Mais sobre: Excursões à Alpujarra a partir de Granada
A Alpujarra é possivelmente uma das regiões mais famosas da comunidade autónoma da Andaluzia. Declarada Reserva Natural pela Unesco, a zona merece ser visitada pelas suas tradições enraizadas, pela proximidade das suas gentes à terra e pelo seu ambiente que nos transporta para outra época.
Cada vez mais visitantes, estrangeiros e locais, organizam os seus itinerários de modo a incluírem uma visita de um dia às aldeias da Alpujarra entre as coisas a ver e fazer em Granada.
O meu convite é que, uma vez esgotado o itinerário básico de Granada, que inclui visitar a Alhambra, ver a fabulosa Catedral de Granada e fazer uma visita guiada ao Albaicín, seja encorajado a explorar para além da cidade.
Excursão à Alpujarra desde Granada
Passe um dia a explorar a Serra Nevada e as belas aldeias da Alpujarra.
Uma visita guiada parte do coração de Granada para levar os viajantes através das deslumbrantes paisagens intactas e aldeias tradicionais do sul de Espanha.
Terá a oportunidade de explorar belos trilhos a bordo de um transporte privado que sai da cidade de manhã cedo. No sul da província de Granada, poderá explorar as aldeias mais emblemáticas de toda a zona pertencente à Alpujarra de Granada.
Uma vez no seu destino, terá tempo para passear por conta própria, admirar a arquitetura vernácula, conhecer o artesanato e, claro, provar a deliciosa comida.
Recomendado se... estiver a visitar Granada durante pelo menos três dias ou mais, e quiser aproveitar um dia para descobrir uma Espanha diferente. Este produto oferece-lhe todas as facilidades, incluindo transporte e guia personalizado durante toda a excursão.
1. Como reservar uma viagem à Alpujarra a partir de Granada
De acordo com a minha experiência, a melhor maneira de se inscrever neste tipo de experiência e tirar o máximo proveito dela é contratar os serviços de uma empresa local, com guias especializados que conheçam a sua cidade e os arredores por dentro.
Granada, como não poderia deixar de ser, é uma das cidades mais turísticas de Espanha, razão pela qual existem tantas empresas e operadores locais que oferecem este e outros serviços aos milhares de visitantes que a visitam em cada temporada.
O meu conselho é que aproveite a Internet e utilize os serviços gratuitos dos motores de busca online. Desta forma, pode encontrar os melhores fornecedores, comparar ofertas e ler críticas antes de pagar um único euro.
2. Duração das excursões à Alpujarra a partir de Granada
Devido à distância entre os dois destinos, as excursões à Alpujarra a partir de Granada costumam durar entre 8 e 10 horas.
É preciso ter em conta que o tempo pode variar ligeiramente em função da empresa contratada para a excursão e que aspectos como o itinerário da viagem ou o número de destinos a visitar afectam diretamente a duração e, em alguns casos, o preço a pagar.
Para aproveitar ao máximo o dia, as empresas que realizam as excursões à Alpujarra saem de Granada cedo, normalmente por volta das 08 h ou 09 h, e regressam no final do dia, pouco antes do pôr do sol.
É uma excursão de dia inteiro e não é possível fazê-la em menos tempo. Pessoalmente, não a recomendo a amigos que só vão estar em Granada dois dias ou menos, pois nesse caso é melhor explorar os pontos altos da cidade e deixar a Alpujarra para uma visita posterior.
3. O que é que vou ver neste tipo de excursão?
Percorrer as aldeias da Alpujarra é uma experiência única na vida. Aqui está uma pequena lista de algumas delas.
Artesanato
O belo trabalho artesanal da Alpujarra é um exemplo não só da criatividade e dos costumes das suas gentes, mas também da sua inteligente forma de subsistência. Durante muito tempo, estas aldeias estiveram isoladas dos grandes centros urbanos, o que as obrigou a encontrar alternativas criativas para trazer dinheiro para casa.
Arquitetura
Tal como acontece com os belos Palacios Nazaries, a enorme influência da cultura mourisca na arquitetura da Alpujarra é palpável em cada esquina, mas em vez de grandes construções civis, encontrará arquitetura vernacular com um orçamento mais reduzido.
Paisagens únicas
Possivelmente, a caraterística mais marcante da zona de Alpujarra é a sua paisagem espetacular; a imponente Serra Nevada de Granada combina-se com as aldeias de montanha características para oferecer aos visitantes uma atmosfera de paz e tranquilidade que dificilmente se encontraria noutro local de Granada. Só por isso já vale a pena a visita.
4. Quanto custa uma viagem a Alpujarra a partir de Granada?
É preciso ter em conta que o preço pode variar muito consoante a empresa que escolher para a excursão. No entanto, em termos gerais, o custo de uma excursão à Alpujarra pode ser classificado de acordo com o tipo de excursão que se procura.
- A excursão tradicional tem um preço base de 55 euros por viajante. Trata-se de uma excursão de grupo com transporte privado a partir de Grada.
- A excursão semi-privada tem um preço base de 79 euros por viajante. Trata-se de uma excursão para pequenos grupos (máximo 8 pessoas) com transporte privado a partir de Granada.
Uma visita à Alpujarra é, sem dúvida, uma das melhores excursões para fazer a partir de Granada. A melhor parte? É possivelmente mais barato do que se espera, já que Granada é geralmente uma cidade barata quando se trata de turismo.
5. Quais são as aldeias imperdíveis da Alpujarra?
Aqui está uma seleção das aldeias que merecem uma visita à Alpujarra. Naturalmente, esta é uma seleção algo pessoal, pois é uma das melhores aldeias da Alpujarra. Cada viajante regressa da viagem com a sua própria lista de favoritos.
Orgiva
Orgiva é uma das aldeias mais famosas e a porta de entrada para a Alpujarra de Granada, uma região caracterizada pela sua mistura cultural. Não perca a Plaza de la Alpujarra e os seus belos tinaos.
Pampaneira
Considerada por muitos como a aldeia mais bonita da Alpujarra, Pampaneira junta as duas aldeias adjacentes (Bubión e Capileira) para formar a área conhecida como o complexo histórico do Barranco de Poqueira.
Vale bem a pena uma visita para admirar as ruas estreitas e íngremes e as tradicionais casas caiadas de branco que caracterizam a região de Alpujarra.
Bubión
Situada a cerca de 1.300 metros acima do nível do mar, Bubión é uma pequena e encantadora cidade histórica com uma população de apenas 400 habitantes.
Situa-se em pleno sopé da Serra Nevada. Aqui encontrará principalmente arquitetura vernacular, na qual é possível notar a influência das aldeias berberes do deserto.
Lanjarón
Situada na parte sul da Serra Nevada e fazendo fronteira com o vale de Lecrín, Lanjarón é uma pequena cidade de apenas 4000 habitantes, famosa pelos seus trabalhos em vime e tapetes tecidos.
Trevélez
Trevélez é uma aldeia de origem romana cheia de história impressionante e abençoada com paisagens de cortar a respiração. Vale a pena passear pelas suas ruas íngremes e perder-se nos seus bairros antigos.
6. Porque é que recomendamos uma viagem a Alpujarra a partir de Granada?
A Alpujarra está localizada a apenas 120 km da cidade de Alhambra. Por esta razão, a ligação entre ambos os destinos é muito mais fácil do que se possa imaginar. Devido à sua proximidade, Granada é a melhor cidade da Andaluzia para se deslocar até esta zona.
Na minha experiência pessoal, a visita organizada oferece-lhe inúmeras vantagens, desde o transporte de e para a cidade; a companhia de um guia especializado e, finalmente, a oportunidade de conhecer outros viajantes com os mesmos interesses que você.
7. Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em relação a visitar a Alpujarra por conta própria?
Há tanto para ver e admirar na zona de Alpujarra que uma visita guiada é altamente recomendada. Desde a história da Alpujarra, que molda os seus costumes e modo de vida, até à sua arquitetura única, com a sua forma cúbica e telhado plano, que se diz estar relacionada com a arquitetura típica das aldeias do deserto.
Um guia especializado, capaz de o levar diretamente aos pontos de interesse, será de grande utilidade. Especialmente se for um viajante de curta duração na cidade de Granada e quiser aproveitar ao máximo os seus dias de exploração.
Se a sua estadia em Granada for de 4 dias ou menos, não hesite e opte pela visita guiada.
No entanto, se vai ficar em Granada por um período mais longo e tem muito tempo para explorar por conta própria, então aproveite esta grande oportunidade e passe pelo menos um fim de semana na área de Alpujarra.
8. Como chegar à Alpujarra a partir de Granada?
Existem várias maneiras de chegar a esta parte do país e poderá escolher uma ou outra, dependendo do tempo que tem para explorar. Aqui estão as alternativas mais comuns.
Viajar de carro desde Granada.
Se viajar de carro para Granada ou se decidir alugar um depois de chegar, pode utilizar este meio de transporte para chegar à Alpujarra e explorar as aldeias desta zona por sua conta. A partir de Granada, há três rotas principais a considerar.
- Pela A-44 e A-348: Percurso de 1 hora e 50 minutos e com uma distância aproximada de 118 km. Considerado o mais rápido.
- Apanhara A44 e depois a A7: Um percurso com a duração de 1h 50 minutos e aproximadamente 156 km de distância, onde se tem uma vista fantástica do Mar Ibérico.
- PelaA-92 seguida da A-337: Percurso com duração aproximada de 2 horas e 117 km pelo Parque Nacional da Serra Nevada.
Viajar em transportes públicos a partir de Granada.
Se decidir viajar de autocarro, a empresa ALSA faz este percurso todos os dias, várias vezes ao dia. Terá de apanhar o autocarro na Estação Rodoviária de Granada.
No entanto, tenha em atenção que os transportes públicos nesta zona de Granada podem ser bastante desconfortáveis. As aldeias com melhores ligações são Lanjarón e Órgiva, para as restantes é melhor usar transporte privado, especialmente se o seu objetivo é ver mais do que uma aldeia num dia.
9. Onde comer na Alpujarra?
Uma paragem para uma boa refeição é obrigatória em qualquer visita às aldeias da Alpujarra. Nesta zona de Granada, os guisados e est ufados confeccionados de forma tradicional e os produtos colhidos localmente são os pratos principais.
Normalmente, as excursões organizadas à Alpujarra não incluem a alimentação no preço da excursão, por isso, a seguir, apresento-lhe uma seleção de alguns dos melhores restaurantes da zona, esperando que possa conhecer alguns deles.
- Restaurante Alcadima: Situado na aldeia de Lanjarón. A oferta gastronómica inclui uma variedade de pratos típicos e tapas de enchidos das Alpujarras, bem como uma rica variedade de cerveja de cevada.
- Bodega Asador El Lagar: Um dos restaurantes mais encantadores da zona de Pampaneira. A oferta gastronómica inclui comida tradicional e caseira com uma excelente relação qualidade-preço e está situada numa das ruas mais encantadoras da zona.
- El Corral del Castaño: Situado em Capileira, o terraço exterior deste restaurante é muito bonito. Ideal se estiver a visitar Granada no verão. A oferta gastronómica inclui uma grande variedade de pratos típicos confeccionados com um toque inovador e moderno.
- Restaurante Plaza 6: O Restaurante Plaza 6 está localizado na praça principal da aldeia de Bubión, com vistas espectaculares da área central, incluindo a Câmara Municipal de Bubión. A oferta gastronómica consiste em comida típica local com um toque original.
- Restaurante Teide: Localizado em Bubión, o Tedie é um restaurante popular que serve os comensais num espetacular terraço com jardim. Se o visitar, não deixe de provar as suas deliciosas sobremesas caseiras, as melhores da zona!