uma história, e é fácil imaginar como se desenrolam estas cenas da vida quotidiana no palácio que estamos a visitar. Os jardins e as vistas para a baía são também locais especiais para partilhar com a família.
O que posso fazer perto do Palácio Dolmabahçe?
Se quiser aproveitar ao máximo o dia e visitar a área do Palácio Dolmabahçe, aqui está uma lista de opções interessantes:
- Estádio de Futebol Besiktas: aqui pode visitar o museu do Besiktas Football Club, o museu do clube de futebol mais antigo da Turquia.
- Se apanhar o funicular para a Praça Taksim, chegará à Rua Istikal. Esta é uma zona muito comercial, cheia de lojas para fazer compras e opções de comida de rua.
- Outra opção atractiva é apanhar o ferry para o lado asiático de Istambul e descobrir um outro lado da capital.
- Visite também o bairro de Ortakoy, muito próximo a Besiktas. A Mesquita de Ortakoyesé gratuita e muito impressionante, situada nas margens do rio. Recomendo que a visite na hora da oração para mergulhar na cultura muçulmana. Não se esqueça, se for mulher, de cobrir o cabelo, os ombros e os braços antes de entrar.
Os domingos são particularmente agradáveis porque há um mercado muito animado com muitas pessoas nas ruas.
Algumas dicas úteis para a sua visita
- Lembre-se de que é proibido tirar fotografias e fazer vídeos no interior do palácio. Verá uma grande operação de segurança dentro e à volta do Palácio.
- Antes de entrar no edifício, terá de colocar uma folha de plástico para proteger os seus pés. Deve mantê-las durante toda a visita e elas destinam-se a promover a preservação deste valioso edifício para a cidade de Istambul. O chão e os tapetes já têm muitos anos e o objetivo é evitar que se desgastem ou sujem facilmente.
- Ao planear a sua visita, tenha em conta o tempo que irá passar nos postos de controlo de segurança. Como referi anteriormente, é um local muito movimentado e todos têm de ser controlados.
- Não são permitidos sacos ou mochilas grandes à entrada do Palácio, por isso lembre-se de trazer apenas o essencial.
- Também não é permitido trazer comida e bebida, por isso divirta-se antes de entrar no Palácio.