Mais sobre: O que ver e fazer em Bilbau
Bilbau é a cidade mais importante do País Basco, uma referência cosmopolita e também um destino turístico que, nos últimos anos, deixou para trás o seu perfil puramente industrial para se tornar um símbolo cultural para toda a Espanha. Conseguiu-o, em parte, com o Museu Guggenheim, mas também com uma vasta gama de atracções que atraem milhões de visitantes todos os anos.
Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Bilbao incluem museus, mercados de alimentos, excursões ao longo do estuário e passeios gastronómicos, que apresentam alguns dos pratos mais saborosos da Europa.
1. Visitar o Museu Guggenheim
Se for a Bilbau, é essencial que compre bilhetes para visitar o Museu Guggenheim. A sua abertura em 1997 marcou um antes e um depois no perfil da cidade. A sua localização estratégica numa das margens do estuário conduziu a uma profunda revitalização dos espaços públicos e privados e impulsionou o turismo na região, uma vez que se tornou a atração mais visitada da cidade.
O "efeito Guggenheim", como foi apelidado pelos meios de comunicação social, também trouxe fama internacional ao museu de arte contemporânea que alberga obras de Andy Warhol, Yves Klein, James Rosenquis e Antoni Tapies, entre outros artistas de renome do século XX.
O Guggenheim, que recebe mais de um milhão de visitantes por ano e é um dos melhores passeios de Bilbau, não pode perder as suas exposições permanentes e espectáculos temporários, mas também não pode perder a arquitetura do edifício, desenhado por Frank Gehry e que recria um barco de pedra e vidro coberto de titânio.
Detalhes interessantes
- Preços do museu... A entrada para adultos começa em 13 euros. As crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita.
- Localização do museu... Avenida Abandoibarra 2, Bilbau.
- Horário de abertura do museu... Terça-feira a domingo, das 10h00 às 19h00.
- Como chegar ao museu... A partir do centro de Bilbau, pode apanhar o autocarro A3247 até à estação Alameda Recalde.
2. Passeio pelas Sete Ruas da Cidade Velha
O Bairro Antigo de Bilbau é o lugar fundacional da cidade e é constituído pelas Sete Ruas que lhe deram origem na Idade Média.
Artecalle, Tendería, Belosticalle, Carnicería Vieja, Barrencalle, Barrenkale Barrena e Somera, a mais antiga e onde se encontram os bares e restaurantes mais famosos da cidade, são os caminhos sinuosos de paralelepípedos que dão vida a este pitoresco bairro de Bilbau e que não se pode perder se passar um ou dois dias na cidade.
No Casco Viejo pode perder-se num passeio pelas suas ruas para descobrir alguns dos locais mais representativos da cidade, como a Catedral de Santiago, o Museu Basco, o Bar Motrikes e as igrejas de San Antón, San Nicolás e Santos Juanes.
Também é onde se encontra o Mercado de Ribera e a Plaza Nueva, epicentro dos melhores bares de pintxo de Bilbao.
No Casco Viejo também se encontra o Teatro Arriaga, ainda aberto e que promove espectáculos de ópera e dança, sendo um dos principais pontos de encontro para as visitas guiadas ao bairro.
- Como chegar a Casco Viejo... Apanhar o metro de Bilbau até à estação Zazpi Kaleak.
3. Visitar o Mercado de Ribera
O Mercado de la Ribera é um dos lugares que deve visitar em Bilbau se quiser sentir-se como um local. Aqui pode comprar produtos frescos e percorrer cada um dos pisos, reservados a um tipo específico de alimentos.
No rés do chão encontram-se as peixarias, no primeiro andar os talhos e no segundo andar as bancas de frutas e legumes. Também se pode jantar ou almoçar nalgumas das bancas de pintxo e fazer uma das melhores provas de vinho de Bilbau.
Situado no centro histórico, o Mercado de Ribera é também o local ideal para parar para almoçar entre excursões ou para comprar produtos locais nas mesmas bancas onde os habitantes locais fazem as suas compras. Após a renovação, este mercado alimentar inclui também um bar de jazz no rés do chão do edifício.
O Mercado de la Ribera, que é o maior da Europa, funciona no mesmo local desde o século XIV e é um dos locais que deu fama à requintada cozinha basca, uma vez que a maioria dos visitantes que visitam Bilbau passam pelos restaurantes e bares do mercado durante a sua estadia.
Detalhes de interesse
- Localização do mercado... Erribera Kalea s/n, Bilbau.
- Horário de funcionamento do mercado... Todos os dias, das 8h00 às 0h00.
- Como chegar ao mercado... Apanhar o metro de Bilbau até à estação Zazpi Kaleak.
4. Conhecer a ria de Bilbau
A ria de Bilbau está intimamente ligada à história da cidade, que se construiu à sua volta para favorecer o transporte marítimo, pelo que um passeio pelos caminhos ao longo das suas margens é uma das melhores formas de conhecer Bilbau e os seus vestígios industriais.
Desde a Idade Média, os edifícios mais emblemáticos da cidade foram construídos nas suas margens e esta tradição manteve-se até aos dias de hoje, pelo que durante o seu passeio pode ir desde o Bairro Antigo e a omnipresente torre sin eira da Catedral até ao Museu Guggenheim e ao Novo San Mamés em apenas algumas ruas.
Se quiser percorrer a ria a partir da água, pode fazer um passeio de barco até à costa basca, o que é um plano ideal se planear visitar Bilbau com crianças, pois é uma atividade muito divertida.
5. Visitar o miradouro de Artxanda
O miradouro de Artxanda é um dos pontos mais altos de Bilbau e de onde se pode desfrutar de uma das melhores vistas da cidade. O acesso é feito através do funicular que liga a ponte de Zubizuri ao ponto mais alto da montanha.
Uma vez no miradouro, poderá ver os edifícios mais emblemáticos, todo o estuário e a cadeia montanhosa que rodeia e encerra a área metropolitana.
Do Monte Artxanda também se pode ver a silhueta inconfundível do Guggenheim, do Nuevo San Mamés e da Torre Iberdrola, que com 40 andares é o edifício mais alto da cidade. O centro histórico distingue-se pela torre sineira da Catedral de Santiago.
Além de tirar algumas das melhores fotografias da cidade, em dias claros é possível ver o Golfo da Biscaia, especialmente se planear visitar Bilbau no verão, quando os dias são claros e as vistas panorâmicas são mais nítidas.
Pormenores interessantes
- Preço do funicular... O bilhete para o transfer de ida e volta da Ponte Zubizuri até ao topo tem um preço inicial de 4,30 euros.
- Localização da ponte de Zubizuri... Zubizuri, Bilbau.
- Horário de funcionamento do funicular... Todos os dias, das 7h15 às 22h.
- Como chegar à Ponte Zubizuri.... A partir do centro de Bilbau, pode apanhar o elétrico da linha 5 até à estação de Uribitarte.
6. Visitar o Museu de Belas Artes de Bilbau
Desde a construção do Guggenheim, Bilbau tornou-se , de um dia para o outro, uma referência mundial para a arte contemporânea, mas muito antes disso a cidade já contava com o Museu de Belas Artes, que alberga mais de dez mil obras de arte a partir do século XIII.
Se é um amante de arte, este museu tornar-se-á um dos seus locais favoritos para visitar na cidade, e a sua localização significa que também pode combinar a sua visita com um passeio pelo Parque Doña Casilda, um jardim de estilo inglês que é um dos maiores pulmões verdes ao longo do estuário.
Se estiver a visitar Bilbau à noite, também pode jantar na zona de Abando, que tem alguns dos melhores restaurantes da cidade.
Detalhes de interesse
- Preço do museu... A entrada é gratuita.
- Localização do museu... Museo Plaza 2, Bilbao
- Horário de abertura do museu... De quarta a segunda-feira, das 10.00 às 20.00 horas. Fechado às terças-feiras.
7. Conhecer a Ponte Suspensa de Vizcaya
A Ponte de Vizcaya é uma das primeiras paragens em direção à costa basca na rota de Bilbau e também um marco do País Basco, uma vez que contém aquele que foi o primeiro ferry mecânico e de estrutura metálica do mundo, com um design inspirado na Torre Eiffel.
Esta ponte separa Portugalete de Getxo, numa zona que pertence informalmente à Grande Bilbau. O ferry é o único meio de transporte terrestre de uma cidade para outra e o seu funcionamento continua a evidenciar o poder da costa basca como potência industrial espanhola desde o século XIX.
Getxo é também uma das aldeias piscatórias com algumas das melhores praias da costa basca, incluindo Las Arenas, Arrigunaga, Azkorri-Gorrondatxe e Barinatxe.
Visitar a Ponte Suspensa de Vizcaya é uma das alternativas para explorar o interior do País Basco, longe da agitação das grandes cidades como Bilbau e San Sebastián, para conhecer uma faceta diferente do norte de Espanha.
- Como chegar a partir de Bilbau... De carro, pode percorrer 12 quilómetros pela estrada A-8 em cerca de 15 minutos. Também pode apanhar o autocarro C1 ou o metro de Bilbao até à estação de Portugalete.
8. Apreciar a gastronomia basca
A cozinha basca goza de uma excelente reputação pelos seus sabores variados e também pela abundância dos seus pratos, sendo uma das principais motivações dos turistas quando escolhem o País Basco como destino turístico. Por esta razão, Bilbau oferece alguns dos melhores passeios gastronómicos para que possa desfrutar dos seus pratos.
As opções que recomendo que não perca são o bacalhau com molho pil pil, a dourada à moda de Bilbau e a lula bebé na sua própria tinta. Como verás, as principais iguarias da cozinha basca contêm peixe e isso deve-se à sua proximidade com as zonas portuárias. Também se podem provar as tripas com molho biscaíno, o marmitako, a pescada com molho verde e a costeleta grelhada.
Entre os pintxos, pode provar a clássica gilda, anchovas em vinagre, o bilbainito, a espetada de bacon e ameixa e os croquetes de presunto ibérico, um dos mais famosos do País Basco, que também se caracteriza pela inclusão de carne de porco nas suas receitas. Aconselho-o a não se esquecer de provar a goxua, que é a sobremesa tradicional basca, feita com pão de ló e natas batidas.
Para saborear a cozinha basca, não é necessário visitar os restaurantes mais exclusivos; basta escolher uma banca no Mercado de la Ribera ou em qualquer zona do Bairro Antigo. E procure sempre acompanhar as suas refeições com um bom vinho de Rioja. Se está a planear uma estadia curta na cidade e não tem tempo para visitar uma adega, pode experimentar o txakoli nas bancas do mercado. Se for este o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para descobrir Bilbau em 3 dias.
9. Passeio pela costa basca
Bilbau é uma cidade ideal para partir à descoberta das localidades da costa da Biscaia e também das localidades próximas do País Basco, como Vitória e as localidades da rota do vinho de Rioja.
Se tiver tempo suficiente em Bilbau para fazer uma viagem fora da cidade, recomendo que o faça para conhecer um perfil alternativo do norte de Espanha e a beleza do Mar Cantábrico.
Pode percorrer a costa basca e a rota do vinho de Rioja por conta própria ou numa excursão organizada. Algumas das cidades mais atractivas perto de Bilbau são Orio, Zumaya, Guetaria e Gernika, bem como cidades maiores como San Sebastián, Biarritz e San Juan de la Luz, estas duas últimas em França, no chamado País Basco francês.
Outra excursão popular a partir de Bilbau é para San Juan de Gaztelugatxe, a cidade que ganhou fama internacional desde que foi escolhida como cenário para alguns episódios da popular série Game of Thrones. Aí se pode visitar o castelo de pedra coroado pela capela de João Bat ista, a que se chega por uma ponte de pedra com 241 degraus.
10. Passeio pela Gran Vía de Bilbau
Se durante a sua visita a Bilbau quiser passear por uma das principais ruas da cidade e também fazer compras, pode visitar a Gran Vía Don Diego López Haro, que atravessa o bairro de El Ensanche e liga a Plaza Circular à Plaza del Sagrado Corazón de Jesús.
Ao longo do seu trajeto, poderá encontrar as lojas mais exclusivas enquanto passeia sob as tílias centenárias.
Se estiver a planear visitar Bilbau durante o Natal, encontrará a Gran Vía decorada com luzes e motivos natalícios e os habitantes locais com uma grande variedade de presentes. Se quiser fazer uma pausa durante o passeio, pode relaxar nos Jardines de Albia, localizados em Abando, a apenas algumas ruas de distância.
Na Gran Vía de Bilbao, pode também descobrir o Palácio Foral, o Palácio Chávarri e a Plaza Moyúa, que alberga alguns dos edifícios mais imponentes da cidade e é conhecida pela sua grande variedade de bares e restaurantes.