Os 10 melhores pintxos que deves experimentar em Bilbao
Os pintxos, como são conhecidas as tapas espanholas no País Basco, são um elemento muito importante da gastronomia local e uma parte fundamental do turismo culinário em Bilbau. Vou falar-te dos melhores da cidade para que possas ter uma melhor ideia dos sabores que encontrarás nesta bela cidade.
Sair e explorar a cidade através dos seus restaurantes, bares e tabernas é uma das melhores coisas para ver ou fazer em Bilbau. Ao mesmo tempo, os pintxos são um elemento gastronómico que se encontra em todas e cada uma das visitas a restaurantes especializados em comida basca, ou mesmo noutros estabelecimentos mais modernos e abstractos.
Com isto em mente, nesta publicação vou fornecer-lhe toda a informação que precisa de saber para desfrutar dos melhores pintxos em Bilbau. Também vos falarei das características que definem a experiência de visitar todos e cada um destes pitorescos e conhecidos restaurantes. Eles se tornaram verdadeiros tesouros da identidade cultural da maior cidade do litoral do País Basco.
1. Mexilhões recheados de Baste
O Baste é um restaurante que reúne tudo o que se espera de uma típica taberna basca no bairro histórico de Bilbau. Está situado no coração da rota dos bares de pintxo da cidade, a poucos metros do Museu Basco e na rua pedonal Muñoz Maria Kalea. É uma das paragens básicas em alguns dos melhores roteiros gastronómicos de Bilbau e não há dúvida de que os mexilhões recheados são protagonistas do repertório gastronómico deste lugar.
Caracteriza-se por ser um restaurante com doses generosas, um ambiente bastante festivo e uma abordagem culinária muito tradicional e bastante basca. É por isso que estes mexilhões, conhecidos como mojojones, são normalmente recheados com diferentes sabores. O de molho bechamel com pimentos, tomate frito e panado em farinha é um dos preferidos dos comensais locais. Normalmente acompanham-no com algum vinho branco de produção regional, do próprio País Basco ou de La Rioja.
Não é um estabelecimento luxuoso nem demasiado turístico, mas a paixão que os bilbaenses sentem por este prato é a representação perfeita do que são os pintxos para esta comunidade. E como pode ser divertido começar um passeio pela cidade para saborear o melhor de todos eles.
Detalhes de interesse:
- Horário de funcionamento: O Baste está aberto de terça a domingo, das 9h à 1h. Isto significa que pode ser um local para um pequeno-almoço a meio da manhã ou para uma noite de copos a comer mexilhões recheados ao melhor estilo da Costa Basca.
2. Alguns meios na Bodega Joserra
A modesta Bodega Joserra está situada no centro geográfico do centro histórico de Bilbau, na famosa rua Cantón Alejandro de la Sota. É uma taberna típica, sem muito ambiente e com muito apreço pelo público local, onde o verdadeiro protagonista do lugar são os seus produtos. Entre eles está o que para muitos dos especialistas em gastronomia da cidade é a sanduíche por excelência, o medio con bonito y divisa.
Este lugar tem praticamente cem anos e foi originalmente um ponto de venda que passou a solicitar uma licença de fornecimento de bebidas após receber uma multa pela sua tradição de servir vinho à sua clientela. Não se esqueça de que este local se dedica às sandes, com todos os recheios imagináveis, como lombo, chouriço, fiambre, sardinhas e anchovas. Por isso, é uma excelente ideia beber uma cerveja no seu interior e desfrutar de uma autêntica experiência de pintxo em Bilbau durante a sua visita.
De facto, a interessante simplicidade deste lugar faz com que seja uma presença frequente nos roteiros gastronómicos mais gourmet de Bilbau. Porque a verdade é que os meios da Bodega Joserra são um elemento histórico dentro da gastronomia da zona das sete ruas de Bilbau.
Detalhes de interesse:
- Horário de funcionamento: esta bodega económica e modesta abre habitualmente as suas portas das 8 às 23 horas. Este horário mantém-se em vigor de segunda a sábado, tanto na época alta como na baixa, uma vez que o público deste local é maioritariamente composto por habitantes de Bilbau.
3. Uma omeleta na sala de jogos Concha-1
Por vezes, a melhor comida encontra-se nos lugares mais insólitos que se possa imaginar. O Salón de Juego Concha-1 encaixa-se nesta descrição, pois embora não seja um restaurante no sentido mais estrito da palavra, continua a ser o melhor lugar para comer uma boa omelete ao estilo basco em Bilbau. Este sítio situa-se fora do centro histórico de Bilbau, pois fica do outro lado do rio, na rua General Concha, a poucos metros da famosa Plaza de Moyúa.
As tortilhas têm vários sabores, com cogumelos, txaka, presunto e queijo, presunto Serrano e alguns outros ingredientes semelhantes. No entanto, a tradicional de batata é a melhor de todas e é a que converteu este local num lugar que vale a pena visitar quando se pensa nos melhores pintxos de Bilbau.
Tenha em conta que o aspeto do empratamento é muito rústico e descuidado, ao melhor estilo de uma taberna ou de um salão de jogo onde o sabor da comida servida tem muito mais relevância do que a beleza da preparação. De facto, ao visitar este local, irá reparar que a maioria das pessoas presentes só está ali para provar estas famosas omeletes que se tornaram um elemento mítico da cena culinária de Bilbau.
Não se preocupe com a entrada dos seus filhos, pois este é um plano seguro e familiar que pertence às actividades para ver e fazer em Bilbau com crianças. No entanto, aconselho-o a ir à tarde, para o caso de haver um jogo à noite que deixe os participantes demasiado entusiasmados e mude a atmosfera do local.
Detalhes de interesse:
- Horário de funcionamento: este sítio está aberto todos os dias da semana, das 7h às 13h. Isto faz com que experimentar esta omeleta seja uma boa ideia para o pequeno-almoço, o almoço e até o jantar.
4. Triângulos tradicionais no El Eme
Mesmo ao lado da sala de jogo há outro estabelecimento com comida igualmente simples e igualmente importante para a identidade gastronómica de Bilbau. Trata-se do Eme, um restaurante de sandes e pintxos muito convencional. Tem triângulos que conquistaram o coração e o paladar do público local.
É uma sanduíche feita de pão fatiado recheado com fiambre e alface, um petisco muito típico que até agora não tem nada de especial. Tudo muda quando se adiciona o molho secreto que distingue estes triângulos de qualquer outra sandes da cidade. É tão delicioso que se tornou uma tradição os comensais tentarem adivinhar os ingredientes que o compõem.
Este estabelecimento tem mais de meio século de história e os triângulos são uma das estrelas da ementa desde o seu início. É por isso que o El Eme é frequentemente incluído nas visitas guiadas de pintxos de Bilbau, que se centram na história desta comunidade e são narradas por um autêntico local.
Não se sinta mal se quiser comer mais do que um triângulo durante a sua visita. Outra grande tradição é sentar-se e pedir uma torre para cada pessoa da mesa e ver quem consegue comer tudo sem pedir nada para levar.
Pormenores interessantes:
- Horário de abertura: El Eme recebe os visitantes de segunda a sábado, das 10 às 21 horas. Por esta razão, recomenda-se que não deixe este famoso pintxo como opção para a meia-noite, sabendo que o restaurante não estará aberto como outros sítios desta lista.
5. Ovos mollets em Gure Toki
Na Plaza Nueva de Bilbao encontra-se o Gure Toki, um dos restaurantes mais famosos da cena gastronómica mais vanguardista da cidade. O seu bar de pintxos é um ícone dentro da zona turística do Casco Viejo, razão pela qual se nota sempre que é um lugar relativamente concorrido a horas pouco habituais do dia.
A sua proposta caracteriza-se por oferecer pratos bastante elaborados e gourmet em miniatura, tornando acessível a alta cozinha no cómodo formato de pintxos. Ao mesmo tempo, todas as receitas são uma combinação de elementos tradicionais da comida basca com ingredientes mais modernos, importados culturalmente de outras partes do mundo.
O entrecosto de vaca, o cheesecake e o bacalhau são alguns dos pratos que deve provar no menu do Gure Toki. No entanto, os ovos mollet são uma das principais características que distinguem este sítio de outros locais da cidade. Consistem numa tigela de ovos de codorniz escalfados com cogumelos, batatas e creme de queijo idiazábal.
Detalhes de interesse:
- Horário de funcionamento: O Gure Toki está aberto todos os dias da semana, exceto às quartas-feiras, das 10 às 23 horas. Os domingos também são uma exceção, pois só estão abertos até às 16 horas.
6. Chorizos a las llamas em Baibacoa
Baibacoa é outro desses lugares que não é particularmente famoso no panorama turístico, mas que consegue destacar-se entre os verdadeiros conhecedores dos lugares que têm os melhores pintxos de Bilbao. Situa-se na Plaza Miguel de Unamuno, nos limites geográficos do Casco Viejo, e caracteriza-se pela sua cozinha especializada em cogumelos, cogumelos e chouriços regionais.
Os seus pintxos de txorizo al infierno del botxo são o grande clássico da casa e são confeccionados com chouriços que são assados numa caçarola tradicional com álcool e rum.
Os cogumelos do purgatório e o txapi a la gloria são outros dos favoritos da ementa do Baibacoa e, tal como o chouriço a las llamas, são normalmente acompanhados por um copo de vinho caseiro. A autenticidade distintiva deste lugar despretensioso, despretensioso e descomplicado tornou-o uma paragem obrigatória para os participantes esfomeados de algumas das melhores excursões em Bilbau.
Detalhes de interesse:
- Horário de funcionamento: Baibacoa está aberto de terça-feira a sábado, das 11h às 23h30m. Aos domingos também está aberto, mas até às 15:30h.
7. Pintxos mouros em Melilla e Fez
Na Calle Iturribide, nos arredores da Cidade Velha, está localizado o bar de pintxos Melilla y Fez. Trata-se de um estabelecimento especializado em omeletes de todos os estilos e sabores imagináveis. No entanto, o pintxo de cordeiro m ourisco é o elemento que coloca este modesto estabelecimento entre os melhores da oferta gastronómica de Bilbau. A sua receita é igualmente cativante há mais de 50 anos.
Os pintxos de bacalhau, atum com cebola e bife do lombo são outros pratos que podem causar boa impressão no menu deste bar. Não se esqueça que sentar-se para fugir ao calor a beber uma cerveja num local com estes elementos decorativos é uma das tradições mais antigas entre as coisas para ver ou fazer em Bilbau no verão.
Detalhes de interesse:
- Horário de funcionamento: o horário de funcionamento deste bar varia ao longo da semana. Às sextas-feiras e sábados abre às 12h00, fecha às 15h00, reabre às 18h00 e fecha à 1h00. Às segundas-feiras permanece fechado e de terça a quinta-feira antecipa a hora final de fecho para as 23 horas.
8. Txangurro gratinado no El Globo
O txangurro é uma receita tradicional da gastronomia basca que, ao longo dos anos, se tornou uma referência indiscutível quando se trata de um pintxo verdadeiramente representativo. Trata-se de carne de santola desfiada, que neste caso é servida em porções de tapas. As do bar El Globo, na Calle de la Diputación, são as melhores de toda a cidade para muitos críticos gastronómicos locais.
Esta receita é um petisco grelhado e é, portanto, uma das melhores preparações de pintxo para os verdadeiros fanáticos do marisco. Se este não for o seu caso, pode ficar satisfeito por saber que este bar tem um bar de pintxos suficientemente amplo para que possa experimentar outras receitas de pintxos mais típicas de Bilbau.
Detalhes de interesse:
- Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira está aberto das 9 às 23 horas. Às sextas-feiras funciona das 9h à meia-noite e aos sábados das 11h à meia-noite. Por isso, é um bom lugar para jantar depois de participar em algumas das melhores excursões nocturnas de Bilbau.
9. Uma variedade de anchovas no Basaras
Não se pode falar dos melhores pintxos de Bilbao sem falar das anchovas e, concretamente, as anchovas de Basaras são as mais deliciosas e especiais da cidade. Por esta razão, tornaram-se um lugar com muito significado para os habitantes locais.
Esta taberna é bastante modesta e tornou-se realmente um destino recomendado dentro da cena gastronómica local devido à personalidade dos seus proprietários que atendem a clientela regular do lugar. Também pela frescura e qualidade das anchovas, protagonistas deste menu.
Se quiser continuar a desfrutar deste marisco, pode iniciar uma rota turística por algumas das melhores aldeias dos arredores de Bilbau. Uma vez que esta é uma refeição bastante típica nos hábitos culinários bascos.
Detalhes de interesse:
- Horário de funcionamento: a Taberna Basaras abre as suas portas do meio-dia às 23h00, de quarta-feira a sábado. Aos domingos, fecha as portas às 16 horas e, nos restantes dias, tem um intervalo de meio dia, das 16 às 19 horas.
10. Um pintxo de bife do lombo no famoso bar Berton
Com uma ampla combinação de mesas internas e externas, o famoso Bar Berton está localizado na Calle Jardines. Este local é conhecido pelo seu belo cenário, pela qualidade dos seus pratos principais, mas acima de tudo pelo incrível sabor dos seus pintxos, dos quais o lombo é um grande componente.
Txapelas com ovos de codorniz e medalhões com foie gras são duas receitas de pintxo que incluem lombo e que não podem ser perdidas se decidir visitar este simpático estabelecimento. As rabas são outro pintxo famoso neste estabelecimento e a maioria das alternativas são oferecidas com pimentos piquillo como acompanhamentos.
Detalhes de interesse:
- Horário de funcionamento: esta taberna de música tradicional com reinvenções modernas está aberta todos os dias da semana, das 9 da manhã à meia-noite. Existem sucursais, mas a da Calle Jardines é a mais conhecida de todas.