Mais sobre: Tours de observação de golfinhos em Fuerteventura
Sem dúvida, ver golfinhos numa excursão marinha guiada é uma das melhores coisas para ver e fazer em Fuerteventura. É um plano que pode entreter todos os membros da família ao mesmo tempo e é também uma oportunidade única de ver no seu habitat natural uma das espécies marinhas mais bonitas do planeta.
Por isso, convido-vos a continuar a ler todas as alternativas que pesquisei para vós, pois existem várias formas de ver golfinhos em Fuerteventura e cada uma delas destaca-se pelas suas características tão cómodas e interessantes como as outras opções listadas.
1. Excursão de observação de golfinhos e baleias em Fuerteventura
A primeira alternativa que vos posso oferecer como ideia viável e recomendável para ver golfinhos em Fuerteventura é fazer uma excursão de observação de golfinhos e baleias. Trata-se de uma excursão guiada que parte de um porto da ilha e que se centra exclusivamente na ideia de ir até aos recantos da costa que costumam ser ponto de encontro destes mamíferos marinhos.
Se se trata de uma excursão com estas características, pode ter a certeza de que possui as autorizações adequadas para realizar a observação de baleias como atividade comercial. Além disso, todo o pessoal da excursão está altamente qualificado para o trabalho que realiza.
Isto significa que se trata de uma atividade turística de ecoturismo sustentável e que existe realmente um esforço por detrás da excursão que procura minimizar o impacto que têm sobre a natureza e o meio natural a que levam os visitantes.
Ao aderir a uma excursão como esta deve saber que o porto de partida mais provável será Morro Jable. Isto deve-se ao facto de ser o porto natural mais adequado para embarcações de todas as dimensões na Península de Jandia. De facto, este tipo de excursões ao longo da costa de Fuerteventura costuma centrar-se nas águas que rodeiam o Parque Natural de Jandia, já que as ondas e as marés o tornam um lugar ideal para a observação de cetáceos.
Tenha em conta que a duração média de uma excursão que apenas procura observar cetáceos sem qualquer atividade adicional costuma ser de uma hora e meia e até duas horas no máximo. Isto significa que pode ter uma manhã ou tarde inteira livre para continuar a desfrutar das actividades disponíveis para ver ou fazer em Fuerteventura durante 5 dias. Ou durante todo o tempo que decidir ficar nesta bela ilha.
Quanto ao número de pessoas no barco, deve saber que é habitual que os barcos sejam de tamanho médio ou pequeno, a fim de perturbar o menos possível o movimento natural dos golfinhos nas costas da península. Assim, o grupo não costuma ultrapassar as 8 pessoas, incluindo o marinheiro e o guia especializado em golfinhos que o acompanha.
Detalhes de interesse:
- Preços: uma visita guiada com estas características custa normalmente cerca de 40 a 45 euros e é também habitual haver um desconto de 10 euros para crianças entre os 12 e os 3 anos. Os bebés são permitidos desde que estejam ao colo da mãe e tudo depende da disponibilidade de nadadores-salvadores para o seu tamanho.
- Duração: Como disse, como se trata de uma viagem que tem como objetivo encontrar um grupo de golfinhos e baleias para os observar durante algum tempo e depois regressar à ilha, não é necessário prolongá-la desnecessariamente por muitas horas. Em média, ao fim de 2 horas de viagem, é provável que tenha visto um par de golfinhos e uma família de cetáceos maiores.
- Tipo de embarcação: São embarcações de tamanho moderado e, na maioria das vezes, são barcos com aros insufláveis devido à sua versatilidade e resistência. Existem também barcos com estruturas inteiramente em fibra de vidro, tal como os barcos de pesca profissional, mas não é tão habitual devido ao facto de serem mais vulneráveis a cuidados especiais.
- Vantagens: se for acompanhado por um guia de golfinhos, terá a oportunidade de conhecer todos os pormenores da vida dos golfinhos. São factos muito interessantes e que se destacam por serem muito curiosos e inesperados, pelo menos em relação ao que se pode associar à imagem de um golfinho. Para além disso, o facto de a viagem durar apenas o tempo necessário, evita que se passe tempo desnecessário em alto mar. Onde se está exposto à radiação solar e ao enjoo da navegação.
2. Cruzeiros em Veleiro Flounder com observação de golfinhos
A próxima opção que tem à sua disposição quando procura encontrar golfinhos no seu habitat natural em Fuerteventura é o veleiro Flounder e as suas excursões marítimas ao longo da costa sul desta bela ilha vulcânica. Para muitas pessoas, esta é uma alternativa muito mais completa do que a anterior, pois oferece a experiência de andar num luxuoso barco à vela. Ao mesmo tempo, também tem uma boa hipótese de ver golfinhos vivos a navegar livremente nas águas de Fuerteventura.
A primeira coisa que tenho de esclarecer sobre esta opção é que também se destina a grupos muito pequenos de pessoas, uma vez que apenas são esperados 8 passageiros. Juntar-se-ão ao capitão e ao seu assistente para começar a navegar neste veleiro que aproveitará os fortes ventos do sul de Fuerteventura para explorar os recantos mais bonitos das suas costas.
As saídas destes veleiros também costumam ser da marina de Morro Jable e muitos destes itinerários turísticos também oferecem a possibilidade de o recolher diretamente no seu hotel. Pelo menos se o seu alojamento for nesta localidade da Península de Jandia, no extremo sul de Fuerteventura.
A experiência costuma incluir bebidas alcoólicas e até refeições, mas as quantidades de tudo isto são configuradas em função do número de passageiros e do facto de pertencerem todos à mesma reserva ou não. São oferecidos binóculos para que se possa aproveitar ao máximo a visibilidade dos grupos de golfinhos que se encontram, já que claramente um barco à vela não é capaz de chegar em tempo recorde à zona do mar por onde estes mamíferos marinhos decidem passar.
Este passeio à vela também oferece a possibilidade de nadar em pleno mar aberto nos momentos em que as velas são baixadas e a navegação é abrandada por algum tempo. Além disso, é possível fazer snorkeling nas zonas onde o capitão tem a certeza de que há tartarugas marinhas e raias manta, bem como todo o tipo de peixes e espécies marinhas. A soma de todos estes pormenores faz com que esta alternativa seja um dos melhores planos para ver ou fazer em Fuerteventura com crianças, já que oferece um entretenimento muito mais amplo e diversificado.
Detalhes de interesse:
- Preços: é um plano um pouco mais caro do que a opção anterior, pois é um barco maior e mais luxuoso que também inclui bebidas e lanches no serviço. O preço aproximado é de cerca de 80 euros por pessoa, mas tenha em conta que durante a época mais turística da ilha o preço pode duplicar.
- Duração: como esta viagem também oferece a possibilidade de nadar nas águas do Oceano Atlântico que rodeiam Fuerteventura e como se trata de um barco à vela, é lógico que demorará um pouco mais. Em média, demora cerca de 4 ou 5 horas, mas tenha em conta que o objetivo principal da viagem não é ver golfinhos, embora isso faça parte do itinerário.
- Tipo de barco: como acabei de referir, é um veleiro para cerca de 8 pessoas, que também tem uma pequena casa de banho e uma cabine para descansar da viagem, muito útil para quem tem problemas de enjoo.
- Vantagens: Estar num barco à vela é uma experiência única na vida e poder fazê-lo enquanto se observa golfinhos no seu habitat natural é um privilégio ainda mais significativo. Por conseguinte, esta opção é altamente recomendada pela minha parte se tiver a possibilidade de a pagar e se sentir que é capaz de navegar num veleiro durante 4, 5 ou 6 horas ininterruptas.
3. Observação de golfinhos em Fuerteventura com snorkelling
O mergulho com snorkel pode ser o ponto alto do seu dia quando também está à procura da oportunidade de ver golfinhos durante uma viagem a Fuerteventura. Isto é algo que as excursões que tentam combinar ambas as experiências no mesmo itinerário têm em mente e não posso deixar de as recomendar nesta lista de opções que preparei para si.
Basicamente, são uma combinação das alternativas anteriores mais uma boa sessão de snorkelling que tenta estar o mais próximo possível do ambiente em que estas famílias de mamíferos marinhos nadam e brincam.
Quanto à embarcação escolhida, devo dizer-vos que o mais comum é uma embarcação bastante maior, já que quase sempre se utiliza uma espécie de ferry turístico, que permite a entrada de 20 a 40 passageiros ao mesmo tempo. Todos interessados na possibilidade de ver baleias-jubarte e golfinhos no seu modo de vida habitual, mas também no facto de poderem entrar na água para explorar a beleza do mundo subaquático de Fuerteventura entre as ondas.
A duração costuma ser tão significativa como a do veleiro e até mais, porque se partilha a viagem com um grupo maior de pessoas e todas elas vão querer desfrutar da sua sessão de snorkelling com o mesmo conforto que você tem ao seu alcance. O porto de partida também costuma ser Morro Jable e os horários costumam ser reservados para a parte da manhã, pois é mais cómodo para todos os participantes ajustar o seu dia sabendo que ao meio-dia ou início da tarde estarão de volta à costa da ilha.
Detalhes de interesse:
- Preços: 75 euros por pessoa é normalmente a tarifa atribuída a este tipo de passeios marítimos e a verdade é que esta tarifa é muito atractiva, uma vez que a maior parte destes barcos oferece petiscos e bebidas a bordo e até a possibilidade de consumir álcool mediante um pagamento adicional no bar do ferry.
- Duração: 5 ou mesmo 6 horas é normalmente a duração de uma viagem como esta, mas o bom é que tem a garantia de que uma visita às zonas de passagem dos golfinhos faz parte do itinerário de navegação de uma viagem como esta.
- Tipo de embarcação: Eu comparo-a a um ferry por razões de tamanho e de dimensões mecânicas, mas são realmente embarcações concebidas para estes passeios turísticos. Isto significa que não têm qualquer problema em serem ligados e desligados várias vezes no mesmo dia, tal como quando se chega à zona de snorkelling ou se desfruta da chegada de uma família de golfinhos aos lados do barco.
- Vantagens: Esta opção é claramente uma das melhores experiências de snorkelling em Fuerteventura pelo simples facto de combinar a possibilidade de ver golfinhos e baleias no mesmo evento turístico.
4. Passeio de catamarã com observação de golfinhos incluída
A última alternativa que você tem à sua disposição para ver golfinhos em Fuerteventura em uma visita guiada é em um barco que é um verdadeiro espetáculo de engenharia e uma atração que vale a pena ver em algum momento da sua vida. Trata-se de um catamarã, uma embarcação que combina dois cascos paralelos e que costuma ser impulsionada pela força do vento, com velas, tal como um veleiro tradicional.
Existem catamarãs com propulsão a motor e outros que combinam motores com velas. Em qualquer dos casos, os que se podem ver neste tipo de passeios de barco estão configurados para uma capacidade máxima de 10 pessoas e destacam-se pela elegância dos seus desenhos.
Estes passeios de barco por Fuerteventur costumam durar cerca de 4 ou 5 horas e quase todos os catamarãs oferecem a possibilidade de fazer snorkelling ou nadar nas águas cristalinas que rodeiam o extremo norte e sul desta ilha canária. Alguns oferecem o serviço de recolha no hotel se o seu alojamento for em Morro Jable, uma vez que a partida costuma ser feita a partir desta bela e luxuosa marina.
É claro que, neste caso, os golfinhos e as baleias são as estrelas do evento e, por isso, o capitão escolherá sempre rotas de navegação que o aproximem o mais possível de ver vários grupos de baleias e golfinhos numa única viagem. Muitos costumam oferecer snacks e bebidas dentro da tarifa do passeio, o que é conveniente sabendo que não é tão curto como a primeira alternativa que vos mencionei neste post.
Detalhes de interesse:
- Preços: cerca de 80 euros é normalmente o preço aproximado para uma viagem por pessoa num catamarã ao longo da costa de Fuerteventura com a intenção de ver golfinhos e baleias ao longo do caminho. No entanto, também é muito provável que encontre uma alternativa um pouco mais barata e também haverá outras que duplicam este preço.
- Duração: 4 ou 5 horas, mas pode haver alguns com viagens mais curtas que se estendem apenas por 3 horas durante a primeira metade do dia.
- Tipo de embarcação: Como já foi referido, são catamarãs e alguns deles têm cabines interiores que podem dar privacidade para ir à casa de banho, enquanto outros são mais simples e têm apenas o convés superior na sua estrutura.
- Vantagens: Um catamarã combina o melhor do design peculiar com a praticidade e beleza da propulsão a vela. Por isso, se é um apaixonado pela vela e se interessa por tudo o que tem a ver com barcos, esta é uma boa oportunidade para se distrair da observação de golfinhos em Fuerteventura e, ao mesmo tempo, viajar num dos barcos mais atraentes da atualidade.
Quais são os tipos de golfinhos e cetáceos que se podem ver em Fuerteventura?
Por outro lado, é quase certo que está interessado nos tipos de golfinhos e cetáceos que poderá encontrar ao participar em qualquer um destes passeios pelas águas de Fuerteventura.
É por isso que também lhe falo de algumas das espécies marinhas que são mais frequentemente vistas nestes passeios e isso irá ajudá-lo a identificá-las por si próprio assim que as vir a nadar no horizonte.
1. Golfinhos roazes
É a mais conhecida de todas as espécies de golfinhos e caracteriza-se por ser um mamífero marinho com uma inteligência invejável e um carácter mais sociável do que os outros golfinhos.
Normalmente, agrupam-se em famílias que permanecem juntas por períodos que podem chegar a duas ou até três décadas. São facilmente identificados pelo seu gosto por nadar à volta de barcos e pela sua tonalidade acinzentada. São relativamente grandes, com um tamanho médio de 2,5 a 3 metros.
2. Baleias assassinas
É frequente pensar-se que o habitat das orcas se restringe exclusivamente às águas frias dos dois extremos polares do planeta. No entanto, trata-se de uma espécie migratória e é possível ver grupos de orcas a nadar em Fuerteventura durante todo o ano.
Atingem normalmente 9 a 10 metros e o seu peso médio ronda as 5 a 6 toneladas. Caracteriza-se por ser um predador muito hábil, o que lhe permite ter uma dieta baseada em peixes, focas, lulas e até tubarões mais pequenos.
Vivem em grupos de até 40 indivíduos, mas também é possível que tenham períodos de navegação solitária. Distinguem-se facilmente pela sua pele que combina uma base preta com várias manchas brancas.
3. Golfinhos-pintados e golfinhos-roazes
Os golfinhos pintados distinguem-se pelo seu tamanho, que é geralmente mais pequeno do que o do roaz-corvineiro, e pela sua pele. Esta apresenta pequenas manchas pretas e brancas em toda a sua superfície. São igualmente sociáveis e têm o hábito de se divertir com qualquer embarcação que navegue perto do seu grupo familiar.
Os golfinhos-de-dentes-rugosos são caçadores muito hábeis, distinguindo-se dos outros golfinhos pelo focinho mais estreito e pelas tonalidades rosa e branca nesta parte do corpo, bem como no ventre e na garganta.
4. Cachalotes
O cachalote é um dos mamíferos marinhos mais impressionantes do Oceano Atlântico que rodeia o arquipélago das Canárias. É bastante grande, atingindo facilmente 18 a 20 metros de comprimento e 50 toneladas é um número médio para o peso de um cachalote.
Alimentam-se normalmente de lulas e peixes a profundidades até 3 km e são normalmente vistos em grupos de não mais de três ou quatro indivíduos porque vivem em pequenos grupos.
5. Baleias jubarte
Não é tão comum ver baleias jubarte num passeio pelas águas de Fuerteventura, mas tem havido excepções e ao longo dos anos estes encontros têm-se tornado cada vez mais frequentes. São conhecidas por serem extremamente amigáveis com outros golfinhos, com outras espécies de baleias e também com os barcos que se cruzam no seu caminho.
São fáceis de identificar pelo contorno da sua corcunda, embora a sua principal caraterística distintiva seja o seu hábito de saltar acrobaticamente acima do nível da água e depois bater na água, criando um gigantesco salpico.
O que é necessário para ver golfinhos em Fuerteventura?
Não há requisitos específicos para participar num destes passeios de observação de golfinhos em Fuerteventura. Não irão nadar com eles no seu ambiente natural por razões de segurança e estarão sempre dentro do barco enquanto este navega de um ponto para outro pelas mesmas razões.
No entanto, uma coisa que eu não posso recomendar o suficiente é que levem consigo hidratação suficiente e muito protetor solar. Porque navegar no mar é uma ocasião perfeita para sofrer uma insolação e estar no meio do mar é uma experiência que mata a sede, de acordo com os marinheiros mais experientes.
Se ainda quiser desfrutar do mar desta bela ilha para além da costa arenosa , também pode participar nas actividades de caiaque em Fuerteventura. Oferecem-lhe a possibilidade de ter o seu próprio barco individual para viagens curtas e seguras.