O que ver e fazer em Bilbau com crianças

Bilbau pode ser conhecida pela sua atmosfera animada e pela sua vasta gama de ofertas culturais, mas se souber onde procurar, posso garantir-lhe que não lhe faltarão planos divertidos para desfrutar da sua viagem com os mais pequenos.
O que ver e fazer em Bilbau com crianças

    Mais sobre: O que ver e fazer em Bilbau com crianças

    Na cosmopolita cidade de Bilbau há uma infinidade de coisas para ver e fazer. No entanto, nem sempre é fácil adaptar as viagens para que as crianças também possam desfrutar da experiência.

    Por isso, se está a pensar em passar férias em família nesta cidade tão especial, preste atenção porque vou contar-lhe 10 coisas para fazer em Bilbau com os mais pequenos, para que todos possam aproveitar ao máximo a sua viagem e criar memórias inesquecíveis.

    1. Desfrutem juntos da natureza no Parque Doña Casilda

    Parque Doña Casilda| ©Zarateman
    Parque Doña Casilda| ©Zarateman

    O Parque Doña Casilda é um grande espaço natural no coração do centro da cidade. Este belo parque tem uma grande variedade de vegetação, esculturas, animais e até alberga o Museu de Belas Artes de Bilbau.

    Neste enorme espaço verde, encontrará também um carrossel de estilo clássico que irá certamente captar imediatamente a atenção das crianças. Além disso, terão vários espaços para brincar, correr e divertir-se, como os campos de basquetebol ou a zona de jogos infantis. Se tiver sorte, poderá até assistir a um dos espectáculos que, por vezes, têm lugar na pérgula branca junto à fonte.

    Embora a principal atração deste parque seja, sem dúvida, o seu belo lago, habitualmente habitado por simpáticos patos que nadam tranquilamente nas suas águas. De facto, é por isso que este lugar recebeu a alcunha de Parque de los Patos.

    2. Conheça a zona marítima de Bilbao contratando um passeio de bicicleta

    Passeio de bicicleta em Bilbau| ©n_twiglet
    Passeio de bicicleta em Bilbau| ©n_twiglet

    Uma forma fantástica e divertida de conhecer Bilbau com os mais pequenos é fazer uma das melhores excursões oferecidas na zona, que consiste num passeio de bicicleta pelas paisagens costeiras de Bilbau.

    Esta forma de conhecer os lugares mais interessantes da zona é não só prática, mas também muito divertida e as crianças vão adorar. Além disso, conseguirão chegar mais rapidamente aos locais, pelo que terão mais tempo para visitar todos os recantos a descobrir.

    Durante o passeio poderão ver locais emblemáticos como o Porto Velho de Getxo, o Farol de Galea ou a impressionante Ponte Suspensa de Vizcaya enquanto o guia vos conta algumas histórias interessantes sobre a cidade. Claro que também terá algum tempo livre para explorar esta zona encantadora por si próprio.

    Reservar um passeio de bicicleta ao longo da costa de Bilbau

    3. Descobrir Bilbau a navegar

    Passeio de barco| ©Miguel Angel
    Passeio de barco| ©Miguel Angel

    Dar um passeio enquanto se conhece uma nova cidade é algo que os adultos gostam de fazer, mas os mais pequenos podem não gostar tanto de uma longa caminhada. É por isso que contratar um passeio de barco por Bilbau pode ser a forma perfeita de contemplar a bela arquitetura desta cidade de uma forma confortável e divertida.

    Cada vez mais empresas oferecem este serviço, uma vez que este plano original está a tornar-se mais popular, especialmente entre aqueles que visitam Bilbau durante o verão. Uma das mais conhecidas é a Bilboats, onde se pode comprar um bilhete para um passeio pela ria, alugar um barco privado para grupos e até, se os adultos decidirem sair à noite em Bilbau, assistir a uma festa a bordo.

    A excursão começa normalmente no cais da Plaza Pío Baroja e a partir daí começa um divertido passeio de barco pela cidade que as crianças vão adorar.

    Informações práticas

    • Onde: na ria de Bilbau. Os barcos partem do cais da praça Pío Baroja.
    • Horários: os horários variam consoante a época do ano e são publicados no sítio Web. Uma opção se quiser ter a certeza do horário antes de iniciar a sua viagem é escrever para o seu endereço eletrónico e eles informá-lo-ão das horas de partida.
    • Preço: A entrada geral para adultos é de 14 euros e para crianças com menos de 10 anos é de 10 euros.

    4. Ir a uma pastelaria para provar o doce mais típico de Bilbao

    O doce de La Carolina| ©AccidentalLichens
    O doce de La Carolina| ©AccidentalLichens

    Se há uma coisa que os mais pequenos costumam gostar é de doces. Por isso, o próximo plano que vos vou sugerir se viajarem a Bilbau com crianças é que se dirijam a uma pastelaria e peçam o doce estrela da doçaria de Bilbau, a carolina.

    A carolina é uma iguaria feita com uma base de massa folhada recheada com creme de pasteleiro e coberta com uma torre alta de merengue. Segundo a lenda, esta deliciosa sobremesa nasceu há mais de um século, quando um experiente pasteleiro quis surpreender a sua filha criando um novo doce para o seu aniversário.

    Desde então, este doce encabeça a lista dos mais típicos da capital da Biscaia. Dois dos locais mais lendários para provar esta iguaria são a pastelaria Don Manuel, famosa por vender uma das melhores carolinas da cidade, e a pastelaria Arrese, aberta desde 1852 e que também fabrica alguns dos doces mais apreciados de Bilbau.

    Se depois de provar esta maravilhosa sobremesa ainda quiser continuar a explorar a fantástica cozinha basca, recomendo que reserve um interessante passeio gastronómico por Bilbau, onde será guiado pelos melhores bares e restaurantes enquanto um especialista lhe conta factos interessantes sobre a história da cidade.

    Reservar uma visita gastronómica a Bilbau

    5. Faça uma excursão para explorar o fantástico Castelo de Butron.

    Castelo de Butron| ©Lvhp2000
    Castelo de Butron| ©Lvhp2000

    Um plano que certamente não deixará nenhuma criança indiferente é visitar o espetacular Castelo de Butrón. Esta imponente fortaleza medieval está situada no cimo de uma colina, sobre umas rochas, e está rodeada por um misterioso bosque, criando um cenário que parece saído de um filme.

    Desde o século XVI que este castelo pertence à linhagem dos Butrón e nas suas imediações houve lutas contínuas entre duas das facções nobres da Biscaia. Quando as violentas disputas finalmente terminaram, a fortaleza foi abandonada até ser restaurada no final do século XIX. Infelizmente, não é possível entrar no interior do castelo, mas a contemplação da impressionante paisagem a partir do exterior faz com que valha a pena o passeio.

    Existem duas opções para lá chegar. A primeira e mais rápida é de carro, pois a partir de Bilbau demora-se apenas 20 minutos a lá chegar. Mas se não tiveres o teu próprio veículo, não te preocupes, porque a partir da cidade há opções para chegar ao castelo diretamente de autocarro.

    6. Ir ver as divertidas colunas de Azkuna Zentroa

    Colunas do Azkuna Zentroa| ©Juan Ignacio Llana Ugalde
    Colunas do Azkuna Zentroa| ©Juan Ignacio Llana Ugalde

    O Azkuna Zentroa é o Centro de Sociedade e Cultura Contemporânea de Bilbau e, embora possa parecer um plano demasiado sério para fazer com os mais pequenos, o edifício contém uma surpresa que eles vão adorar.

    Este lugar é atualmente um espaço polivalente que oferece diferentes actividades culturais, como exposições, concertos, projecções e até workshops para crianças. Antigamente, esta estrutura era utilizada como armazém de vinho e azeite e, depois de ter estado abandonada durante várias décadas, a Câmara Municipal de Bilbau decidiu restaurá-la e dar-lhe um novo uso para a transformar num espaço cultural.

    Mas a principal atração do monumento e a razão pela qual costuma atrair a atenção das crianças é devido às 43 colunas que alberga. Estas colunas suportam os três edifícios interiores e a sua particularidade reside nas suas formas coloridas e chamativas, uma vez que cada uma representa uma cultura, arquitetura, guerra ou religião de uma forma muito visual e original.

    Informações práticas

    • Onde: localizado na Plaza de Arriquíbar, 4.
    • Horários: de segunda a domingo, das 9h às 21h.
    • Preço: O preço da entrada depende da exposição ou atividade cultural a que se vai assistir. Consultar o sítio Web.

    7. Visitar o Parque Etxebarria

    Parque Etxebarria| ©eitb.eus
    Parque Etxebarria| ©eitb.eus

    Situado junto ao centro histórico, o Parque Etxebarria é um dos maiores espaços verdes da cidade. Como está situado na encosta de uma colina, a partir daqui terá uma vista extraordinária de Bilbau e poderá contemplar alguns dos seus edifícios mais emblemáticos, como o Teatro Arriaga.

    Neste parque pode desfrutar de uma ampla extensão de relva onde as crianças podem brincar, correr ou até aproveitar para fazer um excelente piquenique. Além disso, este parque também dispõe de uma zona com instalações desportivas, um campo de basquetebol e duas zonas de jogos infantis para os mais pequenos se divertirem.

    Se tiver sorte, poderá coincidir com algumas das actividades que se realizam neste grande espaço natural. Durante a Semana Grande de Bilbau, o parque enche-se com as famosas barracas e é possível desfrutar de um grande número de atracções, bares, churros e bancas com jogos de habilidade.

    Se, por outro lado, viajar durante o mês de junho, poderá coincidir com o Mercado da Magia e da Bruxaria, um festival fantástico com inúmeras actividades como contos, teatros, concertos de música ao vivo e até espectáculos de fogo.

    8. Ir ver o grande estádio de San Mamés

    Estádio de San Mamés| ©Dani Sanchez
    Estádio de San Mamés| ©Dani Sanchez

    Se os seus filhos são fãs de futebol, é provável que gostem de uma visita ao grande Estádio San Mamés, a casa do Athletic Bilbao.

    Visite o estádio que já foi apelidado de catedral do futebol, uma estrutura com capacidade para 53 331 espectadores e que foi premiada em 2015 como o melhor edifício desportivo do mundo. No interior, existe também um museu dedicado à história da equipa de futebol e à evolução do estádio que a acolhe.

    A visita oficial a San Mamés pode ser feita com ou sem guia, embora a primeira opção seja muito mais completa, uma vez que durante 45 minutos um especialista o acompanhará na sua visita enquanto lhe conta todos os segredos deste impressionante estádio.

    Informações práticas

    • Onde: Calle Rafael Moreno "Pitxitxi", s/n.
    • Horário de abertura: de segunda a domingo, das 10h às 17h30min.
    • Preço: o preço aproximado da visita guiada é de 20 euros para adultos e 8 euros para crianças dos 6 aos 14 anos, enquanto o preço da visita áudio-guiada é de 14 euros para adultos e 5 euros para crianças dos 6 aos 14 anos.

    9. Suba até ao miradouro de Artxanda e maravilhe-se com as fantásticas vistas de Bilbao

    Miradouro de Artxanda| ©Jose A
    Miradouro de Artxanda| ©Jose A

    Outro plano divertido para toda a família é subir a um dos miradouros mais famosos de Bilbao, o miradouro Artxanda. Está localizado numa das montanhas que protegem a cidade e também tem a particularidade de ser um miradouro duplo, já que de um dos seus lados se pode ver a cidade, enquanto na outra direção se pode ver o Vale de Txorierri.

    Artxanda tornou-se uma das zonas de lazer mais animadas da cidade e é especialmente conhecida por ter alguns dos melhores restaurantes de Bilbau. Por isso, se decidirem fazer este plano, aconselho-vos a aproveitar a oportunidade para provar a maravilhosa gastronomia basca num dos seus estabelecimentos.

    Para subir a esta zona da cidade, a forma mais cómoda e divertida para os mais pequenos é apanhar o famoso funicular de Artxanda, que vos levará rapidamente ao topo. De facto, também é possível reservar uma excursão de funicular até ao miradouro, onde serão acompanhados por um especialista que vos contará a história de Bilbau e vos guiará numa visita ao centro histórico. Uma vez no topo, poderão desfrutar das maravilhosas vistas e contemplar alguns dos ícones mais representativos de Bilbau, como a ria, a imponente Ponte Zubizuri e o espetacular Museu Guggenheim.

    Reservar uma viagem no funicular de Artxanda

    10. Atravessar a imponente Ponte Suspensa de Vizcaya

    Ponte suspensa de Vizcaya| ©Marga Noguera
    Ponte suspensa de Vizcaya| ©Marga Noguera

    Nos arredores de Bilbao encontra-se uma das pontes mais curiosas do país. A Ponte Suspensa de Vizcaya não só liga Getxo e Portugalete, como também tem a honra de ser a primeira ponte de ferry do mundo.

    Há duas formas de atravessar esta ponte se decidir visitá-la, e ambas são muito diferentes mas igualmente divertidas. A primeira é perfeita se os seus filhos não tiverem medo de alturas, pois consiste em subir ao passadiço superior, que está a nada menos que 45 metros acima da água, e atravessá-lo a pé. Esta forma de o atravessar permite desfrutar de vistas maravilhosas sobre a ria de Bilbau.

    A segunda opção é apanhar o ferry na parte inferior. A bordo deste "barquinho", atravessará a ria suspenso sobre as suas águas, uma forma original de travessia que surpreenderá os mais pequenos. Além disso, o ferry também permite levar carros a bordo, pelo que não terá problemas se viajar com o seu próprio carro.

    Informações práticas

    • Onde: na cidade de Bilbau. Os concertos têm lugar na zona de Kobetamendi, no monte Cobetas.
    • Quando: o ferry está aberto 24 horas por dia e o passeio panorâmico está aberto das 10:00 às 14:00 e das 16:00 às 20:00.
    • Preço: O preço do bilhete básico para o passadiço é de 9,50 euros para adultos e de 7,50 euros para crianças dos 5 aos 15 anos. O preço da viagem de ferry varia consoante o horário e está disponível a partir de 0,50 euros por pessoa.

    Avaliações de outros viajantes

    4.5
    · 2539 Avaliações
  • J
    J.
    5
    (0 Avaliações)
    O funicular Artxanda é uma coisa maravilhosa para repetir!
  • M
    M.
    4
    (0 Avaliações)
    O passeio foi bom, não muito cansativo mas foi uma boa actividade. O guia era excelente e muito atencioso. Ele sabia muito sobre a história e os detalhes de Bilbao. No final provámos alguns pratos típicos locais que ele recomendou que eram deliciosos!
  • F
    F.
    5
    (0 Avaliações)
    Adorámos!
  • B
    B.
    4
    (0 Avaliações)
    Gostei muito deste passeio.
  • T
    T.
    5
    (0 Avaliações)
    A experiência foi realmente bela. O grupo era pequeno para que eu pudesse ouvir melhor e perguntar ao guia sobre o local. Bilbao e o Casco Viejo têm um aspecto diferente do topo. Recomendo que o façam.