O que ver e fazer em Bilbau à noite

Bilbau, a cidade vanguardista e cheia de cultura, é também conhecida pela sua animada vida nocturna e pelos locais onde se pode sair para tomar um bom vinho e uns pintxos.
O que ver e fazer em Bilbau à noite

    Mais sobre: O que ver e fazer em Bilbau à noite

    Bilbau é uma cidade turística cosmopolita onde não faltarão planos culturais nem visitas para fazer, mas quando a noite cai, esta cidade transforma-se numa das capitais mais animadas e com mais actividades nocturnas.

    E Bilbau tem planos para todos os gostos, quer goste de relaxar na esplanada de um bar com amigos e um bom vinho, quer prefira sair para dançar até ao nascer do sol. Não importa a hora, Bilbau nunca descansa. Continue a ler e eu conto-lhe 10 actividades nocturnas para aproveitar ao máximo a sua viagem.

    1. Passear pelas sete ruas enquanto se faz uma rota de pintxos

    Igreja de San Antón| ©Neil Noland
    Igreja de San Antón| ©Neil Noland

    As Sete Ruas de Bilbau estão situadas no centro histórico, o bairro mais antigo. Estas ruas pedonais estão repletas de bares, restaurantes e lojas, e são uma das principais zonas de lazer da capital da Biscaia. Para além de uma ampla oferta gastronómica, existem alguns monumentos imprescindíveis como a Catedral de Santiago, a Biblioteca Municipal de Bidebarrieta ou a Plaza Nueva.

    Nesta zona encontram-se alguns dos bares mais típicos de Bilbau, o que a torna perfeita para uma rota de pintxos, que são pequenas tapas servidas como aperitivo e geralmente acompanhadas por pequenos copos de vinho. O costume é reunir-se com amigos e fazer um passeio por diferentes bares.

    Alguns dos bares de pintxo com melhor classificação são: Gure Toki e Sorginzulo. No entanto, se o que se pretende é experimentar a gastronomia típica da zona sem perder nada, o melhor é reservar uma excursão de pintxos em Bilbau, onde se fará um percurso pelos bares e restaurantes de melhor qualidade da cidade onde, para além de uma magnífica refeição, se oferecerão os melhores vinhos e cervejas artesanais da zona.

    Reservar um passeio de pintxos em Bilbao

    2. Conhecer o bairro Indautxu

    Vida nocturna em Indautxu| ©Javier García Gonzalo
    Vida nocturna em Indautxu| ©Javier García Gonzalo

    Embora o coração da festa e da vida nocturna de Bilbau seja o Casco Viejo, outra das zonas com mais ambiente ao cair da noite é o bairro de Indautxu, pertencente à comarca de Abando.

    Esta zona converteu-se numa das mais importantes da cidade a nível cultural, social e económico, o que a converteu também num dos lugares com mais ambiente e planos para fazer. A parte mais animada é a Calle Licenciado Poza, onde se pode encontrar uma infinidade de lugares para tomar uma cerveja ou provar uns pintxos.

    O bairro de Indautxu é também o lar de algumas das discotecas mais exclusivas e caras de Bilbau. Por isso, se estás à procura de um local mais calmo e elegante do que os do Casco Viejo, esta pode ser uma boa opção. Para além disso, permite-te conhecer uma nova zona da cidade. E se quiser explorar esta e outras zonas da cidade, não hesite em reservar uma visita guiada a Bilbau que o guiará pelos locais mais emblemáticos.

    Reservar uma visita guiada a Bilbau

    3. Visitar o Guggenheim de Bilbao ao pôr do sol

    Guggenheim| ©Pétur Jónsson
    Guggenheim| ©Pétur Jónsson

    Um dos meus planos favoritos é reservar uma visita guiada privada ao Museu Guggenheim em Bilbau ao pôr do sol e depois passear pela área circundante até ao cair da noite.

    O Guggenheim é realmente impressionante e uma visita obrigatória na sua viagem a Bilbau. Além disso, com esta proposta, desfrutará do serviço exclusivo de um guia profissional que, durante toda a visita, o guiará e lhe mostrará todas as obras e artistas mais destacados do museu, como, por exemplo:

    • Sombras de Warhol, que é composta por nada mais nada menos do que mais de uma centena de telas.
    • Muralha da cidade de Miquel Navarro, um dos artistas mais populares da escultura contemporânea.
    • Villa Borghese de Kooning, inspirada numa paisagem de Roma.

    Para além disso, ficará a par de todas as anedotas e histórias durante esta visita de cerca de 2 horas.

    Reservar uma visita guiada ao Museu Guggenheim

    4. Ver a cidade iluminada a partir do Funicular Artxanda

    À noite em Bilbau| ©josemaria2321955
    À noite em Bilbau| ©josemaria2321955

    Embora seja verdade que durante o dia é mais fácil contemplar a cidade em pormenor a partir das alturas, subir a um miradouro à noite também tem o seu encanto, já que se pode admirar Bilbau iluminada em todo o seu esplendor.

    É por isso que o próximo plano que lhe vou sugerir é que suba à zona de Artxanda e se maravilhe com as impressionantes vistas da cidade, seja à noite ou, se preferir, um pouco mais cedo para ver o pôr do sol. Apesar de ser possível subir a pé, recomendo que se apanhe o funicular de Artxanda para chegar ao cimo, que é mais cómodo e, além disso, pode apreciar as vistas durante o percurso.

    Outra alternativa seria reservar uma visita guiada no funicular de Artxanda até ao miradouro, onde um especialista o acompanhará enquanto lhe conta a história da cidade, bem como alguns pormenores muito interessantes. Depois de descer, a visita continua com um passeio pelo centro histórico da cidade.

    Reservar uma visita guiada a Bilbau

    5. Assistir a um espetáculo no belo Teatro Arriaga

    Teatro Arriaga à noite| ©Pedro Gonzalez
    Teatro Arriaga à noite| ©Pedro Gonzalez

    O Teatro Arriaga está situado no centro histórico de Bilbau e foi construído no século XIX pelo arquiteto Joaquín Rucoba. Este teatro está instalado num belo edifício neo-barroco que o seu criador projectou inspirado na Ópera de Paris. Para além de contemplar a sua esplêndida fachada, convido-o a conhecer a sua programação e, se tiver oportunidade, a assistir a um dos seus espectáculos.

    No seu interior encontrará diferentes peças de teatro, bem como concertos de música clássica, ballet, monólogos e muitos outros espectáculos. Embora seja possível comprar bilhetes na bilheteira do teatro, recomendo que consulte o programa com antecedência e compre o seu bilhete online, caso contrário corre o risco de os bilhetes estarem esgotados.

    Uma vez terminada a peça, pode ir jantar a um dos muitos restaurantes da Cidade Velha e dar um agradável passeio noturno.

    6. Assista ao pôr do sol a partir do Muelle Marzana e desfrute da atmosfera animada

    Pôr do sol em Bilbau| ©Aaron206
    Pôr do sol em Bilbau| ©Aaron206

    O Muelle Marzana é uma grande zona pedonal situada em frente ao centro histórico, com uma vista imbatível sobre a ria e que, nos últimos anos, se converteu numa das zonas mais modernas e jovens do centro de Bilbau.

    Este cais, cujo nome deriva de uma antiga casa-torre situada junto à Ponte de San Antón, alberga atualmente um grande número de bares, restaurantes e bares com esplanadas onde se pode desfrutar de um cocktail ou de uma cerveja artesanal enquanto se observa a magnífica paisagem urbana que nos rodeia. Por vezes, há mesmo concertos de bandas ao vivo ou de DJ. Para além da vasta oferta gastronómica que este local tem para oferecer, está localizado em frente ao Mercado de la Ribera, onde também existem várias opções para comer qualquer coisa ou desfrutar de um copo de vinho.

    Sugiro que vá ao Muelle Marzana ao entardecer para ver o pôr do sol e o belo reflexo das luzes da cidade no estuário de Bilbao. Depois, pode tomar um cocktail numa das suas esplanadas e jantar num dos seus fantásticos restaurantes. E caso queiram mimar-se, recomendo o Restaurante Mina, um espaço gastronómico com estrela Michelin que não deixa ninguém indiferente.

    Reservar um passeio de bicicleta por Bilbau

    7. Divertir-se numa festa a bordo de um barco

    A festa| ©Mr. Theklan
    A festa| ©Mr. Theklan

    Se viajar para Bilbau no verão ou durante os meses de primavera, poderá assistir a uma festa muito especial. Todos os sábados, durante esta época do ano, a empresa de barcos Bilboats organiza festas originais a bordo dos seus barcos.

    A viagem dura cerca de 75 minutos e o barco dispõe de serviço de bar, música e, se necessário, catering. O ponto de partida e chegada da viagem é no cais da Plaza Pío Baroja. Uma vez a bordo, enquanto dançam e bebem um copo, atravessarão a calma ria de Bilbau e poderão contemplar a maravilhosa arquitetura da cidade e alguns dos seus edifícios mais emblemáticos, como o famoso Museu Guggenheim.

    Também existe a possibilidade de organizar celebrações a bordo, como despedidas de solteiro ou aniversários, que podem ser combinadas com a empresa se pretenderem serviços adicionais.

    Informações práticas

    • Onde se realiza: na ria de Bilbau. Os barcos partem do cais da praça Pío Baroja.
    • Quando: em março, as saídas são aos sábados às 18 horas, enquanto que de abril a setembro, as saídas são aos sábados às 18h30 e às 20 horas.
    • Preço: a entrada no festival está disponível a partir de 15 euros.

    8. Assistir a um evento no Bilborock, um local muito especial

    Bilborock| ©Oscar Frances
    Bilborock| ©Oscar Frances

    O Bilborock está situado no centro de Bilbau. Mais concretamente no Muelle de la Merced. Este espaço multifuncional acolhe peças de teatro, concertos, noites de cinema e outros eventos, e pode acolher até 300 pessoas sentadas e 500 de pé.

    Mas este local animado tem uma caraterística especial que o torna muito especial, que é o facto de estar localizado numa igreja do século XVII. Situado junto ao Casco Viejo, este antigo templo religioso tem sido utilizado para outros fins desde o final dos anos 90, quando, após ter sido adquirido pela Câmara Municipal, passou a ser um bem público destinado a promover actividades culturais para os jovens.

    Durante os 25 anos em que esteve ativo, actuaram aqui um grande número de artistas nacionais e internacionais, como Robbie Williams, Justin Timberlake, MClan ou Fito Cabrales. Hoje em dia, é frequente assistir a espectáculos no seu interior, por isso, se estiver a planear uma viagem a Bilbau, recomendo que consulte a sua programação e, se tiver sorte, terá a oportunidade de assistir a um espetáculo numa das salas mais originais do mundo.

    9. Vê os bares e pubs mais populares da Alameda de Bilbao

    Mistyk Pub| ©Lesly Ann
    Mistyk Pub| ©Lesly Ann

    Como pode ver, Bilbau tem muito para ver e fazer e um dos meus planos favoritos para a noite é sair para beber uma cerveja num dos muitos bares e pubs da cidade.

    Mazarredo

    A Alameda de Mazarredo é uma das ruas mais animadas da capital da Biscaia e tanto no seu interior como nas suas imediações existem inúmeros bares e pubs de todos os tipos e para todos os gostos, o que a torna num local perfeito se quiser conhecer a vida nocturna de Bilbau.

    O Pub Mistyk

    O Pub Café Teatro Mistyk está situado na rua Ercilla, na esquina da Alameda de Mazarredo. Este pub é um dos mais conhecidos da zona e, consoante a hora do dia, encontrará um ambiente muito diferente.

    Durante o dia, o Pub Mistyk funciona como um café onde se pode sentar tranquilamente e tomar uma bebida, uma cerveja ou, se preferir, uma bebida quente. No entanto, à noite, este lugar ganha vida e transforma-se num pub animado onde se pode dançar a noite toda.

    Pub El Galeón

    O pub Galeón em Bilbau também se encontra na Alameda de Mazarredo e tem um ambiente marítimo. Este pub costuma ser bastante concorrido, pois a entrada é gratuita, há música para todos os gostos e está aberto todos os dias da semana. Por isso, se estiver na zona e lhe apetecer festejar, esta é uma aposta segura.

    Café Antzokia

    Nos arredores de Mazarredo, muito perto dos Jardines de Albia, encontra-se um dos pontos de referência da vida nocturna de Bilbau, o Kafe Antzokia.

    Este clássico da noite de Bilbau oferece frequentemente música ao vivo e, por vezes, é possível ouvir os maiores êxitos da música basca. Este local eclético funciona também como restaurante durante o dia.

    10. Explore a nova zona da moda de Bilbau, o Muelle de Ripa

    Cais de Ripa| ©Sergei Gussev
    Cais de Ripa| ©Sergei Gussev

    O Muelle de Ripa está a tornar-se, juntamente com as ruas circundantes, a nova zona da moda da cidade de Bilbau. Nos últimos anos, as lojas tradicionais começaram a coexistir com novas lojas de roupa, restaurantes da moda, salões de tatuagens e piercings e muitos outros estabelecimentos.

    Situado numa das margens da ria, este local goza de uma vista impressionante sobre o Teatro Arriaga e a Câmara Municipal de Bilbau. O bar mais conhecido da zona da ripa é o Kubrick, um espaço polivalente que pode ser utilizado como restaurante, bar de cocktails, cabaret ou local de entretenimento.

    Este estabelecimento está situado na Calle Villarías e, para além de ter um ambiente durante todo o dia, pode orgulhar-se de ter um terraço com vista para a Ria, quase sempre muito animado e cheio de jovens.

    11. Viva a festa na Sala Sonora

    Festa na Sala Sonora| ©SalaSonoraDD
    Festa na Sala Sonora| ©SalaSonoraDD

    A Sala Sonora, como outras das discotecas mais destacadas de Bilbau, está situada na periferia, a poucos quilómetros da capital. Situada numa zona industrial junto à ria, esta discoteca transporta-nos para um mundo underground onde a música eletrónica é a protagonista.

    Esta discoteca de festa é também um local multi-espaço dividido em três salas com atmosferas e estilos musicais diferentes, cuja prioridade é oferecer um som de qualidade superior. A primeira, a sala 808, é dedicada aos clássicos do rock e da pop dos anos 80, 90 e 2000. A segunda sala, a sala 909, é a sala principal deste local, onde se pode ouvir música eletrónica, especialmente techno e house.

    A terceira e última sala é o BAR, onde o estilo musical é mais eclético. A Sala Sonora acolhe por vezes concertos e festas temáticas onde se pode ouvir todo o tipo de géneros musicais, como o reggae, a música comercial ou mesmo o reggaeton. Por isso, se estiveres de passagem por Bilbau, não deixes de ir aos seus eventos se quiseres conhecer um dos espaços mais emblemáticos da cidade.

    Avaliações de outros viajantes

    4.4
    · 3939 Avaliações
  • J
    J.
    5
    (0 Avaliações)
    O funicular Artxanda é uma coisa maravilhosa para repetir!
  • M
    M.
    4
    (0 Avaliações)
    O passeio foi bom, não muito cansativo mas foi uma boa actividade. O guia era excelente e muito atencioso. Ele sabia muito sobre a história e os detalhes de Bilbao. No final provámos alguns pratos típicos locais que ele recomendou que eram deliciosos!
  • F
    F.
    5
    (0 Avaliações)
    Adorámos!
  • B
    B.
    4
    (0 Avaliações)
    Gostei muito deste passeio.
  • T
    T.
    5
    (0 Avaliações)
    A experiência foi realmente bela. O grupo era pequeno para que eu pudesse ouvir melhor e perguntar ao guia sobre o local. Bilbao e o Casco Viejo têm um aspecto diferente do topo. Recomendo que o façam.